Política
Movimento Nacional ODS SC e Fecam retomam Acordo Cidades 2030
Lideranças do Movimento Nacional ODS Santa Catarina e Fecam discutiram novas estratégias de promoção, sensibilização e mobilização para retomada do Acordo Cidades 2030.

Em reunião realizada dia 15 de maio, na sede da Federação dos Consórcios Públicos, Associações e Municípios (Fecam), o coordenador Geral do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, Gilson Zimmermann, e a presidente da Fecam, prefeita de Vargem, Milena Andersen, discutiram novas estratégias de promoção, sensibilização e mobilização para retomada do Acordo Cidades 2030.
O Acordo Cidades 2030 trata-se de um um protocolo de cooperação entre o Programa Cidades Sustentáveis (PCS), Fecam, Rede ODS Brasil e o Movimento Nacional ODS SC, para que as prefeituras de todo o Estado de SC estejam engajadas na Agenda 2030 e possam implementar políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para Milena, “é preciso discutir com os prefeitos sobre a ampliação de redes de cidades integradas ao Acordo Cidades 2030, já que as associações regionais ratificam as decisões coletivas, e o Movimento Nacional ODS Santa Catarina estará atuando em consonância com a Federação dos Consórcios Públicos, Associações e Municípios, integrando os ODS na gestão municipal”.
De acordo com Zimmermann, coordenador do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, existe um amplo campo de cooperação ao integrar as diversas instituições e esferas de governo ao Acordo Cidades 2030. No dia 12 de maio, signatários do Movimento Nacional ODS SC reuniram-se com o prefeito da capital catarinense Topázio Neto, buscando mobilizar a prefeitura para aderir ao movimento e atualizar a plataforma do PCS.
“É muito significativa a liderança do prefeito Topázio, fortalecendo a capacidade de monitoramento e a territorializacão dos ODS, criando pertencimento aos servidores públicos no engajamento da Agenda 2030. Da mesma forma, ampliaremos as redes de articulações e fomento junto à governança de prefeitas e prefeitos de todo o Estado, na implementação da Agenda 2030. Nesse sentido, a parceria com a Fecam é muito estratégica para engajar os gestores públicos de todo o Estado”, afirma Zimmermann.
Já Cristian Becker, Especialista em Inovação em Gestão Pública, com experiência na gestão de indicadores e na operacionalização da plataforma Programa Cidades Sustentáveis (PCS), alinhados ao Pacto Global dos Prefeitos Pelo Clima e Energia, ressaltou a importância de somar esforços com a Fecam. “Recebi a comunicação da coordenadora do PCS, Zuleica Goulart, sobre a intenção e necessidade em renovar o Acordo Cidades 2030. A prefeita Milena, está comprometida a realizar a melhor gestão dos ODS entre as Federações, e para isso me coloco a disposição da Fecam, afirma Becker.
“Está na pauta dos prefeitos potencializar os gargalos de desenvolvimento regional, os arranjos produtivos locais, dentre outras políticas públicas, tais como: Destinos turísticos inteligentes, governança para ODS e diversas ferramentas de boas práticas associados às cidades inteligentes, criativas, inovadoras e sustentáveis. Para tanto, destacamos o Programa Cidades Sustentáveis, e o projeto Citnova, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)”, conclui Becker.
Como encaminhamentos da reunião, a prefeita comprometeu-se em analisar a proposta do Acordo Cidades 2030, além de participar, e mobilizar outras prefeituras, a participarem da abertura da Semana ODS em Pauta, com o tema “ODS nas Cidades: Como conhecer os indicadores e influenciar em políticas públicas”, conteúdo estratégico para tomadores de decisão na gestão pública. A Semana ODS em Pauta está ocorrendo de 22 a 26 de maio, e busca disseminar informações sobre a Agenda 2030, e nesta edição conta com uma série de conversas sobre temas como indicadores ODS, Mudanças Climáticas e ODS na Educação. Para saber mais e participar, acesse: https://www.sympla.com.br/evento-online/semana-ods-em-pauta/1970934
Participaram da reunião: a Presidente da FECAM e prefeita de Vargem Milena Andersen, o Coordenador Geral do Movimento Nacional ODS SC Gilson Zimmermann, o signatário e especialista em Inovação na Gestão Pública Cristian Becker, a Assessora de Gestão do Movimento Nacional ODS SC Daniela Rakoci, a Assessora de Comunicação do Movimento Nacional ODS SC Carine Bergmann, a Secretária da Fecam Juliana Souza e a Assistente de Articulação Institucional da Fecam Kariduana Justen.
Política
Representatividade feminina marca a 5ª Sessão da Câmara de Forquilhinha

A 5ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Forquilhinha foi realizada excepcionalmente nesta quinta-feira (6), devido ao recesso de Carnaval. Durante a reunião, os parlamentares discutiram e votaram projetos de lei, requerimentos e indicações voltadas para melhorias na infraestrutura e qualidade de vida dos munícipes.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste sábado (8), a Mesa Diretora foi composta exclusivamente por mulheres. As vereadoras Grasiela Camilo Cravo (União Brasil), Ivone Minatto (PSD) e Laísa da Silva Figueiredo (PSDB), juntamente com a adjunta legislativa da casa, Vaudriana Savi, conduziram os trabalhos da sessão, marcando esse momento simbólico de representatividade feminina no Legislativo municipal.
Política
Paulo Vitor Cechinel assume Departamento de Cultura e Turismo de Morro da Fumaça

O Departamento de Cultura e Turismo de Morro da Fumaça está sob novo comando com a posse, nesta quarta-feira, 5 de março, de Paulo Vitor Cechinel. O novo coordenador cultural do município fumacense estava atuando, desde 2022, como assessor de cultura e anteriormente, entre 2020 e 2022, no Setor de Convênios e Planejamento. Durante o período atuou na execução de Leis federais de Incentivo à Cultura, Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), e participou das principais festas e eventos culturais e turísticos do município. Também colaborou com a organização de todo o Sistema Municipal de Cultura e Turismo de Morro da Fumaça, composto por Conselho, Plano e Fundo Municipal, para desenvolvimento dos segmentos e dar legitimidade aos processos diante dos governos federal e estadual.
“A cultura e o turismo são pilares importantes do nosso município e sei que com a posse do Paulo Vitor teremos uma pessoa com muita competência e experiência frente ao departamento. Além disso, estamos valorizando o trabalho já promovido por ele como assessor cultural, agora reconhecendo seu potencial ao empossá-lo como coordenador do departamento”, afirma o prefeito Eduardo Sartor Guollo.
Entre os principais projetos futuros, o novo coordenador do Departamento de Cultura e Turismo destaca desenvolver um projeto com calendário de eventos atrativo para os munícipes e criar novas atividades no Centro Cultural como, por exemplo, aulas de dança, música, por meio das Leis de Incentivo Cultural (Lei Rouanet e PIC). “Também vamos buscar fortalecer ainda mais os símbolos culturais do município, atrair novos empreendimentos gastronômicos e fortalecer a Rota Turística Municipal”. Outra proposta que será colocada em prática é uma maior aproximação com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Morro da Fumaça e com a Associação Empresarial de Morro da Fumaça (Acimf).
O novo gestor também é secretário executivo do Conselho Municipal de Turismo de Morro da Fumaça (Comtur), bacharel em administração de empresas e trabalha com música e organização de eventos há 15 anos. Cechinel ainda é presidente da Associação Cultural e Esportiva Força Jovem Fumacense (FJF), desde 2022, que todos os anos organiza o tradicional campeonato de futsal, bem como o desfile de carros alegóricos que acontece anualmente.
“A área de Cultura e Turismo de Morro da Fumaça é muito promissora e tem muito a crescer. A experiência do Paulo tem muito a contribuir para que a administração possa alcançar os objetivos idealizados para esses setores”, pontua o vice-prefeito, Davi Colonetti Pellegrin.
Política
Prefeitura de Siderópolis retoma horário normal de atendimento nesta quarta-feira

A partir desta quarta-feira, dia 5, a Prefeitura de Siderópolis retomará o atendimento em horário normal. O expediente do Paço Municipal Antônio Feltrin será em dois turnos, das 8h às 12h e das 13h às 17h, assim como na Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid). O decreto nº 016 foi publicado nesta segunda-feira, dia 3.
Já as secretarias de Obras e de Agricultura e Meio Ambiente funcionarão das 7h às 12h e das 13h às 16h. As demais repartições manterão o horário habitual, assim como os serviços de excepcional interesse público, incluindo limpeza urbana, coleta de lixo e saúde.
-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades