Conecte-se conosco

Geral

Internacionalização: Unesc e Instituto de Angola vão oferecer seis cursos de especialização 

Publicado

em

A Unesc realizou na tarde dessa terça-feira (25/06) a assinatura da parceria para a oferta de serviços educacionais com o Instituto Superior Politécnico da Caála (ISP-Caál) de Angola. Na prática, a Universidade vai oferecer seis cursos de pós-graduação Lato Sensu (especialização) por meio de metodologia diferenciada com aulas em formato híbrido mediadas por tecnologias, no formato síncrono, para os professores daquela instituição.

Dentre os cursos ofertados aos docentes angolanos estão: Educação 5.0: Metodologias, Estratégias Ativas e Inovação; Direito Empresarial; Farmacologia e Farmácia Clínica; MBA em Gestão de Negócios e Estratégia Competitiva; MBA em Finanças, Controladoria e Compliance; e Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, a internacionalização faz parte da política institucional e não se fortalece apenas com a mobilidade acadêmica, mas também com a Pesquisa e a Pós-graduação em âmbito internacional. “Esse convênio aproxima ainda mais a Universidade de outras que têm pontos de convergência, tanto na colaboração institucional quanto na troca de conhecimentos, realização de eventos conjuntos, pesquisas compartilhadas e extensão. É mais uma oportunidade para a Unesc fortalecer o que vem fazendo”, enfatiza Luciane.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Unesc, Gisele Coelho Lopes, destacou que os 56 anos da Unesc representam a consolidação da internacionalização de forma muito mais efetiva. “Essa parceria é reflexo do trabalho realizado pelos nossos egressos que vieram no passado fazer graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado aqui, e agora estão levando a Unesc até o país deles. Este é um grande legado que a Universidade construiu ao longo dos anos”, comentou Gisele.

Para o presidente do ISP-Caála, Hélder Lucas Chipindo, essa parceria, aguardada há muitos anos, terá um impacto positivo na formação dos docentes e na melhoria da Pesquisa na sua Instituição de Ensino Superior. “A parceria também contribuirá para o desenvolvimento e para a formação de nossos pesquisadores e professores. Esse avanço refletirá grandemente no desenvolvimento local da cidade e do país, beneficiando Angola e a África como um todo”, observou ele, que é egresso da Unesc.

Para Gisele, é muito gratificante receber Chipindo, agora enquanto empreendedor do segmento educacional em Angola, levando à educação de excelência inspirada pela Unesc para montar sua Instituição naquele país. “Para nós, é uma grande satisfação ter essa oportunidade, viver esse momento e perceber o quanto a Unesc faz bem aquilo que se propõe: oferecer educação de excelência, seja no Brasil ou fora dele. Estamos com uma expectativa muito positiva para que essa formação continue a se expandir nos próximos anos”, sublinhou Gisele.

“A Universidade de Angola se inspira nas ações da Unesc. Eu vim para cá para fazer doutorado de 2009 a 2013, e aprendi muito com o ambiente da Unesc. Hoje, fruto dessa experiência, do impacto e do aprendizado que recebi dos meus professores, sou presidente de duas universidades. É algo realmente incrível”, complementou ele, que fez questão de vir à Universidade para assinar o documento que formaliza a parceria.

De acordo com a coordenadora de Pós-graduação Lato Sensu da Unesc, Mágada Tessmann, a Universidade tem expandido suas fronteiras e, agora, também os limites da Pós-Graduação Lato Sensu, com a efetivação desse convênio. “A Unesc, como sempre, possui um olhar empreendedor e avançado. Com esse olhar empreendedor e a preocupação constante com a internacionalização, a Universidade tem se posicionado de forma cada vez mais destacada”, disse, lembrando que outros convênios também futuros também serão firmados.

A aula inaugural desse convênio será realizada dia 13 de setembro, às 16h (horário do Brasil). Já a primeira aula está agendada para o dia 20 de setembro. Serão 15 meses de curso. 

Geral

Sombrio decreta situação de emergência após vendaval da noite de quarta

Publicado

em

A prefeita Gislaine Cunha decretou Situação de Emergência em Sombrio. A decisão foi tomada nesta quinta-feira depois de um levantamento prévio dos danos provocados por um vendaval registrado na noite da última quarta-feira. Participaram do encontro representantes da Defesa Civil, Celesc, secretários municipais, servidores e autoridades estaduais, como André Fernandes, chefe de gabinete da Casa Civil de Santa Catarina, e o vereador Jonas D’Ávila. Foram definidas ações prioritárias para atender a população e recuperar os danos estruturais.

Impactos e assistência

Os bairros mais atingidos foram Sanga Negra, São Pedro, Guarita, Januária e São Francisco, com mais de 50 residências danificadas, além de indústrias, prédios públicos e o quartel do Corpo de Bombeiros. Um veículo da Secretaria de Educação também sofreu avarias. Apesar dos danos, não há registro de desabrigados.

A tempestade afetou o fornecimento de energia elétrica em cerca de 30 mil residências em Sombrio, Balneário Gaivota e Santa Rosa do Sul. Em Sombrio, 28 postes foram danificados, e equipes da Celesc estão atuando para normalizar o abastecimento.

As famílias afetadas podem buscar assistência no Corpo de Bombeiros e no CRAS do bairro São Pedro, onde estão sendo distribuídas lonas e realizados cadastros para o fornecimento de telhas.

“Já solicitamos a Defesa Civil do Estado as telhas necessárias para atender as famílias impactadas e agora com a situação de emergência decretada vamos ter mais agilidade para fazer os investimentos necessários para devolver a normalidade à cidade”, argumenta o coordenador da Defesa Civil de Sombrio, Alessandro Tavares.

Continue Lendo

Geral

Doa Criciúma e Região terá Dia D nesta sexta-feira

Publicado

em

Uma grande manifestação de solidariedade está marcada para esta sexta-feira, 29, quando será celebrado o Dia de Doar em Criciúma. A campanha Doa Criciúma e Região terá o Dia D, com ações especiais de arrecadação lideradas pelo Núcleo do Terceiro Setor da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

Todos os donativos e o dinheiro arrecadado serão revertidos em favor das diversas causas sociais representadas pelas 24 nucleadas, que com seu trabalho impactam diretamente na vida de mais de 40 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos, idosos e suas famílias.

Podem ser doados desde materiais de higiene e limpeza até itens de alimentação, além de recursos financeiros, nesse caso, por meio do Pix, chave [email protected].

As ações de arrecadação ocorrerão nos supermercados: Giassi (Bairro Santa Bárbara – Criciúma), Lino Supermercado (Balneário Rincão), Supermercado Beira-Mar (Balneário Rincão), Supermercado Santa Bárbara (Balneário Rincão), Abimar Supermercado (Balneário Rincão), Rosso Supermercados (Centro-Criciúma), Moniari Supermercados (Bairro São Luiz- Criciúma), Althoff Supermercados (Bairro Pinheirinho-Criciúma), Althoff Supermercados (Bairro Michel-Criciúma), Supermercados Manentti (Bairro Próspera – Criciúma), Supermercados Manentti (Bairro Santa Luzia – Criciúma), Combo Atacadista (Centro-Criciúma), Supermercados Manentti (Distrito do Rio Maina-Criciúma), Rosso Supermercados (Bairro Comerciário- Criciúma), Rosso Supermercados (Bairro São Luiz) e Combo Atacadista (Içara).

As doações também podem ser entregues nos pontos de coleta instalados na Acic, na Afasc, na Associação Vida Ativa São José, no Instituto de Educação Especial Diomício Freitas, na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara e na Unesc.

Importância da doação

“Queremos transformar nossa região em um exemplo de compaixão e apoio mútuo. Com esse movimento, pretendemos alcançar um impacto de solidariedade e altruísmo, em que as pessoas vão se sentir melhor. Queremos gerar essa consciência sobre a importância da doação, do amor ao próximo”, afirma Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, coordenadora do Núcleo.

“A cultura de doação já está muito presente em Criciúma, mas é preciso fortalecê-la, para que as organizações sociais possam manter e ampliar os serviços que são tão relevantes, seja na educação, no esporte, na qualificação profissional, na assistência social, na saúde ou na inovação. O Terceiro Setor promove a inclusão, a sustentabilidade, a melhora na qualidade de vida das pessoas”, considera o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Continue Lendo

Geral

Inscrições abertas para a Corrida do Cooperativismo 2025

Publicado

em

As inscrições para a Corrida do Cooperativismo 2025 já estão abertas. O evento acontece no domingo, 12 de janeiro de 2025, na orla do Balneário Esplanada, em Jaguaruna. A largada será às 7h30, na arena do CooperVerão, localizada na direção da rua Antônio Lima. A prova é aberta ao público geral, com inscrições gratuitas para associados e descontos especiais para dependentes.

A corrida contará com distâncias de 7 km e 14 km, que podem ser realizadas de forma individual ou em duplas (do mesmo gênero ou mistas). Para quem prefere um ritmo mais leve, haverá uma caminhada de 3,5 km. Todos os participantes que completarem suas provas dentro do regulamento receberão uma medalha de participação. Além disso, os três primeiros colocados nas categorias 7 km individual e 14 km individual e duplas serão premiados com troféus.

O presidente da Cermoful, Rudy Recco, adianta que a edição deste ano traz uma novidade: a categoria de participação. “A corrida de 7 km pode ser feita em dupla. Criamos essa categoria para que pessoas que nunca participaram possam se inscrever acompanhadas de familiares ou amigos, vivenciando a experiência de cruzar a linha de chegada. Nosso objetivo é promover o desafio e a superação”, destacou Recco.

A garotada também terá vez na Corrida Kids, que será realizada depois das provas principais. As inscrições das crianças serão realizadas exclusivamente no sábado, dia 11/01, na arena do CooperVerão. A participação infantil é gratuita e os pequenos que completarem a prova também vão receber medalhas de participação.

Os kits serão entregues no sábado, dia 11 de janeiro, a partir das 14h, na arena do CooperVerão. Cada kit incluirá uma camiseta de corrida personalizada do evento, confeccionada em material de alta qualidade; pulseira de suor; caixa ecológica e brindes dos patrocinadores. Além disso, o kit contará com os itens obrigatórios para a participação na prova: número de peito e chip de identificação.

Inscrições pelo site: www.trichip.com.br/evento/corrida-do-cooperativismo-2025. Mais informações pelo telefone/WhatsApp: (48) 99955-4381.

Continue Lendo

ADSAAA

ADS1

Mais vistos