Geral
Obras devem melhorar fluidez de trânsito na Grande Próspera
Um pacote de obras para alavancar a mobilidade urbana entre os municípios de Içara e Criciúma está em andamento. Máquinas e homens se dividem em quatro frentes de trabalho que deverão ser concluídos no segundo semestre de 2017. As obras estão sendo executadas pela Prefeitura de Içara e contam com recursos do Governo do Estado na ordem de R$ 3,8 milhões.
Quem chega ao município de Criciúma pela SC-445, em Içara, já percebe um grande canteiro de obras no encontro da SC com a Avenida Jorge Elias De Lucca. A principal intervenção do pacote será a construção de um túnel que fara ligação de quem vem de Criciúma para Içara, sem precisar parar na rótula, diminuindo assim o congestionamento.
O obra iniciou a pouco mais de um mês e já apresenta os primeiros avanços. De acordo com a equipe de engenharia da prefeitura de Içara o túnel está 40% concluído. “Os trabalhos estão concentrados na parte de ferragens das laterais e posteriormente vamos iniciar a chamada tampa, que é onde vai passar o trânsito por cima. Logo após, vamos iniciar as escavações para abrir o restante do túnel”, explica o secretário de Obras e Planejamento de Içara, Arnaldo Lodetti.
Outra intervenção que já apresenta mudanças está na pavimentação da Rua Dona Agripina Freitas. A estrada de chão que liga a Avenida Jorge Elias De Lucca à Linha Três Ribeirões, é uma rota pouco conhecida, com a pavimentação será uma via de acesso para o anel viário. Esta etapa da obra está na fase de terraplanagem. “Estamos aguardando a retirada dos postes pela Celesc para iniciarmos a base para receber a camada asfáltica”, comenta Lodetti.
Contempla ainda o pacote de obras, a construção de uma rótula de acesso ao Bairro Presidente Vargas e o alargamento das pistas na Avenida Jorge Elias De Lucca e SC 445. “A empresa está trabalhando com a terraplanagem e iniciando a compactação na rótula. Já os alargamentos das pistas pretenderam iniciar no fim de maio”, garante o secretário.
Geral
Alunos de Urussanga prestam homenagens ao Brasil durante a Semana da Pátria
A Semana da Pátria foi marcada por momentos de civismo e homenagens ao Brasil, em Urussanga. Os estudantes das redes municipal, estadual e particular estiveram na Prefeitura, ao longo da semana, para participar das atividades que antecedem as celebrações do Dia da Independência.
Durante as solenidades, as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Urussanga foram hasteadas ao som do Hino Nacional. Os alunos também realizaram apresentações e declamaram poemas que destacaram os valores de cidadania, respeito e amor à pátria.
A prefeita Stela De Agostin Talamini acompanhou as apresentações e parabenizou os alunos. “É muito bonito ver nossas crianças e adolescentes participando desses momentos que valorizam a nossa história, os nossos símbolos e o sentimento de pertencimento. A Semana da Pátria é uma oportunidade de fortalecer a cidadania e os valores que queremos para o futuro”, disse.
O Desfile Cívico em Urussanga acontece na próxima segunda-feira, dia 7 de Setembro, no Centro Histórico. A solenidade de abertura começa às 8h30, na Praça Anita Garibaldi, com mais de 40 grupos confirmados nesse evento.
Geral
Afabess promove tarde de conscientização sobre prevenção ao Alzheimer
A Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess) promoveu, nesta sexta-feira, dia 4, uma tarde de conscientização e aprendizado sobre a prevenção ao Alzheimer. A atividade destacou a importância dos cuidados com a saúde e da adoção de hábitos que contribuem para uma melhor qualidade de vida.
Durante o encontro, o médico Dr. Álvaro Alberto Barcelos Junior abordou fatores relacionados ao estilo de vida que podem contribuir para a redução do risco de desenvolvimento da doença. Entre os pontos destacados estão a prática de atividade física, alimentação saudável, sono adequado, convivência em comunidade, prevenção da depressão e a busca por uma vida com propósito.
Segundo o médico, cerca de 45% do risco de Alzheimer está relacionado a fatores que podem ser modificados ao longo da vida. Por isso, a adoção de hábitos mais saudáveis pode contribuir para prevenir ou retardar o surgimento da doença. Ele também reforçou que nunca é tarde para começar a cuidar da saúde e promover mudanças no estilo de vida.
A presidente de honra da Afabess, Rosa Susana Salvaro Fernandes, destacou a importância de proporcionar momentos de informação e cuidado à comunidade. “A sensação de oferecer uma tarde como essa é de dever cumprido. Foi uma tarde de muito aprendizado, em que aprendemos, mais uma vez, que nunca é tarde para cuidar da nossa saúde e da nossa vida. A grande lição é que nunca é tarde para nos cuidarmos e buscarmos viver mais e melhor”, afirmou.
Geral
Prefeitura de Criciúma reúne sociedade civil para ampliar preparação diante de El Niño
A Prefeitura de Criciúma promove, na próxima terça-feira (8), uma reunião ampliada com representantes de diferentes setores da sociedade para discutir a preparação do município diante da possibilidade de chuva acima da média em decorrência do fenômeno El Niño. O encontro será realizado às 19h, no auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC).
A reunião terá como foco o Plano Municipal de Contingência, as medidas preventivas já desenvolvidas pelo Município e as ações previstas para os próximos meses. A proposta é compartilhar informações, alinhar estratégias e aproximar poder público, instituições e sociedade civil na preparação para situações de emergência.
“Quanto mais gente estiver informada e souber como agir, mais preparada estará a cidade. Temos um planejamento, equipes mobilizadas e uma série de ações preventivas em andamento, mas essa preparação precisa envolver toda a sociedade. Queremos apresentar o que estamos fazendo, ouvir as instituições e fortalecer essa rede”, afirma o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
O encontro integra a preparação municipal para possíveis impactos de eventos associados ao El Niño e reunirá representantes de diferentes setores da sociedade para a apresentação das ações previstas pelo Município.
Para o vice-prefeito, Salésio Lima, a articulação entre diferentes setores é fundamental principalmente nos momentos em que uma resposta rápida se torna necessária. “Um Plano de Contingência precisa funcionar na prática. Isso depende de planejamento e de cada instituição conhecer o seu papel. Essa reunião serve justamente para ampliar esse diálogo e fazer com que Criciúma esteja cada vez mais preparada”, ressalta.
-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades















