Conecte-se conosco

Sem Categoria

NUBEA realiza ação para adoção para animais na segunda-feira em Criciúma

Publicado

em

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, via Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), realizará na próxima segunda-feira (12) a partir das 8h, o primeiro “Bailinho de Carna uau miau”. Durante a ação os animais acolhidos no núcleo, ganharão um “tapa no visual”, com banho e tosa e poderão ser adotados.

De acordo com o coordenador do NUBEA, Christophe Maximiano de Lima, os voluntários que participarem da ação darão banho e tosa aos animais, além de fotografar os animais divulgando para ajudar na adoção. “O bailinho de carnaval é uma grande oportunidade de dar visibilidade aos animais do núcleo, e também para quem procura um pet para adoção”, informou.

Além de oferecer um lar seguro e amoroso para um animal que muitas vezes sofreu maus tratos, a adoção responsável contribui para o controle da população de animais de rua. “Quem tiver interesse em vir conhecer os nossos animais para adoção será muito bem recebido, queremos que todos tenham um lar para viver, e assim também reduzimos o número de animais abandonados e, consequentemente, os problemas sociais e de saúde pública”, explicou Lima.

Para se tornar voluntário do NUBEA, basta entrar em contato com o coordenador do núcleo, Christophe Maximiano de Lima, através do telefone (48) 99964-4651.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem Categoria

Produtores rurais de Içara recebem capacitação para emissão de nota fiscal eletrônica

Publicado

em

O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Agricultura, promoveu nesta quarta-feira, dia 5, um treinamento sobre o uso da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) aos produtores rurais do município. A capacitação foi ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“A emissão da NFP-e já está em andamento, mas alguns agricultores ainda precisavam sanar dúvidas. Por isso, convidamos 10 agricultores, um de cada comunidade rural de Içara, para participarem do curso e, assim, ajudarem a espalhar a informação entre os vizinhos”, explica o secretário municipal de Agricultura, Valdemir Antônio Guslinski.

Além de detalhar as obrigações anteriores e posteriores ao momento de emitir a nota, o treinamento ainda contou com uma parte prática, detalhando o passo a passo do procedimento. A NFP-e já existe desde 2016 e o prazo final de adesão foi prorrogado até o dia 2 de janeiro de 2025. Porém, a grande maioria dos produtores já vem precisando utilizá-la desde o início do último mês de maio.

“O governo estipulou, como regra, que quem emitiu mais do que 10 notas no período de 2023 já precisaria aderir agora. Como toda novidade, a mudança pode gerar algumas dúvidas no começo, mas de forma geral, é algo bem tranquilo de aprender. Com a prática, tudo irá fluir naturalmente”, comenta o instrutor do Senar, Daniel Loch Derner.

“A nota fiscal eletrônica veio para simplificar e agilizar os procedimentos burocráticos, já que a mudança substitui o antigo sistema em papel. Todos os envolvidos no setor agrícola serão beneficiados, por isso é tão importante estar preparado”, complementa Guslinski.

Continue Lendo

Sem Categoria

Semana do Meio Ambiente é celebrada com atividades especiais em Içara

Publicado

em

O Governo de Içara, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundai), preparou uma série de atividades para comemorar a Semana do Meio Ambiente. Com uma programação diversificada e voltada para a conscientização ambiental, a iniciativa busca envolver a comunidade em ações práticas e educativas.

A primeira ação aconteceu nesta segunda-feira, dia 3, nas avenidas Jorge Zanatta e Manuel Gregório Pacheco, com limpeza de vias e implantação de placas para identificar áreas que precisam de cuidados maiores e evitar a incidência de ações não permitidas. São elas: Abandono de Animais é Crime; Identificação de Área Verde; e Proibido Colocar Lixo.

Nesta terça-feira, 4, a Escola Quintino Rizzieri receberá uma palestra com os biólogos Ricardo Garcia e Múcio Bratti. Os técnicos da Fundai irão falar sobre a importância das abelhas para o meio ambiente, com o tema: ‘Flores e Abelhas – Uma amizade doce e Importante para o Planeta’. A programação segue no dia seguinte, com horta e plantação de árvores nativas na Escola Estadual Maria da Glória.

Já na quinta-feira, 5, a Fundai irá realizar a restauração da vegetação em torno de uma nascente na área rural do município, com o plantio de 40 mudas de árvores nativas. As atividades se encerram na sexta-feira, 6, no Centro de Educação Infantil (CEI) Carrossel. As crianças irão fabricar um minhocário, responsável por formar um sistema de reciclagem do lixo orgânico caseiro, com minhocas, transformando restos de alimento em adubo e fertilizantes orgânicos para plantas.

“Essas iniciativas são fundamentais para fomentar a consciência ambiental na nossa comunidade, especialmente entre os jovens. Ao envolver estudantes e crianças em atividades práticas, como a plantação de árvores e a fabricação de minhocários, estamos plantando as sementes de um futuro mais sustentável. Queremos mostrar que cada pequeno gesto pode fazer uma grande diferença na preservação do nosso planeta”, pontua a superintendente da Fundai, Jéssica Calegari.

Confira a programação completa:

03/06 – Implantação de placas nas avenidas Jorge Zanatta e Manuel Gregório Pacheco;

04/06 – Palestra na Escola Municipal Quintino Rizzieri, com o tema: ‘Flores e abelhas – Uma amizade doce e Importante para o Planeta’;

05/06 – Realização de horta e plantação de árvores nativas na Escola Estadual Maria da Glória;

06/06 – Plantio para restauração de vegetação em torno de uma nascente;

07/06 – Fabricação de minhocário no CEI Carrossel.

Continue Lendo

Sem Categoria

Cocal do Sul adota a cidade gaúcha de Bom Princípio

Publicado

em

Tendo em vista a atual realidade das cidades do Rio Grande do Sul que estão sendo duramente castigadas pelas enchentes, o município de Cocal do Sul adotou a cidade de Bom Princípio (próximo da Serra Gaúcha), iniciativa que visa unir a população em prol desta causa.

“Nós aceitamos o desafio de adotar uma cidade do Rio Grande do Sul, a cidade de Bom Princípio. Essa é uma estratégia de fornecer ajuda específica, levantando aquilo que eles estão precisando no momento e também iremos fornecer mão de obra, levando voluntários daqui da cidade, disponibilizando inclusive o transporte e todo o apoio necessário”, explica o prefeito Fernando de Fáveri.

Na manhã desta terça-feira (14), Fernando conversou com o presidente do Legislativo de Cocal do Sul, vereador Gilson Clemes, que está indo à cidade de Bom Princípio frequentemente. O atual cenário da cidade é devastador, com várias localidades sem energia elétrica há 14 dias.

“Agora é momento de reconstrução, a cidade foi arrasada e precisamos, junto com os sul-cocalenses, ajudar a reconstruir Bom Princípio”, comenta Gilson, que também é empresário e tem clientes nesta cidade.

A cidade está precisando de eletrodomésticos e móveis, conforme conversa que aconteceu nesta manhã entre o prefeito Fernando, Gilson e o prefeito de Bom Princípio, Fábio Persch. Além disso, o município também necessita de água, donativos, roupas e ajuda de voluntários. Toda arrecadação será destinada à cidade, e o pix para doações é 28673893000155.

Sobre a cidade

Com cerca de 14 mil habitantes, a cidade de Bom Princípio está situada entre a Grande Porto Alegre e a Serra Gaúcha, no Vale do Rio Caí. Bom Princípio é conhecida nacionalmente por sua fruta símbolo “morango” e para homenagear o seu maior ícone, realiza a cada dois anos a Festa Nacional do Moranguinho.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com