Variedades
Mina de Visitação Octávio Fontana, em Criciúma completa 13 anos de atividade

Responsável por manter viva a história da exploração do carvão em Criciúma, a Mina de Visitação Octávio Fontana completa 13 anos de funcionamento nesta segunda-feira (28). Inaugurada em 2011, após a restauração da antiga Mina São Simão, é considerada a única mina de carvão mineral aberta à visitação na América Latina, e está entre as quatro no mundo. O ambiente se tornou um dos principais pontos turísticos do município, onde o visitante pode aprender sobre o mineral que impulsionou o desenvolvimento econômico do Sul de Santa Catarina.
“Conhecer a história é fundamental para manter viva a cultura da cidade. A Mina de Visitação Octávio Fontana não é apenas um espaço de turismo, é um patrimônio cultural que nos conecta com o passado e nos ensina sobre a importância do carvão na formação econômica e social de Criciúma”, afirma o prefeito em exercício de Criciúma, Ricardo Fabris.
Segundo o diretor de cultura da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Ismail Ahmad Ismail, os trabalhos para a construção da Mina de Visitação iniciaram em 2009, com pesquisas que comprovaram que o local era ideal e seguro para receber o mais novo ponto turístico da cidade. “Desde a sua inauguração, a Mina de Visitação é considerada um dos pontos turísticos que mais atrai novos visitantes para a cidade. Temos o mirante, os parques, o mais novo Memorial Nikola Tesla, mas a mina é um equipamento único, que ressalta as origens de Criciúma”, explica o diretor.
A Mina de Visitação é administrada por meio de uma parceria com a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera (SATC), responsável por conduzir as visitas no espaço. A mina recebe, também, eventos em seu interior, como jantares e palestras.
Roteiro pela história da mineração
A viagem pela história da mineração em Criciúma inicia ainda na superfície, no museu onde os turistas são recepcionados e podem visualizar fotos, áudios e vídeos explicativos. Durante o passeio no interior das galerias da mina, acompanhado por um guia, os visitantes podem ver de perto elementos que fazem parte da história da extração do carvão e que contribuíram para a segurança do trabalho atualmente. O percurso possui 300 metros e pode ser feito a pé ou em uma mini locomotiva, réplica do modelo a vapor de 1922, com capacidade para dez passageiros por viagem.
Em 2021, a locomotiva foi batizada com o nome de Arlei Cardoso, mineiro da antiga Mina São Simão e que atuou como maquinista na Mina de Visitação Octávio Fontana durante a primeira década de funcionamento do ponto turístico.
O coordenador administrativo da Mina de Visitação, Roberto Bortolotto, ressalta que o local é um destino procurado por pesquisadores, estudiosos e turistas de todas as regiões do Brasil, e até de outros países. De janeiro a outubro deste ano, a mina recebeu 15.707 visitantes de 18 estados brasileiros e 12 países.
“A Mina de Visitação cumpre a função de resgatar a memória dos bravos mineiros que até meados dos anos 1900, tiraram das profundezas das terras criciumenses e da região carbonífera, mais do que o sustento, seus e de suas famílias. Proporcionaram as condições financeiras para o desenvolvimento da região, consolidando Criciúma como cidade polo na região carbonífera de Santa Catarina”, destaca Bortolotto.
Como conhecer a Mina de Visitação
A Mina de Visitação Octávio Fontana está localizada na rua Quintino Dal Pont, no bairro Arquimedes Naspolini. O local é aberto para visitação nas segundas, das 15h às 18h, e de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. O valor da entrada é de R$20 e pode ser adquirida no local. Professores, estudantes, crianças até cinco anos, idosos acima de 60 anos e doadores têm direito a meia entrada, mediante comprovação. O agendamento das visitas pode ser feito pelo telefone (48) 3445-8734.

Variedades
Paula Fernandes fará show gratuito durante a CocalFest 2025

A cantora Paula Fernandes será a atração nacional da XII CocalFest, que acontece de 24 a 28 de setembro. O show será realizado no sábado, 27 de setembro, com entrada gratuita, no Centro de Eventos do município.
A CocalFest é promovida pela Administração de Cocal do Sul e terá programação voltada à valorização das tradições locais, com shows, feira multissetorial, gastronomia típica e atividades culturais.
Neste ano, o evento também passa a integrar a I Festa do Colono e do Caminhoneiro, voltada à valorização de setores que movimentam a economia do município.
O prefeito Ademir Magagnin ressalta a importância do evento para a cidade.
“Estamos preparando uma festa acolhedora, pensada para todas as famílias. Ter um show gratuito da Paula Fernandes em Cocal do Sul é um presente para a nossa população e para quem nos visita. Queremos que a CocalFest seja um espaço de celebração da nossa história e de encontro da comunidade com a nossa cultura e identidade”, disse.

Variedades
Cocal do Sul entra no clima da festa julina com sábado especial e comércio aberto até às 17h

O centro de Cocal do Sul será tomado pelo clima de festa julina neste sábado (12), durante mais uma edição do Sábado Especial.
Realizado pela Administração de Cocal do Sul, com apoio da CDL, o evento contará com programação que conta com cultura, serviços e diversão nas praças Cônego João Dominoni e Mariza Terezinha Búrigo Pagnan, além de lojas abertas das 8h às 17h, com ambientação temática e ações para os clientes.
Para o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Juarez Fogaça, o evento é uma forma de unir lazer, tradição e valorização da economia local.
“Temos buscado, junto à CDL, tornar esses momentos experiências completas para as famílias. Além de movimentar o centro e aquecer as vendas, é uma forma de celebrar a cultura popular, envolver os empreendedores e proporcionar lazer para a comunidade. É isso que faz Cocal do Sul pulsar com alegria e identidade”, ressalta.
A programação começa às 9h30 e inclui atividades do SESC, como jogos de mesa e bocha, exposições, ações do Clube de Mães, além de serviços de saúde em alusão ao Julho Amarelo, com orientações sobre a prevenção das hepatites virais, auriculoterapia e até a presença da Fada do Dente.
Um dos destaques será a apresentação do grupo Teatro Jonatas João, com a peça “Casamento na Roça”, e, à tarde, o concurso de danças típicas julinas. A música fica por conta da dupla Léo e Alisson, que promete animar o público com repertório sertanejo e forró.
Nas ruas e vitrines, o comércio também entra no clima caipira. De acordo com a presidente da CDL de Cocal do Sul, Cristiane Ceron Possamai, as lojas associadas estão se preparando com roupas típicas, decoração temática e até guloseimas para os clientes.
“Tem loja com funcionários de chapéu de palha, camisa xadrez, calça com remendo… sempre tem um quentãozinho, uma paçoquinha ou algo especial para marcar o dia. A ideia é transformar o sábado num momento acolhedor para quem vier comprar e curtir a festa”, conta.
Cristiane ressalta ainda a importância da parceria com a administração municipal. “Sem a atuação direta da Prefeitura, desde março, seria inviável movimentar o centro dessa forma. Os sábados especiais são resultado dessa união”, afirma.
A expectativa da CDL é de que o frio ajude a impulsionar as vendas, especialmente nos setores de roupas e calçados.

Variedades
Festa da Tainha começa no Balneário Rincão e deve atrair mais de 70 mil pessoas

A 28ª edição da Festa da Tainha começou na noite desta quinta-feira (10), em Balneário Rincão. Com expectativa de público superior a 70 mil pessoas até domingo (13), o evento celebra a tradição da pesca artesanal e movimenta a economia do município durante a baixa temporada.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades locais e estaduais, além do show nacional com o grupo Tchê Garotos. Um dos destaques da festa é a praça de alimentação com mais de 20 restaurantes, onde os visitantes podem saborear pratos típicos, como a tainha na taquara, carro-chefe do evento gastronômico.
Para o prefeito Luiz Laurindo, a Festa da Tainha reforça o potencial turístico do município também fora da temporada de verão. “Estamos investindo em estrutura e atrações para manter o movimento na cidade o ano todo, fortalecendo o comércio, os restaurantes e o turismo”, afirmou.
Nesta sexta-feira (11), o público poderá degustar gratuitamente um tradicional pirão, servido ao meio-dia para mais de 200 pessoas. À noite, a principal atração musical será a Família Lima, que sobe ao palco às 22h. A programação segue no sábado com shows regionais.
No domingo, a agenda começa cedo, às 8h, com a primeira Corrida da Tainha, com percursos de 3 e 5 quilômetros. Ao meio-dia, a Orquestra da Igreja Assembleia de Deus se apresenta no palco principal.
A programação completa pode ser conferida nas redes sociais da Prefeitura de Balneário Rincão: @prefeiturarincao.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia5 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia5 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades