Geral
Moradores do Sangão monitoram subida do nível do rio
Desde as primeiras horas desta segunda-feira os moradores do bairro Sangão, em Criciúma, estão monitorando a subida no nível do rio que corta a comunidade. A preocupação é que com a continuidade da chuva o rio possa deixar a calha e trazer problemas para os moradores das áreas ribeirinhas.
“Já há moradores que estão prontos para levantar móveis, só esperando pela subida da água. O rio teve seu nível aumentado ao longo do dia, mas como a previsão indica chuva ainda mais intensa para as próximas horas a preocupação é que o cenário só vá se agravando”, explica o jornalista Gustavo Duminelli, morador do Sangão.
Segundo ele, há meses a comunidade cobra por uma manutenção na limpeza do rio. “Somos constantemente afetados pelas chuvas e precisamos ser ouvidos. Nesta segunda vamos a Câmara de Forquilhinha e nos próximos dias no Legislativo de Criciúma para pedir apoio”.
Chuva vai seguir
Segundo o Meteorologista Piter Scheuer a instabilidade vai seguir pelo menos até quinta-feira. A área de baixa pressão que está afetando a região vai procurar chuva ao longo dos próximos dias. “Algumas cidades podem registrar mais que o volume todo aguardado para o mês. Áreas onde tradicionalmente há registro de alagamentos devem redobrar o alerta. O tempo só deve firmar mesmo a partir de sexta-feira”, avisa.
Geral
Abadeus abre 240 vagas gratuitas para Escola de Artes
A Abadeus Centro de Inovação Social está com vagas abertas para o Projeto Escola de Artes Fase II, uma iniciativa ampla e inovadora aprovada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura). O projeto, que está em andamento e com inscrições abertas, oferece oficinas gratuitas e a possibilidade de bolsas de estudo para os participantes, contemplando 240 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.
“Nossa missão é proporcionar uma transformação social significativa, usando a arte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento pessoal”, destacou a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro. “Estamos oferecendo uma oportunidade única para que as pessoas possam acessar um mundo de possibilidades através da arte”, completou.
Oficinas promovem expressão cultural
O Projeto Escola de Artes Fase II visa promover a expressão cultural em diversas modalidades artísticas, como música instrumental, canto coral, audiovisual e robótica. As oficinas, que terão duração de 10 meses, incluirão cursos de violão, ukulele, teclado, contrabaixo, sopro, violino, violoncelo, viola de arco, bateria, piano, e musicalização infantil. Além disso, oficinas de audiovisual, com foco em animação, fotografia, percussão e audiodescrição, também serão realizadas duas vezes por semana.
“É muito importante incluir diferentes faixas etárias e grupos sociais nessas atividades. Queremos que todos, desde crianças de um ano até idosos, possam explorar e desenvolver suas potencialidades artísticas. A arte não tem idade e, por meio dela, podemos fomentar uma cultura de cidadania”, frisou a gestora pedagógica da Abadeus, Rodicélia Felipe.
Apresentação no Teatro Elias Angeloni
O projeto culminará em uma noite cultural no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma, onde os alunos terão a oportunidade de apresentar os resultados das oficinas em uma grande celebração aberta ao público.
As inscrições já estão abertas e os interessados podem se inscrever diretamente na sede da Abadeus. As vagas são limitadas e priorizam pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo-lhes uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e cultural única.
Geral
CDL celebra 45 anos com homenagem a ex-presidentes
De Clube de Dirigentes Lojistas de Içara a uma das maiores entidades empresariais da cidade, a CDL tem 45 anos de muitas conquistas. Além de oferecer serviços focados na segurança comercial e a promoção do comércio, a CDL imprimiu a sua marca na arrecadação de donativos para pessoas atingidas pela enchente de 1996; no furacão Catarina, em 2004; implantação do Corpo de Bombeiros em Içara; a duplicação da BR-101 e da SC-445; a doação de cestas básicas na pandemia e mais recentemente na ajuda à reconstrução do Rio Grande do Sul.
Alguns destes momentos foram celebrados com o encontro dos presidentes que estiveram na liderança do movimento lojista. O evento enalteceu o trabalho que cada um realizou com um jantar festivo na noite desta quarta-feira, dia 27. Além da entrega de certificados, a entidade também foi homenageada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina pela atuação na cidade e a integração regional.
“Cada liderança contribuiu com visão, inovação e compromisso, construindo uma trajetória sólida que reflete a união e o esforço conjunto dos associados. Celebrar este marco é reconhecer a importância do trabalho coletivo e da continuidade das ações que fazem da CDL um pilar indispensável na vida empresarial e comunitária de Içara”, ressalta o presidente da CDL, Paulo Roberto Brígido.
“Içara tem uma CDL ativa, que reflete a pujança da cidade e a importância que tem para o estado. A dedicação e o comprometimento de todos que fazem parte dessa história, iniciada no dia 9 de agosto de 1979, valoriza o associativismo, impulsiona o empreendedorismo, fortalece o movimento lojista e contribui com o desenvolvimento socioeconômico da cidade e região”, completa o presidente da FCDL, Onildo Dalbosco Júnior.
Galeria de ex-presidentes
- Agilmar Pedro Viana (2001/03 – 2003/05 – 2010)
- Aldo Vânio de Souza (1995/97)
- Alexandre Fernandes (2017/18 – 2019/20)
- Antônio Luiz Casagrande (1982/83 e 1984/85)
- Augusto da Luz (1989/91 – 1991/93)
- Celso Luiz da Silva (1987/88 – 1988/89 – 1993/95 e 1999/01)
- Jader Ednei de Souza (2006/07 – 2008/10)
- José Dionísio Cardoso (1997/99 e 2011/12)
- Nereu Casagrande (1981/82, 1985/86 e 1986/87)
- Paulo Roberto Brígido (2013/14 – 2015/16 – 2021/22 – 2023/24)
- Santos José da Silva (1983/84)
- Vanderlei Jorge De Luca (1979/81)
Geral
Cerimônia de troca da Bandeira do Brasil marca início da Semana da Pátria em Criciúma
A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza neste domingo (1º) a abertura oficial da Semana da Pátria no município. A cerimônia, que inicia as comemorações da independência do Brasil, será realizada às 17h, no Parque da Prefeitura, em Criciúma.
O Desfile Cívico Militar será no sábado (7), data que marca a Independência do Brasil, a partir das 8h, na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, no bairro Próspera.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia4 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades