Blog Anderson de Jesus
MDB de Içara reforça presença nos bairros

Depois de definir a vereadora Carla Souza como a candidata do partido na eleição do ano que vem, o MDB de Içara começa a trabalhar agora na reformulação da legenda, fortalecendo a presença do “15” nas comunidades. A primeira ação foi realizada no bairro Sanga Funda e segundo o presidente Max Mello deve se repetir por todo o município.
“Essa é uma ação muito importante e que já começou em um clima muito bom. Fizemos nesta quinta-feira nosso primeiro encontro nos bairros. Começamos pelo bairro Sanga Funda e vamos realizar novos encontros ainda neste mês e também no mês de dezembro. É algo que vai ser reforçado a partir do ano que vem. Vamos ouvir as comunidades, nossas lideranças para moldar o plano de Governo que pretendemos apresentar a sociedade”, explica Mello.

Blog Anderson de Jesus
Içara vai ganhar evento anual voltado ao Agro, a Indústria e ao Comércio

O município de Içara vai ganhar a partir deste ano um evento que promete movimentar o município e entrar no calendário regional no formato de Feira/Festa. Batizada de Incoagro, a festa será realizada todo mês de maio no parque Walmor de Lucca.
A tendência é que a feira sirva de vitrine para os principais avanços da Indústria, Comercio e Serviços e também do Agronegócio. Os detalhes devem ser divulgados em breve pela prefeita Dalvania Cardoso, mas a Festa também deve ter como atrações a gastronomia e os shows Nacionais.
A festa deste ano já tem data. Ela será realizada entre os dias 23, 24 e 25 de maio. De acordo com dados extraoficiais o investimento deve ser da ordem de R$ 2 milhões e contará com financiamento através da Lei Rouanet.

Blog Anderson de Jesus
SC pode reconhecer guardas municipais como força policial em medida inédita

Santa Catarina pode ser o primeiro estado do Brasil a reconhecer formalmente a Guarda Municipal como força policial. A medida está prevista em uma Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) protocolada na Assembleia Legislativa de SC (Alesc) pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD).
O que prevê a PEC das guardas municipais?
A proposta se baseia em uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que validou leis permitindo que agentes municipais atuem na segurança urbana. O entendimento do STF autoriza as guardas municipais a realizarem policiamento ostensivo, prevenirem crimes e efetuarem prisões em flagrante.
“A segurança pública de SC já é referência nacional, mas precisamos de reforço no efetivo. Essa PEC fortalece a segurança, garantindo suporte legal para cidades que já possuem guarda armada, como Florianópolis, Balneário Camboriú, São José e Chapecó“, afirma Napoleão Bernardes.
Qual o impacto da medida para a segurança pública de SC?
A PEC também permite que o Governo do Estado firme acordos de cooperação com prefeituras, viabilizando capacitação técnica dos guardas municipais e fornecimento de equipamentos, armas e munições.
O texto ainda precisa da assinatura de 14 deputados para iniciar a tramitação na Alesc. Caso avance, será analisado em comissões temáticas antes de seguir para votação no plenário da Assembleia Legislativa de SC.
Próximos passos na Alesc
- Coleta de assinaturas dos parlamentares para viabilizar a PEC.
- Análise em comissões responsáveis por segurança pública.
- Discussão e votação em plenário.
A proposta gera debate sobre o fortalecimento da segurança pública em SC e pode influenciar outros estados brasileiros a adotarem medidas semelhantes.

Blog Anderson de Jesus
Assembleia Legislativa define prioridades da Bancada do Sul em reunião com deputados

Dando continuidade ao ciclo de reuniões com as bancadas regionais, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Julio Garcia (PSD), se reuniu nesta quarta-feira (12) com os deputados que integram a Bancada do Sul. O encontro teve como objetivo definir as demandas prioritárias da região, que serão levadas ao debate no Legislativo estadual.
“As bancadas regionais são um instrumento extraordinário de trabalho e aproximam a Assembleia da sociedade. Estamos definindo as prioridades e, a partir delas, iremos trabalhar”, destacou Julio Garcia.
Infraestrutura é foco da Bancada do Sul
As obras de infraestrutura foram um dos principais pontos debatidos na reunião. Segundo o coordenador da bancada, deputado Pepê Collaço (PP), há diversas demandas estratégicas para o desenvolvimento da região, que serão levadas ao governo do Estado.
Entre as obras defendidas pelos parlamentares, destacam-se:
Redragagem do Rio Tubarão
Celeridade nas obras da SC-108, que será o novo anel viário de Criciúma
Continuidade da ligação entre Içara e Criciúma
“São muitas obras estratégicas para o desenvolvimento da nossa região e que estamos pleiteando junto ao governo do Estado”, ressaltou Pepê Collaço.
Quem integra a Bancada do Sul?
A Bancada do Sul é composta pelos seguintes deputados estaduais:
- Julio Garcia (PSD)
- Pepê Collaço (PP)
- Jessé Lopes (PL)
- José Milton Scheffer (PP)
- Rodrigo Minotto (PDT)
- Soratto (PL)
- Tiago Zilli (MDB)
- Volnei Weber (MDB)
O papel das bancadas regionais na Alesc
As bancadas regionais foram institucionalizadas na Assembleia Legislativa em 2023. Desde então, os 40 deputados estaduais são organizados conforme a região que representam, divididos em cinco colegiados suprapartidários:
Bancada do Sul
Bancada do Norte
Bancada do Oeste
Bancada da Serra
Bancada da Grande Florianópolis
O objetivo das bancadas é tratar das principais demandas das regiões, buscando viabilizar projetos e soluções junto ao governo estadual e federal.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades