Política
Alesc retoma atividades nesta terça-feira
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina retoma as atividades parlamentares na próxima terça-feira, dia 6 de fevereiro. A primeira sessão de 2024 será realizada no Plenário da Casa, a partir das 14 horas.
O evento marca a reabertura dos trabalhos legislativos. Na ocasião, o governador Jorginho Mello vai apresentar aos deputados a mensagem anual do chefe do Poder Executivo, ato previsto na Constituição do Estado. A sessão será transmitida ao vivo pelos canais da Alesc.
Após o encerramento da sessão, o presidente do Parlamento estadual, deputado Mauro De Nadal (MDB), e o governador do Estado concedem uma entrevista coletiva na Sala de Imprensa do Poder Legislativo.
Entre assuntos a serem abordados estão as expectativas sobre as matérias que deverão tramitar na Alesc nos próximos meses, além de pautas abordando o desempenho da economia catarinense e investimentos do Poder Executivo.
De acordo com a Diretoria Legislativa da Casa, mais de 600 projetos estão em tramitação, matérias que serão avaliadas pelos deputados ao longo do ano. Novas proposições já foram apresentadas durante o mês de janeiro. Elas são relacionadas a áreas como transporte, meio ambiente e tributação.
Um dos assuntos que deve mobilizar os parlamentares é a segurança no ambiente escolar. O tema segue na pauta de debates da Alesc, com a análise de propostas apresentadas em 2023 pelo Integra, o Comitê Integrado para Cidadania e Paz nas Escolas. As iniciativas tratam de questões como infraestrutura, monitoramento, programas de formação para professores e outros profissionais. São resultado de um trabalho desenvolvido pelo Poder Legislativo em parceria com mais de 30 instituições, entidades e órgãos.
Além disso, em 2024 a Alesc celebra 190 anos de fundação e também os 35 anos de promulgação da Constituição estadual.

Política
Toninho da Figueira assume cadeira na Câmara de Criciúma
O primeiro suplente do Partido Liberal (PL), Antonio Cordova de Oliveira, o Toninho da Figueira, assumiu nesta segunda-feira (3) uma cadeira na Câmara de Vereadores de Criciúma. A posse ocorreu em razão do pedido de licença do vereador Nícola Martins (PL), que passou a ocupar o cargo de secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina (SCTI).
A cerimônia de posse foi realizada na Câmara de Vereadores de Criciúma e contou com a presença de familiares, amigos e autoridades. Em seu pronunciamento, Toninho destacou a emoção de iniciar esta nova etapa e reafirmou o compromisso com a comunidade.
“É a concretização de um sonho e o início de uma responsabilidade que assumimos juntos. Será um marco de uma nova era para o bairro São Francisco e demais comunidades de Criciúma. Sei da importância do papel do vereador para representar a população, fiscalizar o Executivo e contribuir com o desenvolvimento de Criciúma. Venho com o compromisso de trabalhar com seriedade, transparência e diálogo, sempre ouvindo as demandas da comunidade e buscando soluções que melhorem a vida das pessoas”, afirmou o parlamentar.
Com a posse, o Legislativo criciumense passa a contar com uma nova composição, mantendo o compromisso de seguir atuando em prol do desenvolvimento do município.

Política
Articulação garante fôlego para o setor de descartáveis plásticos
O setor plástico de Santa Catarina comemorou a alteração no Projeto de Lei sobre a Política Nacional de Estímulo à Produção e ao Consumo Sustentável, aprovado na Câmara dos Deputados. A proposta original previa a substituição imediata de plásticos de uso único por produtos reutilizáveis e biodegradáveis em até cinco anos. Mas após articulação do deputado Luiz Fernando Vampiro, o trecho que determinava o fim abrupto dos descartáveis foi retirado, garantindo uma transição mais gradual.
Vampiro, que trabalhou com o relator Luciano Vieira e a autora Jandira Feghali para ajustar o projeto, destacou que a medida evita um impacto negativo no setor, especialmente no Sul de Santa Catarina. “Agora, teremos tempo para uma adaptação mais responsável, focando na sustentabilidade e preservação dos empregos”, explicou o deputado, em entrevista a cidade em Dia.

Política
Câmara de Criciúma celebra centenário da Escola Coelho Neto com Sessão Especial
A Escola de Educação Básica (E.E.B.) Coelho Neto foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Criciúma em uma Sessão Especial realizada na noite desta quarta-feira (29). A solenidade ocorreu no Ginásio de Esportes da própria instituição, no Bairro Santa Bárbara, reunindo alunos, ex-professores e a comunidade escolar para celebrar 100 anos de história e dedicação à educação.
A homenagem foi proposta pelo vereador Neto Uggioni (PSDB), que destacou o papel da escola na formação de gerações e na identidade do bairro.
“O Coelho Neto é mais do que uma escola. É um símbolo de dedicação, de valores e de amor à educação. Por aqui passaram milhares de alunos que hoje fazem parte da história de Criciúma. Essa homenagem é um reconhecimento a todos que contribuíram e continuam contribuindo”, afirmou o parlamentar.
Da Escola Isolada à E.E.B. Centenária
Fundada em 1925 nas proximidades da primeira mina da Companhia Brasileira Carbonífera de Araranguá (CBCA), a instituição começou como Escola Isolada Doutor Paulo de Frontin. Em 1950, recebeu o terreno onde está localizada hoje.
Atualmente, a E.E.B. Coelho Neto conta com 63 funcionários e atende cerca de 420 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, consolidando-se como referência em qualidade de ensino e formação humana na região.

-



Geral5 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política4 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens8 anos atrásCidades



















