Conecte-se conosco

Política

Minotto busca conhecimento sobre gerenciamento de resíduos

Publicado

em

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, está na cidade de Hof, no Estado da Baviera, na Alemanha, participando do Seminário Técnico de Gerenciamento de Resíduos. O encontro é organizado pela BBW, uma instituição que é parceira Instituto Del, e tem também a participação da Facisc. O objetivo é conhecer novas técnicas e soluções de gerenciamento de resíduos.

“Um exemplo inspirador que conheci aqui foi o trabalho da Universidade de Ciências Aplicadas de Hof. Eles estão na vanguarda da pesquisa em sustentabilidade e reciclagem, com projetos como o Instituto de Economia Circular de Biopolímeros, que desenvolve bioplásticos biodegradáveis a partir de resíduos de plásticos, e parcerias internacionais para promover a produção têxtil sustentável”, pontua Minotto.

Nesta terça-feira (4), a comitiva que tem representantes de todo o Brasil, visitou a Associação de Resíduos da cidade de Hof. A iniciativa tem nove unidades de coleta e processamento de resíduos orgânicos para compostagem que geram mil metros cúbicos de adubo todos os meses para distribuir a população.

“Precisamos estar atentos cada vez mais em ações que promovam a sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Na Assembleia Legislativa, criamos uma Lei que estabelece a semana ODS em Santa Catarina, como forma de defender a agenda 2030. Nesta missão continuamos a busca por conhecimento e práticas que podemos aproveitar e implantar em nosso Estado”, deputado estadual Rodrigo Minotto.

Política

Governo do Estado lança o maior programa de incentivo ao esporte catarinense

Publicado

em

Atletas e o esporte catarinense podem contar com mais investimentos do Governo do Estado para se desenvolverem cada vez mais. Na manhã desta segunda-feira, 2, o governador Jorginho Mello e o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, lançaram o Programa de Incentivo ao Esporte (PIE). Por meio da iniciativa, já a partir de 2025, o programa vai garantir R$ 75 milhões em investimentos para fomentar o esporte e a inclusão. A solenidade de lançamento do PIE foi no Teatro Ademir Rosa, do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

“Estamos cumprindo um compromisso com o esporte de Santa Catarina, de alocar recursos, criar condições. Esporte de todas as áreas, de todas as categorias vão poder ter chance e acessar esse fundo que conta com recursos do ICMS ( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Nós vamos começar com o valor de R$ 75 milhões. Então eles vão fazer os projetos agora para poder se habilitar e a gente poder repassar esse dinheiro a partir do ano que vem. Eu não tenho dúvida de que o esporte tira gente da dificuldade, da marginalidade, faz com que o jovem tenha a expectativa e esperança de ser um ídolo, de ter uma oportunidade na sua vida”, disse o governador Jorginho Mello.

Para o presidente da Fesporte, investir em programas como o PIE tem impacto duradouro, tanto no desenvolvimento de novos talentos, quanto na consolidação de Santa Catarina como um polo esportivo de destaque no Brasil.

“Hoje é um dia muito importante para a história da Fesporte e também para os atletas catarinenses. Falo nos atletas porque são eles os principais beneficiados de um programa inovador e que tem tudo para revolucionar em muitos setores o esporte de Santa Catarina. Agradecer o governador Jorginho Mello por acreditar no PIE e garanto que no futuro a sociedade catarinense irá celebrar muito o surgimento deste programa que é um grande marco para o governo”, complementa Freibergue Nascimento.

Continue Lendo

Política

Projeto do Parque Empresarial de Inovação Leonardo da Vinci une empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia em Criciúma

Detalhes do projeto elaborado pela Fiesc foram apresentados nesta quinta-feira (28), pela Administração Municipal

Publicado

em

O Parque Empresarial de Inovação Leonardo da Vinci será um novo lugar onde empreendedorismo, qualidade de vida, sustentabilidade e tecnologia se encontram em Criciúma. O Projeto Reinventa Cidades, que inclui a criação do empreendimento, desenvolvido pela Academia de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), foi apresentado nesta quinta-feira (28) pela Administração Municipal. Com infraestrutura moderna e sustentável, o parque será construído na área do antigo pavilhão da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos, na grande Próspera.

“Temos o papel de oportunizar novos negócios, de fazer gestão com eficiência, e total transparência, permitindo que empresários tenham lucro e gerem empregos. Descortinamos talentos, por meio da inovação. Temos o Parque Astronômico Albert Einstein, que recebe visitantes de todo o Brasil e que revela as habilidades extraordinárias dos nossos meninos e meninas. Hoje podemos dizer que Criciúma é uma aurora brilhante de uma nova e feliz geração. É isso que conhecemos hoje, por meio desse projeto”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.

O projeto pretende colocar Criciúma no mapa da inovação nacional, transformando a área em um ambiente dinâmico e integrado de transformação contínua. A infraestrutura do local comportará moradia, lazer e tecnologia de ponta, ideal para quem quer viver e criar ao mesmo tempo. O conceito arquitetônico do Parque Empresarial foi desenvolvido com base em informações sobre o contexto histórico da região carbonífera e por meio da avaliação de ambientes de inovação em empresas.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico de Criciúma, Aldinei Potelecki, o design do projeto proporciona um ambiente de desenvolvimento urbano mais humanizado, sustentável e eficiente. “A Administração Municipal tem pensado muito no que diz respeito ao ecossistema inovador e de empreendedorismo da cidade, e que não só transforma a nossa realidade, mas também de toda a região sul do estado de Santa Catarina. O empreendimento deve colocar o município no radar de investimentos internacionais”, afirmou Potelecki.

Espaços diversificados

O parque contará também com espaços comerciais, áreas de convivência, estabelecimentos gastronômicos e um edifício praça, que englobará cultura e negócios. O local terá um centro empresarial com duas torres, centro de eventos, hub de inovação e educação, estacionamentos, ciclovias e pontos de ônibus, integrando áreas comerciais e residenciais com infraestrutura moderna. Ao todo, serão 100 mil m² de área construída.

O diretor de Inovação e Competitividade da Fiesc, José Eduardo Azevedo Fiates, ressaltou o poder de inovação de Criciúma. “Cada região tem a sua vocação, tem o seu território, tem a sua característica. É isso que tentamos descobrir em Criciúma, e colocar num projeto com um pontapé inicial. Esse plana precisa ser elaborado, lapidado, todo o tempo pela cidade, porque quando você descobrir a vocação exata para esse território, se atinge o último nível, que é estar resiliente para enfrentar qualquer tipo de tendência, de mudança”, destacou Fiates.

Colaboração intersetorial

Com uma infraestrutura de ponta, o parque oferecerá laboratórios de alta tecnologia, centros de pesquisa e espaços colaborativos, com o objetivo de atrair startups e deep techs que impulsionem a economia. O projeto visa, ainda, fortalecer a colaboração entre os setores público e privado, universidades e sociedade civil.

A ideia do projeto é combinar áreas residenciais, comerciais e industriais, além de integrar o transporte de forma eficiente, consolidando o conceito de cidades em 15 minutos. O modelo de negócios inovador envolve a criação de espaços de coworking e a integração de empresas em busca da sustentabilidade dos negócios. Esse processo inclui laboratórios de negócios e inovação, além de iniciativas de fomento à capacitação.

Outro diferencial será a Rede Colaborativa de Inovação, que facilitará a troca de conhecimento e recursos entre empresas, universidades e centros de pesquisa, estimulando a cocriação, além de fomentar o desenvolvimento humano por meio de programas de capacitação e formação de talentos.

Continue Lendo

Política

Câmara Municipal de Criciúma realiza Sessão Solene de Entrega de Títulos Honoríficos

Publicado

em

Ao todo 15 personalidades e duas empresas terão seus nomes escritos na história de Criciúma, a partir da próxima sexta-feira, dia 22. Isso porque nesta data, às 19 horas, no Teatro Elias Angeloni, acontece a Sessão Solene de Entrega de Títulos Honoríficos da 19ª Legislatura, do ano de 2024, da Câmara Municipal de Criciúma.

A cerimônia é um momento de homenagear os cidadãos que se destacaram e prestaram relevantes serviços em prol do desenvolvimento do município. Cada vereador teve direito a propor um nome para receber o Título Honorífico, sendo todos os indicados aprovados por unanimidade. Entre os títulos, dez são de Cidadania Honorária, quatro de Cidadania Benemérita, dois de Diploma de Mérito e uma Medalha Zilda Arns.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Pastor Jair Alexandre, será uma noite especial não apenas para os homenageados, mas para Criciúma como um todo. “O Título Honorífico é um testemunho do valor que damos ao serviço prestado pelo nome indicado. Quando digo que é uma noite especial para a cidade em si, me refiro ao fato de estarmos valorizando quem faz o dia a dia de Criciúma”, afirma.

Confira o nome dos homenageados, a homenagem recebida e o vereador proponente.

  • Allison José Machiavelli Pires – Cidadania Honorária – Vereador Jair Augusto Alexandre (S/P)
  • Almir Fernandes de Souza – Medalha Zilda Arns – Vereador Manoel Rozeng (PL)
  • Christian de Escobar Prado – Cidadania Honorária – Vereador Paulo Ferrarezi (MDB)
  • Cristian Dimitri Andrade – Cidadania Honorária – Vereador Zairo Casagrande (PDT)
  • Daniel Costa de Freitas – Cidadania Benemérita – Vereador Nícola Martins (PL)
  • Eduardo Serafim – Cidadania Benemérita – Vereadora Geovana Benedet Zanette (PSD)
  • Padre Gabriel Manarim Dalmolin – Cidadania Benemérita – Vereador Salésio Lima (PSD)
  • Imbralit – Diploma de Mérito – Vereador Toninho da Imbralit (PSD)
  • João Batista Antoneli – Cidadania Honorária – Vereador Marcio Daros (PSD)
  • Jurandi José Nunes – Cidadania Honorária – Vereador Paulo Cesar Padilha (União Brasil)
  • Luiz Carlos Frederico de Souza – Cidadania Honorária – Vereador Júlio César Kaminski (PP)
  • Pedro Reis – Cidadania Honorária – Vereador Obadias Benones (PL)
  • Sabrina Cassol – Cidadania Honorária- Vereadora Giovana Mondardo (PCdoB)
  • Sandro Renato de Araújo – Cidadania Honorária – Vereador Arleu da Silveira (PSD)
  • Sergio dos Santos – Cidadania Benemérita – Vereador Juarez de Jesus (PL)
  • Tessili – Diploma de Mérito – Vereador Miri Dagostim (PP)
  • Vagner Espindola Rodrigues – Cidadania Honorária – Vereadora Roseli de Lucca Pizzolo (PSDB)
Continue Lendo

ADSAAA

ADS1

Mais vistos