Conecte-se conosco

Economia

Sustentabilidade na pauta em Santa Catarina

Publicado

em

De 24 a 28 de maio, uma série de eventos com especialistas irão tratar dos indicadores e metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os encontros da Semana ODS em Pauta serão transmitidos de forma gratuita no canal do YouTube do Movimento ODS SC.

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados por todos os países membros das Nações Unidas em setembro de 2015 definem objetivos ambiciosos em três dimensões de desenvolvimento sustentável – desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental, sustentados pela boa governança.

Seis anos se passaram deste o lançamento da agenda 2030. Qual o desempenho do Brasil frente as metas estabelecidas no país? Onde podemos acompanhar os indicadores? E Santa Catarina?

Para trazer mais informações sobre os ODS, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina está promovendo a Semana ODS em Pauta. De 24 a 28 de maio, serão realizados uma série de eventos online com especialistas que irão trazer informações sobre o tema.

O evento de abertura contará com a pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Enid Rocha Andrade da Silva, e  será realizado no dia 24 de maio, das 10h às 11h, no Canal do Youtube do Movimento. Uma realização do Movimento ODS SC, em parceria com a Facisc, além do apoio da Interpres para tradução em libras.

Para conferir a programação completa, acesse o calendário de eventos do Movimento ODS Santa Catarina. Todos os eventos serão transmitidos de forma gratuita no Canal https://www.youtube.com/movimentoodssc.

Sobre o ODS Em Pauta

A disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), representa um dos maiores desafios para o engajamento dos diversos setores da sociedade para a implementação da Agenda 2030.

Pensando nisso, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, realizará todos os anos, na ultima semana do mês de maio, a semana ODS em Pauta. As ações ocorrerão, de forma online ou presencial, simultaneamente nas cidades onde há comitês local ou signatários. A semana ODS em Pauta tem como objetivo disseminar informações de qualidade quanto aos ODS. A ação busca, justamente, engajar os diferentes segmentos da sociedade brasileira na Agenda 2030. Saiba mais.

Sobre o Movimento ODS Santa Catarina

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social apartidário, plural e ecumênico, composto por voluntários e constituído por pessoas e organizações que se dispõem a contribuir com a construção de um mundo mais pacífico, justo e sustentável. Atualmente conta com quase 800 signatários, em 69 municípios; articulados em 13 comitês, sendo representados por Pessoas Físicas, Organizações de Classe, Organizações da Sociedade Civil, Instituições de Ensino, Empresas e Poder Público. Torne-se um signatário em Santa Catarina.

Economia

Dados da Pnad: desemprego cai 7,1% no último trimestre

Publicado

em

A taxa de desemprego no país caiu para 7,1% no trimestre encerrado em maio; esse é o menor índice para o período desde 2014, segundo o IBGE. A taxa de desocupação recuou 0,7 ponto percentual na comparação com o trimestre de dezembro a fevereiro de 2024. Também houve queda na comparação com o mesmo trimestre de 2023, de menos 1,2 ponto percentual.

As informações foram divulgadas nesta sexta-feira e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad)  

A população desocupada, ou seja, as pessoas que não tinham trabalho e buscaram por uma ocupação no período da pesquisa, também diminuiu: menos 751 mil pessoas no trimestre e menos 1,2 milhão de pessoas no ano. Dessa forma, o contingente de desocupados chegou a 7 milhões e oitocentos mil, o menor número de pessoas em busca de trabalho desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015.  

A PNAD Contínua também mostra que o total de trabalhadores do país atingiu novo recorde da série histórica iniciada em 2012: chegou a 101,3 milhões de pessoas ocupadas.

A coordenadora da pesquisa, Adriana Beringuy, explica que diversas atividades econômicas retiveram trabalhadores, e que a criação de vagas no setor de educação é um dos destaques do trimestre móvel encerrado em maio, na comparação com o trimestre imediatamente anterior. 

A PNAD Contínua é a principal ferramenta de monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. 

Continue Lendo

Economia

Oportunidade: Governo de Cocal do Sul promove vitrine de empregos nesta sexta

Publicado

em

Diversas oportunidades de trabalho serão oferecidas nesta sexta-feira (28), na Praça Coberta. A Vitrine de Empregos irá ocorrer das 8h às 12h, atendendo o público, divulgando as vagas que estão disponíveis nas mais variadas áreas no mercado de trabalho, com a presença de empresas participantes e equipe da Secretaria de Ação Social.

“Tendo em vista que muitos estão à procura de emprego e que há empresas com vagas disponíveis, estamos promovendo essa ação todo mês na Praça Coberta, como forma de fomentar a geração de empregos e fazendo os encaminhamentos ao mercado de trabalho, para quem sabe já saírem dali empregados”, pontua o secretário de Ação Social do município, Geraldo Echeli.

As empresas parceiras irão disponibilizar vagas de emprego em diversas áreas, voltadas a pessoas com todos os níveis de instrução. “A Vitrine de Empregos tem dado muito certo, as empresas aproveitam essa oportunidade para buscar talentos para o mercado, em busca também de qualificação; vamos fazer essa engrenagem chamada economia girar”, finaliza o secretário.

Continue Lendo

Economia

Farinhas típicas de diferentes regiões do Brasil ganham espaço no Sul catarinense

Publicado

em

Criar conexões emocionais e sabores familiares. Este foi o objetivo da empresa Rocha Alimentos ao lançar, recentemente, sua nova linha de farinhas brasileiras. Entre as variedades apresentadas ao mercado, a amarela grossa está sendo produzida pela primeira vez em Santa Catarina com as mesmas características da tradicional farinha nortista. Além dela, a extrafina e a estilo biju também integram a linha, proporcionando a chance de redescobrir sabores regionais do Brasil. A ideia, de acordo com a empresa, é oferecer produtos que remetam a memórias ou a lembranças de infância, especialmente àqueles que moram longe de sua terra natal. 

O gerente de Inovação e Desenvolvimento da Rocha, Felipe Bortoluzzi, conta que somente nos dois últimos meses, a marca lançou oito novos produtos, incluindo uma linha diversificada de grãos (pipoca, canjica branca e canjiquinha), farofa premium e farinhas. Este movimento estratégico visa atender às crescentes demandas dos consumidores por praticidade e diversidade na cozinha. “Cada produto é resultado de um rigoroso processo de seleção de matérias-primas e desenvolvimento tecnológico, garantindo sempre a melhor qualidade”, explana.

Além da busca por fornecedores premium, a empresa investiu em pesquisa e tecnologia para os novos lançamentos. A embalagem da farofa premium, por exemplo, foi desenvolvida utilizando Inteligência Artificial, aliando estética e requisitos técnicos. “O shoper pode visualizar o produto dentro do pacote já no ponto de venda, dando início à sua experiência de consumo ali mesmo”, conta Felipe. As embalagens das farinhas também são diferenciadas. “Demos a elas um toque caseiro e de mercearia, que remete à comida da casa da vó, a afeto e carinho. O resultado ficou lindo”, evidencia.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com