Variedades
Prefeitura de Siderópolis divulga programação natalina
A abertura oficial do “Natal da Esperança” de Siderópolis já tem data marcada, na sexta-feira, dia 6 de dezembro, às 19h, com o acendimento das luzes de Natal. O evento contará com apresentações culturais das escolas e entidades do município e às 21h30 está agendado a chegada do “bom velhinho”.
A programação se estende ao longo do mês, com shows regionais, missa em Ação de Graças pelos 66 anos de Emancipação Político – Administrativo de Siderópolis, sorteio de prêmios e a formatura dos cursos realizados em parceria com o Instituto Mix.
“O Natal da Esperança não é apenas uma celebração, é um momento de união, renovação e alegria para todas as famílias de Siderópolis. Este ano, preparamos uma programação especial que valoriza a nossa cultura e traz atrações para todas as idades”, convidou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.
Comércio
O comércio terá horário especial neste mês de dezembro, proporcionando mais tempo para as compras de fim de ano. Confira os horários:
- Dias 5 e 6: lojas abertas até às 19h; no sábado, até às 14h.
- De 9 a 13: funcionamento até às 20h.
- Sábados, dias 14 e 21: abertas até às 17h.
- Domingos, dias 15 e 22: abertas das 17h às 21h.
- De 16 a 20: lojas abertas até às 21h, com o mesmo horário na segunda-feira, dia 23.
- Véspera de Natal, dia 24: funcionamento até às 17h.
- As lojas estarão fechadas no Natal, dia 25, e também no dia 26, devido ao feriado municipal.
Variedades
Ciranda do Livro celebra criatividade e protagonismo dos alunos do Colégio Unesc
Lucas Bueno Bernardino saiu da poltrona onde estava e caminhou em direção ao palco do Auditório Ruy Hülse. Em uma das mãos, um buquê. Os olhos, fixos em uma menina. Era Isis Gabrielli Ferreira Bernardino, sua filha de 9 anos, aluna do 4º Ano, que autografara o próprio livro, produzido como parte da atividade Ciranda do Livro, proposta pelo Colégio Unesc.
“É emocionante. O futuro são os nossos filhos. Vale a pena a nossa dedicação ao estudo dela, sendo recompensado pelas notas e pela dedicação em escrever o livro. É um sentimento de amor, alegria e carinho”, relatou Bernardino após entregar as flores rosas à filha.
O livro de Isis conta a história de uma menina e sua irmã e explora como os sentimentos delas variam conforme o lugar onde estão. “Foi emocionante, mas tem que segurar as lágrimas para não estragar a maquiagem”, brincou a aluna, que dedicou a obra aos pais com a frase: “Um abraço e um beijo da Isis”.
A Ciranda do Livro é uma iniciativa do Colégio Unesc que incentiva a criatividade e o protagonismo dos alunos que, durante três noites nesta semana, se revezaram para autografar e se apresentar durante a Mostra Literária.
Habilidades
O projeto é voltado aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A Mostra Literária, uma iniciativa dedicada ao estímulo da leitura e da escrita, resultou na publicação de um livro contendo a história escrita por cada um deles.
“Encerramos o projeto Ciranda do Livro, em que as crianças participaram de um lindo evento com apresentações, finalizando com o autógrafo à obra idealizada e materializada em conjunto com os professores e equipe pedagógica. É uma iniciativa que nos dá muito orgulho. Compartilhar com a família é um presente de fim de ano que mostra as vivências e o aprendizado”, cita a diretora do Colégio Unesc, Marcela Gava.
O objetivo da iniciativa é ainda aprimorar as habilidades de leitura e escrita e, conforme a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais, Patrícia Stanger Cardoso, não há forma melhor de fazer isso do que permitir que os alunos se tornem os autores de seus próprios livros.
“Durante o ano letivo de 2024, cada turma realizou um projeto significativo e essencial em que cada aluno escreveu uma história a partir do tema proposto, que culminou com a noite de autógrafos. É um momento rico, de essência, afeto e significado em que eles constroem as próprias histórias a partir dos assuntos trabalhados durante o ano”, comenta.
As noites de autógrafo lotaram o Auditório Ruy Hülse nessa segunda, quarta e quinta-feira (25, 27 e 28/11).
Variedades
Associação Dança Criciúma recebe Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa 2024
No dia em é celebrada a memória do do poeta simbolista Cruz e Sousa, 24 de novembro, a Associação Dança Criciúma – ASDC (Ponto de Cultura, Ponto de Memória e Casa do Hip Hop Flor e Ser), de Criciúma, recebeu a maior honraria da área cultural de Santa Catarina, que leva o nome da personalidade. Em evento no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, nesse domingo (24/11), a Associação foi condecorada com a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa 2024.
O reconhecimento é entregue anualmente a personalidades de destaque, que tenham contribuído com a cultura no estado e, para o produtor cultural, representa uma conquista única para a ASDC.
Segundo Maxwell Sandeer Flor, presidente da ASDC “Essa conquista é mérito de muito trabalho da diretoria, professores, alunos, educadores, oficineiros, voluntários, coletivos de artistas, hip hoppers, apoiadores, familiares e amigos da comunidade da Vila Zuleima. Estar entre os premiados nos traz ainda mais ânimo para seguir com o trabalho e na defesa da cultura”, destacou, orgulhoso.
Junto da ASDC, foram homenageados também Amilcar Neves; Edio Nunes de Sousa; Eveline da Silva Orth; Jussara Xavier; Marcia de Gusmão Paraíso Cavalcanti; Nilson Thomé (in memoriam) e Osmarina Maria de Souza.
Variedades
Contação de Histórias Vivencial estreia em Siderópolis com experiência imersiva e conexão com a natureza
Estreia nesta terça-feira (26), às 14h30min, em Siderópolis a Contação de Histórias Vivencial do “O Universo Encantado de Aurora”.
Estreia nesta terça-feira (26), às 14h30min, em Siderópolis a Contação de Histórias Vivencial do “O Universo Encantado de Aurora”. O projeto propõe uma experiência inovadora e sensorial, onde o público participa da história em um formato imersivo, vivendo-a no próprio Bosque Encantado, cenário da narrativa.
A história acompanha Aurorinha, uma menina que, junto com sua amiga Borboleta Azul, descobre a magia da amizade e uma conexão profunda com a natureza. Durante a contação, o público caminha pelo bosque e interage diretamente com os cenários descritos, ampliando a percepção e promovendo uma ligação única com a narrativa e o meio ambiente.
Projeto com impacto ambiental e cultural
O evento será realizado no Espaço Aurora, idealizado pela contadora de histórias Adiana Garlini, e signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. Alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 – Vida Terrestre, o projeto visa conscientizar o público sobre a importância da preservação ambiental e da biodiversidade.
“Este projeto é uma forma de mostrar de forma lúdica a relevância da conservação dos ecossistemas. Ao vivenciar a história, crianças e adultos criam um vínculo emocional com a natureza, o que pode inspirá-los a adotar atitudes mais conscientes no dia a dia,” destaca Adiana Garlini.
Para o diretor do projeto, Clairton Rosado, o formato vivencial oferece uma perspectiva única.
“Quando o público vivencia a história no mesmo cenário onde ela se passa, sua percepção se amplia, tornando-se mais profunda. A interação direta com os elementos naturais transforma a experiência em algo marcante e memorável,” explica.
Programação especial para as escolas e para toda a família
Com duração de aproximadamente 60 minutos, a Contação de Histórias Vivencial será realizada nas seguintes datas, recebendo no espaço Aurora turmas de cerca de 40 alunos, de 6 a 12 anos de idade, sempre às 14h30min:
26 de novembro (terça-feira) – EEBM Sara Bom Moretti – Siderópolis/SC
30 de novembro (sábado) – Associação Beneficiente Nossa Casa – Criciúma/SC
03 de dezembro (terça-feira) – EEBM Jorge Biff – Siderópolis/SC
05 de dezembro (quinta-feira) – EEBM Silvio Ferraro – Siderópolis/SC
10 de dezembro (terça-feira) – APAE – Siderópolis/SC
O evento, acessível para pessoas com mobilidade reduzida, proporciona um momento de interação em família e contato com a natureza em um formato educativo e transformador.
Ficha Técnica
Direção: Clairton Rosado
Texto e roteiro: Adiana Garlini e Clairton Rosado
Contadora de histórias – Borboleta Azul: Adiana Garlini
Contadora de histórias – Fada Narizinho: Gabriele Damin de Souza
Cenário e figurinos: Gabriela D’Agostin Batista
Trilha sonora original: Vitor Nesi
Apoio: Espaço Aurora e Melancia Produções Culturais
Serviço
O que: Contação de Histórias Vivencial – “O Universo Encantado de Aurora”
Quando: 26/11, 30/11, 03/12, 05/12 e 10/12, às 14h30min
Onde: Espaço Aurora, Siderópolis
Duração: 60 minutos
Roteiro da experiência: Recepção pela Fada Narizinho; Caminhada pelo Bosque Encantado; Contação da História com a Borboleta Azul e a Fada Narizinho; Bate-papo sobre o espetáculo; Piquenique; Caminhada pelo Bosque Encantado.
Acessibilidade: Espaço adaptado para pessoas com mobilidade reduzida
Ingressos: Evento gratuito, com vagas limitadas. Confirme presença no whatsapp (48) 9 9820-3432
Obs: Caso chova, a apresentação será realizada dentro da casa do Espaço Aurora, que também faz parte do cenário da história.
Instagram: @ouniversoencantadodeaurora
Projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo
O projeto foi contemplado com recursos provenientes do Edital de Chamamento Público Nº 37/2023 – Lei Paulo Gustavo – LPG – D+ SC/2023, reforçando seu compromisso com a valorização cultural e ambiental por meio de ações artísticas inovadoras.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades