Sem Categoria
Morro da Fumaça celebra Dia Mundial da Saúde com ações que transformam vidas
No Dia Mundial da Saúde, conheça o programa de Morro da Fumaça que oferece aulas gratuitas de hidroginástica e pilates para mais de 200 pacientes com dores crônicas e fibromialgia.
No embalo das datas que reforçam a importância da saúde e da atividade física – celebradas nos dias 6 e 7 de abril – Morro da Fumaça tem bons motivos para comemorar. Duas iniciativas se destacam no cuidado com a população: o pilates e a hidroginástica oferecidos gratuitamente por meio do Programa para Pacientes com Dores Crônicas. Ao todo, 220 pessoas são beneficiadas mensalmente: 140 nas aulas de hidroginástica e 80 com o pilates.
“Sabemos que a prática de atividade física traz inúmeros benefícios, especialmente para pacientes com dores crônicas. Por isso, temos o cuidado de oferecer atividades apropriadas para cada caso. Os resultados são impressionantes”, destaca a secretária de Saúde, Lucelane de Souza Antunes. Ela adianta que a Prefeitura pretende ampliar ainda mais o programa ao longo do ano.
As aulas de hidroginástica são realizadas na piscina do Centro de Convivência da Terceira Idade, sob orientação da educadora física Marli Martins. A maioria dos participantes tem problemas na coluna, como hérnia de disco, bico de papagaio, ou está em recuperação de cirurgias ortopédicas. “Na água, os impactos são reduzidos e a temperatura morna ajuda no alívio da dor e relaxamento”, explica Marli.
Todos os alunos são encaminhados pela Secretaria de Saúde após avaliação médica. Pacientes com fibromialgia – hoje, 30 no total – têm direito a aulas contínuas, com atestado renovado anualmente. Já os demais recebem dez sessões iniciais. O programa atende casos diversos, como pós-AVC e problemas articulares.
“Melhorou minha vida 100%”
Entre as alunas, está Albertina Guollo Meneguel, de 71 anos, com próteses nos joelhos e sobrevivente de um câncer de mama. “Eu custava a andar, agora vou correndo”, brinca. “Espero ansiosa pelo dia da aula. Sonho com isso. Minha vida melhorou 100%.”
As aulas ocorrem em diferentes turnos, com grupos de até dez pessoas, duas vezes por semana. À tarde, o foco é nos grupos da Terceira Idade.
Pilates também transforma
Outro pilar do programa são as aulas de pilates – em aparelhos e no solo –, realizadas na UBS Alfredo Valsechi, na Estação Cocal e no Centro de Convivência. A fisioterapeuta Morgana da Silva Zago relata que o público atendido tem dores crônicas em várias regiões do corpo, especialmente coluna e articulações, além de pacientes com fibromialgia.
“O pilates melhora postura, reduz dores, aumenta flexibilidade, diminui a ansiedade e fortalece a musculatura. Os ganhos são tanto físicos quanto emocionais”, diz Morgana.
A aposentada Maria de Lourdes Feltrin, de 77 anos, é prova disso. “Andava curvada, agora estou ereta. Já tentei outras atividades, mas só o pilates me trouxe resultados rápidos”, comemora.
Atualmente, seis grupos participam das aulas semanais: quatro na Estação Cocal e dois no bairro De Costa, totalizando 80 pacientes. O acesso ao programa é feito por encaminhamento médico nas unidades de saúde do município.

Sem Categoria
Museu do Carvão de Siderópolis recebe exposição “Pessoas como Patrimônio”
Nessa segunda-feira, dia 6, iniciou a exposição “Pessoas como Patrimônio”, no Museu do Carvão, no antigo escritório da CSN, em Siderópolis. Ela celebra a memória viva e a identidade cultural na região sul-catarinense. A exposição é uma parceria entre o Museu Ferroviário de Tubarão e o Museu do Carvão de Siderópolis, e ficará em cartaz até o dia 3 de novembro de 2025.
Conforme o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabrício Nunes, destaca que será a quarta exposição temporária que o Museu do Carvão recebe este ano. “Isso fortalece o papel do espaço como ponto de encontro entre memória, arte e comunidade. Nosso objetivo é que o Museu seja cada vez mais um espaço vivo, que receba diferentes manifestações culturais e esteja sempre próximo da comunidade”, destacou.
A mostra, que reúne obras de 11 artistas contemporâneos, propõe uma reflexão sobre a memória, a história e a identidade cultural das comunidades do Sul de Santa Catarina, destacando a importância das pessoas como guardiãs do patrimônio imaterial ligado à história da Ferrovia Tereza Cristina e suas comunidades.
A exposição faz parte do Projeto Curadoria Artística realizado pelo Museu Ferroviário de Tubarão e nessa terceira edição fará inerência em Araranguá, Criciúma, Tubarão, além de Siderópolis.

Saúde
Profissionais da Educação e da Saúde participam de formação na Casa Guido
Na noite desta segunda-feira, 29 de setembro, profissionais da Educação e da Saúde de Morro da Fumaça participaram de uma formação promovida em parceria com a Casa Guido, de Criciúma. O encontro aconteceu no Salão de Festas da Capela de Santa Luzia, no bairro Jussara, e teve como foco o fortalecimento do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.
O secretário do Sistema de Educação de Morro da Fumaça, Marcos Silveira de Jesus, ressaltou a relevância do encontro para qualificar o olhar das equipes que atuam diariamente com crianças e adolescentes. “Esse momento de formação é essencial para que nossos profissionais estejam preparados não apenas tecnicamente, mas também com sensibilidade para perceber sinais que muitas vezes passam despercebidos. A parceria com a Casa Guido reforça nosso compromisso com o cuidado, a prevenção e a proteção integral das nossas crianças e adolescentes”, afirma.
A atividade contou com a presença do assistente do Programa de Diagnóstico Precoce da Casa Guido, Schneider Neves, que destacou a importância de encerrar o Setembro Dourado com ações educativas e de sensibilização. “O mês de setembro é dedicado à prevenção do câncer infantojuvenil. Com esse encontro de formação, temos um alcance maior para distribuir materiais gráficos de alerta e fornecer orientações essenciais. Nossa expectativa é sensibilizar as pessoas para que estejam atentas aos sinais e ajudar na construção de uma consciência preventiva”, ressaltou Schneider.
Além dele, também participaram a biomédica Ana Caroline Francisco e a fisioterapeuta Edilene Rocha, da Casa Guido. As especialistas apresentaram o trabalho desenvolvido pela instituição e orientaram como os profissionais da Educação e da Saúde fumacense podem colaborar na identificação precoce dos sinais da doença.
Casa Guido realiza trabalho de referência na região
O câncer infantojuvenil é hoje a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A Casa Guido atua em 45 municípios das microrregiões da AMESC, AMREC e AMUREL, oferecendo acolhimento às famílias e apoio durante o tratamento. Além da assistência direta, a instituição desenvolve ações educativas, justamente pela dificuldade no diagnóstico precoce, já que os sintomas iniciais costumam se confundir com doenças comuns da infância.

Sem Categoria
Gesto de amor: HSJosé de Criciúma realiza 24ª captação de órgãos do ano
O Hospital São José (HSJosé) de Criciúma realizou, na madrugada desta terça-feira (30), sua 24ª captação de órgãos do ano. A ação incluiu a terceira captação de coração de 2025.
O doador foi um homem de 38 anos que teve morte encefálica após um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A captação ocorreu um dia após a celebração do Dia Mundial do Coração.
A generosidade da família, ao autorizar a doação, possibilitou uma nova chance de vida para pacientes que aguardam na fila de transplante.
Emoção durante o procedimento
Durante o procedimento, um momento de forte emoção marcou a equipe. O médico responsável pela captação do coração fez uma pausa e pediu um minuto de silêncio em homenagem e agradecimento à família doadora.
“Foi um gesto de respeito e humanidade que nos deixou extremamente emocionados e agradecidos por poder estar ali naquele momento”, relatou a enfermeira da Central Hospitalar de Transplantes do HSJosé, Morgana Carboni.
A enfermeira da CHT, Jaqueline Martins, reforçou o apelo para a discussão em família. “Cada decisão de doar representa vidas que continuam, sonhos que seguem e famílias que se renovam. Por isso, é fundamental conversar sobre a doação de órgãos em família”, finalizou.

-



Geral5 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política4 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens8 anos atrásCidades


















