Conecte-se conosco

Política

Minotto busca conhecimento sobre gerenciamento de resíduos

Publicado

em

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, está na cidade de Hof, no Estado da Baviera, na Alemanha, participando do Seminário Técnico de Gerenciamento de Resíduos. O encontro é organizado pela BBW, uma instituição que é parceira Instituto Del, e tem também a participação da Facisc. O objetivo é conhecer novas técnicas e soluções de gerenciamento de resíduos.

“Um exemplo inspirador que conheci aqui foi o trabalho da Universidade de Ciências Aplicadas de Hof. Eles estão na vanguarda da pesquisa em sustentabilidade e reciclagem, com projetos como o Instituto de Economia Circular de Biopolímeros, que desenvolve bioplásticos biodegradáveis a partir de resíduos de plásticos, e parcerias internacionais para promover a produção têxtil sustentável”, pontua Minotto.

Nesta terça-feira (4), a comitiva que tem representantes de todo o Brasil, visitou a Associação de Resíduos da cidade de Hof. A iniciativa tem nove unidades de coleta e processamento de resíduos orgânicos para compostagem que geram mil metros cúbicos de adubo todos os meses para distribuir a população.

“Precisamos estar atentos cada vez mais em ações que promovam a sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Na Assembleia Legislativa, criamos uma Lei que estabelece a semana ODS em Santa Catarina, como forma de defender a agenda 2030. Nesta missão continuamos a busca por conhecimento e práticas que podemos aproveitar e implantar em nosso Estado”, deputado estadual Rodrigo Minotto.

Política

Vereadores do Sul se unem em busca de solução para o Morro dos Cavalos

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Criciúma recebeu, nesta quinta-feira (11), mais de 20 parlamentares de toda a Região Sul de Santa Catarina em um encontro promovido pela Comissão Especial Temporária da Câmara, que tem como objetivo discutir soluções para o gargalo viário no Morro dos Cavalos, em Palhoça.

Durante a reunião, o presidente da Comissão, vereador Marcos Machado (MDB), o Marquinho, apresentou um balanço do trabalho realizado nos últimos meses: a comissão realizou 16 reuniões ordinárias e 13 visitas a câmaras de vereadores da região. O prazo para entrega do relatório final está previsto para 14 de outubro.

A comissão também tomou medidas importantes para aprofundar a análise sobre o trecho. Um ofício foi enviado à Secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina solicitando informações sobre projetos, reuniões e alternativas técnicas. Além disso, foi solicitado à Arteris o contrato de concessão da BR-101 e seus anexos, a fim de esclarecer responsabilidades da empresa no trecho do Morro dos Cavalos. A resposta oficial forneceu mais de duas mil páginas de documentos com elevado grau de complexidade técnica e jurídica, que estão sendo analisados criteriosamente por uma consultoria especializada.

Para o vereador Marquinho Machado, o encontro teve caráter macrorregional e consolidou a união de esforços das câmaras de vereadores do Sul do Estado. “Formalizamos o apoio intermunicipal com a intenção da construção do túnel, uma solução definitiva no Morro dos Cavalos. No dia 9 de outubro nós realizaremos nossa audiência macrorregional, no auditório da Satc, às 19h, onde será assinado um manifesto regional em prol dessa construção. A vida passa pelo Morro dos Cavalos e é por isso que precisamos de uma solução imediata, com todas as câmaras de vereadores do Sul de Santa Catarina engajadas nesse processo”, afirmou.

Continue Lendo

Política

Criciúma projeta futuro da assistência social em encontro do “Criciúma +25”

Publicado

em

O Governo de Criciúma promoveu, nesta quinta-feira (11), mais uma etapa do programa “De Frente para o Futuro – Criciúma +25”, desta vez com foco na assistência social. O encontro aconteceu na Acic e reuniu representantes do setor público, universidades, entidades sociais e do setor produtivo para discutir diretrizes e estratégias que vão nortear a cidade nos próximos 25 anos.

