Economia
Inflação tem prévia de 0,19% influenciado pelo preço dos combustíveis
A prévia da inflação de agosto ficou em 0,19%, uma redução de 0,11 ponto percentual em relação a julho. No ano passado, a taxa de igual período alcançou 0,28%.
O resultado deste mês foi influenciado pelo aumento dos combustíveis, principalmente gasolina e etanol. Por outro lado, a alimentação em domicílio apresentou a maior queda em relação a julho, com destaque para a redução dos preços do tomate, cenoura, batata-inglesa e cebola.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor, IPCA-15, divulgado nesta terça pelo IBGE, aponta ainda que, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram alta em agosto. A maior variação e o maior impacto positivo vieram dos Transportes, com 0,83%, seguido por Educação, com 0,75%.
Por sua vez, o grupo Alimentação e bebidas apresentou queda pelo segundo mês consecutivo, alcançando menos 0,8%. Nos últimos 12 meses, o acumulado do IPCA-15 ficou em 4,35%, abaixo dos 4,45% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.
Economia
Caged: Criciúma lidera geração de novos empregos na Amrec
Criciúma mantém posição de destaque na geração de empregos formais. De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Cadastro de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No último mês, a cidade criou 178 novos postos de trabalho, colocando-se em primeiro lugar entre os municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC).
No acumulado de 2024, o saldo também é expressivo, com a criação de 33.696 vagas. Criciúma neste mesmo período, registrou 31.145 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 2.551 novos empregos formais. Esse desempenho coloca o município como um dos principais polos de geração de trabalho em Santa Catarina.
Economia
Índice de inflação desacelerou em setembro, aponta IBGE
O IPCA-15, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, que indica a prévia da inflação no país, desacelerou na comparação com o mês de agosto. No mês passado, a taxa foi de 0,19% e em setembro foi de 0,13%. Os números foram divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE.
Apesar disso, o índice acumulado nos últimos 12 meses segue avançando, de acordo com o instituto. Contudo, a alta de 4,12% no acumulado deste mês está abaixo do patamar da divulgação anterior, de 4,35%.
Considerando apenas este ano, o IPCA-15 está em 3,15%.
Em setembro, sete entre nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta.
Segundo o IBGE, os setores de alimentação e bebidas foram os vilões do índice, e registraram aumento de preços após dois meses de queda.
Já o grupo dos transportes teve um leve recuo, com diminuição de 0,08% nos preços.
Sete regiões analisadas pelo IPCA-15 tiveram alta em setembro. A maior variação foi observada em Salvador, Bahia, por conta da alta da gasolina e do botijão de gás. Já o menor resultado foi em Recife, Pernambuco, que registrou queda nos preços, justamente, da gasolina e no preço da cebola.
Economia
Startups concluem ciclo de pré-incubação na Unesc
A Incubadora de Negócios Unesc (itec.in) celebrou, nesta segunda-feira (23), o encerramento do ciclo de pré-incubação com a apresentação final das oito startups que passaram pela uma jornada de cinco meses do programa. O evento contou com uma rodada de pitches, onde os empreendedores expuseram suas ideias a uma banca julgadora formada por três empreendedores da área de tecnologia.
O programa, que é 100% gratuito, tem como principal objetivo apoiar os empreendedores na transformação de suas ideias em negócios viáveis. Durante a pré-incubação, os participantes receberam mentorias, consultorias e participaram de palestras e outras atividades. As iniciativas foram guiadas pela metodologia TXM Business, disponibilizada em uma plataforma online específica.
Para se candidatar ao programa, os interessados devem apresentar uma ideia ou um projeto. As propostas que demonstram potencial para se tornarem negócios passam por um rigoroso processo de seleção. Após a aceitação, as startups recebem o suporte necessário para se estruturarem como empresas, aproveitando o networking e as experiências compartilhadas ao longo do programa. “Essa etapa de pré-incubação é muito importante para o acelerar o amadurecimento dos projetos e verificar a viabilidade enquanto modelo de negócio”, destaca a coordenadora da Itec.In, Patrícia Darolt de Costa.
A gerente da Agência de Inovação da Unesc, Elenice Engel, enaltece que a pré-incubação está incluida a um amplo rol de oportunidades oferecidas pela Universidade aos empreendedores, independente do estágio de maturidade e tamanho. “Temos um ecossistema cada vez mais fortalecido que une a pesquisa acadêmica e também de maneira muito forte se conecta ao meio empresarial, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de novas soluções e a formação de redes de colaboração entre os participantes”, frisa.
Depois da pré-incubação há vários caminhos possíveis para a continuidade dos projetos dentro da própria Unesc, destaca a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes. “É o início de uma jornada empreendedora que pode se ampliar dentro das comunidades temáticas do Unesc Connect e também dentro do programa de incubação, que recebe negócios mais amadurecidos com foco em estabelecer seus canais de venda, estruturar processos e ganhar escala”, explica.
Melhores projetos, conforme a avaliação da banca julgadora:
Primeiro lugar – L&L Saúde Integrada
Conectar profissionais de saúde a pessoas que necessitam de cuidados, oferecendo atendimentos de enfermagem domiciliar. A proposta é proporcionar atendimentos humanizados e tecnicamente seguros no conforto do lar.
Segundo lugar – Minha Cidade
Um sistema para registrar problemas urbanos, permitindo que cidadãos relatem ocorrências por meio de um aplicativo. Os problemas são geolocalizados, detalhados e exibidos em um mapa interativo para a prefeitura, facilitando a priorização e a resolução eficiente das demandas.
Terceiro lugar – Acelbra
Associação voltada para atender pessoas com desordens relacionadas ao glúten, como doença celíaca, alergia ou sensibilidade ao glúten não celíaca, ataxia do glúten e dermatite herpetiforme, além de seus familiares. A entidade representa esses indivíduos junto a órgãos governamentais e empresas do setor alimentício, promovendo a conscientização sobre as dificuldades enfrentadas pelos portadores dessas condições, além de instruir a sociedade, produtores e comerciantes sobre o tema.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades