Geral
Parceria entre Unesc e Abadeus é oficializada com placa no Centro de Inovação Social
A Unesc, Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina, tem sua marca intimamente ligada a grandes projetos sociais de toda a região. Entre as mantenedoras do Centro de Inovação Social Abadeus, a Unesc teve sua marca fixada, nessa segunda-feira (18/09, junto aos demais parceiros deste que é um projeto já referência em inovação social no estado. Para o ato, a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, esteve na Abadeus e recebeu uma placa de agradecimento das mãos da diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.
“A inovação social se faz com educação”. A frase foi utilizada pela reitora na data em que anunciou a parceria, dia 25 de maio, durante o 2º Fórum Internacional de Inovação Social, promovido pela Abadeus.
Para Luciane, é uma felicidade para a Unesc contribuir com um projeto de tamanho significado e que vai ao encontro da missão da Instituição. “Somos Comunitária e não é por acaso. Existimos há 55 anos para, de diferentes maneiras, contribuirmos com a sociedade. Estar ao lado da Abadeus no Centro de Inovação Social faz parte disso e nos enche de orgulho por sabes que é algo que colabora diretamente com a oferta de oportunidades incríveis para os nossos jovens atendidos aqui”, acrescentou.
“Gratidão à Unesc por nos reconhecer como parte do ecossistema de inovação e de ensino, na região e no estado. Unir a assistência social e a educação sempre foi um sonho, pois apenas a educação é capaz de criar oportunidades de transformação social. Ter a nossa Unesc como mantenedora do Cisa é uma honra imensa e, a partir desse incentivo, queremos estreitar ainda mais os laços entre as instituições “, agradeceu.
Geral
Previsão aponta um setembro de chuvas mais escassas
O tempo deverá ficar mais seco em setembro em boa parte do país. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia são previstas chuvas próximas e abaixo da média nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste do Paraná. A redução das chuvas, de acordo com a meteorologia, ocorre devido à persistência de massas de ar seco, condição que favorece o aumento de queimadas e de doenças respiratórias.
Já na parte norte da Região Norte, sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, e em grande parte da Região Sul, setembro deverá ter chuvas acima da média. Também as temperaturas devem ficar acima da média, com possível ocorrência de alguns dias de calor intenso, principalmente em áreas dos estados da Região Norte, Centro Oeste e Nordeste
Geral
Energia elétrica terá aumento em setembro com bandeira vermelha
Consumidores de todo Brasil devem ficar atentos aos gastos com energia elétrica. Pela primeira vez, em pouco mais de três anos, foi acionada a bandeira vermelha patamar 2.
Isso significa que o mês de setembro será de custos mais altos com energia elétrica, devido principalmente à previsão de chuvas abaixo da média e temperaturas superiores à média histórica em todo o país, o que aumenta a operação das usinas termelétricas, que têm a energia mais cara que as hidrelétricas.
A bandeira vermelha patamar 2 não era acionada desde 2 de agosto de 2021. Com esse sistema o consumidor pode agir de modo preventivo, optando por economizar diante da expectativa de aumento dos custos.
A orientação é que haja prudência na utilização da energia, fazendo uso mais consciente e evitando o desperdício, que prejudica o meio ambiente e afeta o setor elétrico como um todo.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar aos consumidores os custos de geração de energia no Brasil.
Geral
Terceira edição do ViverCom nos Parques reúne comunidade em torno da cultura
O sábado de clima agradável levou centenas de crianças, adolescentes, adultos e idosos ao Parque da Prefeitura para a 3ª edição do ViverCom nos Parques, evento realizado pela Unesc em parceria com a Jovem Pan Criciúma.
Quem passou pelo Parque pôde participar de atividades de artes, assistir a uma roda de capoeira, conhecer a oficina de palhaçaria, aprender na prática sobre serigrafia artesanal, relembrar antigas brincadeiras, brincar com jogos de mesa, assistir lindas apresentações artísticas e muitas outras atividades especiais, pensados com carinho especialmente para este dia.
O Enrico Antunes Del Prato, de apenas cinco anos, foi um dos participantes que aproveitou tudo o que tinha direito na gama de atividades do ViverCom. Acompanhado da mãe e da avó, ele foi surpreendido com atrações diferentes do que costuma ver no Parque. “Brinquei de massinha, fiz pintura no pano e até ganhei presente”, relatou.
Conforme a mãe, Manuela de Souza Antunes, é comum que a família visite o parque aos finais de semana, mas dessa vez foi especial. “Viemos pensando que teria no máximo uma feirinha e encontramos toda essa ação da Unesc. Adoramos e aproveitamos muito. Até eu e minha mãe andamos de perna de pau e relembramos brincadeiras”, comentou, agradecendo pela oportunidade de participar.
Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, que representou a reitoria da Universidade no evento, é um afago no coração ver a Instituição proporcionando uma tarde tão especial para a comunidade. “Isso está no nosso DNA e é sempre muito gratificante vermos de perto a Extensão acontecer na prática. Levarmos a cultura, a diversão, a alegria também para fora do nosso campus está na nossa missão e a cada oportunidade nos enchemos mais de entusiasmo por estarmos juntos da comunidade”, apontou.
Entre professores, colaboradores e acadêmicos, a Unesc contou com uma equipe de mais de 50 pessoas nesta edição do projeto.
A próxima edição do ViverCom será realizada no Parque dos Imigrantes no dia 14 de setembro. Já no dia 28 de setembro o evento ocorre novamente no Parque da Prefeitura.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia4 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades