Conecte-se conosco

Geral

Instituições de ensino superior são homologadas e período de inscrição para o Universidade Gratuita começa nos próximos dias

Publicado

em

Ouça esta matéria

Todas as etapas burocráticas para a efetivação do Programa Universidade Gratuita foram concluídas pela Secretaria de Estado da Educação. Nesta semana ocorreu a homologação das instituições aptas a participarem do programa criado pelo Governo do Estado e que vai garantir o acesso ao ensino superior de estudantes de baixa renda de Santa Catarina.

A próxima etapa é a de inscrição dos estudantes. Preferencialmente, ser do ensino médio ou equivalente de escolas das redes públicas de ensino catarinense ou de instituições privadas, com bolsa integral ou parcial. A classificação e seleção dos interessados, regularmente matriculados em cursos de graduação, será realizada pela Comissão de Seleção instituída no âmbito da instituição universitária, em ordem decrescente de acordo com o Índice de Carência (IC), garantindo o valor integral da mensalidade.

A expectativa do Governo do Estado é iniciar o período de inscrição dos estudantes até o final do mês de setembro. Segundo o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, a previsão é realizar o pagamento das bolsas ainda em outubro com o retroativo.

“O aluno vai fazer a inscrição normalmente pela internet e entregar a documentação na instituição de interesse. Daí o estudante se inscreve seguindo todas as orientações e nós teremos 30 dias para fazer a classificação desses estudantes. A nossa ideia é que até o final de outubro a gente tenha feito a seleção de todos os estudantes que se inscreveram no programa”, destacou o secretário Cimadon.

Confira as instituições homologadas para o Programa Universidade Gratuita:

  • UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO SATC
  • INSTITUTO SUPERIOR E CENTRO EDUCACIONAL LUTERANO BOM JESUS IELUSC
  • UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE
  • UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL E EM JOINVILLE
  • UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE
  • UNIVERSIDADE DO CONTESTADO
  • UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
  • UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
  • UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Saúde na Estrada da Ipiranga chega a Santa Catarina e percorre dez cidades

Publicado

em

Ouça esta matéria

O Saúde na Estrada, maior iniciativa itinerante de saúde para caminhoneiros do Brasil, volta ao estado do Paraná e visita mais dez cidades, iniciando a rota no dia 21 de novembro em Águas Mornas, seguindo para Otacílio Costa dia 22, Lages no dia 23, Santa Cecília no dia 24, Gaspar no dia 27, Balneário Camboriú no dia 28, Imbituba no dia 29, e fechando o mês de novembro em Laguna, no dia 30. Em dezembro, a carreta segue para Criciúma no dia 1º e encerra no dia 4 em Maracajá. Neste mês, a carreta vai oferecer exames de PCR (teste rápido para detecção de câncer de próstata) e materiais informativos reforçando a conscientização no Novembro Azul.

Voltado à saúde e ao bem-estar de caminhoneiros e comunidades próximas aos postos Ipiranga Rodo Rede de diversas regiões do país, este ano serão realizados 120 eventos, 60% a mais do que em 2022, em 110 cidades de 21 estados.

A carreta possui dois andares em cerca de 110m², teto levadiço e um espaço amplo, moderno e confortável. A estrutura foi desenvolvida para permitir montagem rápida nos locais dos eventos.

Saúde – O Saúde na Estrada oferece exames com foco no checkup básico de saúde, como oximetria (oxigenação no sangue); temperatura corporal; pressão arterial, batimentos cardíacos, além de glicemia (nível de açúcar no sangue), bioimpedância (avalia a composição corporal para determinar o estado nutricional) e acuidade visual. O público poderá realizar também testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C.

Por meio de parcerias com as secretarias municipais de saúde, serão aplicadas vacinas para H1N1, covid-19, tétano, hepatite B, febre amarela e tríplice viral. 

No “espaço zen”, estarão disponíveis cadeiras de massagem automáticas. Já na área da carreta dedicada a treinamentos.