O prefeito Vaguinho Espindola destacou que o planejamento precisa ir além do desenvolvimento econômico.
“Pensar o futuro é estruturar políticas públicas que assegurem dignidade e atendimento às necessidades da população. Esse debate é um marco para consolidar uma Criciúma mais justa e preparada para os desafios”, disse.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Fabris, Criciúma deve ultrapassar 330 mil habitantes até 2050, um crescimento de quase 50%.
“Esse cenário exige planejamento em moradia, saneamento, energia, segurança, educação e políticas de acolhimento. A cidade precisa se preparar hoje para o que está por vir”, explicou.

Atualmente, 5 mil famílias recebem o Bolsa Família em Criciúma, com renda média de R$ 677. Desde a criação do programa, o número de beneficiários cresceu 122% no município.

A secretária de Assistência Social, Dudi Sônego, reforçou a importância do trabalho coletivo.
“O Governo Municipal sozinho não dá conta de toda a demanda. É fundamental ter o apoio da sociedade civil organizada e do terceiro setor. Hoje discutimos, principalmente, o fortalecimento da proteção social básica e também a questão habitacional”, destacou.

Rede de atendimento

Criciúma conta hoje com seis CRAS, um CREAS, o Centro Pop e uma Unidade Central de Assistência Social. Os equipamentos atendem desde crianças e adolescentes acolhidos, idosos, pessoas em situação de rua e dependentes químicos até famílias cadastradas no CadÚnico.

Entre os atendimentos estão:

  • 63 crianças e adolescentes acolhidos;
  • 51 idosos;
  • 21 pessoas em residência inclusiva;
  • seis mulheres vítimas de violência (mais quatro dependentes);
  • 148 pessoas em situação de rua em tratamento para dependência química;
  • mais de 12,9 mil famílias cadastradas no CadÚnico.

“Cada número representa uma vida transformada. Nosso compromisso é ampliar esse alcance e fortalecer a rede de proteção”, reforçou Dudi.

Próximos passos

Os encontros do Criciúma +25 seguem até novembro. O último eixo a ser debatido será o de Desenvolvimento Econômico, no dia 20 de outubro, também na Acic.

Continue Lendo

Política

Davi Pellegrin assume comando do executivo de Morro da Fumaça

Publicado

em

O comando da Prefeitura de Morro da Fumaça está sob responsabilidade interina do vice-prefeito Davi Pellegrin. Ele assumiu o cargo nesta segunda-feira (8), após o prefeito Eduardo Sartor Guollo solicitar licença até o próximo dia 21 de setembro. A transmissão foi realizada em ato no Salão de Atos Octávio Naspolini, que reuniu familiares, lideranças políticas, servidores e imprensa local.

Guollo destacou a relação de confiança com o vice e garantiu continuidade das ações.

“Sei que a cidade está em boas mãos, com os projetos e serviços mantendo seu ritmo, sempre com foco nas necessidades da população. Desejo ao Davi uma excelente condução neste período. Seguimos juntos, com responsabilidade e dedicação por Morro da Fumaça”, afirmou.

Já o prefeito em exercício ressaltou a responsabilidade em conduzir a administração municipal.

“Agradeço ao prefeito Eduardo pela confiança e reforço o nosso compromisso com a continuidade dos projetos, da boa gestão e do atendimento à população. Vamos manter o ritmo e seguir avançando, sempre com diálogo, transparência e dedicação à nossa cidade. É uma honra contribuir ainda mais com o crescimento de Morro da Fumaça”, disse Davi.

O ato contou com a presença do deputado estadual Pepê Collaço, da presidente da Câmara, Marijane Felippe, de vereadores, do ex-prefeito Baltazar Pellegrin — que assinou o livro de transmissão como primeira testemunha — além de lideranças locais e membros do grupo de gestão.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos