Conecte-se conosco

Geral

Novos equipamentos espaciais são instalados no Parque Astronômico de Criciúma

Foguete, sonda espacial e míssil chegaram ao parque nesta segunda-feira (30)

Publicado

em

Os novos equipamentos para apreciação e estudo do Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² começaram a ser instalados na manhã desta segunda-feira (30), em Criciúma. O foguete, de nove metros de altura, o míssil de quase três metros e a sonda espacial, de quatro metros, serão entregues oficialmente à população durante as comemorações dos 98 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma, no próximo sábado (4), em solenidade programada para as 16h30.

“Esses novos equipamentos são muito mais do que simples objetos para apreciação. Eles servirão como instrumento de pesquisa para nossos estudantes, proporcionando uma experiência com peças originais. São objetos que vieram para enriquecer esse grande fomento à ciência e ao turismo, que é o Parque Astronômico, um dos mais modernos do país”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

As maquetes foram adquiridas junto à Força Aérea Brasileira (FAB), com doação coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado no município de São José dos Campos (SP). Os equipamentos são compostos por peças originais, de projeto com pequenas alterações para que possam ser afixados para exposição. Todos passaram por um processo de desmilitarização, onde os componentes internos foram removidos para facilitar o transporte, a instalação e evitar riscos aos operadores e à população. Portanto, as maquetes continuam sendo uma representação fiel ao projeto aerodinâmico original.

Segundo o chefe da Divisão de Mecânica do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da FAB, major engenheiro Arruda, os foguetes VS-40 e Sonda II foram utilizados em experimentos científicos como rota tecnológica para o desenvolvimento de satélites. Já o míssil MAA-1 é um projeto nacional, que representou avanços no desenvolvimento de tecnologias sensíveis de defesa nacional. O míssil teve o seu uso descontinuado após a suspensão das atividades da empresa desenvolvedora.

“Os criciumenses receberão três grandes presentes da FAB. Esses equipamentos são fruto de muito trabalho e horas de desenvolvimento, suportados por toda a sociedade brasileira”, afirmou Arruda.

Sobre os equipamentos

O foguete, modelo VS-40, é um veículo suborbital de dois estágios a propulsão sólida, com capacidade para efetuar missões com cargas úteis científicas e tecnológicas de até 500 kg em trajetórias de 650 km de apogeu. Até então, foram realizados três lançamentos, sendo dois no Brasil e um na Noruega. O míssil, modelo MAA-1, é um instrumento de curto alcance para combate aéreo, guiado por infravermelho.

Já a sonda espacial (Sonda II) foi o primeiro foguete cujo projeto, fabricação estrutural, propelente e proteção térmica, foram desenvolvidos pelo DCTA, da FAB. A última versão possui massa de decolagem de 370 kg, com apogeu de 50 a 100 km e capacidade para 20 a 70 kg de carga útil. Ao todo, já foram lançados 61 foguetes tipo Sonda II.

Os equipamentos foram transportados pelas empresas Fontanella Transportes e Destak Logística e Transportes e ficaram, nos últimos dias, armazenados no 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Grupo Severiano Martins da Fonseca.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Festa da Gastronomia Típica Italiana: Um festival de sabores

Publicado

em

Nova Veneza iniciou nesta quinta-feira (20) a tradicional Festa da Gastronomia Típica Italiana e se transformou em um verdadeiro paraíso gastronômico durante o final de semana. O evento, que atrai milhares de visitantes todos os anos, celebra a imigração italiana e a emancipação política-administrativa no município. A festa é uma oportunidade única para os amantes da boa comida explorarem uma variedade de pratos e conhecerem as tradições que compõem a identidade local.

A atmosfera da cidade está transformada, com ruas decoradas e músicas típicas italianas nos ouvidos de todos os visitantes, proporcionando uma experiência aos visitantes para o interior da Itália. No coração da festa, a gastronomia é a grande estrela, com mais de 20 estandes repletos de pratos e porções típicas italianas. Ainda, em toda a cidade, os tradicionais restaurantes estão funcionando em horários especiais até o domingo.

No pavilhão central, os pratos são adaptados em porções para que os visitantes possam comer as iguarias com mais comodidade, sem perder nenhum detalhe do palco principal que tem atrações a todo o momento. “Nova Veneza é conhecida por sua qualidade na gastronomia e todos que vieram a nossa festa, vão poder confirmar essa fama que se espalha por todo o país. A boa comida, na nossa cidade, passa por gerações que preservam a história através da gastronomia”, destaca a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carolina Ghislandi.

Vinhos: Um capítulo à parte

Os vinhos também têm destaque especial no pavilhão da festa. As vinícolas de Nova Veneza, aproveitam a festa para apresentar seus melhores rótulos. As vinícolas Savoia e Borgo trazem para a festa mais de 20 rótulos entre vinhos coloniais e finos.

Atrações gratuitas continuam

A sexta-feira (21) é feriado em Nova Veneza e a programação está repleta de atrações com baile da terceira idade, corte do bolo, shows com Neguinho e Emanuel, Elton e Everton e tributo aos Beatles, com a banda Star Beatles.

A programação completa da festa pode ser conferida diretamente no instagram oficial da Prefeitura de Nova Veneza (@prefeituranovaveneza).

Continue Lendo

Geral

Estrutura da 23ª Festa do Colono de Siderópolis começa a ser montada

Publicado

em



A Praça da Matriz, em Siderópolis, começou a receber nesta quinta-feira (20/06) a estrutura para abrigar a 23ª Festa do Colono, que acontecerá nos dias 4, 5, 6 e 7 de julho. No local, serão montadas a feira e a praça de alimentação, em uma estrutura maior que a do ano passado.

Conforme Antonio Schueroff, responsável da Todah Eventos, empresa vencedora da licitação para organizar os festejos, o espaço para a feira será ampliado, assim como a praça de alimentação. Além disso, serão disponibilizados mais banheiros, todos montados ao longo da Avenida 19 de Dezembro.

Devido à expectativa de aumento de público, a estrutura foi ampliada, necessitando de mais espaços como os camarins e o palco, que deve ser alargado. O organizador garante que a ideia é adiar ao máximo os bloqueios nas ruas ao redor da Piazza Nova Belluno. No entanto, isso deve ocorrer na quarta-feira (26/06), nas Avenidas Dom Luiz Orione e 19 Dezembro.

A 23º edição da Festa do Colono de Siderópolis contará com desfile das comunidades e famílias, olimpíadas rurais, atrações musicais, culturais e religiosas, todas com acesso gratuito. Estão previstos ainda quatro shows nacionais: na quinta-feira, Bruno e Barretto; na sexta-feira, Nenhum de Nós; sábado, Antony e Gabriel; e no domingo, a festa será encerrada com Garotos de Ouro.

Continue Lendo

Geral

Criciúma inicia implantação de acessibilidade no bairro São Defende

Publicado

em

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, iniciou nas últimas semanas a implantação de calçadas acessíveis na rua Lucas Peruchi, no bairro São Defende. Os serviços serão executados, ainda, nos bairros Metropol e Quarta Linha. A iniciativa tem o objetivo de garantir mobilidade para pessoas com dificuldade de locomoção. O investimento para a execução das obras é de R$ 3,5 milhões, provenientes de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Geovania de Sá.

“Criciúma se tornará referência em acessibilidade. A instalação de calçadas acessíveis nos bairros é só o começo. Não é um simples investimento, mas uma oportunidade para que todos possam se deslocar com segurança. O objetivo é garantir o bem-estar e proporcionar mais qualidade de vida às pessoas”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. O prazo de execução das obras é de 180 dias.

No bairro Metropol, a via contemplada será a rua Manoel João Machado. Já no bairro Quarta Linha, as calçadas da Rodovia Luiz Rosso receberão os serviços. Em toda a extensão das vias, serão implantadas calçadas acessíveis com piso tátil, responsável por orientar e guiar, principalmente, pessoas com deficiência visual ou baixa visão, rampas de acesso, essenciais para pessoas com dificuldade de locomoção e que dependem de cadeira de rodas, além de ciclofaixas.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Jóri Ramos Pereira, os serviços contemplam a execução de terraplanagem, base e sub-base, aterro, pavimentação asfáltica, drenagem, meio-fio e calçadas com paver e lajotas. “Estamos construindo uma cidade mais inclusiva e acessível para todos os moradores. Iniciamos no bairro São Defende, e nos outros bairros não será diferente”, afirmou.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com