Repetindo a parceria com a Polícia Rodoviária Federal, o público terá acesso a orientações de trânsito. A PRF também estará nas estradas para direcionar o caminhoneiro aos postos nos dias dos eventos.   

História – O Saúde na Estrada coleciona números expressivos em seus mais de 16 anos de atuação. Foram realizados 1.550 eventos, mais de 650 mil atendimentos em 22 estados e 200 municípios, além de envolver 52 mil profissionais voluntários da área da saúde. Durante a pandemia, houve distribuição de kits de higiene, realização de testes rápidos e aplicação de vacinas. Ainda na pandemia, a Ipiranga, por meio do Saúde na Estrada, ofereceu cerca de 4 milhões de refeições em uma ação de troca do Km de Vantagens Caminhoneiro.

Serviço: Saúde na Estrada volta ao Paraná

Horário de atendimento: 10h às 17h.

Data: 21 de novembro

Local: Auto Posto Serramar Ltda

Rod Br 282 Sn Km 41 – Águas Mornas – SC

Data: 22 de novembro

Local: Irmãos Zambonato Ltda

Rod Sc 425 1369 Km 34 Cx Postal 3 – Otacílio Costa – SC

Data: 23 de novembro

Local: Posto Leo Ampessan Ltda

Rod Br 116 Sn Km 246 – Lages – SC

Data: 24 de novembro

Local: Cesca & Cia Ltda

Rod Br 116 Sn Km 129 – São Cristóvão do Sul – SC

Data: 27 de novembro

Local: Auto Posto Gaspar Ltda

Rod Ingo Hering 6237 – Gaspar – SC

Data: 28 de novembro

Local: Posto Irmão da Estrada

Rod Br 101 Sn Km 130 – Balneário Camboriú – SC

Data: 29 de novembro

Local: Auto Posto Baleia Franca Ltda

Rod Br 101 Sn Km 270 – Imbituba – SC

Data: 30 de novembro

Local: Distribuidora de Combustíveis Rosso Ltd

Rod Br 101 Sn Km 298 – Laguna – SC

Data: 1º de dezembro

Local: Auto Posto Rosso Ltda

Rod Br 101 Sn Km 392 – Criciúma – SC

Data: 4 de dezembro

Local: Auto Posto Brambila Ltda              

Rod Br 101 237 Km 403 – Maracajá – SC             

Continue Lendo

Geral

Empresas, entidades e instituições se unem no Dia de Doar

Noite será marcada pela presença do bom velhinho na praça, acendimento das luzes e show com a Banda Batons

Publicado

em

Ouça esta matéria

Uma grande manifestação de solidariedade está marcada para esta sexta-feira, 24, quando será celebrado o Dia de Doar. A campanha Doa Criciúma terá o Dia D, com ações especiais de arrecadação lideradas pelo Núcleo do Terceiro Setor da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

A iniciativa, que conta com o patrocínio da Unesc, une empresas, entidades e instituições, em benefício das 17 organizações sociais nucleadas. “Estamos no final do ano e todas as organizações precisam destas doações, para poder beneficiar seus atendidos. Isso vai impactar em um Natal melhor para todos”, enfatiza a coordenadora do Núcleo, Shirlei Monteiro.

“Estamos abordando todas as empresas que já aderiram, reforçando, fortalecendo e motivando todas as pessoas. Queremos trabalhar o engajamento da cidade inteira em torno dessa campanha, porque serão mais de 30 mil beneficiados”, acrescenta. Também são parceiras da campanha Librelato, Plasson, Anjo Tintas, Ufo Way e Betha Sistemas.

Podem ser doados alimentos, itens de higiene e produtos de limpeza diretamente nos postos de coleta. Durante esta semana, nos pontos fixos instalados na Acic e na Câmara Municipal. Na sexta-feira, também na Unesc e no Nações Shopping. “Estamos sensibilizando para a doação de cestas básicas e vamos trabalhar na mobilização maior de voluntários para a triagem das doações”, explica Shirlei.

Supermercados

Além de recolher os donativos nas empresas que aderiram à campanha e nos postos de arrecadação, está programada uma mobilização em frente aos supermercados da região.

“Estamos trabalhando junto aos demais supermercados, para eles liberarem a atuação dos representantes no dia 24, para sensibilizar os clientes a doar um quilo de alimento ou produto de higiene ou limpeza para a campanha”, detalha a coordenadora.

Também podem ser doadas quantias em dinheiro. Nesse caso, exclusivamente por meio do QR code disponível no site da Acic ou pelo Pix, chave: [email protected].

“Registramos o nosso agradecimento pelo empenho de todos, à Acic, à imprensa e às organizações que estão engajadas nesta campanha, aos parceiros ao Legislativo, ao Executivo, à classe empresarial, à comunidade e aos nucleados”, declara Shirlei.

Mobilização

Uma mobilização em torno da campanha já ocorreu no dia 11 de novembro, recolhendo doações em cinco regiões de Criciúma, em parceria com os núcleos de lojistas e com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Além da praça Nereu Ramos, no Centro, a mobilização foi realizada também no distrito do Rio Maina e nos bairros Quarta Linha, Próspera e Santa Luzia.

“A cultura de doação já está muito presente em Criciúma, mas é preciso fortalecê-la, para que as organizações sociais possam manter e ampliar os serviços que são tão relevantes, seja na educação, no esporte, na qualificação profissional, na assistência social, na saúde ou na inovação. O Terceiro Setor promove a inclusão, a sustentabilidade, a melhora na qualidade de vida das pessoas”, considera o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Continue Lendo

Geral

A administração de Içara duplica os aportes em prol da infância e da adolescência

Publicado

em

Ouça esta matéria

O progresso de uma cidade está intrinsecamente ligado ao fortalecimento de políticas públicas que visem o bem-estar dos mais jovens. Em Içara, nos últimos três anos, o Governo Municipal intensificou seus investimentos nesta área, conforme revelou o Comitê de Apuração do Orçamento da Criança e do Adolescente.

Considerando os recursos direcionados à Educação, Saúde e Assistência Social, destinados ao desenvolvimento da faixa etária de zero a 18 anos, a quantia per capita experimentou um aumento significativo. De R$ 3.517 em 2020, passou para R$ 4.291 em 2021, atingindo R$ 6.922 em 2022. Em outras palavras, no último ano, cada criança içarense representou um investimento de quase R$ 7 mil.

Esse cenário abrange iniciativas como as oficinas da Fundação Cultural de Içara (FCI), as escolinhas da Fundação Municipal de Esportes (FME), os projetos pedagógicos da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, os atendimentos na Atenção Básica dentro das Unidades de Saúde da Família (USFs) e as obras que promovem melhorias estruturais nestes locais, entre outras ações do Governo Municipal voltadas para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

A prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, ressalta que essa trajetória de crescimento será mantida nos próximos anos. “Esses estudantes são os tesouros da vida dos pais e serão o futuro da nossa cidade. Oferecer uma educação de qualidade, dar a oportunidade para eles desenvolverem suas habilidades pessoais e proporcionar um desenvolvimento saudável é o nosso dever enquanto poder público. Ao ampliarmos o investimento nesta área, temos a certeza de que eles se tornarão adultos conscientes, bem formados e prontos para contribuírem com a cidade”.

Atualmente, o município conta com 14,7 mil moradores com idade entre zero e 18 anos, um número que, assim como a população geral de Içara, tem apresentado uma tendência de crescimento nos últimos anos, reforçando a importância do fortalecimento de políticas públicas para o desenvolvimento desses jovens.

“Os investimentos na infância e adolescência trazem benefícios para as pessoas, para as famílias e para a sociedade como um todo. As pessoas que recebem investimentos nessa fase da vida têm mais chances de ter sucesso na vida adulta, de serem um vetor para o desenvolvimento econômico e social do país, e de viverem de forma mais plena e feliz”, destaca o secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara, Eduardo Zata.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2023 sulnoticias.com