Conecte-se conosco

Esportes

Maria Lúcia e Wallace Gabriel conquistam seus primeiros títulos de STU no Street

Conquistas inéditas vêm com notas altíssimas, ambas no ‘9 Gang’, para delírio da família no Parque da Prefeitura

Publicado

em

Mais dois skatistas da cena entraram para o hall de campeões da modalidade Street do STU National, o circuito brasileiro. Neste domingo (12/04), na pista do Parque da Prefeitura, a gaúcha Maria Lúcia e o paulista Wallace Gabriel subiram no lugar mais alto do pódio em Criciúma (SC), conquistando seus primeiros títulos de STU. Não à toa o feito foi muito festejado por todos, principalmente por aqueles que acompanham de bem perto a trajetória de ambos.

A primeira final do dia foi a do Street feminino. E numa trajetória bem difícil de se ver no skate, Maria Lúcia conseguiu cravar suas três voltas e as Bomb Tricks, última manobra que tem sua nota adicionada à volta. Na primeira vez que entrou na pista, ela arrancou dos juízes um 86,01. Na segunda, já saltou para o “9 Gang”, grupo que consegue tirar nota acima dos 90 pontos, com um 91,75. Mas ela ainda queria mais. Muito concentrada, finalizou com um 94,18.

“Ai, meu coração! Saí da pista e ainda estou a milhão! Não só tirei duas notas muito altas no mesmo dia, o que é difícil de acontecer, como elas me deram meu primeiro título de STU. Feliz demais de ter acertado exatamente tudo que tentei. Justamente por não ter chegado à final aqui no ano passado, acho que isso me motivou ainda mais para chegar aqui, entregar tudo e acertar todas as minhas manobras, concentrada em cada uma delas”, vibrou Maria.

Quem vibrou tanto quanto foi o pai, o também skatista Nilson Jesus, que comemorava à beira da pista a cada movimento da filha. E ele também ganhou o público, trajado com a camisa do Criciúma. Inclusive, os dois estiveram no Estádio Heriberto Hulse dois dias antes e deram sorte na vitória de 1 a 0 do Tigre sobre o Botafogo-SP, pela Série B do Brasileiro. Duda Ribeiro, em segundo lugar, e Gabi Mazetto, em terceiro, completaram o pódio.

Um 2026 iluminado até aqui para Wallace Gabriel

No masculino, Wallace Gabriel confirmou a boa fase que vive. Em março, ele foi o único skatista brasileiro a chegar à final do Mundial em São Paulo, terminando em quinto lugar. Na etapa de abertura do STU National, em Porto Alegre, bateu na trave e foi vice-campeão. Portanto, este momento especial na carreira já estava mesmo para chegar. E veio de forma triunfante, com uma nota altíssima, também digna de “9 Gang” (94,42), com a pista sendo invadida pelos amigos e pela namorada e skatista Isabelly Ávila.

“Tentei uma volta que fiz ontem, que acabei não acertando na semifinal. A última manobra, a Bomb Trick, eu só tinha acertado umas duas vezes na minha vida. Mas treinei bastante e disse que acertaria ela na final. Tentei na segunda volta, não deu. Na última, acreditei em Deus e mandei de novo. Coloquei o skate pra baixo, pendurei o blunt e garanti a nota 94, garantindo meu primeiro título no STU. Feliz é pouco para descrever como me sinto”, disse Wallace, que teve Matheus Mendes e Ivan Monteiro a seu lado no pódio.

A segunda etapa do STU National 2026 foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Teve como sede a cidade de Criciúma, homologada pela Confederação Brasileira de Skateboarding. O apoio foi da Federação Catarinense de Skate, da Associação Brasileira de Paraskate, da Fundação Municipal de Esporte, da Drop Dead e da Nações Shopping. Teve como refrigerante oficial a Fruki e como cerveja oficial a Heineken 0.0. Os patrocínios foram da Petrobras, Ministério do Esporte e Governo Federal.

RESULTADO FINAL – STREET FEMININO

1ª – Maria Lúcia – 94,18
2ª – Duda Ribeiro – 90,02
3ª – Gabi Mazetto – 88,29
4ª – Rafaela Murbach – 66,74
5ª – Isabelly Ávila – 66,72
6ª – Manuella Moretti – 66,40

RESULTADO FINAL – STREET MASCULINO

1º – Wallace Gabriel – 94,42
2º – Matheus Mendes – 93,01
3º – Ivan Monteiro – 90,37
4º – Gabryel Aguilar – 88,66
5º – Sebastian Simonetto – 84,87
6º – João Lucas Alves – 72,84

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Pedro Vita, 1º título de STU, e Raicca Ventura, 1ª nota ‘9 Gang’, campeões no Park de Criciúma

Jovens skatistas marcam seus nomes na segunda etapa do STU National 2026 com conquistas que ficarão nas suas histórias

Publicado

em

Um domingo que ficará para sempre marcado na história desses dois jovens talentos da modalidade Park do skate brasileiro. Se a skatista olímpica Raicca Ventura se sagrou campeã da etapa de Criciúma do STU National com sua primeira nota acima dos 90 pontos, Pedro Vita, de apenas 15 anos, conquistou seu primeiro título de STU no masculino, também com uma nota “9 Gang”, sendo reverenciado e carregado no fim pelos xarás Pedro Barros e Pedro Carvalho.

Carioca, patrocinado pelo Botafogo, Pedro Vita só tinha sentido o gosto de subir em um pódio do STU no Super Finals do ano passado, em Porto Seguro (BA), quando terminou em segundo lugar. Na ocasião, foi superado justamente por Pedro Carvalho, o mesmo que travou um duelo à parte com ele no Parque da Prefeitura neste domingo. Nas duas primeiras das cinco voltas a que cada finalista tinha direito, Carvalho fez 93,37 e 94,85. Quem bateria essas marcas?

Pedro Vita abriu suas voltas com um 90,57 e foi o primeiro a entrar no “9 Gang” na final. O atual vice-campeão mundial, Kalani Konig, pulou para o segundo lugar ao arrancar dos juízes um 91,97 na sua terceira apresentação. Até Pedro Vita fazer um rolê sem erros, encaixando com precisão e suavidade todas as suas manobras na penúltima rodada, e tirar um 95,47 que lhe deu o título inédito. No fim, os xarás o pegaram nos ombros e o jogaram para o alto.

“Ainda não processei essa informação direito, nem sei o que dizer. Eu via esses caras pela televisão, hoje em dia são meus amigos e movimentamos juntos essa cena do skate. Fiquei feliz demais de ter acertado meu rolê e de ter feito mais essa final com uma galera gigante, da qual sou muito fã. O público também jogou a energia lá em cima, o que nos dá uma inspiração a mais. Dedico esse título a Deus, a toda minha família, aos patrocinadores e a todos que me apoiam”, desabafou Pedro Vita.

No Park feminino, a primeira nota acima dos 90 pontos em STU

No feminino, Raicca Ventura estampou o mesmo sorriso neste domingo. Apesar de já estar se tornando comum subir ao lugar mais alto do pódio, a skatista de Santo André (SP), que já tinha sido campeã da primeira etapa do STU National 2026, em Porto Alegre (RS), jamais tinha tirado uma nota acima dos 90 pontos no STU. A primeira volta, em que recebeu um 87,57, já lhe daria o título. Mas foi sua quarta apresentação que a consagrou e a fez entrar no hall do “9 Gang”, com 90,48.

“Nossa! Estou muito feliz de conseguir ter feito essa nota acima de 90. Eu já estava esperando ela na semifinal de ontem. Até falei: ‘se eu adicionar o que eu tenho, acho que ela vem na final’. Então, fiz uma primeira volta básica, que já era boa. Como garanti uma boa nota ali, procurei adicionar o 540º, porque sabia que podia vir o 9 Gang. E veio. Estou muito satisfeita com meu desempenho”, disse Raicca, que teve a companhia de Fernanda Tonissi e Isadora Pacheco no pódio.

A segunda etapa do STU National 2026 foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Teve como sede a cidade de Criciúma, homologada pela Confederação Brasileira de Skateboarding. O apoio foi da Federação Catarinense de Skate, da Associação Brasileira de Paraskate, da Fundação Municipal de Esporte, da Drop Dead e da Nações Shopping. Teve como refrigerante oficial a Fruki e como cerveja oficial a Heineken 0.0. Os patrocínios foram da Petrobras, Ministério do Esporte e Governo Federal.

RESULTADO FINAL – PARK MASCULINO

1º – Pedro Vita – 95,47
2º – Pedro Carvalho – 94,85
3º – Kalani Konig – 91,97
4º – Rafael Tomé – 80,00
5º – Pedro Barros – 79,67
6º – Augusto Akio – 50,00

RESULTADO FINAL – PARK FEMININO

1ª – Raicca Ventura – 90,48
2ª – Fernanda Tonissi – 86,50
3ª – Isadora Pacheco – 85,53
4ª – Dora Varella – 83,50
5ª – Yndiara Asp – 80,67
6ª – Sofia Godoy – 78,78


Continue Lendo

Esportes

Com gol no último minuto, Tigre vence em casa e respira no Brasileirão

Publicado

em

O Criciúma conquistou a primeira vitória diante do seu torcedor na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O Tigre recebeu o Botafogo-SP na noite desta sexta-feira (10/04) no estádio Heriberto Hülse e venceu o adversário paulista pelo placar de 1 a 0. O gol carvoeiros no confronto da 4ª rodada da competição nacional foi marcado por Otero, de falta, no último minuto de jogo.

Com o resultado, a equipe do técnico Eduardo Baptista soma 7 pontos na tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro. O Criciúma joga fora de casa na 5ª rodada. O confronto contra o Fortaleza será disputado no domingo (19/04), às 20 horas, no estádio Presidente Vargas, na capital cearense. 

O grupo se reapresenta na manhã deste sábado (11/04) no Centro de Treinamento Antenor Angeloni para um jogo-treino com a equipe do Caravaggio. A atividade com atletas que tiveram menor minutagem e que não atuaram diante do Botafogo-SP terá início às 9h30min. 

Continue Lendo

Esportes

STU National impulsiona economia e projeta Criciúma no circuito de eventos

Publicado

em

Com mais de 2,7 mil leitos disponíveis na rede hoteleira de Criciúma e municípios vizinhos e uma base superior a 300 restaurantes apenas no território criciumense, a cidade amplia a visibilidade nacional ao sediar mais uma etapa do STU National. O evento, marcado para os dias 10 a 12 de abril, mobiliza setores estratégicos da economia local e amplia o alcance da cidade com transmissão pela Cazé TV, plataforma que reúne milhões de espectadores em todo o país e transmite as semifinais e finais da competição no sábado e domingo.

Consolidada como uma das principais vitrines do esporte digital, o canal do Youtube soma cerca de 21 milhões de inscritos e registra picos superiores a cinco milhões de dispositivos simultâneos em grandes competições, além de audiências que ultrapassam 40 milhões de espectadores únicos.A inserção neste ambiente projeta Criciúma para além do circuito esportivo, ampliando presença em escala nacional.

A visibilidade também se amplia na televisão aberta. A Band integra a transmissão do evento que, somente em 2025, alcançou cerca de 100 milhões de pessoas no universo do skate, com média de dois milhões de telespectadores por exibição. Além das disputas na pista, a emissora leva ao ar boletins pré-evento com bastidores e curiosidades, conteúdo que também repercute nas redes sociais. A transmissão ao vivo ocorre no domingo, a partir das 16h.

Esse fluxo, concentrado em poucos dias, ativa uma cadeia ampla de segmentos e potencializa o faturamento de áreas estratégicas, como hotelaria, alimentação, transporte e varejo.

“O STU movimenta o comércio, fortalece a rede hoteleira, impulsiona bares e restaurantes e gera empregos. É um evento que produz impacto direto na economia e amplia a circulação de renda no município. A dimensão do evento ultrapassa o período da competição e se conecta a uma estratégia mais ampla de posicionamento da cidade no circuito nacional de eventos. Ao longo dos anos, a recorrência do STU contribui para consolidar Criciúma como destino, ampliando a atratividade para novos investimentos e fortalecendo o setor de turismo”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Serviços, Thiago Rocha Fabris.

O principal ganho extrapola os números imediatos e se projeta na imagem da cidade. Ao integrar o circuito nacional, Criciúma amplia visibilidade e reposiciona o território no mapa dos grandes eventos. “O STU projeta Criciúma para o Brasil e evidencia a capacidade do município de sediar grandes eventos. Esse movimento contribui para consolidar um ambiente favorável a novos negócios, à geração de oportunidades e ao fortalecimento da economia”, enfatiza o prefeito Vagner Espindola.

Evento mobiliza cadeia econômica e projeta cidade

A análise do impacto econômico reforça esse cenário. De acordo com o coordenador do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação da Unesc, Afonso Valau Júnior, o evento opera como um catalisador de consumo e renda no curto prazo, ao mesmo tempo em que contribui para a construção de um ambiente mais dinâmico ao longo do tempo.

“Esse fluxo impacta diretamente o comércio e os serviços, principalmente hotelaria, alimentação, transporte e varejo. É um aumento concentrado de consumo, que movimenta a economia local em poucos dias. Além dos visitantes, também há equipes técnicas, atletas e toda a organização do evento, o que amplia esse efeito”, explica.

Embora o pico de movimentação se concentre no período da competição, a continuidade do STU no calendário municipal sustenta efeitos mais duradouros, especialmente na consolidação do turismo de eventos e na percepção de Criciúma como polo de atividades esportivas e culturais.

“Na prática, o impacto mais forte acontece no curto prazo, mas a recorrência do evento faz com que ele deixe de ser pontual e passe a gerar efeitos mais contínuos. Isso fortalece a economia local e contribui para consolidar o turismo de eventos, desde que esteja conectado a uma estratégia de longo prazo”, observa.

Como prestigiar o STU National

A retirada dos ingressos pode ser feita por meio de plataforma digital, com acesso às arquibancadas e às áreas de convivência do evento, como ativações, praça de alimentação e feira urbana. Cada pessoa pode garantir até dois ingressos, mediante validação por QR Code e doação de um quilo de alimento não perecível.

“O STU em Criciúma mobiliza uma estrutura robusta, que envolve atletas, equipes, fornecedores e uma série de serviços que impactam diretamente a economia local. A cidade já demonstra maturidade na realização do evento, com infraestrutura qualificada e forte adesão do público, o que potencializa não apenas a experiência esportiva, mas também os resultados econômicos e a projeção no cenário nacional”, afirma o produtor do STU em Santa Catarina, Mark Puls.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos