Polícia
Polícia Civil prende suspeito de feminicídio e homicídio tentado em Orleans
 
																								
												
												
											A Polícia Civil de Orleans cumpriu nesta quinta-feira (30/10) um mandado de prisão temporária contra um indivíduo investigado pelos crimes de feminicídio e homicídios tentados.
O crime ocorreu na madrugada de 24 de setembro em Orleans, quando o suspeito teria ateado fogo intencionalmente em uma residência que foi rapidamente e completamente destruída.
Vítimas Dormiam na Casa e Investigação Revelou Crime
Na casa, dormiam três pessoas, incluindo a ex-esposa do suspeito e seu filho, uma criança. O caso foi inicialmente registrado como incêndio acidental, mas a investigação do Setor de Investigação Criminal da Delegacia de Polícia de Orleans constatou que se tratava de um incêndio criminoso.
Com a identificação da autoria, a Polícia Civil representou pela prisão temporária, que foi deferida pela Justiça com parecer favorável do Ministério Público. Após monitoramento, o suspeito foi localizado na cidade e preso.
Após os procedimentos legais na Delegacia de Polícia de Orleans, o investigado foi encaminhado ao Presídio Regional de Criciúma.

Polícia
Operação Nuremberg: GAECO desmantela grupo neonazista com ações em quatro estados, incluindo SC
 
														O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do CyberGAECO, deflagrou nesta sexta-feira (31/10) a Operação Nuremberg com o objetivo de desmantelar um dos mais organizados e violentos grupos neonazistas em atividade no Brasil.
A operação cumpriu 21 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Regional de Garantias de Criciúma e pela Vara Estadual das Organizações Criminosas.
Extremismo e Planejamento de Violência
O grupo é investigado por promover discursos de ódio, antissemitismo, apologia ao nazismo e por planejar atos violentos em diferentes regiões do país.
As buscas foram realizadas simultaneamente em quatro estados – Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Sergipe – e incluíram a cidade de Cocal do Sul/SC e Jaraguá do Sul/SC.
Materiais apreendidos:
- Diversos materiais de apologia ao nazismo.
- Armas brancas, facas e “soco inglês”.
Estrutura Hierarquizada e Símbolo de Violência
As investigações revelaram que o grupo se autodenomina skinhead neonazista e utiliza como símbolo o “Sol Negro” (emblema associado à supremacia ariana) com a figura de um fuzil AK-47 ao centro, que representa a exaltação da violência.
O GAECO identificou que a organização possuía uma estrutura hierarquizada, com:
- Encontros presenciais para recrutamento e planejamento de confrontos.
- Fichas de ingresso e cobrança de mensalidades dos membros “batizados”.
- Realização de cerimônias de “batismo”, um ritual de iniciação para fortalecer os laços ideológicos.
O Ministério Público de Santa Catarina reafirma o compromisso com a defesa da sociedade, declarando que discursos de ódio e incitação à violência não serão tolerados. O nome da operação é uma alusão aos Julgamentos de Nuremberg, que responsabilizaram indivíduos por crimes de ódio e extremismo após a Segunda Guerra Mundial.

Polícia
Polícia Civil prende casal em flagrante por tráfico de drogas em Morro da Fumaça
 
														A Polícia Civil de Morro da Fumaça prendeu em flagrante, na tarde desta quinta-feira (30), um homem e uma mulher suspeitos pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. A ação contou com o apoio da Polícia Militar.
A equipe de investigação realizava diligências quando flagrou o momento exato em que os suspeitos se preparavam para sair e realizar uma entrega de entorpecentes.
Materiais Apreendidos e Suspeitos Reincidentes
Durante a abordagem e prisão, foram apreendidos:
- Porções de maconha, cocaína e crack.
- Materiais relacionados à comercialização de drogas.
- Dinheiro em espécie.
A Polícia Civil destacou que o suspeito masculino possuía um mandado de prisão em aberto pelos mesmos crimes. A suspeita feminina também ostenta antecedentes por delitos análogos.
É importante ressaltar que os presos foram indiciados recentemente na mesma Delegacia de Polícia pelos crimes de tráfico e associação. Após os procedimentos, ambos foram autuados em flagrante e encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.

Polícia
Operação da Polícia Civil em Cocal do Sul prende três por furto e tráfico e recupera imóvel invadido
Envolvidos foram levados ao presídio e ficam a disposição da Justiça
 
														A Polícia Civil de Cocal do Sul deflagrou uma operação na tarde desta quinta-feira (30/10), cumprindo quatro mandados de prisão — sendo três preventivas e uma por condenação definitiva — e mandados de busca e apreensão.
Foram presos preventivamente dois homens e uma mulher por envolvimento nos crimes de furto qualificado e tráfico de drogas.
Esquema de Furto e Tráfico Desmantelado
As investigações revelaram que os detidos atuavam em um esquema reiterado de subtração de bens, principalmente em residências do Bairro Jardim Itália. Os objetos furtados eram, em seguida, trocados por entorpecentes em um ponto de tráfico no Bairro Vila Nova.
Além das três prisões preventivas, a Polícia Civil cumpriu dois mandados de busca e apreensão.
Recuperação de Imóvel: Em uma das residências do Bairro Jardim Itália, a Polícia Civil constatou que o imóvel havia sido invadido por traficantes e estava sendo utilizado por usuários de drogas. Após a operação, a posse do bem foi recuperada e devolvida ao legítimo proprietário.
Na mesma tarde, também foi preso um homem por lesão corporal no contexto de violência doméstica, em decorrência de uma condenação judicial da Comarca de Urussanga.
Os envolvidos foram encaminhados ao Sistema Prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.

- 
																	    Geral5 anos atrás Geral5 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira 
- 
																	    Política4 anos atrás Política4 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara 
- 
																	    Economia6 anos atrás Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região 
- 
																	    Política5 anos atrás Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara 
- 
																	    Polícia5 anos atrás Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma 
- 
																	    Geral5 anos atrás Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão 
- 
																	    Polícia5 anos atrás Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma 
- 
																	    Imagens8 anos atrás Imagens8 anos atrásCidades 

 
								
 
																	
																															 
 
											















