Política
PMDB define agenda com foco em 2018
Em reunião da executiva estadual do PMDB, na segunda-feira (7), na Capital, os líderes da sigla homologaram a realização das convenções municipais, nos dias 21 e 22 de outubro. “Os eventos de renovação das executivas e delegados municipais acontecerão simultaneamente, em todo o estado, mobilizando o partido”, explicou o presidente Mauro Mariani.
Fechados em torno do nome de Mariani como pré-candidato ao governo do Estado, os peemedebistas também definiram o calendário de ações até o final deste ano, fazendo uma avaliação do projeto “15 em Movimento”, que percorre Santa Catarina ouvindo as demandas da sociedade. “O PMDB faz um trabalho não só junto às bases, mas principalmente com os segmentos organizados da sociedade civil. Ouvir demandas e discutir propostas é fundamental para a construção de um projeto que atenda os anseios da população. As agendas têm sido extremamente produtivas”, destacou o vice-governador Eduardo Pinho Moreira.
Até o final do ano, além de concluir os roteiros do 15 em Movimento e promover as convenções municipais, os peemedebistas também realizarão as convenções da JPMDB e do PMDB Mulher, a eleição dos novos coordenadores regionais um grande encontro de prefeitos e vice-prefeitos.
Com relação às pautas nacionais, os líderes destacaram que a bancada federal manterá o consenso nos posicionamentos.
Política
Governo do Estado lança o maior programa de incentivo ao esporte catarinense
Atletas e o esporte catarinense podem contar com mais investimentos do Governo do Estado para se desenvolverem cada vez mais. Na manhã desta segunda-feira, 2, o governador Jorginho Mello e o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, lançaram o Programa de Incentivo ao Esporte (PIE). Por meio da iniciativa, já a partir de 2025, o programa vai garantir R$ 75 milhões em investimentos para fomentar o esporte e a inclusão. A solenidade de lançamento do PIE foi no Teatro Ademir Rosa, do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
“Estamos cumprindo um compromisso com o esporte de Santa Catarina, de alocar recursos, criar condições. Esporte de todas as áreas, de todas as categorias vão poder ter chance e acessar esse fundo que conta com recursos do ICMS ( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Nós vamos começar com o valor de R$ 75 milhões. Então eles vão fazer os projetos agora para poder se habilitar e a gente poder repassar esse dinheiro a partir do ano que vem. Eu não tenho dúvida de que o esporte tira gente da dificuldade, da marginalidade, faz com que o jovem tenha a expectativa e esperança de ser um ídolo, de ter uma oportunidade na sua vida”, disse o governador Jorginho Mello.
Para o presidente da Fesporte, investir em programas como o PIE tem impacto duradouro, tanto no desenvolvimento de novos talentos, quanto na consolidação de Santa Catarina como um polo esportivo de destaque no Brasil.
“Hoje é um dia muito importante para a história da Fesporte e também para os atletas catarinenses. Falo nos atletas porque são eles os principais beneficiados de um programa inovador e que tem tudo para revolucionar em muitos setores o esporte de Santa Catarina. Agradecer o governador Jorginho Mello por acreditar no PIE e garanto que no futuro a sociedade catarinense irá celebrar muito o surgimento deste programa que é um grande marco para o governo”, complementa Freibergue Nascimento.
Política
Projeto do Parque Empresarial de Inovação Leonardo da Vinci une empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia em Criciúma
Detalhes do projeto elaborado pela Fiesc foram apresentados nesta quinta-feira (28), pela Administração Municipal
O Parque Empresarial de Inovação Leonardo da Vinci será um novo lugar onde empreendedorismo, qualidade de vida, sustentabilidade e tecnologia se encontram em Criciúma. O Projeto Reinventa Cidades, que inclui a criação do empreendimento, desenvolvido pela Academia de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), foi apresentado nesta quinta-feira (28) pela Administração Municipal. Com infraestrutura moderna e sustentável, o parque será construído na área do antigo pavilhão da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos, na grande Próspera.
“Temos o papel de oportunizar novos negócios, de fazer gestão com eficiência, e total transparência, permitindo que empresários tenham lucro e gerem empregos. Descortinamos talentos, por meio da inovação. Temos o Parque Astronômico Albert Einstein, que recebe visitantes de todo o Brasil e que revela as habilidades extraordinárias dos nossos meninos e meninas. Hoje podemos dizer que Criciúma é uma aurora brilhante de uma nova e feliz geração. É isso que conhecemos hoje, por meio desse projeto”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.
O projeto pretende colocar Criciúma no mapa da inovação nacional, transformando a área em um ambiente dinâmico e integrado de transformação contínua. A infraestrutura do local comportará moradia, lazer e tecnologia de ponta, ideal para quem quer viver e criar ao mesmo tempo. O conceito arquitetônico do Parque Empresarial foi desenvolvido com base em informações sobre o contexto histórico da região carbonífera e por meio da avaliação de ambientes de inovação em empresas.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico de Criciúma, Aldinei Potelecki, o design do projeto proporciona um ambiente de desenvolvimento urbano mais humanizado, sustentável e eficiente. “A Administração Municipal tem pensado muito no que diz respeito ao ecossistema inovador e de empreendedorismo da cidade, e que não só transforma a nossa realidade, mas também de toda a região sul do estado de Santa Catarina. O empreendimento deve colocar o município no radar de investimentos internacionais”, afirmou Potelecki.
Espaços diversificados
O parque contará também com espaços comerciais, áreas de convivência, estabelecimentos gastronômicos e um edifício praça, que englobará cultura e negócios. O local terá um centro empresarial com duas torres, centro de eventos, hub de inovação e educação, estacionamentos, ciclovias e pontos de ônibus, integrando áreas comerciais e residenciais com infraestrutura moderna. Ao todo, serão 100 mil m² de área construída.
O diretor de Inovação e Competitividade da Fiesc, José Eduardo Azevedo Fiates, ressaltou o poder de inovação de Criciúma. “Cada região tem a sua vocação, tem o seu território, tem a sua característica. É isso que tentamos descobrir em Criciúma, e colocar num projeto com um pontapé inicial. Esse plana precisa ser elaborado, lapidado, todo o tempo pela cidade, porque quando você descobrir a vocação exata para esse território, se atinge o último nível, que é estar resiliente para enfrentar qualquer tipo de tendência, de mudança”, destacou Fiates.
Colaboração intersetorial
Com uma infraestrutura de ponta, o parque oferecerá laboratórios de alta tecnologia, centros de pesquisa e espaços colaborativos, com o objetivo de atrair startups e deep techs que impulsionem a economia. O projeto visa, ainda, fortalecer a colaboração entre os setores público e privado, universidades e sociedade civil.
A ideia do projeto é combinar áreas residenciais, comerciais e industriais, além de integrar o transporte de forma eficiente, consolidando o conceito de cidades em 15 minutos. O modelo de negócios inovador envolve a criação de espaços de coworking e a integração de empresas em busca da sustentabilidade dos negócios. Esse processo inclui laboratórios de negócios e inovação, além de iniciativas de fomento à capacitação.
Outro diferencial será a Rede Colaborativa de Inovação, que facilitará a troca de conhecimento e recursos entre empresas, universidades e centros de pesquisa, estimulando a cocriação, além de fomentar o desenvolvimento humano por meio de programas de capacitação e formação de talentos.
Política
Câmara Municipal de Criciúma realiza Sessão Solene de Entrega de Títulos Honoríficos
Ao todo 15 personalidades e duas empresas terão seus nomes escritos na história de Criciúma, a partir da próxima sexta-feira, dia 22. Isso porque nesta data, às 19 horas, no Teatro Elias Angeloni, acontece a Sessão Solene de Entrega de Títulos Honoríficos da 19ª Legislatura, do ano de 2024, da Câmara Municipal de Criciúma.
A cerimônia é um momento de homenagear os cidadãos que se destacaram e prestaram relevantes serviços em prol do desenvolvimento do município. Cada vereador teve direito a propor um nome para receber o Título Honorífico, sendo todos os indicados aprovados por unanimidade. Entre os títulos, dez são de Cidadania Honorária, quatro de Cidadania Benemérita, dois de Diploma de Mérito e uma Medalha Zilda Arns.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Pastor Jair Alexandre, será uma noite especial não apenas para os homenageados, mas para Criciúma como um todo. “O Título Honorífico é um testemunho do valor que damos ao serviço prestado pelo nome indicado. Quando digo que é uma noite especial para a cidade em si, me refiro ao fato de estarmos valorizando quem faz o dia a dia de Criciúma”, afirma.
Confira o nome dos homenageados, a homenagem recebida e o vereador proponente.
- Allison José Machiavelli Pires – Cidadania Honorária – Vereador Jair Augusto Alexandre (S/P)
- Almir Fernandes de Souza – Medalha Zilda Arns – Vereador Manoel Rozeng (PL)
- Christian de Escobar Prado – Cidadania Honorária – Vereador Paulo Ferrarezi (MDB)
- Cristian Dimitri Andrade – Cidadania Honorária – Vereador Zairo Casagrande (PDT)
- Daniel Costa de Freitas – Cidadania Benemérita – Vereador Nícola Martins (PL)
- Eduardo Serafim – Cidadania Benemérita – Vereadora Geovana Benedet Zanette (PSD)
- Padre Gabriel Manarim Dalmolin – Cidadania Benemérita – Vereador Salésio Lima (PSD)
- Imbralit – Diploma de Mérito – Vereador Toninho da Imbralit (PSD)
- João Batista Antoneli – Cidadania Honorária – Vereador Marcio Daros (PSD)
- Jurandi José Nunes – Cidadania Honorária – Vereador Paulo Cesar Padilha (União Brasil)
- Luiz Carlos Frederico de Souza – Cidadania Honorária – Vereador Júlio César Kaminski (PP)
- Pedro Reis – Cidadania Honorária – Vereador Obadias Benones (PL)
- Sabrina Cassol – Cidadania Honorária- Vereadora Giovana Mondardo (PCdoB)
- Sandro Renato de Araújo – Cidadania Honorária – Vereador Arleu da Silveira (PSD)
- Sergio dos Santos – Cidadania Benemérita – Vereador Juarez de Jesus (PL)
- Tessili – Diploma de Mérito – Vereador Miri Dagostim (PP)
- Vagner Espindola Rodrigues – Cidadania Honorária – Vereadora Roseli de Lucca Pizzolo (PSDB)
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades