Conecte-se conosco

Geral

Jogo ensina pais e filhos a usarem internet de forma segura

Publicado

em

Crianças, pais e educadores que querem aprender como navegar de forma segura na internet podem agora se informar brincando. O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), lançou na terça-feira (6), em São Paulo, o Jogo de Tabuleiro Internet Segura.

Disponível gratuitamente, o jogo pretende conscientizar as pessoas sobre os riscos na internet, dando dicas de como é possível navegar pela rede de forma segura.

“Estamos lançando um jogo de tabuleiro da Internet Segura. Ele está focado em comportamento na internet, não fala de tecnologia. A ideia desse material é realmente apresentar uma discussão divertida sobre o comportamento online e envolver pais e crianças”, explicou Cristine Hoepers, gerente do CERT.br/NIC.br no evento Dia da Internet Segura, que ocorre até esta quarta-feira (7), em São Paulo.

Para brincar, é preciso baixar e imprimir o material, que está disponível no site da Internet Segura, e então recortar e montar um dado e alguns personagens disponíveis no jogo. Depois, basta jogar esse dado e ir pulando as casas correspondentes até chegar ao destino final. Se, no caminho, você cair em uma casa de comportamento arriscado na internet, terá que voltar uma casa ou ficar sem jogar. Ganha o jogo quem tiver um comportamento mais seguro na internet e conseguir chegar primeiro ao ponto final. 

“Se você cair em casas que têm comportamento positivo, você chegará mais rápido. Se tiver comportamentos negativos, você volta”, explicou Cristine.

O jogo pode ser baixado em alta resolução e de forma gratuita no site da Internet Segura. Nesse site há também outros jogos disponíveis como cruzadinhas e desenhos para colorir, além de cursos e guias sobre como navegar de forma segura na internet.

Geral

Agentes de trânsito intensificam ações de fiscalização e orientação em Criciúma

Publicado

em

O Governo Municipal por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte, intensifica a fiscalização nas principais vias da cidade. As ações implantadas pela Superintendência de Trânsito tem objetivo de orientar os motoristas e reduzir o número de infrações. A presença de agentes de trânsito têm sido intensificada desde o início de janeiro em trechos com maior movimento em diversas regiões da cidade. A medida visa trazer mais segurança para o trânsito de Criciúma, que possui uma frota de 147.892 automóveis e 31.015 motocicletas registradas.

Uma das ações adotadas pela superintendência para coibir as violações de tráfego foi o reforço da presença de viaturas e agentes de trânsito posicionados em vias que com maior fluxo de veículos, como por exemplo as avenidas dos bairros Próspera, Rio Maina, Santa Luzia e a Avenida Centenário, na área central da cidade. “A frota do município evidencia a necessidade de ações mais estratégicas para prevenir possíveis acidentes e seus desdobramentos”, declara o superintendente de trânsito, Edno Dutra.

Além disso, o setor deve organizar materiais informativos sobre os procedimentos necessários para realizar intervenções em vias públicas em decorrência de obras e construções. A fiscalização de trânsito possui atendimento integral em todos os dias da semana e os cidadãos podem entrar em contato pelo número 118 para informar ocorrências e irregularidades.

Continue Lendo

Geral

Governo de Criciúma revitaliza sinalizações de trânsito do município

A previsão da Diretoria de Trânsito e Transportes é que os trabalhos sejam concluídos até o dia 17 de janeiro

Publicado

em

Em busca de proporcionar mais segurança para os pedestres, melhorar a mobilidade e promover um ambiente mais acessível para toda a população, a Administração Municipal, por meio da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) iniciou as obras de revitalização das faixas de pedestres próximas as escolas municipais de Criciúma. A conclusão da recuperação e pintura dessas sinalizações de trânsito, está prevista para sexta-feira, dia 17 de janeiro.

Conforme o diretor da DTT, Frank Bez Fontana da Silva, o trabalho iniciou nas ruas próximas às escolas para garantir maior segurança sobretudo em horários de chegada e saída dos estudantes. Deste modo, o projeto na infraestrutura urbana, com um foco especial na revitalização das faixas de pedestres, tem o objetivo de ser finalizado antes do retorno das férias escolares.

Além disso, o diretor informa que está previsto para o decorrer do mês de fevereiro serem trocadas também as outras formas de sinalizações de trânsito em frente aos colégios. “Faixas bem sinalizadas e em bom estado aumentam a visibilidade e reduzem o risco de acidentes”, evidencia Silva.

Continue Lendo

Geral

Professora da Unesc integra pesquisa internacional sobre biomarcador de saúde publicado em revista científica

Estudo foi publicado na revista científica The Journal of Sport and Health Science

Publicado

em

A professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc, Susana Cararo Confortin, é uma das autoras de um estudo internacional pioneiro, liderado pela Universidade da Austrália do Sul (UniSA), e publicada recentemente na revista científica The Journal of Sport and Health Science. O estudo científico estabelece novos valores de referência para a força de preensão manual, considerada um biomarcador confiável para avaliar saúde e envelhecimento. 

A pesquisa contou com a colaboração de 140 cientistas de todo o mundo e reuniu dados de 100 estudos observacionais, abrangendo 2,4 milhões de adultos de 69 países, representando 71% da população global.

Os novos valores de referência foram organizados em percentis, facilitando a classificação dos níveis de força muscular classificados como: Baixa força: abaixo do 20º percentil; Força um pouco baixa: entre o 20º e 39º percentis; Força moderada: entre o 40º e 59º percentis; Força um pouco alta: entre o 60º e 79º percentis; e Alta força: acima do 80º percentil.

Conforme a pesquisadora, essas classificações podem ser aplicadas na prática clínica para identificar indivíduos em risco, monitorar o envelhecimento saudável e acompanhar a eficácia de políticas públicas de saúde.

Para Susana, fazer parte de uma pesquisa internacional com impacto mundial é uma experiência enriquecedora e desafiadora para qualquer pesquisador. “A nossa contribuição no estudo sobre a força de preensão manual, conduzido por uma equipe global de cientistas, exemplifica a relevância de integrar um projeto que combina dados robustos, metodologias avançadas e a colaboração de especialistas de diferentes contextos”, disse ela.

Essa oportunidade, segundo a pesquisadora, não só amplia o alcance do conhecimento gerado pela pesquisa, mas também permite a troca de experiências, a construção de redes acadêmicas sólidas e a aplicação de descobertas em um cenário mais amplo. 

Um marco 

Pela primeira vez, foram criados valores de referência internacionais que levam em consideração idade e sexo para a força de preensão manual. Este dado é medido com um dinamômetro que avalia a força máxima exercida em poucos segundos. A pesquisa revelou que a baixa força muscular está associada ao maior risco de mortalidade, doenças cardiovasculares e incapacidades físicas, ressaltando a importância desse indicador para monitoramento de saúde.

“Além disso, o estudo estabelece parâmetros que podem transformar a prática clínica, orientando políticas de saúde pública e beneficiando populações ao redor do mundo. Participar de um trabalho com essas características reflete o compromisso com a produção de ciência de alta qualidade e com o impacto positivo na saúde coletiva”, enfatizou ela.

Impacto

Os novos padrões permitirão análises consistentes entre e dentro dos países, além de oferecer feedback individual para intervenções de saúde personalizadas. “A força de preensão é um indicador fundamental para a saúde ao longo da vida adulta, e agora temos uma base sólida e padronizada para utilizá-lo em escala global”, destaca. O estudo também oferece informações para políticas públicas, permitindo identificar tendências ao longo do tempo, monitorar melhorias na saúde e avaliar o impacto de iniciativas voltadas para o bem-estar da população.

“Fazer parte de um estudo internacional que promove avanços no entendimento e no monitoramento da saúde é motivo de orgulho e gratidão. Essa experiência reforça o compromisso com a construção de conhecimentos que têm o potencial de transformar vidas, impactar políticas públicas e oferecer soluções inovadoras para desafios de saúde em escala mundial”, finalizou Susana.

Confira o estudo completo aqui: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2095254624001741

Continue Lendo

ADSAAA

ADS1

Mais vistos