Conecte-se conosco

Política

Frente Parlamentar ODS será lançada hoje na Alesc

A Frente Parlamentar de Apoio aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado Fabiano da Luz (PT), será lançada hoje (01/06), às 18h. O evento virtual vai abordar assuntos como a importância dos ODS às pessoas e o papel do Parlamento nesse debate. Os interessados poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Alesc.

Publicado

em

A Frente Parlamentar de Apoio aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado Fabiano da Luz (PT), será lançada hoje (01/06), às 18h. O evento virtual vai abordar assuntos como a importância dos ODS às pessoas e o papel do Parlamento nesse debate. Os interessados poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Alesc.

A criação da frente parlamentar atende ao pedido da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

O deputado Fabiano esclarece que a iniciativa tem a finalidade de estabelecer relações de cooperação para alcançar os 17 ODS – como erradicar a pobreza, a fome e assegurar educação inclusiva – que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. “É extremamente importante priorizar essas questões humanitárias em um momento em que famílias estão em situação de vulnerabilidade, passando por uma situação mais drástica e urgente na pandemia”, afirmou o coordenador da frente parlamentar.

Para o diretor da Egem (Escola de Gestão Pública Municipal) da Fecam, Dionei Walter da Silva, a criação da frente parlamentar é uma conquista importante, pois “os ODS, adotados em 2015 em reunião entre chefes de Estado e de governos na ONU, refletem as aspirações de diversas nações para construir uma trajetória mundial com equilíbrio ambiental e social”. “As metas estabelecidas visam a construção de um mundo mais justo, próspero, sustentável e igualitário até 2030. E para que isto aconteça, cada entidade e cada cidadão precisa se engajar e fazer a sua parte.”

A frente parlamentar permitirá “a aceleração do engajamento da sociedade catarinense na Agenda 2030”, segundo o coordenador do Movimento Nacional ODS em Santa Catarina, Gilson Zimmermann. “O Legislativo analisará e promoverá estudos, iniciativas e leis voltados para políticas públicas de temas centrais da referida agenda, como por exemplo o fomento ao desenvolvimento humano e sustentável, por meio da adoção dos ODS.”

Políticas públicas
Para o coordenador Adjunto de Mobilização do Movimento ODS de Santa Catarina, Fernando Barbosa dos Santos, “a frente parlamentar é de extrema importância para a sociedade no debate sobre políticas públicas, conhecimento e no auxílio para nortear o legislativo, sobretudo quando se tem como base os ODS, uma agenda universal que tem como principal missão a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e equilibrada”.

Com a instituição da frente parlamentar, segundo a coordenadora de Projetos Especiais na Facisc e no ODS Think Tank no Movimento ODS no estado, Adelita Adiers, a expectativa é que “a Agenda 2030 e os ODS alcancem temas relevantes para os catarinenses, oportunizando ações concretas a partir de políticas públicas coordenadas”.

A programação terá palestras dos especialistas Paulo Medeiro, secretário Executivo de Justiça e Cidadania do DF, e do deputado federal Nilto Tatto, coordenador da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no Congresso Nacional.

Integram a frente parlamentar, além do coordenador Fabiano da Luz, as deputadas Ada de Luca e Luciane Carminatti, e os deputados Coronel Mocellin, Fernando Krelling, Ismael dos Santos, Marcius Machado, Marcos Vieira, Mauricio Eskudlark, Nazareno Martins, Neodi Saretta, Ricardo Alba, Rodrigo Minotto e Valdir Cobalchini.

SAIBA MAIS

Os 17 ODS

Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;

Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;

Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;

Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;

Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro do Estado de Santa Catarina;

Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;

Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;

Objetivo 14: Conservação e uso sustentável do oceano, dos mares, dos recursos marinhos, lagos, rios e para o desenvolvimento sustentável;

Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater à desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;

Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis; e

Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Política

Projeto do Parque Empresarial de Inovação Leonardo da Vinci une empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia em Criciúma

Detalhes do projeto elaborado pela Fiesc foram apresentados nesta quinta-feira (28), pela Administração Municipal

Publicado

em

O Parque Empresarial de Inovação Leonardo da Vinci será um novo lugar onde empreendedorismo, qualidade de vida, sustentabilidade e tecnologia se encontram em Criciúma. O Projeto Reinventa Cidades, que inclui a criação do empreendimento, desenvolvido pela Academia de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), foi apresentado nesta quinta-feira (28) pela Administração Municipal. Com infraestrutura moderna e sustentável, o parque será construído na área do antigo pavilhão da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos, na grande Próspera.

“Temos o papel de oportunizar novos negócios, de fazer gestão com eficiência, e total transparência, permitindo que empresários tenham lucro e gerem empregos. Descortinamos talentos, por meio da inovação. Temos o Parque Astronômico Albert Einstein, que recebe visitantes de todo o Brasil e que revela as habilidades extraordinárias dos nossos meninos e meninas. Hoje podemos dizer que Criciúma é uma aurora brilhante de uma nova e feliz geração. É isso que conhecemos hoje, por meio desse projeto”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.

O projeto pretende colocar Criciúma no mapa da inovação nacional, transformando a área em um ambiente dinâmico e integrado de transformação contínua. A infraestrutura do local comportará moradia, lazer e tecnologia de ponta, ideal para quem quer viver e criar ao mesmo tempo. O conceito arquitetônico do Parque Empresarial foi desenvolvido com base em informações sobre o contexto histórico da região carbonífera e por meio da avaliação de ambientes de inovação em empresas.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico de Criciúma, Aldinei Potelecki, o design do projeto proporciona um ambiente de desenvolvimento urbano mais humanizado, sustentável e eficiente. “A Administração Municipal tem pensado muito no que diz respeito ao ecossistema inovador e de empreendedorismo da cidade, e que não só transforma a nossa realidade, mas também de toda a região sul do estado de Santa Catarina. O empreendimento deve colocar o município no radar de investimentos internacionais”, afirmou Potelecki.

Espaços diversificados

O parque contará também com espaços comerciais, áreas de convivência, estabelecimentos gastronômicos e um edifício praça, que englobará cultura e negócios. O local terá um centro empresarial com duas torres, centro de eventos, hub de inovação e educação, estacionamentos, ciclovias e pontos de ônibus, integrando áreas comerciais e residenciais com infraestrutura moderna. Ao todo, serão 100 mil m² de área construída.

O diretor de Inovação e Competitividade da Fiesc, José Eduardo Azevedo Fiates, ressaltou o poder de inovação de Criciúma. “Cada região tem a sua vocação, tem o seu território, tem a sua característica. É isso que tentamos descobrir em Criciúma, e colocar num projeto com um pontapé inicial. Esse plana precisa ser elaborado, lapidado, todo o tempo pela cidade, porque quando você descobrir a vocação exata para esse território, se atinge o último nível, que é estar resiliente para enfrentar qualquer tipo de tendência, de mudança”, destacou Fiates.

Colaboração intersetorial

Com uma infraestrutura de ponta, o parque oferecerá laboratórios de alta tecnologia, centros de pesquisa e espaços colaborativos, com o objetivo de atrair startups e deep techs que impulsionem a economia. O projeto visa, ainda, fortalecer a colaboração entre os setores público e privado, universidades e sociedade civil.

A ideia do projeto é combinar áreas residenciais, comerciais e industriais, além de integrar o transporte de forma eficiente, consolidando o conceito de cidades em 15 minutos. O modelo de negócios inovador envolve a criação de espaços de coworking e a integração de empresas em busca da sustentabilidade dos negócios. Esse processo inclui laboratórios de negócios e inovação, além de iniciativas de fomento à capacitação.

Outro diferencial será a Rede Colaborativa de Inovação, que facilitará a troca de conhecimento e recursos entre empresas, universidades e centros de pesquisa, estimulando a cocriação, além de fomentar o desenvolvimento humano por meio de programas de capacitação e formação de talentos.

Continue Lendo

Política

Câmara Municipal de Criciúma realiza Sessão Solene de Entrega de Títulos Honoríficos

Publicado

em

Ao todo 15 personalidades e duas empresas terão seus nomes escritos na história de Criciúma, a partir da próxima sexta-feira, dia 22. Isso porque nesta data, às 19 horas, no Teatro Elias Angeloni, acontece a Sessão Solene de Entrega de Títulos Honoríficos da 19ª Legislatura, do ano de 2024, da Câmara Municipal de Criciúma.

A cerimônia é um momento de homenagear os cidadãos que se destacaram e prestaram relevantes serviços em prol do desenvolvimento do município. Cada vereador teve direito a propor um nome para receber o Título Honorífico, sendo todos os indicados aprovados por unanimidade. Entre os títulos, dez são de Cidadania Honorária, quatro de Cidadania Benemérita, dois de Diploma de Mérito e uma Medalha Zilda Arns.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Pastor Jair Alexandre, será uma noite especial não apenas para os homenageados, mas para Criciúma como um todo. “O Título Honorífico é um testemunho do valor que damos ao serviço prestado pelo nome indicado. Quando digo que é uma noite especial para a cidade em si, me refiro ao fato de estarmos valorizando quem faz o dia a dia de Criciúma”, afirma.

Confira o nome dos homenageados, a homenagem recebida e o vereador proponente.

  • Allison José Machiavelli Pires – Cidadania Honorária – Vereador Jair Augusto Alexandre (S/P)
  • Almir Fernandes de Souza – Medalha Zilda Arns – Vereador Manoel Rozeng (PL)
  • Christian de Escobar Prado – Cidadania Honorária – Vereador Paulo Ferrarezi (MDB)
  • Cristian Dimitri Andrade – Cidadania Honorária – Vereador Zairo Casagrande (PDT)
  • Daniel Costa de Freitas – Cidadania Benemérita – Vereador Nícola Martins (PL)
  • Eduardo Serafim – Cidadania Benemérita – Vereadora Geovana Benedet Zanette (PSD)
  • Padre Gabriel Manarim Dalmolin – Cidadania Benemérita – Vereador Salésio Lima (PSD)
  • Imbralit – Diploma de Mérito – Vereador Toninho da Imbralit (PSD)
  • João Batista Antoneli – Cidadania Honorária – Vereador Marcio Daros (PSD)
  • Jurandi José Nunes – Cidadania Honorária – Vereador Paulo Cesar Padilha (União Brasil)
  • Luiz Carlos Frederico de Souza – Cidadania Honorária – Vereador Júlio César Kaminski (PP)
  • Pedro Reis – Cidadania Honorária – Vereador Obadias Benones (PL)
  • Sabrina Cassol – Cidadania Honorária- Vereadora Giovana Mondardo (PCdoB)
  • Sandro Renato de Araújo – Cidadania Honorária – Vereador Arleu da Silveira (PSD)
  • Sergio dos Santos – Cidadania Benemérita – Vereador Juarez de Jesus (PL)
  • Tessili – Diploma de Mérito – Vereador Miri Dagostim (PP)
  • Vagner Espindola Rodrigues – Cidadania Honorária – Vereadora Roseli de Lucca Pizzolo (PSDB)
Continue Lendo

Política

Tribunal de Justiça aceita denúncia para abrir ação penal contra prefeito de Criciúma

Publicado

em

A 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em julgamento que teve duração de 4 horas e 30 minutos nesta quinta-feira, 14 de novembro, aceitou na íntegra denúncia formulada pelo Ministério Público contra o prefeito de Criciúma e mais 20 pessoas. Todos, agora, se tornam réus e vão responder por organização criminosa e corrupção passiva, entre outros delitos, supostamente por montarem um complexo e permanente esquema de crimes contra a administração pública e consumidores em Criciúma, sobretudo no controle do serviço funerário.  O caso tornou-se público após a deflagração da Operação Caronte, no sul do Estado, neste ano.

A sessão no TJ começou às 9h30min e registrou mais de 15 sustentações orais formuladas por advogados em atuação na defesa dos 21 acusados. Só esta etapa se estendeu por 4 horas, ininterruptamente, até às 13h40min. Neste momento, a câmara promoveu a suspensão dos trabalhos para almoço e retornou com o julgamento exatamente às 15 horas. O voto da desembargadora Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, relatora da matéria, foi prolatado em pouco menos de 30 minutos. 

A magistrada rejeitou todas as nulidades levantadas da tribuna pelos defensores e aceitou a denúncia do MP em sua integralidade, por considerar presente a justa causa para agir por conta dos indícios existentes no inquérito de mais de 15 mil laudas. Seu voto foi acompanhado de forma unânime pelos desembargadores Luiz Cesar Schweitzer e Luiz Neri Oliveira de Souza. “Acompanho a relatora por tudo que ela expôs em seu voto”, justificou Schweitzer. “Creio que foi um voto muito claro e coeso, de forma que também acompanho a posição da desembargadora Cinthia, arrematou Luiz Neri.  As medidas cautelares ainda vigentes deverão ser analisadas individualmente em próximas sessões do colegiado.

A 5ª Câmara Criminal do TJ, presidida pelo desembargador Antônio Zoldan da Veiga, também deliberou por encaminhar gravação integral das sustentações orais registradas na sessão para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) e também ao Ministério Público de Santa Catarina, para que possam analisar e adotar as medidas que entenderem cabíveis, após ponderação da desembargado Cinthia: “Pelo que vimos hoje aqui, acho que faltou serenidade, educação e respeito. Os advogados estão aqui para defender seus clientes, mas não para atacarem uma instituição”. (Autos 50506958720248240000). 

Continue Lendo

ADSAAA

ADS1

Mais vistos