Conecte-se conosco

Blog Anderson de Jesus

MDB de Içara reforça presença nos bairros

Publicado

em

Depois de definir a vereadora Carla Souza como a candidata do partido na eleição do ano que vem, o MDB de Içara começa a trabalhar agora na reformulação da legenda, fortalecendo a presença do “15” nas comunidades. A primeira ação foi realizada no bairro Sanga Funda e segundo o presidente Max Mello deve se repetir por todo o município.

“Essa é uma ação muito importante e que já começou em um clima muito bom. Fizemos nesta quinta-feira nosso primeiro encontro nos bairros. Começamos pelo bairro Sanga Funda e vamos realizar novos encontros ainda neste mês e também no mês de dezembro. É algo que vai ser reforçado a partir do ano que vem. Vamos ouvir as comunidades, nossas lideranças para moldar o plano de Governo que pretendemos apresentar a sociedade”, explica Mello.

Blog Anderson de Jesus

Içara vai ganhar evento anual voltado ao Agro, a Indústria e ao Comércio

Publicado

em

O município de Içara vai ganhar a partir deste ano um evento que promete movimentar o município e entrar no calendário regional no formato de Feira/Festa. Batizada de Incoagro, a festa será realizada todo mês de maio no parque Walmor de Lucca.

A tendência é que a feira sirva de vitrine para os principais avanços da Indústria, Comercio e Serviços e também do Agronegócio. Os detalhes devem ser divulgados em breve pela prefeita Dalvania Cardoso, mas a Festa também deve ter como atrações a gastronomia e os shows Nacionais.

A festa deste ano já tem data. Ela será realizada entre os dias 23, 24 e 25 de maio. De acordo com dados extraoficiais o investimento deve ser da ordem de R$ 2 milhões e contará com financiamento através da Lei Rouanet.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

SC pode reconhecer guardas municipais como força policial em medida inédita

Publicado

em

Santa Catarina pode ser o primeiro estado do Brasil a reconhecer formalmente a Guarda Municipal como força policial. A medida está prevista em uma Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) protocolada na Assembleia Legislativa de SC (Alesc) pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD).

O que prevê a PEC das guardas municipais?

A proposta se baseia em uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que validou leis permitindo que agentes municipais atuem na segurança urbana. O entendimento do STF autoriza as guardas municipais a realizarem policiamento ostensivo, prevenirem crimes e efetuarem prisões em flagrante.

“A segurança pública de SC já é referência nacional, mas precisamos de reforço no efetivo. Essa PEC fortalece a segurança, garantindo suporte legal para cidades que já possuem guarda armada, como Florianópolis, Balneário Camboriú, São José e Chapecó“, afirma Napoleão Bernardes.

Qual o impacto da medida para a segurança pública de SC?

A PEC também permite que o Governo do Estado firme acordos de cooperação com prefeituras, viabilizando capacitação técnica dos guardas municipais e fornecimento de equipamentos, armas e munições.

O texto ainda precisa da assinatura de 14 deputados para iniciar a tramitação na Alesc. Caso avance, será analisado em comissões temáticas antes de seguir para votação no plenário da Assembleia Legislativa de SC.

Próximos passos na Alesc

  • Coleta de assinaturas dos parlamentares para viabilizar a PEC.
  • Análise em comissões responsáveis por segurança pública.
  • Discussão e votação em plenário.

A proposta gera debate sobre o fortalecimento da segurança pública em SC e pode influenciar outros estados brasileiros a adotarem medidas semelhantes.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Assembleia Legislativa define prioridades da Bancada do Sul em reunião com deputados

Publicado

em

Dando continuidade ao ciclo de reuniões com as bancadas regionais, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Julio Garcia (PSD), se reuniu nesta quarta-feira (12) com os deputados que integram a Bancada do Sul. O encontro teve como objetivo definir as demandas prioritárias da região, que serão levadas ao debate no Legislativo estadual.

“As bancadas regionais são um instrumento extraordinário de trabalho e aproximam a Assembleia da sociedade. Estamos definindo as prioridades e, a partir delas, iremos trabalhar”, destacou Julio Garcia.

Infraestrutura é foco da Bancada do Sul

As obras de infraestrutura foram um dos principais pontos debatidos na reunião. Segundo o coordenador da bancada, deputado Pepê Collaço (PP), há diversas demandas estratégicas para o desenvolvimento da região, que serão levadas ao governo do Estado.

Entre as obras defendidas pelos parlamentares, destacam-se:
Redragagem do Rio Tubarão
Celeridade nas obras da SC-108, que será o novo anel viário de Criciúma
Continuidade da ligação entre Içara e Criciúma

“São muitas obras estratégicas para o desenvolvimento da nossa região e que estamos pleiteando junto ao governo do Estado”, ressaltou Pepê Collaço.

Quem integra a Bancada do Sul?

A Bancada do Sul é composta pelos seguintes deputados estaduais:

  • Julio Garcia (PSD)
  • Pepê Collaço (PP)
  • Jessé Lopes (PL)
  • José Milton Scheffer (PP)
  • Rodrigo Minotto (PDT)
  • Soratto (PL)
  • Tiago Zilli (MDB)
  • Volnei Weber (MDB)

O papel das bancadas regionais na Alesc

As bancadas regionais foram institucionalizadas na Assembleia Legislativa em 2023. Desde então, os 40 deputados estaduais são organizados conforme a região que representam, divididos em cinco colegiados suprapartidários:

Bancada do Sul
Bancada do Norte
Bancada do Oeste
Bancada da Serra
Bancada da Grande Florianópolis

O objetivo das bancadas é tratar das principais demandas das regiões, buscando viabilizar projetos e soluções junto ao governo estadual e federal.

Continue Lendo

Blog AJ

Blog AJ

Mais vistos