Conecte-se conosco

Política

Frente Parlamentar ODS será lançada hoje na Alesc

A Frente Parlamentar de Apoio aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado Fabiano da Luz (PT), será lançada hoje (01/06), às 18h. O evento virtual vai abordar assuntos como a importância dos ODS às pessoas e o papel do Parlamento nesse debate. Os interessados poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Alesc.

Publicado

em

A Frente Parlamentar de Apoio aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado Fabiano da Luz (PT), será lançada hoje (01/06), às 18h. O evento virtual vai abordar assuntos como a importância dos ODS às pessoas e o papel do Parlamento nesse debate. Os interessados poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Alesc.

A criação da frente parlamentar atende ao pedido da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

O deputado Fabiano esclarece que a iniciativa tem a finalidade de estabelecer relações de cooperação para alcançar os 17 ODS – como erradicar a pobreza, a fome e assegurar educação inclusiva – que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. “É extremamente importante priorizar essas questões humanitárias em um momento em que famílias estão em situação de vulnerabilidade, passando por uma situação mais drástica e urgente na pandemia”, afirmou o coordenador da frente parlamentar.

Para o diretor da Egem (Escola de Gestão Pública Municipal) da Fecam, Dionei Walter da Silva, a criação da frente parlamentar é uma conquista importante, pois “os ODS, adotados em 2015 em reunião entre chefes de Estado e de governos na ONU, refletem as aspirações de diversas nações para construir uma trajetória mundial com equilíbrio ambiental e social”. “As metas estabelecidas visam a construção de um mundo mais justo, próspero, sustentável e igualitário até 2030. E para que isto aconteça, cada entidade e cada cidadão precisa se engajar e fazer a sua parte.”

A frente parlamentar permitirá “a aceleração do engajamento da sociedade catarinense na Agenda 2030”, segundo o coordenador do Movimento Nacional ODS em Santa Catarina, Gilson Zimmermann. “O Legislativo analisará e promoverá estudos, iniciativas e leis voltados para políticas públicas de temas centrais da referida agenda, como por exemplo o fomento ao desenvolvimento humano e sustentável, por meio da adoção dos ODS.”

Políticas públicas
Para o coordenador Adjunto de Mobilização do Movimento ODS de Santa Catarina, Fernando Barbosa dos Santos, “a frente parlamentar é de extrema importância para a sociedade no debate sobre políticas públicas, conhecimento e no auxílio para nortear o legislativo, sobretudo quando se tem como base os ODS, uma agenda universal que tem como principal missão a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e equilibrada”.

Com a instituição da frente parlamentar, segundo a coordenadora de Projetos Especiais na Facisc e no ODS Think Tank no Movimento ODS no estado, Adelita Adiers, a expectativa é que “a Agenda 2030 e os ODS alcancem temas relevantes para os catarinenses, oportunizando ações concretas a partir de políticas públicas coordenadas”.

A programação terá palestras dos especialistas Paulo Medeiro, secretário Executivo de Justiça e Cidadania do DF, e do deputado federal Nilto Tatto, coordenador da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no Congresso Nacional.

Integram a frente parlamentar, além do coordenador Fabiano da Luz, as deputadas Ada de Luca e Luciane Carminatti, e os deputados Coronel Mocellin, Fernando Krelling, Ismael dos Santos, Marcius Machado, Marcos Vieira, Mauricio Eskudlark, Nazareno Martins, Neodi Saretta, Ricardo Alba, Rodrigo Minotto e Valdir Cobalchini.

SAIBA MAIS

Os 17 ODS

Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;

Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;

Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;

Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;

Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro do Estado de Santa Catarina;

Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;

Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;

Objetivo 14: Conservação e uso sustentável do oceano, dos mares, dos recursos marinhos, lagos, rios e para o desenvolvimento sustentável;

Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater à desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;

Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis; e

Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Política

Duca Zata e Gelson Possamai retornam ao Legislativo

Publicado

em

Os vereadores progressitas Duca Zata e Gelson Possamai, que estavam licenciados por terem assumido secretarias na Prefeitura Municipal de Içara, retornaram a exercer seus mandatos na Câmara Municipal. O retorno dos vereadores ocorreu na semana passada, dia 03/04, conforme portaria do Poder Executivo. E nesta segunda-feira (08), participaram da sessão ordinária.

Zata esteve à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda por três anos. E Gelson Possamai havia assumido a Secretaria de Agricultura em maio de 2022. O retorno dos vereadores licenciados ocorre conforme a Lei Complementar nº 64/90, que estabelece que não podem concorrer ao cargo de vereador os candidatos que tenham ocupado o cargo de secretário municipal durante os seis meses que antecedem as eleições.

Por conta dessa restrição, os parlamentares precisaram se desincompatibilizar, deixando os cargos que ocupavam no Poder Executivo. Em contrapartida, deixaram o Poder Legislativo e retornaram à condição de suplentes Rodrigo da Silva Gonçalves e Renan Dal Ponte, o Kona, ambos do PP.

Continue Lendo

Política

Dalvania anuncia mudanças no seu secretariado

Publicado

em

A Administração Municipal de Içara realizou a posse de novos gestores nesta segunda-feira, dia 8. A Secretaria de Saúde, agora, está sob o comando de Gustavo Schlichting de Jesus. Para a Secretaria de Agricultura, foi anunciado o nome de Valdemir Antônio Guslinski, e para a Secretaria de Administração, o de Josilaine Teixeira Joaquim.

Eles ocupam os cargos deixados por, respectivamente, Sandro Ressler, Gelson Possamai e Elisângela Zanolli, que se desligaram do governo na última semana. As nomeações devem ser oficializadas no Diário Oficial do Município (DOM) nos próximos dias.

Experiências

Servidor de carreira do Município, o enfermeiro Gustavo Schlichting de Jesus já ocupava uma posição de liderança da Secretaria de Saúde, sendo o coordenador da Atenção Especializada. Ele é pós-graduado em Saúde Coletiva.

Valdemir Antônio Guslinski possui uma longa trajetória no campo. Oriundo da comunidade de Santa Cruz, na zona rural de Içara, o produtor rural herdou a profissão dos pais e se dedica há quase 50 anos à agricultura.

Com uma experiência de 12 anos na iniciativa privada, onde trabalhou no setor cerâmico, Josilaine Teixeira Joaquim é graduada em Tecnologia em Cerâmica e pós-graduada em Engenharia de Produção. Esta será a sua primeira oportunidade no serviço público. 

Continue Lendo

Política

Novos gestores municipais tomam posse em Criciúma

Publicado

em

Nesta terça-feira (2), o Governo de Criciúma realizou o ato de saída e a posse dos novos gestores da prefeitura. As pastas que passaram por mudanças foram: Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação, Secretaria Municipal da Fazenda, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Educação, Defesa Civil, Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Procon, Fundo Municipal de Saneamento Básico (Funsab) e Fundação Municipal de Esportes (FME). A solenidade de transmissão de cargos aconteceu no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, e contou com a presença de autoridades políticas, representantes de entidades e de moradores.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, agradeceu os gestores que se despediram da prefeitura para missões pessoais e deu as boas-vindas aos novos integrantes do governo municipal. “Agradeço a esta equipe que serviu a cidade nos últimos anos. Posso dizer que vocês fizeram bem o dever de casa. Para os que chegam, certamente, vão dar continuidade aos serviços prestados aos criciumenses. Eu gosto de pessoas que têm vontade, que se dedicam. Pessoas que se preocupam com a entrega, que trabalham de manhã, à tarde e à noite. Para aqueles que me acompanharam, mais uma vez, muito obrigado. Sucesso a todos”, ressaltou.

O secretário-geral da prefeitura e coordenador do programa Acelera Criciúma, Arleu da Silveira, desejou êxito aos gestores. “Tenham a certeza de que vocês fizeram o melhor para transformar esta cidade. E não temos dúvidas que a equipe que está entrando agora é tão competente quanto aos gestores que nos deixaram. Nosso governo é feito de humildade e de trabalho, pois são nos pequenos instantes que existem grandes conquistas”, afirmou.

Conheça o novo gestor de cada secretaria:

Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação

Dalva Borges Pires Donadel é a nova secretária municipal de Assistência Social e Habitação, cargo antes ocupado por Bruno Ferreira. Dalva é formada em Educação Artística, Desenho e Plástica, pós-graduada em Design e em Moda. Por vários anos, atuou como locutora da antiga Rádio Hulha Negra, além da Rádio Eldorado. Dalva é professora de pós-graduação na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Pinheirinho e presidente de honra da Organização Não Governamental (Ong) Animal.com.

Secretaria Municipal da Fazenda

Celito Cardoso assumiu o cargo antes ocupado por Vagner Espíndola. Graduado em Filosofia, com especialização em Administração e Gestão de Pessoas, esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação nos últimos meses. Cardoso atuou grande parte da sua vida profissional na iniciativa privada. Já foi secretário municipal da Fazenda e coordenador do Comitê Gestor da Prefeitura de Criciúma.

Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana

Jóri Ramos Pereira assumiu o cargo de secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, antes ocupado por Tita Belloli. Formado em Engenharia de Agrimensura, com mestrado e doutorado em Ciências Ambientais, Jóri foi engenheiro coordenador do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo) do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc e possui ampla experiência na área de engenharia.

Secretaria Municipal de Educação

Alexsandra Stols Pelegrim assumiu o cargo antes ocupado por Celito Cardoso. Alexsandra se dedica há 22 anos à educação. A nova secretária municipal de Educação atuou como professora, auxiliar de direção, diretora de escola e coordenadora da Secretaria Municipal de Educação.

Defesa Civil

Tadeu Vassoler é o novo diretor da Defesa Civil de Criciúma, cargo antes ocupado por Fred Gomes. Formado em Arquitetura e Urbanismo, Tadeu é especialista em Engenharia Civil e Segurança, professor no curso técnico em Edificações e nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Iniciou os trabalhos no Governo de Criciúma como arquiteto e urbanista, foi chefe do Departamento de Planejamento Urbano (DPU), atuou na Divisão de Planejamento Físico Territorial (DPFT) e, também, colaborou como secretário municipal de Obras e Planejamento no município de Forquilhinha.

Diretoria de Desenvolvimento Econômico

Marlon Furukawa de Araújo assumiu o cargo antes ocupado por Aldinei Potelecki. Formado em Gestão de Recursos Humanos e pós-graduado em Marketing, o novo diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Criciúma já atuou como gerente comercial da Rádio Eldorado, foi assessor na Câmara de Vereadores de Criciúma e na Secretaria Municipal de Saúde. Desde 2022, Marlon exerceu o cargo de assessor de Desenvolvimento Econômico. O novo gestor é membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE), presidente do Conselho Municipal de Inovação (CMI) e membro da Comissão de Loteamentos do município.

Procon

Nadir Ferreira Zappellini substitui Gustavo Colle na gestão do Procon de Criciúma. Formada e pós-graduada em Direito, Nadir é especialista em Direito do Consumidor. Foi conciliadora e juíza leiga por cinco anos no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Comarca de Criciúma e Juizado Especial Cível. Nadir atuou no Procon entre 2009 e 2013.

Funsab

Giovanni Dagostin Marchi assumiu a pasta antes ocupada por Anequésselen Bitencourt Fortunato. Advogado, formado e pós-graduado em Processo Civil e em Licitações e Contratos Administrativos, Dagostin já atuou como assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul, assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Forquilhinha e procurador-geral do município de Criciúma.

Fundação Municipal de Esportes (FME)

Natural de Criciúma, o professor efetivo da rede municipal de ensino de Criciúma, Adriano Maragno Osellame, é o novo presidente da FME de Criciúma. Formado em Educação Física pela Unesc e em Direito pela Unisul, com pós-graduação em Gestão, o novo presidente iniciou a carreira nas escolas em 1994, com passagem pela Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e do Conselheiro Tutelar de Criciúma.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com