Conecte-se conosco

Geral

Observatório faz raio x de escolas em Criciúma

Publicado

em

O Observatório Social de Criciúma, por meio da Câmara de Educação, elaborou um relatório sobre a situação das escolas municipais. Dentre as 72 escolas da Rede Municipal de Ensino, foram escolhidas aleatoriamente 25 escolas, que foram visitadas pelos voluntários da Câmara de Educação. O objetivo foi o de conhecer melhor a realidade e obter informações, com a expectativa de colaborar com o poder público na elaboração de um planejamento de ações em prol da construção de ambientes mais favoráveis para uma educação de qualidade e melhor aplicação dos recursos públicos.

“O que fizemos foi verificar a situação organizacional das escolas municipais por meio da observação dos aspectos físicos e operacionais, ouvindo a equipe escolar, tendo como base um checklist elaborado pela Câmara de Educação”, explica a coordenadora da Câmara de Educação do OS Criciúma, Mafalda Rosso Izidoro.

Em um balanço geral, muitos aspectos positivos foram observados nas escolas, a maioria advindos do empenho e dedicação de gestores comprometidos e profissionais que amam o que fazem. Porém, há necessidades estruturais urgentes que demonstram que há muito que se fazer para melhorar a qualidade do ambiente escolar oferecido.

“Além das questões estruturais há que se dar uma atenção especial a grande evasão de alunos nos anos finais, enquanto há fila de espera no infantil e nos anos iniciais. As causas apontadas para evasão foram a procura de emprego, gravidez na adolescência ou mesmo pela falta de atrativo na educação”, ressalta Mafalda.

O relatório feito pelo Observatório Social de Criciúma foi apresentado para a Secretaria de Educação do Município, que já está ciente dos pontos a serem observados. O relatório pode ser visto na íntegra pelo site: oscriciuma.org.br.

Veja alguns dos pontos que observados pelo OS precisam ser melhorados

– Desativação de salas de atividades complementares, como artes, laboratórios, bibliotecas e até a sala dos professores, para transformá-las em salas de aula.

– Área de instalação das escolas, algumas boas (Casemiro Stachurski, José Contin Portella e Adolfo Back) e outras em área reduzida (Caetano Ronchi, Tâncredo de Almeida Neves e José Cesário da Silva – construída em um terreno com grande desnível da rua).

– Atenção urgente para três escolas: Eliza Sampaio Rovaris (Bairro Tereza Cristina), devido a um vendaval ocorrido há 3 anos, foi transferida e as obras de reconstrução estão paradas sem prazo para entrega.

Angelo Félix Uggioni (Bairro Wosocris) construída há 27 anos em madeira, está com a estrutura do telhado apodrecida com goteiras e infestação de cupins

Moacir Jardim de Menezes (Bairro Ceará): rachaduras nos corredores e o forro consumido por cupins, comprometendo inclusive a rede elétrica.

– Espaço Esportivo: Das 25 escolas visitadas, apenas três têm ginásio de esportes

– Necessidade de atenção para o modelo de educação que vem sendo oferecido e a real necessidade dos alunos;

– Das 25 escolas, 16 delas têm Laboratório de Informática e dessas, apenas 10 têm máquinas suficientes para a demanda, além da falta de professores habilitados;

– Em 7 escolas, as salas de informática foram desativadas, por conta da falta de espaço físico e foram transformadas em salas de aula;

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

3º Criciúma Rock Festival será em Maio no Criciúma Shopping

Publicado

em

Músicas, comidas, bebidas e tempo de lazer: é assim que a maioria das pessoas gosta de apreciar uma tarde de sábado. Nesse sentido, para incrementar e dar um toque especial na programação dos fins de semana, o Criciúma Shopping promoverá a 3ª edição do tradicional “92FM Criciúma Rock Festival” no dia 11 de maio, a partir das 12h, no estacionamento do estabelecimento.

Com entrada gratuita, o evento reunirá bandas covers de famosos grupos internacionais do rock para todos os gostos, juntamente com a gastronomia típica do estilo musical.Para receber todo público da região, o estacionamento contará com 2.500m² de área coberta, com espaços para o bar e comidas. O local será monitorado e contará com brinquedos infláveis para garantir momentos de diversão para a criançada. Na parte da gastronomia, em parceria com a praça de alimentação do shopping, o público visitante poderá consumir alguns quitutes durante o evento que relembram e combinam com o gênero musical, alguma das opções são os pastéis, sushi e calzones. Em relação as bebidas, haverá a venda de cerveja, para maiores de 18 anos.


O festival contará com cinco tributos, sendo eles: Metallica, Van Halen, Bon Jovi, Queen e Guns N’Roses. “Sabemos que Criciúma é uma cidade que respira rock e esta edição não será diferente. Preparamos um evento de grande proporção e convidamos toda a região a se juntar conosco para um dia repleto de diversão em família. Pensamos em todos os detalhes para que todos, independentemente da idade, aproveitem ao máximo este tempo de qualidade junto da família e amigos”, enfatiza o gerente de marketing do Criciúma Shopping, Erick Schmit Gregório.Para iniciar as apresentações no palco, às 12h30, a banda Black Stone Grinder interpretará as famosas músicas de Pearl Jam. Em seguida, às 13h45, Metallica será interpretada pelos artistas da Motorbreath. Às 15h, para os amantes das músicas mais clássicas do rock, será a vez do Underdogs cantar as melodias de Van Halen & Bon Jovi. Depois, às 17h, a Freddie-Verso e Banda interpretará Queen. Por fim, para encerrar o Festival de Rock, às 18h45, Reverendo John Paul tocará os famosos sons de Guns N’Roses. 

Continue Lendo

Geral

Diretora da APAE Cocal do Sul participa do FIFE 2024, em Minas Gerais

Publicado

em

Interamericano de Filantropia Estratégica – FIFE 2024, realizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento reuniu líderes e profissionais para discutir os principais desafios e estratégias na gestão de organizações sem fins lucrativos.

O FIFE 2024 abordou vários temas essenciais para a gestão do Terceiro Setor, desde questões legais e contábeis até estratégias de captação de recursos e comunicação inclusiva. Com uma programação diversificada, o evento ofereceu palestras, workshops e debates que proporcionaram aos participantes uma visão abrangente das melhores práticas e tendências emergentes no setor filantrópico.

Rosiclei destacou a importância da participação no FIFE como uma oportunidade única de aprimoramento profissional e networking. “A participação no FIFE proporcionou dias especiais, de conhecimento e reflexões, com excelentes oportunidades para ampliar conhecimentos e trocar experiências. Acredito que o trabalho em rede fortalece o terceiro setor, e o FIFE, com certeza, contribui para refletir na organização da captação de recursos na APAE, construindo uma cultura de colaboração e cooperação cada vez mais forte”, ressaltou a diretora. Sua presença nas palestras e workshops do evento demonstra o compromisso da APAE de Cocal do Sul em buscar constantemente novos conhecimentos e estratégias para fortalecer sua atuação e impacto social.

Durante o FIFE 2024, Rosiclei participou ativamente de diversas palestras e workshops, abordando temas como captação internacional de recursos, gestão de parcerias com entes públicos, estratégias de captação de recursos via incentivos fiscais e desenvolvimento institucional com recursos limitados, entre outros. Além disso, ela teve a oportunidade de aumentar o conhecimento em questões fundamentais para a governança e sustentabilidade das organizações sociais, como o papel do conselho fiscal, a importância do relacionamento com investidores e a necessidade de uma comunicação inclusiva e alinhada com os valores da instituição.

O Terceiro Setor é um termo utilizado para descrever o conjunto de organizações e iniciativas que têm como objetivo promover o bem-estar social, ambiental ou cultural da comunidade, sem visar o lucro financeiro como principal objetivo. Ele se diferencia dos setores público e privado, sendo uma esfera intermediária que engloba organizações não governamentais (ONGs), entidades filantrópicas, associações, fundações, cooperativas, entre outras formas de organização.

Continue Lendo

Geral

Bairro da Juventude lança seu primeiro torneio de robótica

Publicado

em

O Bairro da Juventude apresentou às crianças, durante toda esta semana, o seu primeiro torneio de robótica denominado: Envolve in Robotics. A iniciativa visa inspirar e promover o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras que contribuam para a inclusão e a acessibilidade na instituição. Os trabalhos vão ocorrer ao longo dos próximos meses com encerramento previsto para o dia 3 de agosto, em um evento no Centro Multiuso Angela Elda Venditti da instituição, das 13h  às 17h. 

“É gratificante presenciar crianças e adolescentes sendo protagonistas do seu processo de aprendizagem. Educadoras se desafiando ao promoverem um evento dessa natureza e se colocando no lugar de quem não só ensina, mas aprende diariamente. A robótica alia teoria e prática, amplia repertório por meio dos diferentes saberes e consequentemente ressignifica o processo de aprendizagem”, lembrou a coordenadora pedagógica e administrativa do Bairro da Juventude, Schirlei Gomes Broch Heleodoro. 

A iniciativa foi desenvolvida pelas instrutoras Jéssica de Aguiar Feghera e Micaela França de Oliveira Pacheco. “A palavra chave deste torneio é evoluir, evoluir em todos os parâmetros que a robótica educacional nos proporciona, além da oportunidade de promover a inclusão e a acessibilidade das crianças, adolescentes e profissionais do Bairro da Juventude. Este projeto foi desenvolvido com muita dedicação e amor”, reforçou Jéssica. 

O torneio foi dividido em dois níveis, o primeiro para 4º e 5º anos e o segundo para 6º, 7º e 8º anos.  As equipes vão ser compostas por no mínimo 3 e no máximo 4 estudantes. Ao todo são cinco etapas e dentro delas existem inúmeras metas para serem cumpridas até a banca final. Os três finalistas receberão premiações como certificado e um mimo especial. 

“O torneio interno de robótica vai dar oportunidade para todas as crianças. Será muito mais que construir e programar robôs, o principal objetivo é compartilhar experiências e conhecimentos no desenvolvimento dos estudantes e a diversão que tudo isso traz, pois sabemos que o que aprendemos é mais importante do que vencer o torneio”, finalizou Micaela.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com