Política
Jorginho vai a Portugal e presidente da Alesc assume Estado por uma semana
O governador Jorginho Mello transferiu, neste domingo,7, o comando do Estado para o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Mauro de Nadal. O deputado passa a ser o governador interino até o próximo domingo, 14. A posse, na Casa da Agronômica, foi necessária porque a vice-governadora, Marilisa Bohem, também cumpre missão internacional no Uruguai, tratando de investimentos na área da educação.
Durante toda a semana, o governador Jorginho Mello lidera uma comitiva em Portugal em busca de oportunidades de negócios e cooperação entre Santa Catarina e o país europeu. Turismo, Segurança Pública, Saúde e Logística devem ser os principais temas abordados durante a missão internacional. O grupo catarinense será composto por secretários de Estado, deputados, empresários e diretores de autarquias.
“É uma viagem curta, de seis dias, mas nós vamos tratar de duas ações importantíssimas e outras relações comerciais. Nós vamos tratar em primeiro lugar com a Tap, consolidar o programa de viagens estabelecido, Portugal- Santa Catarina, via Floripa. Começa dia 3 de setembro três voos por semana direto para Lisboa. Então a gente conquistou isso eu vou consolidar com a Tap.
Segundo assunto é a central de emergência: eles têm uma central, que é a melhor do mundo – construída pela universidade e implantada pelas forças públicas de lá, e que você liga para um único número, um call center vai receber essa ligação e vai transferir exatamente para onde tem que ser. E mais alguns assuntos econômicos, para chamar investidores para Santa Catarina. Por exemplo, o aeroporto de Jaguaruna que nós vamos conceder e outros assuntos que a gente possa estar construindo com Portugal”, disse o governador Jorginho Mello.
O governador interino, Mauro de Nadal, planeja neste período cumprir a agenda que já estava prevista, mas também participar de outros compromissos específicos. Já nesta segunda-feira, 8, ele se reúne com prefeitos, presidentes de cooperativas e de federações de classe. Na terça-feira, 9, vai a Brasília e a partir de quarta até sábado, Mauro de Nadal passa a visitar cidades catarinenses de diversas regiões em ações de governo.
“É um misto de felicidade com uma grande responsabilidade assumir o Governo do Estado embora só por uma semana, mas é uma grande responsabilidade. A gente recebe com aquele dever de político catarinense, o dever de fazer um bom trabalho, o dever de prestar contas desse trabalho. Mas acima de tudo, um dever de estar sintonizado com aquilo que é a vontade do catarinense, procurar ao longo desta semana atender alguma coisa dessas demandas. Juntamente com todos os meus colegas deputados, vamos rodar em Santa Catarina. Porque ao tempo em que o governador Jorginho Mello permite com que Mauro de Nadal assuma o Governo, ele está permitindo que o Parlamento Catarinense esteja assumindo o Governo”, afirmou.
A transmissão de cargo foi bastante prestigiada e também contou com a posse do deputado estadual Maurício Eskudlark como presidente interino da Alesc, para cumprir o mandato na ausência do titular. Também estiveram na cerimônia o prefeito de Florianópolis Topázio Neto, o procurador-geral de Justiça, Fabio Trajano, o vice-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, José Nei Ascari, o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Cid Goulart, além de diversos deputados estaduais e federais, magistrados, vereadores e prefeitos.
Política
Projeto do Parque Empresarial de Inovação Leonardo da Vinci une empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia em Criciúma
Detalhes do projeto elaborado pela Fiesc foram apresentados nesta quinta-feira (28), pela Administração Municipal
O Parque Empresarial de Inovação Leonardo da Vinci será um novo lugar onde empreendedorismo, qualidade de vida, sustentabilidade e tecnologia se encontram em Criciúma. O Projeto Reinventa Cidades, que inclui a criação do empreendimento, desenvolvido pela Academia de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), foi apresentado nesta quinta-feira (28) pela Administração Municipal. Com infraestrutura moderna e sustentável, o parque será construído na área do antigo pavilhão da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos, na grande Próspera.
“Temos o papel de oportunizar novos negócios, de fazer gestão com eficiência, e total transparência, permitindo que empresários tenham lucro e gerem empregos. Descortinamos talentos, por meio da inovação. Temos o Parque Astronômico Albert Einstein, que recebe visitantes de todo o Brasil e que revela as habilidades extraordinárias dos nossos meninos e meninas. Hoje podemos dizer que Criciúma é uma aurora brilhante de uma nova e feliz geração. É isso que conhecemos hoje, por meio desse projeto”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.
O projeto pretende colocar Criciúma no mapa da inovação nacional, transformando a área em um ambiente dinâmico e integrado de transformação contínua. A infraestrutura do local comportará moradia, lazer e tecnologia de ponta, ideal para quem quer viver e criar ao mesmo tempo. O conceito arquitetônico do Parque Empresarial foi desenvolvido com base em informações sobre o contexto histórico da região carbonífera e por meio da avaliação de ambientes de inovação em empresas.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico de Criciúma, Aldinei Potelecki, o design do projeto proporciona um ambiente de desenvolvimento urbano mais humanizado, sustentável e eficiente. “A Administração Municipal tem pensado muito no que diz respeito ao ecossistema inovador e de empreendedorismo da cidade, e que não só transforma a nossa realidade, mas também de toda a região sul do estado de Santa Catarina. O empreendimento deve colocar o município no radar de investimentos internacionais”, afirmou Potelecki.
Espaços diversificados
O parque contará também com espaços comerciais, áreas de convivência, estabelecimentos gastronômicos e um edifício praça, que englobará cultura e negócios. O local terá um centro empresarial com duas torres, centro de eventos, hub de inovação e educação, estacionamentos, ciclovias e pontos de ônibus, integrando áreas comerciais e residenciais com infraestrutura moderna. Ao todo, serão 100 mil m² de área construída.
O diretor de Inovação e Competitividade da Fiesc, José Eduardo Azevedo Fiates, ressaltou o poder de inovação de Criciúma. “Cada região tem a sua vocação, tem o seu território, tem a sua característica. É isso que tentamos descobrir em Criciúma, e colocar num projeto com um pontapé inicial. Esse plana precisa ser elaborado, lapidado, todo o tempo pela cidade, porque quando você descobrir a vocação exata para esse território, se atinge o último nível, que é estar resiliente para enfrentar qualquer tipo de tendência, de mudança”, destacou Fiates.
Colaboração intersetorial
Com uma infraestrutura de ponta, o parque oferecerá laboratórios de alta tecnologia, centros de pesquisa e espaços colaborativos, com o objetivo de atrair startups e deep techs que impulsionem a economia. O projeto visa, ainda, fortalecer a colaboração entre os setores público e privado, universidades e sociedade civil.
A ideia do projeto é combinar áreas residenciais, comerciais e industriais, além de integrar o transporte de forma eficiente, consolidando o conceito de cidades em 15 minutos. O modelo de negócios inovador envolve a criação de espaços de coworking e a integração de empresas em busca da sustentabilidade dos negócios. Esse processo inclui laboratórios de negócios e inovação, além de iniciativas de fomento à capacitação.
Outro diferencial será a Rede Colaborativa de Inovação, que facilitará a troca de conhecimento e recursos entre empresas, universidades e centros de pesquisa, estimulando a cocriação, além de fomentar o desenvolvimento humano por meio de programas de capacitação e formação de talentos.
Política
Câmara Municipal de Criciúma realiza Sessão Solene de Entrega de Títulos Honoríficos
Ao todo 15 personalidades e duas empresas terão seus nomes escritos na história de Criciúma, a partir da próxima sexta-feira, dia 22. Isso porque nesta data, às 19 horas, no Teatro Elias Angeloni, acontece a Sessão Solene de Entrega de Títulos Honoríficos da 19ª Legislatura, do ano de 2024, da Câmara Municipal de Criciúma.
A cerimônia é um momento de homenagear os cidadãos que se destacaram e prestaram relevantes serviços em prol do desenvolvimento do município. Cada vereador teve direito a propor um nome para receber o Título Honorífico, sendo todos os indicados aprovados por unanimidade. Entre os títulos, dez são de Cidadania Honorária, quatro de Cidadania Benemérita, dois de Diploma de Mérito e uma Medalha Zilda Arns.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Pastor Jair Alexandre, será uma noite especial não apenas para os homenageados, mas para Criciúma como um todo. “O Título Honorífico é um testemunho do valor que damos ao serviço prestado pelo nome indicado. Quando digo que é uma noite especial para a cidade em si, me refiro ao fato de estarmos valorizando quem faz o dia a dia de Criciúma”, afirma.
