Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura de Criciúma mantém operação tapa-buracos

Publicado

em

Trabalhos executados pela Administração Municipal recuperam estragos em vias municipais. Meta é distribuir 700 toneladas de massa asfáltica

Para recuperar os estragos causados pelas chuvas e melhorar as condições de trafegabilidade de veículos em vias municipais, o Governo de Criciúma atua com seis equipes da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana na operação tapa-buracos. Desde o início deste mês, mais de 360 toneladas de massa asfáltica foram distribuídas pelos bairros da cidade.

A meta da Prefeitura de Criciúma é utilizar 700 toneladas do material até o dia 30 de junho. “Estamos priorizando as linhas de ônibus e também o mutirão que antecede o programa Caminhão Amigo, que leva os serviços da Administração Municipal aos bairros”, explica a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.

As equipes foram divididas para recuperar trechos danificados por intervenções da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e vias desgastadas devido à ação do tempo. Conforme Kátia, são distribuídas aproximadamente 60 toneladas de massa asfáltica por dia em vias municipais. O investimento diário da Administração Municipal é de R$ 14,7 mil.

“Os funcionários fazem os reparos nas ruas pavimentadas e atuam na repaginação de lajotas e paralelepípedos. Trabalhamos diariamente para amenizar os danos nas ruas”, ressalta. Retroescavadeira, motonivelador e pá carregadeira também são utilizadas para realizar os trabalhos.

“É de suma importância que os moradores solicitem reparos em vias na Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 156. É pela Ouvidoria que recebemos os chamados e ficamos sabendo dos danos”, finaliza a secretária. A Administração Municipal já realizou serviços nos bairros Naspolini, Operária Nova, Centro, Próspera, Mina do Mato, São Luiz, Santa Bárbara, entre outras localidades.

Geral

Tsunami meteorológico assusta e deixa estragos em praias de Jaguaruna

Publicado

em

Na madrugada desta segunda-feira ,02, moradores da região de Jaguaruna, no Litoral Sul de Santa Catarina, presenciaram um raro e inesperado fenômeno natural: um tsunami meteorológico. Por volta da 1h da manhã, o mar avançou de forma súbita e percorreu uma longa extensão em direção ao continente.

De acordo com a Central de Monitoramento da Defesa Civil, a estação maregráfica de Balneário Rincão registrou um aumento de 1 metro no nível do mar em poucos minutos. O evento ocorreu em condições incomuns, já que os modelos meteorológicos não indicavam maré alta ou agitação marítima.

Os meteorologistas da Defesa Civil explicam que o fenômeno foi causado por uma intensa Linha de Instabilidade  presente na região naquele momento. Essas linhas, formadas por tempestades alinhadas, geram alterações bruscas na pressão atmosférica e ventos fortes. Esse conjunto de fatores cria pulsos de pressão que se propagam no oceano, amplificando as ondas à medida que se aproximam da costa.

“Quando há uma ressonância quase perfeita entre a velocidade da linha de instabilidade e das ondas no oceano, o efeito é intensificado, causando um avanço súbito do mar”, explicou o meteorologista Caio Guerra.

Apesar da raridade, outros tsunamis meteorológicos já foram registrados no Litoral Sul de Santa Catarina, especialmente na primavera. O mais recente ocorreu em novembro do ano passado, no município de Laguna.

Felizmente, o evento desta madrugada não causou danos significativos nem deixou feridos. As autoridades reforçam a importância do monitoramento constante das condições meteorológicas e da conscientização da população sobre como agir em situações semelhantes.

Continue Lendo

Geral

Expectativa de vida do brasileiro sobe para 76,4 anos, diz IBGE

Publicado

em

A expectativa de vida do brasileiro aumentou para 76,4 anos para os nascidos em 2023, superando os 75,5 anos para quem nasceu em 2022.

Para a população masculina, a esperança de vida passou de 72,1 anos, para 73,1 anos . Já para as mulheres, o ganho foi um pouco menor: passando de 78,8 anos para 79,7 anos, na mesma comparação.

A pesquisa Tábuas da Mortalidade 2023, divulgada nesta sexta-feira, 29, pelo IBGE, traz as expectativas de vida nas idades até 90 anos para o Brasil. E o importante… o resultado é usado como um dos parâmetros para calcular o valor das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.

A gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Izabel Marri, explica que a recuperação desse indicador, a partir de 2022, reflete a redução do excesso de mortes causado pela pandemia de covid-19, para ambos os sexos.

Marri destacou que, na comparação com o ano de 1940, quando a expectativa de vida para ambos os sexos era de 45,5 anos, houve um aumento de 30,9 anos.

Sobre a mortalidade infantil, em 2023, a probabilidade de um recém-nascido não completar o primeiro ano de vida, era de 12,5 óbitos para cada mil nascimentos. Em 1940, a taxa de mortalidade infantil era de 146,6 óbitos para cada mil nascimentos. Houve uma redução de 91,5%.

Outra informação que merece destaque, é que, em 2023, os homens, de 20 a 24 anos de idade, tinham quatro vezes mais chances de morrer do que uma mulher do mesmo grupo de idade.

O estudo também mostra que a expectativa de vida dos idosos aumentou em 9,3 anos, de 1940 a 2023.

Continue Lendo

Geral

Tempo melhora amanhã e chuva retorna na sexta-feira

Publicado

em

A primeira semana de dezembro começa com céu nublado e risco de chuva no Sul de Santa Catarina. A informação é do Meteorologista Márcio Sonego. Segundo ele a semana também terá temperaturas mais agradáveis. “Tempo instável hoje, com melhor já a partir de amanhã. Temperaturas ficam mais amenas na terça e na quarta-feira. Quinta já volta a esquentar com termômetros marcando 30 graus de máxima”, adianta.

O dia mais quente da semana será a sexta-feira. As máximas devem bater nos 36 graus; um calorão que serve de aviso para a passagem de uma nova frente fria. “Ainda na quinta-feira o tempo muda com riscos de algum temporal para a região. Fim de semana será marcado por tempo fechado e com chuva na região”.

Continue Lendo

ADSAAA

ADS1

Mais vistos