Variedades
Parque Aguaí comemora destaque da gôndola como destino turístico no Ministério de Turismo
Siderópolis – O Santuário Ecológico Aguaí comemorou a divulgação como “destino de domingo”, no perfil do Instagram oficial do Ministério do Turismo. O perfil destacou a primeira gôndola navegável construída no Brasil, batizada como Regina em suas redes sociais neste domingo (18).
“Foi muito emocionante receber essa notícia. Depois de muita batalha, muito investimento, hoje nos tornarmos um destino turístico brasileiro é muito importante. Saber que estamos ali junto com Cristo Redentor, praias do nordeste e outros destinos importantes no Brasil é uma sensação inexplicável. Ficamos felizes que a gôndola Regina, a primeira navegável e construída no Brasil, se destaca como produto turístico forte. Ali é uma vitrine para as agências de turismo que nos visualizem como destino e tragam novos turistas para o Sul de Santa Catarina. E toda a região ganha com isso, fortalecendo as redes hoteleiras, as pousadas e outros empreendimentos gastronômicos”, afirmou o proprietário Albertino Ferreira, o Beto.
O parque vem se destacando ao longo desses 12 anos como um dos principais destinos da região. Anualmente, nos registros do parque, passam mais de 100 mil pessoas vindas de várias regiões de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Pará, Maranhão, além de países como Itália, Alemanha, Argentina e Chile.
Variedades
Feirão de artesanato do Balneário Rincão será neste final de semana
Entre os dias 17 e 19 de janeiro, o Balneário Rincão receberá o 2º Feirão de Artesanato, evento reunirá mais de 80 feirantes de diversas cidades, trazendo o melhor do artesanato da região. O feirão acontecerá no Calçadão Central, das 10h às 22h, e tem entrada gratuita. O evento vai contar com a participação de artesãos de 13 cidades, destacando representantes locais e também talentos vindos de lugares mais distantes, como Porto Belo, Palhoça, Tijucas e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
Além disso, o feirão é uma excelente oportunidade para conhecer e adquirir peças únicas, produzidas com técnicas variadas e materiais. “O evento é uma oportunidade para que as pessoas possam conhecer trabalhos de artesãos que estão perto da gente e, muitas vezes, não conhecemos. O feirão tem o objetivo de aproximar as pessoas da arte e valorizar os trabalhos manuais”, destaca o organizador do evento, Robson Isaac.
A proposta do evento também é incentivar o consumo consciente, apoiando a economia criativa da região. “O nosso Balneário já recebe milhares de pessoas durante o verão e trazer opções de entretenimento e arte para a nossa praia é muito importante para que todos saibam o quão rica é a nossa cultura regional”, explica o Secretário de Turismo do município, Jorge da Luz.
Variedades
Maria Fumaça leva mais de 250 turistas à Vindima Goethe, em Urussanga
Iniciada neste fim de semana, a 17ª Vindima Goethe segue celebrando a colheita da uva Goethe, variedade exclusiva do Sul de Santa Catarina. Neste domingo, dia 12, mais de 250 turistas chegaram de trem à Estação Ferroviária de Urussanga, vindos de Tubarão.
Durante a viagem nos vagões históricos de madeira, os passageiros aproveitaram atrações de sanfoneiros e degustação do vinho Goethe. A iniciativa é do Museu Ferroviário de Tubarão. Um novo passeio de Maria Fumaça com o mesmo trajeto está previsto para o próximo domingo, dia 19 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas no site museuferroviariotubarao.com.br.
Na Estação Ferroviária, os turistas foram recepcionados pela prefeita de Urussanga, Stela Dagostin Talamini, pelas secretárias municipais de Educação (Andreza Cristina Bonetti) e Cultura, Turismo e Esporte (Vanessa Lopes), da vice-presidente do Rotary Clube de Urussanga, Edna Zannin Lopes, além do projeto cultural Varal Literário, da escritora urussanguense Rita Padoin. Dali, os visitantes seguiram de ônibus até a Vinícola Mazon, onde aproveitaram a programação enogastronômica da Vindima Goethe.
No dia anterior, sábado, a Vindima Goethe teve início na Vinícola De Noni, com o tradicional tombo da polenta, apresentações musicais e a pisa da uva. O evento celebra a colheita da uva Goethe, reunindo música, gastronomia, tradições italianas e experiências únicas nas vinícolas associadas à ProGoethe.
Programação até 9 de fevereiro
As vinícolas possuem programação todos os finais de semana até o dia 9 de fevereiro. Durante esse período, os estabelecimentos também estão abertos durante os dias de semana com as atividades regulares e experiências pontuais com agendamento antecipado. Para reservas e informações, acesse: sebrae.sc/vindima-goethe.
O evento é promovido pela Prefeitura de Urussanga, Associação ProGoethe e Sebrae/SC, com patrocínio da Unesc, BRDE e Sicoob/Credisulca e apoio da Epagri.
Variedades
Contação de histórias encanta crianças no Container Food Park da Unesc
“Eu nunca tinha conhecido uma escritora. Adorei as histórias, mas a minha preferida foi sobre as meias”. Essas palavras, cheias de encanto, são da pequena Sofia Camily Pazini, de apenas 9 anos. Moradora do Paraná, ela está passando as férias na casa da avó, no Balneário Rincão, e foi uma das crianças que participaram das atividades promovidas pela Unesc no Container Food Park, na noite desta quinta-feira (9/01). O espaço, que abriu oficialmente a temporada de 2025, contou neste primeiro dia com uma programação especial de contação de histórias organizada pelo curso de Pedagogia da Universidade em parceria com a pós-graduação Lato Sensu da Universidade que também conta com vários cursos na área da educação.
Acompanhada por acadêmicos, professores e egressos, a atividade incluiu histórias, músicas e apresentações, encantando crianças e adultos que passaram pelo local. Mariana Pazini, de 5 anos, irmã de Sofia, também ficou atenta às histórias narradas durante o evento. “Gostei da história da Coruja Irritada. Achei bonito porque ela encontrou um amiguinho”, contou Mariana, logo após a escritora e professora Gislene Camargo concluir sua apresentação.
De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da Unesc, Andréia Rabelo Marcelino, a atividade foi uma oportunidade de aproximar crianças e adultos do universo literário e da prática pedagógica da Universidade.
“Estar aqui hoje, proporcionando essa experiência, foi muito especial. É sempre uma alegria compartilhar o que fazemos no curso, especialmente em projetos de extensão como este, que fortalecem o contato entre a Universidade e a comunidade. Sempre que somos convidados para o Container, aproveitamos para mostrar um pouco do que construímos na Unesc”, destacou Andréia.
Ela também ressaltou a evolução do projeto em relação ao ano anterior. “No ano passado, focamos em brincadeiras e músicas, mas este ano decidimos dar um tom mais literário, com histórias que marcaram a noite”, pontuou.
A presença da professora Gislene Camargo, coordenadora adjunta do curso e autora de três livros trouxe brilho especial ao evento. “As crianças ficaram encantadas por terem contato direto com uma escritora. Esses momentos são fundamentais, pois valorizam a imaginação, o processo criativo e a importância da literatura”, explicou a coordenadora.
Participaram também da atividade os estudantes, Jussara Catarina; João Vitor Sousa de Assis, Jaqueline Romancini e a egressa Bruna Telles, e a caloura do curso Maria Laura Costa.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades