Conecte-se conosco

Geral

Municípios se reúnem para discutir Rota da Imigração

Publicado

em

Prefeitos e representantes de nove municípios se reuniram na manhã desta segunda-feira, 17 de junho, na sede administrativa da prefeitura de Urussanga, para iniciar as conversações sobre a formação da Rota da Imigração.

A rota abrange 12 municípios por onde os imigrantes passaram e se estabeleceram. São eles: Laguna, Tubarão, Pedras Grandes, Urussanga, Cocal do Sul, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Treze de Maio, Grão Pará e Orleans. Juntos, esses municípios já arrecadam mais de R$ 18 milhões em ICMS turístico e registraram um crescimento de 153% no fluxo de turistas em comparação a 2022.

O diretor de Turismo de Urussanga e idealizador do projeto, Willian Marques, destacou que esta iniciativa busca promover o turismo cultural e histórico, valorizando o patrimônio único e as tradições mantidas ao longo de gerações de cada município. “Ao interligar esses municípios, o projeto incentivará o desenvolvimento econômico regional através do aumento do fluxo turístico e da valorização dos patrimônios culturais”, salientou.

O prefeito Jair Nandi ressaltou a importância do diálogo conjunto e mencionou que uma região é mais forte que uma cidade, destacando a necessidade da união entre os municípios. O prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Felippe, grande incentivador do projeto, falou da importância de esses municípios estarem juntos para desenvolver toda a região no aspecto turístico e econômico. Já o prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, afirmou que o município é parceiro do projeto e já se conscientizou da importância do turismo, implementando ações pontuais para integrar-se ao turismo regional.

O presidente da Instância de Governança Regional (IGR), Beto Ferreira, solidarizou-se com o projeto, levantou pontos importantes a serem trabalhados e mencionou que vai participar no fomento e organização da rota.

O próximo passo é uma análise de viabilidade de cada município e, posteriormente, firmar o acordo de colaboração entre os municípios da rota. Durante a reunião, foi entregue um projeto executivo completo para a criação e manutenção da Rota da Imigração.

Geral

Praça Anita Garibaldi em Urussanga passa por revitalização a partir desta quinta-feira

Publicado

em

A Praça Anita Garibaldi, localizada no Centro Histórico de Urussanga, inicia nesta quinta-feira, dia 24, um processo de revitalização. A iniciativa, promovida pelo Governo Municipal, busca melhorar a segurança e o aspecto visual da praça, promovendo a harmonia entre o desenvolvimento urbano e a preservação ambiental. Os serviços serão realizados pela Secretaria de Infraestrutura, em parceria com a Empresa Força e Luz (EFLUL), sob coordenação técnica da Diretoria do Meio Ambiente (DMA) e apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte. A conclusão dos trabalhos está prevista para sexta-feira, dia 25.

Um inventário técnico identificou a necessidade de remoção de árvores envelhecidas, algumas com risco de queda iminente ou de causar interrupções na rede elétrica. A retirada será realizada de forma responsável, com aprovação do Conselho Municipal de Política Cultural de Urussanga (Cmpcur).
“Todas as intervenções nos espaços públicos são analisadas com muito carinho e cautela, para que o resultado esteja de acordo com o que a população deseja: uma cidade mais bonita, segura e acolhedora”, destaca a prefeita Stela Dagostin Talamini.

Neste primeiro momento, a revitalização abrangerá o jardim da Praça Anita Garibaldi, com ações pontuais de limpeza, manutenção e organização dos canteiros.
“Futuramente, também será avaliada a implantação de um projeto paisagístico mais amplo, vinculado ao projeto de requalificação da praça. Todas as intervenções seguem critérios técnicos, ambientais, legais e de preservação do patrimônio histórico existente no entorno, garantindo que as ações respeitem a identidade cultural e urbana do local, com total transparência e responsabilidade”, explica a engenheira ambiental da DMA, Camila Colossi Felippe.

Além disso, a praça receberá melhorias nas calçadas e revitalização dos bancos. Durante os trabalhos, o trecho entre a Casa Niclele e a Igreja Matriz ficará temporariamente interditado para estacionamento e circulação de veículos. A prefeitura orienta os motoristas a utilizarem rotas alternativas, como as ruas Alfredo Gazola, Pedro Damiani e César Mariot.
“Pedimos a colaboração de todos para garantir a segurança durante os trabalhos. Haverá sinalização adequada no local e orientação aos motoristas”, reforça o diretor de Infraestrutura, Henrique Gastaldon.

Continue Lendo

Geral

Cardeais se reúnem no Vaticano para decidir sobre o Conclave

Publicado

em

Um grupo de 60 cardeais se reuniu na manhã desta terça-feira no Vaticano para decidir sobre o funeral do Papa Francisco e os próximos passos do Conclave, processo de escolha do sucessor do Sumo Pontífice. 

Durante o encontro da Primeira Congregação Geral foi feito o sorteio dos três cardeais que vão auxiliar o Carmalengo Kevin Joseph Farrell nas decisões ordinárias. Carmalengo é o cardeal que desempenha as funções de papa interinamente, nas ausências e no período entre a morte e a escolha do novo titular. E esse trabalho de auxílio vai caber ao secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin; e ao cardeal Fabbio Baggio, que subsecretário para o Desenvolvimento Humano Integral, e ao cardeal Stanisław Ryłko, arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior, onde Francisco será sepultado.

Os auxiliares serão substituídos a cada três dias, num sistema de rodízio. O Conclave é um rito secular que marca a eleição de novos papas. Ele tem início após os rituais de velório e sepultamento. E a escolha do próximo Santo Padre é feita em votação à portas fechadas na Capela Sistina. Votam os cardeais que têm menos de 80 anos. Ao todo são 135, entre eles, sete brasileiros.

O jornalista e vaticanista Albino de Castro explica que o embate vai ser difícil principalmente pelas posições mais progressistas adotadas por Francisco nos últimos anos.

Nesta terça-feira, o cardeal Mauro Gambetti preside o Terço para o Papa Francisco na Praça de São Pedro. Nesta quarta, a Congregação se reúne novamente às cinco da tarde, no horário de Roma. Pela manhã, os cardeais participam da cerimônia de trasladação do corpo de Francisco para a Basílica de São Pedro.

Até a escolha do próximo Papa, todos os processos de beatificação foram suspensos.

Continue Lendo

Geral

Indústria, comércio e serviços de Santa Catarina crescem acima da média nacional

Publicado

em

A economia de Santa Catarina segue aquecida e com os setores de indústria, comércio e serviços crescendo acima da média nacional. O desempenho positivo registrado no primeiro bimestre de 2025 reflete o aumento do investimento, a boa temporada de verão e a elevação do consumo, entre outros aspectos favoráveis à atividade econômica.

A produção industrial de Santa Catarina cresceu 7,6% em janeiro e fevereiro, conforme dados apurados pelo IBGE. Já a indústria brasileira, no mesmo período, avançou 1,4%. O bom momento do setor em Santa Catarina é puxado pela indústria da transformação, especialmente a fabricação de produtos de metal (21,1%) e de máquinas e equipamentos (20,2%).

“Santa Catarina tem só um 1% do território nacional, mas uma economia forte, dinâmica. Aqui tem muita gente que trabalha duro, e faz esse motor girar. E o Estado tem feito o dever de casa, incentivando o crescimento de todos os setores, como a indústria, o comércio e os serviços”, destaca o governador Jorginho Mello.

“A indústria catarinense passa por um período de aumento da produção. Todos os 14 segmentos pesquisados pelo IBGE, desde a indústria têxtil, indústria pesada, de madeira, alimentos, todos tiveram desempenho positivo no primeiro bimestre. Isso é muito positivo porque mostra como nossa economia está aquecida”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos