Conecte-se conosco

Política

Movimento Nacional ODS SC e Fecam retomam Acordo Cidades 2030

Lideranças do Movimento Nacional ODS Santa Catarina e Fecam discutiram novas estratégias de promoção, sensibilização e mobilização para retomada do Acordo Cidades 2030.

Publicado

em

Em reunião realizada dia 15 de maio, na sede da Federação dos Consórcios Públicos, Associações e Municípios (Fecam), o coordenador Geral do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, Gilson Zimmermann, e a presidente da Fecam, prefeita de Vargem, Milena Andersen, discutiram novas estratégias de promoção, sensibilização e mobilização para retomada do Acordo Cidades 2030.

O Acordo Cidades 2030 trata-se de um um protocolo de cooperação entre o Programa Cidades Sustentáveis (PCS), Fecam, Rede ODS Brasil e o Movimento Nacional ODS SC, para que as prefeituras de todo o Estado de SC estejam engajadas na Agenda 2030 e possam implementar políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para Milena, “é preciso discutir com os prefeitos sobre a ampliação de redes de cidades integradas ao Acordo Cidades 2030, já que as associações regionais ratificam as decisões coletivas, e o Movimento Nacional ODS Santa Catarina estará atuando em consonância com a Federação dos Consórcios Públicos, Associações e Municípios, integrando os ODS na gestão municipal”.

De acordo com Zimmermann, coordenador do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, existe um amplo campo de cooperação ao integrar as diversas instituições e esferas de governo ao Acordo Cidades 2030. No dia 12 de maio, signatários do Movimento Nacional ODS SC reuniram-se com o prefeito da capital catarinense Topázio Neto, buscando mobilizar a prefeitura para aderir ao movimento e atualizar a plataforma do PCS. 

“É muito significativa a liderança do prefeito Topázio, fortalecendo a capacidade de monitoramento e a territorializacão dos ODS, criando pertencimento aos servidores públicos no engajamento da Agenda 2030. Da mesma forma, ampliaremos as redes de articulações e fomento junto à governança de prefeitas e prefeitos de todo o Estado, na implementação da Agenda 2030. Nesse sentido, a parceria com a Fecam é muito estratégica para engajar os gestores públicos de todo o Estado”, afirma Zimmermann.

Já Cristian Becker, Especialista em Inovação em Gestão Pública, com experiência na gestão de indicadores e na operacionalização da plataforma Programa Cidades Sustentáveis (PCS), alinhados ao Pacto Global dos Prefeitos Pelo Clima e Energia, ressaltou a importância de somar esforços com a Fecam. “Recebi a comunicação da coordenadora do PCS, Zuleica Goulart, sobre a intenção e necessidade em renovar o Acordo Cidades 2030. A prefeita Milena, está comprometida a realizar a melhor gestão dos ODS entre as Federações, e para isso me coloco a disposição da Fecam, afirma Becker.

“Está na pauta dos prefeitos potencializar os gargalos de desenvolvimento regional, os arranjos produtivos locais, dentre outras políticas públicas, tais como: Destinos turísticos inteligentes, governança para ODS e diversas ferramentas de boas práticas associados às cidades inteligentes, criativas, inovadoras e sustentáveis. Para tanto, destacamos o Programa Cidades Sustentáveis, e o projeto Citnova, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)”, conclui Becker.

Como encaminhamentos da reunião, a prefeita comprometeu-se em analisar a proposta do Acordo Cidades 2030, além de participar, e mobilizar outras prefeituras, a participarem da abertura da Semana ODS em Pauta, com o tema “ODS nas Cidades: Como conhecer os indicadores e influenciar em políticas públicas”, conteúdo estratégico para tomadores de decisão na gestão pública. A Semana ODS em Pauta está ocorrendo de 22 a 26 de maio, e busca disseminar informações sobre a Agenda 2030, e nesta edição conta com uma série de conversas sobre temas como indicadores ODS, Mudanças Climáticas e ODS na Educação. Para saber mais e participar, acesse: https://www.sympla.com.br/evento-online/semana-ods-em-pauta/1970934

Participaram da reunião: a Presidente da FECAM e prefeita de Vargem Milena Andersen, o Coordenador Geral do Movimento Nacional ODS SC Gilson Zimmermann, o signatário e especialista em Inovação na Gestão Pública Cristian Becker, a Assessora de Gestão do Movimento Nacional ODS SC Daniela Rakoci, a Assessora de Comunicação do Movimento Nacional ODS SC Carine Bergmann, a Secretária da Fecam Juliana Souza e a Assistente de Articulação Institucional da Fecam Kariduana Justen.

Política

Representatividade feminina marca a 5ª Sessão da Câmara de Forquilhinha

Publicado

em

A 5ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Forquilhinha foi realizada excepcionalmente nesta quinta-feira (6), devido ao recesso de Carnaval. Durante a reunião, os parlamentares discutiram e votaram projetos de lei, requerimentos e indicações voltadas para melhorias na infraestrutura e qualidade de vida dos munícipes.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste sábado (8), a Mesa Diretora foi composta exclusivamente por mulheres. As vereadoras Grasiela Camilo Cravo (União Brasil), Ivone Minatto (PSD) e Laísa da Silva Figueiredo (PSDB), juntamente com a adjunta legislativa da casa, Vaudriana Savi, conduziram os trabalhos da sessão, marcando esse momento simbólico de representatividade feminina no Legislativo municipal.

Continue Lendo

Política

Paulo Vitor Cechinel assume Departamento de Cultura e Turismo de Morro da Fumaça

Publicado

em

O Departamento de Cultura e Turismo de Morro da Fumaça está sob novo comando com a posse, nesta quarta-feira, 5 de março, de Paulo Vitor Cechinel. O novo coordenador cultural do município fumacense estava atuando, desde 2022, como assessor de cultura e anteriormente, entre 2020 e 2022, no Setor de Convênios e Planejamento. Durante o período atuou na execução de Leis federais de Incentivo à Cultura, Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), e participou das principais festas e eventos culturais e turísticos do município. Também colaborou com a organização de todo o Sistema Municipal de Cultura e Turismo de Morro da Fumaça, composto por Conselho, Plano e Fundo Municipal, para desenvolvimento dos segmentos e dar legitimidade aos processos diante dos governos federal e estadual.

“A cultura e o turismo são pilares importantes do nosso município e sei que com a posse do Paulo Vitor teremos uma pessoa com muita competência e experiência frente ao departamento. Além disso, estamos valorizando o trabalho já promovido por ele como assessor cultural, agora reconhecendo seu potencial ao empossá-lo como coordenador do departamento”, afirma o prefeito Eduardo Sartor Guollo.

Entre os principais projetos futuros, o novo coordenador do Departamento de Cultura e Turismo destaca desenvolver um projeto com calendário de eventos atrativo para os munícipes e criar novas atividades no Centro Cultural como, por exemplo, aulas de dança, música, por meio das Leis de Incentivo Cultural (Lei Rouanet e PIC). “Também vamos buscar fortalecer ainda mais os símbolos culturais do município, atrair novos empreendimentos gastronômicos e fortalecer a Rota Turística Municipal”. Outra proposta que será colocada em prática é uma maior aproximação com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Morro da Fumaça e com a Associação Empresarial de Morro da Fumaça (Acimf).

O novo gestor também é secretário executivo do Conselho Municipal de Turismo de Morro da Fumaça (Comtur), bacharel em administração de empresas e trabalha com música e organização de eventos há 15 anos. Cechinel ainda é presidente da Associação Cultural e Esportiva Força Jovem Fumacense (FJF), desde 2022, que todos os anos organiza o tradicional campeonato de futsal, bem como o desfile de carros alegóricos que acontece anualmente.

“A área de Cultura e Turismo de Morro da Fumaça é muito promissora e tem muito a crescer. A experiência do Paulo tem muito a contribuir para que a administração possa alcançar os objetivos idealizados para esses setores”, pontua o vice-prefeito, Davi Colonetti Pellegrin.

Continue Lendo

Política

Prefeitura de Siderópolis retoma horário normal de atendimento nesta quarta-feira

Publicado

em

A partir desta quarta-feira, dia 5, a Prefeitura de Siderópolis retomará o atendimento em horário normal. O expediente do Paço Municipal Antônio Feltrin será em dois turnos, das 8h às 12h e das 13h às 17h, assim como na Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid). O decreto nº 016 foi publicado nesta segunda-feira, dia 3.

Já as secretarias de Obras e de Agricultura e Meio Ambiente funcionarão das 7h às 12h e das 13h às 16h. As demais repartições manterão o horário habitual, assim como os serviços de excepcional interesse público, incluindo limpeza urbana, coleta de lixo e saúde.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos