Conecte-se conosco

Geral

Jogo ensina pais e filhos a usarem internet de forma segura

Publicado

em

Crianças, pais e educadores que querem aprender como navegar de forma segura na internet podem agora se informar brincando. O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), lançou na terça-feira (6), em São Paulo, o Jogo de Tabuleiro Internet Segura.

Disponível gratuitamente, o jogo pretende conscientizar as pessoas sobre os riscos na internet, dando dicas de como é possível navegar pela rede de forma segura.

“Estamos lançando um jogo de tabuleiro da Internet Segura. Ele está focado em comportamento na internet, não fala de tecnologia. A ideia desse material é realmente apresentar uma discussão divertida sobre o comportamento online e envolver pais e crianças”, explicou Cristine Hoepers, gerente do CERT.br/NIC.br no evento Dia da Internet Segura, que ocorre até esta quarta-feira (7), em São Paulo.

Para brincar, é preciso baixar e imprimir o material, que está disponível no site da Internet Segura, e então recortar e montar um dado e alguns personagens disponíveis no jogo. Depois, basta jogar esse dado e ir pulando as casas correspondentes até chegar ao destino final. Se, no caminho, você cair em uma casa de comportamento arriscado na internet, terá que voltar uma casa ou ficar sem jogar. Ganha o jogo quem tiver um comportamento mais seguro na internet e conseguir chegar primeiro ao ponto final. 

“Se você cair em casas que têm comportamento positivo, você chegará mais rápido. Se tiver comportamentos negativos, você volta”, explicou Cristine.

O jogo pode ser baixado em alta resolução e de forma gratuita no site da Internet Segura. Nesse site há também outros jogos disponíveis como cruzadinhas e desenhos para colorir, além de cursos e guias sobre como navegar de forma segura na internet.

Geral

Clínicas Integradas da Unesc realizam quase 178 mil atendimentos em 2023

Publicado

em

A Unesc celebrou, durante o evento do Clínicas Integradas Talk, os notáveis números de atendimentos realizados em 2023 nas Clínicas Integradas, totalizando quase 178 mil. O encontro ocorreu no auditório Ruy Hulse, reunindo colaboradores, professores, estudantes, bolsistas e coordenadores de cursos, proporcionando uma tarde de significativa troca de conhecimentos e motivação durante o evento.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta, expressou seu desejo de que as Clínicas continuem desempenhando um trabalho notável, tanto para os colaboradores, que consideram o local o melhor para trabalhar, quanto para os que buscam atendimento, reconhecendo a excelência do serviço. Ela destacou a importância da relação com os cursos de graduação e programas inovadores.

“Nosso objetivo principal do encontro de hoje foi reforçar a importância de cada indivíduo na construção de um ambiente com atendimento excepcional para a população. Estamos unidos na busca pela excelência em benefício do bem-estar de nossa comunidade”, disse a reitora.

A pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, ressaltou a importância de todos conhecerem os serviços oferecidos, criando um ambiente acolhedor e promovendo avanços significativos para acadêmicos e colaboradores.

“Queremos que todos tenham um entendimento abrangente do que acontece internamente, não apenas para obterem mais conhecimento, mas para capacitá-los a orientar outras pessoas sobre onde podem encontrar assistência quando necessário”, disse Graziela.

Já a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Unesc, Gisele Coelho Lopes, enfatizou a transformação evidente na sociedade ao vivenciar os serviços oferecidos pela Universidade. “É essencial compreender que cada espaço nesta Universidade desempenha um papel significativo, sendo as Clínicas um símbolo representativo da coesão e união de esforços para promover uma nobre causa: a área da saúde. O impacto positivo é visível na atenção dedicada a cada indivíduo que busca assistência, reforçando a importância crucial deste espaço na comunidade acadêmica”, mencionou.

A coordenadora das Clínicas Integradas, Carine Cardoso, ao apresentar o Manual Instrutivo do Colaborador, refletiu sobre os atendimentos realizados. “Nossa intenção, com esse encontro, é de iniciar o ano de maneira integradora, buscando continuamente a excelência no cuidado. A tarde também foi enriquecida com depoimentos inspiradores, reforçando a importância de cada indivíduo no coletivo”, sublinhou Carine.

“A abordagem inovadora para conhecer os serviços das Clínicas visou criar um momento descontraído, não apenas promovendo a integração, mas também buscando motivar os colaboradores, residentes, bolsistas, professores, coordenadores de curso e coordenadores de serviço presentes na clínica”, complementou Carine.

A condução do evento continuou com rodas de conversa sobre diversos temas.

Produção das Clínicas Integradas em 2023:

  • Serviço de Medicina: 13.092 atendimentos
  • Serviço de Odontologia: 8.435 atendimentos
  • Serviço de Enfermagem: 38.153 atendimentos
  • Serviço de Fisioterapia: 8.322 atendimentos
  • Serviço de Nutrição: 1.395 atendimentos
  • Serviço de psicologia: 7.492 atendimentos
  • Serviço de Biomedicina: 198 atendimentos
  • Farmácia escola: 50.546 atendimentos
  • Farmácia Solidária: 25.521 atendimentos
  • Valor de medicamentos doados: R$ 1.608.526,52
  • SOS: 1.352 atendimentos
  • Nupac-ST: 2.711 atendimentos
  • SERC: 6.683 atendimentos
  • CER II: 11.430 atendimentos
  • Amasf: 2.510 atendimentos.
Continue Lendo

Geral

Aulas da rede municipal de ensino retomam em Criciúma

Cerca de 22 mil alunos retornaram às 62 unidades educacionais da prefeitura nesta quinta-feira (15)

Publicado

em

A quinta-feira (15) foi marcada pelo retorno de aproximadamente 22 mil alunos às 62 unidades de ensino da rede municipal de Criciúma. De acordo com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Criciúma, neste ano, mais de 2,5 mil novas matrículas foram realizadas, do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental. Nas últimas semanas, os profissionais da prefeitura realizaram os últimos preparativos para o início do ano letivo de 2024. “Criciúma possui escolas referências e bons profissionais. Investimos para melhorar, cada vez mais, a educação pública municipal e fazer a diferença na vida dos nossos estudantes”, conta o prefeito Clésio Salvaro.