Confira o nome dos homenageados, a homenagem recebida e o vereador proponente.
- Allison José Machiavelli Pires – Cidadania Honorária – Vereador Jair Augusto Alexandre (S/P)
- Almir Fernandes de Souza – Medalha Zilda Arns – Vereador Manoel Rozeng (PL)
- Christian de Escobar Prado – Cidadania Honorária – Vereador Paulo Ferrarezi (MDB)
- Cristian Dimitri Andrade – Cidadania Honorária – Vereador Zairo Casagrande (PDT)
- Daniel Costa de Freitas – Cidadania Benemérita – Vereador Nícola Martins (PL)
- Eduardo Serafim – Cidadania Benemérita – Vereadora Geovana Benedet Zanette (PSD)
- Padre Gabriel Manarim Dalmolin – Cidadania Benemérita – Vereador Salésio Lima (PSD)
- Imbralit – Diploma de Mérito – Vereador Toninho da Imbralit (PSD)
- João Batista Antoneli – Cidadania Honorária – Vereador Marcio Daros (PSD)
- Jurandi José Nunes – Cidadania Honorária – Vereador Paulo Cesar Padilha (União Brasil)
- Luiz Carlos Frederico de Souza – Cidadania Honorária – Vereador Júlio César Kaminski (PP)
- Pedro Reis – Cidadania Honorária – Vereador Obadias Benones (PL)
- Sabrina Cassol – Cidadania Honorária- Vereadora Giovana Mondardo (PCdoB)
- Sandro Renato de Araújo – Cidadania Honorária – Vereador Arleu da Silveira (PSD)
- Sergio dos Santos – Cidadania Benemérita – Vereador Juarez de Jesus (PL)
- Tessili – Diploma de Mérito – Vereador Miri Dagostim (PP)
- Vagner Espindola Rodrigues – Cidadania Honorária – Vereadora Roseli de Lucca Pizzolo (PSDB)
Política
Tribunal de Justiça aceita denúncia para abrir ação penal contra prefeito de Criciúma
A 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em julgamento que teve duração de 4 horas e 30 minutos nesta quinta-feira, 14 de novembro, aceitou na íntegra denúncia formulada pelo Ministério Público contra o prefeito de Criciúma e mais 20 pessoas. Todos, agora, se tornam réus e vão responder por organização criminosa e corrupção passiva, entre outros delitos, supostamente por montarem um complexo e permanente esquema de crimes contra a administração pública e consumidores em Criciúma, sobretudo no controle do serviço funerário. O caso tornou-se público após a deflagração da Operação Caronte, no sul do Estado, neste ano.
A sessão no TJ começou às 9h30min e registrou mais de 15 sustentações orais formuladas por advogados em atuação na defesa dos 21 acusados. Só esta etapa se estendeu por 4 horas, ininterruptamente, até às 13h40min. Neste momento, a câmara promoveu a suspensão dos trabalhos para almoço e retornou com o julgamento exatamente às 15 horas. O voto da desembargadora Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, relatora da matéria, foi prolatado em pouco menos de 30 minutos.
A magistrada rejeitou todas as nulidades levantadas da tribuna pelos defensores e aceitou a denúncia do MP em sua integralidade, por considerar presente a justa causa para agir por conta dos indícios existentes no inquérito de mais de 15 mil laudas. Seu voto foi acompanhado de forma unânime pelos desembargadores Luiz Cesar Schweitzer e Luiz Neri Oliveira de Souza. “Acompanho a relatora por tudo que ela expôs em seu voto”, justificou Schweitzer. “Creio que foi um voto muito claro e coeso, de forma que também acompanho a posição da desembargadora Cinthia, arrematou Luiz Neri. As medidas cautelares ainda vigentes deverão ser analisadas individualmente em próximas sessões do colegiado.
A 5ª Câmara Criminal do TJ, presidida pelo desembargador Antônio Zoldan da Veiga, também deliberou por encaminhar gravação integral das sustentações orais registradas na sessão para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) e também ao Ministério Público de Santa Catarina, para que possam analisar e adotar as medidas que entenderem cabíveis, após ponderação da desembargado Cinthia: “Pelo que vimos hoje aqui, acho que faltou serenidade, educação e respeito. Os advogados estão aqui para defender seus clientes, mas não para atacarem uma instituição”. (Autos 50506958720248240000).
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades