Conecte-se conosco

Geral

Parque Astronômico prepara programação para observação de Eclipse Solar Parcial

Publicado

em

Nesta quarta-feira (2), o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², no Morro Cechinel, em Criciúma terá programação especial de observação do Eclipse Solar Parcial a partir das 16:45h, com término previsto para as 18:35h.

Os visitantes poderão optar em assitir o Eclipse Solar por meio da projeção de um telescópio, ou utilizando os óculos especiais que serão distribuídos durante o fenômeno por questão de segurança, já que olhar diretamente para o Sol é prejudicial à saúde dos olhos. O planetário do parque também terá sessões de exibição do filme “Sol, a nossa estrela”, que serão realizadas às 18:30h e 19:30h, respectivamente.

Eclipse Solar Parcial

O eclipse do Sol é provocado quando ocorre a projeção da sombra da Lua sobre a Terra e, por isso, o eclipse solar só é possível durante a fase de Lua Nova. O eclipse desta quarta-feira (2) deixará apenas uma parcela do Sol visível. Em Criciúma, estima-se que 30% do território solar esteja coberto durante o fenômeno.

Primeiro cometa registrado pelo Parque Astronômico Albert Einstein

Na madrugada desta segunda-feira(30), a equipe do Parque Astronômico Municipal registrou, pela primeira vez, a passagem de um cometa. O C/2023 A-3 (Tsuchinshan – ATLAS), atingiu o ponto mais próximo do Sol na última sexta-feira (27), desde então é possível avistar a cauda do cometa a olho nu. Os profissionais do parque realizaram fotografias inéditas com o telescópio durante a observação realizada do alto do Mirante no Morro Cechinel.

Cometas são pequenos corpos celestes que orbitam o Sol, compostos principalmente de gelo, poeira e materiais rochosos, que ao se aproximar do Sol, o calor faz com que o gelo se vaporize, criando uma cauda.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Abba Pai Church promove Simpósio sobre Fé e Ciência

Publicado

em

Temas como design inteligente e a criação do homem versus evolução serão discutidos durante o primeiro Simpósio Sul Catarinense de Integração entre Fé e Ciência, promovido pela Abba Pai Church. O evento será realizado a partir das 15h deste sábado (5/10) na sede da igreja, em Criciúma.

A iniciativa busca promover discussões que geralmente ocorrem apenas entre especialistas. A proposta é oferecer ao público a oportunidade de ter acesso a conteúdos científicos profundos que corroboram a ideia da criação intencional.

“A concepção de um evento de grande porte como o simpósio surgiu juntamente com a criação do Ministério Fé e Ciência, da Abba Pai. Apesar de abordarem temas diferentes, fé e ciência não se anulam. Existe uma militância nos meios acadêmicos que defende que, para ser cientista, é preciso ser ateu. Isso não é necessário e nem faz sentido. A pessoa pode professar sua fé e, ao mesmo tempo, ser cientista. Aliás, muitos ganhadores do prêmio Nobel nas áreas de ciência eram cristãos. Nesse contexto, o simpósio irá explorar temas que conectam essas duas áreas, mesmo que, por si só, elas não pareçam interagir”, explica o biólogo e líder do Ministério Fé e Ciência, Heitor de Jesus Motta.

Gratuito e aberto ao público, o simpósio contará com palestrantes como Marcos Eberlin e Michelson Borges. Além disso, haverá sessões de painéis ao longo da tarde, com interação direta com o público. Eberlin é um dos principais cientistas brasileiros da atualidade. Borges, por sua vez, é teólogo, escritor e autor de diversos livros, além de editor de revistas. 

“A ideia do simpósio é colocar em pauta um tema tão relevante quanto a ciência em paralelo com a fé, mostrando que elas não são conflitantes, mas complementares. Convidamos pessoas renomadas do Brasil para garantir a qualidade do evento, tornando-o relevante para a cidade e a região”, destaca o pastor Telmo Martinello.

O Ministério Fé e Ciência

O Ministério Fé e Ciência da Abba Pai Church realiza encontros mensais e podcasts quinzenais, abordando temas científicos que dialogam com a fé. Além de questões científicas, são discutidos aspectos históricos, arqueológicos, filosóficos e teológicos. 

“Ao se aproximarem, ciência e fé podem se complementar de várias maneiras. A ciência pode desafiar a fé a refletir sobre as interpretações dos fenômenos naturais, estimulando abordagens mais abertas e reflexivas. Por outro lado, a fé pode oferecer à ciência uma perspectiva ética e filosófica, ajudando-a a considerar as implicações morais de suas descobertas e inovações. Assim, ambos os campos podem enriquecer a compreensão humana da realidade. Enquanto a ciência explica ‘como’ as coisas funcionam, a fé pode explorar o ‘porque’ de certos fenômenos, oferecendo uma visão mais ampla da experiência humana”, comenta Motta.

Programação:

15h – Abertura
15h30 – Painel: Emanuela Borges (Design Inteligente)
16h30 – Painel: Tiago Moretti (Biografia da Espécie Humana: Uma História Mal Contada)
18h30 – Palestra: Michelson Borges (Fé e Ciência)
19h30 – Palestra: Marcos Eberlin (Fé e Ciência)

Continue Lendo

Geral

Outubro Rosa: Saúde de Criciúma inicia ações de prevenção ao câncer de mama

Publicado

em

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira (1º) a campanha Outubro Rosa, um movimento mundial para conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o mês, serão intensificadas as ações para alertar as mulheres sobre a importância dos cuidados preventivos.

A campanha deste ano busca destacar a relevância do cuidado com a saúde integral e da continuidade dos tratamentos necessários. A programação inclui atendimentos em unidades de saúde até atividades de conscientização em diferentes pontos da cidade.

Dia ‘D’ nas Unidades Básicas de Saúde

No dia 19 de outubro, será realizado o Sábado Rosa, também conhecido como Dia ‘D’. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h, oferecendo consultas de enfermagem, coleta de exames preventivos e solicitação de mamografias conforme protocolo municipal. Brindes serão distribuídos para as mulheres que realizarem os exames preventivos. Além disso, durante todo o mês, serão realizadas ações de educação em saúde nas UBS, abrangendo também clubes de mães, igrejas, empresas e grupos comunitários, ampliando o alcance da campanha.

Criciúma Rosa

Outro símbolo importante será a iluminação de prédios públicos como o Paço Municipal, o Mirante Realdo Santos Guglielmi e os parques municipais, com luzes cor de rosa para sensibilizar sobre a campanha e a importância da prevenção.

Continue Lendo

Geral

Unesc oferta bolsas para profissionais em Residência Multiprofissional de Saúde

Publicado

em

Consolidar a trajetória profissional com foco na área de atuação, vivenciar a rotina de trabalho e, simultaneamente, adquirir qualificação e novas experiências. Essas são algumas das possibilidades oferecidas por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Unesc, que está com inscrições abertas para novos integrantes até 16 de outubro de 2024.

Os programas com editais disponíveis são voltados à Atenção Básica/Saúde da Família; Saúde Coletiva; Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial, todos viabilizados pela Unesc, proponente do projeto. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, que disponibiliza os locais para as atividades práticas.

A Residência tem duração de dois anos, com carga horária de 60 horas semanais, e a nova turma terá início em março de 2025. Ao todo, são oferecidas 36 vagas, distribuídas entre as áreas de Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. As provas serão aplicadas no dia 8 de novembro de 2024.

Os residentes recebem uma bolsa do Ministério da Educação no valor de R$ 4.106,09. “A Residência Multiprofissional proporciona uma vivência prática intensa, que vai além da graduação, e prepara os profissionais para os desafios reais na área da saúde. Além de atuar diretamente no campo, o residente recebe uma bolsa do Ministério da Educação e, ao concluir o Programa, obtém o título de especialista, e amplia as oportunidades no mundo do trabalho”, salientou a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial, professora Bruna Giassi Wessler.

Ainda conforme a coordenadora, o Programa tem como objetivo contribuir para a consolidação do modelo assistencial preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa visa qualificar profissionais de saúde para desenvolverem atividades voltadas à promoção, prevenção e recuperação da saúde, por meio de ações que combinem abordagens coletivas e clínica individual. 

“Essas ações são fundamentadas nas diretrizes de integralidade e no modelo de vigilância à saúde do SUS, e promovem a atuação integrada entre diferentes áreas de conhecimento por meio do ensino em serviço”, pontuou Bruna.

Programas de Residência:

Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família

Iniciada em 2010, homologada pela Portaria Conjunta nº 1 de 24 de fevereiro de 2010, qualifica profissionais de saúde para atuarem na Estratégia de Saúde da Família (ESF). 

São oferecidas 9 vagas anuais para profissionais de sete áreas da saúde: 2 para Enfermagem, 1 para Farmácia, 1 para Fisioterapia, 1 para Nutrição, 2 para Odontologia, 1 para Psicologia e 1 para Educação Física (bacharelado).

Processo seletivo via Edital 435/2024 – Reitoria

Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

Iniciada em 2012, homologada pela Portaria Conjunta nº 7 de 27 de novembro de 2012, visa integrar profissionais aos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS), com enfoque especial na Atenção Primária à Saúde (APS). 

São oferecidas 12 vagas anuais para profissionais de seis áreas da saúde: 2 para Enfermagem, 2 para Farmácia, 2 para Fisioterapia, 2 para Nutrição, 2 para Psicologia e 2 para Educação Física (bacharelado).

Continue Lendo

Mais vistos