As equipes diretivas de todas as escolas municipais retornaram suas atividades no primeiro dia deste mês, a fim de alinhar as ações escolares, organizar e preparar os espaços de ensino para receber os alunos. “Antes mesmo de encerrar o ano letivo de 2023, nós já estávamos nos preparando para a volta às aulas de 2024, pensando, sempre, nas melhorias que podemos fazer na estrutura das escolas e em como podemos tornar a educação municipal cada vez mais eficaz”, conta o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.

Os profissionais da rede municipal de ensino de Criciúma passaram, ainda, por uma série de formações que abordaram temas relacionados ao ensino e às boas práticas para manter a saúde e o bem-estar dos estudantes. “A abertura do ano letivo para os profissionais ocorreu no dia 5 de fevereiro, com reuniões pedagógicas organizadas pelas equipes diretivas. Entre os dias 7 e 9 deste mês, foram ofertadas palestras e formações aos profissionais, com o objetivo de motivá-los para o ano letivo e capacitá-los sobre temas atuais, como adaptação curricular e metodologias ativas”, destaca a coordenadora pedagógica-geral da Secretaria Municipal de Educação, Gislene Sala.

Outra iniciativa adotada pelo Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é a entrega de kits de uniformes escolares para os estudantes, contendo duas camisetas, uma bermuda ou short saia, uma calça, uma jaqueta, dois pares de meia e um par de tênis. O objetivo da iniciativa é ampliar a segurança dos estudantes por meio da identificação, além de tornar o ambiente escolar mais igualitário.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

As aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também retornaram nesta quinta-feira, nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Rubens de Arruda Ramos, Profª Lili Coelho e Pe. Paulo Petruzzellis, no período noturno. Já as aulas da EJA na Escola de Educação Básica (EEB) Engº. Sebastião Toledo dos Santos (STS) ocorrem no período vespertino. Os estudantes também têm a oportunidade de cursar a EJA integrada com a Educação Profissional.

Melhorias em escolas

Durante o recesso escolar, 14 escolas receberam obras de reformas e trocas de telhado. Pensando, ainda, no bem-estar dos estudantes, a Secretaria Municipal de Educação adquiriu mobílias novas, que serão distribuídas para todas as unidades educacionais da rede municipal. “Estamos, ainda, construindo escolas, como a nova EMEB Caetano Ronchi, que terá capacidade para atender 800 estudantes no bairro São Defende e recebeu investimento de mais de R$ 15 milhões”, complementa Salvaro.

Continue Lendo

Geral

Estudantes retornam às aulas na rede municipal de Içara

Publicado

em

Os mais de 7 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Içara retornaram às aulas nesta quinta-feira, dia 15, para o início de mais um ano letivo. Dono da maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na Região Carbonífera considerando os ensinos infantil e fundamental, o Município possui 47 unidades de ensino. A principal novidade da retomada fica por conta da Escola Alaíde Tabalipa, no bairro Esplanada, agora incorporada pela rede municipal. O primeiro dia desta nova fase foi marcado pela emoção de toda a comunidade escolar.

“Era um sonho antigo, que finalmente saiu do papel. Agora os nossos filhos vão ter a atenção que merecem, para aproveitarem todo o seu potencial. Não temos palavras para agradecer à Prefeitura por não medir esforços para que tudo isso se concretizasse”, afirma o morador Jucemar da Silva. Os 230 estudantes da instituição poderão dispor de todos os projetos e iniciativas da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, como aulas de robótica, karatê, reforço escolar, música, inglês e muito mais.

De acordo com a secretária da pasta, Nerilda Felisberto, o início de cada ano letivo sempre é marcado pelo entusiasmo dos alunos e professores. “É uma alegria ver as escolas e creches cheias novamente, com crianças brincando, aprendendo e socializando. Eles são os protagonistas. Tudo o que fazemos, é pensando neles. Esperamos que 2024 seja repleto de realizações para cada um”, revela.

Na próxima segunda-feira, 19, acontecerá a reabertura do Centro de Educação Infantil (CEI) Favinho de Mel. O local passou por uma ampla reforma estrutural para melhor atender às 130 crianças que frequentam o espaço. A instituição teve, entre as melhorias, a substituição da cobertura com telhas metálicas, novas instalações hidráulicas, sanitárias e de drenagem pluvial.

“Estávamos empolgados para recebê-los de volta à escola, prontos para mais uma temporada de aprendizado, crescimento e novas descobertas. Pedimos para que cada um aproveite ao máximo tudo o que a escola tem a oferecer. Quanto mais os nossos jovens ocuparem a mente com coisas boas, melhor será o seu desenvolvimento. Estamos juntos nesta jornada educacional e estamos aqui para apoiá-los em cada passo do caminho”, salienta a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso. 

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com