Conecte-se conosco

Geral

Prestes a completar 60 anos, Satc volta os olhos para o futuro e a inovação

Publicado

em

Criciúma

Com os olhos voltados para o futuro a Satc reuniu imprensa e autoridades para apresentar parte das ações que vão marcar a celebração dos 60 anos de história da instituição. “Estamos em uma revolução educacional e essa revolução passa pela inovação, pelo empreendedorismo e passa pela plataforma 2030 da ONU”, explica Fernando Zancan, Diretor Executivo da Satc.

Uma destas ações foi apresentada nesta segunda-feira. É o Cocreation, uma incubadora ativada em parceria com o Centro Sapiens e que quer permitir que boas ideias se transformem em bons negócios. “Vamos tentar viabilizar as ideias de representantes da nossa comunidade para transformar elas em bom negócio. É aberto a toda a comunidade. Vamos rodar duas turmas por ano, via edital público, mas todos podem participar. O trabalho tem cinco meses para tentar validar o seu negócio e ir para o mercado”, explica o Coordenador do Cocreation Gustavo de Lucca.

Segundo ele toda ideia é bem vinda. “Desde que esteja vinculado a um dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Já temos projetos de realidade aumentada, dispositivo para melhorar comunicação com autistas, plástico comestível e vários outros sendo desenvolvidos por aqui e que em breve vamos saber se conseguirão decolar”, ressalta.

Fernando lembra que a Satc já está trabalhando esse novo conceito de educação, permitindo aos estudantes da instituição o acesso a robótica, realidade aumentada, eletrificação de carros. “E outras tecnologias que colocam os alunos antenados com as tendências mundiais. Queremos dar um salto em inovação não apenas olhando 2030, mas bem mais adiante. Mas isso requer um esforço grande, obriga a sair da casinha”, pontua que coloca o Cocreation como o habitat da inovação em Criciúma. “Estamos avançando, criando um ecossistema de inovação, fazendo as coisas acontecer. Não dá para esperar criarem uma parede para começar a inovar”

Em breve a Satc também pretende apresentar projetos de larga escala na questão de inovação e com resultados práticos para empresas. “vamos criar um conselho consultivo e empresarial para a área de inovação. Vamos ter um conselho de empresários que vão discutir essa questão e ajudar a tocar os projetos de inovação da nossa escola”, reforça Fernando Zancan.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

22ª Semana Nacional de Museus inicia em Criciúma

Publicado

em

Focado em educação e pesquisa, o Museu Municipal Histórico e Geográfico Augusto Casagrande é palco para a 22ª edição da Semana Nacional de Museus no município de Criciúma. O evento iniciou nesta segunda-feira (13) e possui grande relevância para a cultura e história da cidade. Este ano, o tema escolhido para Criciúma é “Entre Memória e Descobertas: Museu Como Laboratório da Educação e Pesquisa”. O museu oferecerá, até sexta-feira (17), uma programação com exposição de fotografias, jornais e acervos relacionados ao tema. Os visitantes têm a oportunidade de participar de quatro oficinas e um dia de workshop, mediante inscrição gratuita.

A historiadora do Museu Augusto Casagrande, Cinthia Franco, destaca que a participação da instituição na Semana Nacional dos Museus é essencial, pois ressalta o papel do museu como um verdadeiro laboratório para estudos e investigações. “Situado como um espaço de preservação e divulgação da história local, o museu se torna uma fonte importante para a comunidade acadêmica e o público em geral. Ao abrir suas portas durante este evento nacional, ele oferece não apenas a oportunidade de apreciar artefatos e exposições, mas também de se engajar em atividades educativas e pesquisa ativa que acontecerão no local”, enfatizou.

A Semana Nacional de Museus é uma iniciativa coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), realizada em celebração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio. O tema da temporada de eventos é definido anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), e a temática escolhida para a 22ª Semana Nacional de Museus é “Museus, Educação e Pesquisa”.

Segundo o diretor de Cultura da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Ismail Ahmad, o museu desempenha um papel relevante como guardião de acervos valiosos. “Além de preservar a memória de uma população, os museus servem como fontes primárias para investigações acadêmicas e científicas. Por meio de exposições interativas, visitas acompanhadas, oficinas e palestras, nós focamos em promover um ambiente enriquecedor para os estudantes, pesquisadores e para a comunidade em geral”, ressaltou.

As oficinas têm como objetivo ensinar sobre o manuseio dos acervos de livros, documentos e fotos, além de instruir acerca da realização da limpeza e conservação desses materiais. Na quarta-feira (15) e sexta-feira, os visitantes terão a oportunidade de receber um sachê antipragas para colocar na biblioteca, junto com os livros, a fim de auxiliar na conservação. No workshop: “Sons que contam histórias: um diálogo entre áudios antigos e atuais”, será explorada a evolução da pesquisa através de áudios, gravados geralmente em fitas, até o momento atual, com a utilização da Inteligência Artificial (IA). As oficinas de conversação serão apresentadas pela coordenadora do Arquivo Histórico da FCC, Marilei Rodrigues Correa. Já as oficinas de prevenção e contra pragas, além do workshop, ficarão sob a responsabilidade da historiadora Cinthia Franco.

Os interessados em prestigiar a iniciativa devem se inscrever, de forma gratuita, pelo telefone (48) 99988-1804.

Continue Lendo

Geral

Museu ao ar Livre tem programação para a 22ª Semana Nacional de Museus

Publicado

em

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans, preparou uma programação especial para a 22º Semana Nacional dos Museus, que inicia nesta terça-feira, dia 14, e segue até sábado, dia 18. Estão previstas oficinas de brinquedos com elementos naturais, aula interativa e visitas guiadas. O tema deste ano é “Museus, Educação e Pesquisa”, e conforme o Conselho Internacional de Museus (ICOM), a escolha do tema apresenta uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa.

Durante toda a semana estão previstas visitas guiadas para grupos escolares, com vagas limitadas, sendo necessário o prévio agendamento. Na quarta, dia 15, haverá uma aula interativa com os acadêmicos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), às 19h. A ação envolve a metodologia da Educação Patrimonial: observação, registro, exploração e apropriação, do acervo material e documental considerando aspectos da história da Educação da região.

No sábado, dia 18, Dia Internacional dos Museus, está prevista a realização de uma Ação Educativa intitulada “Sementes do amanhã: plantando futuros verdes”, junto a crianças entre 7 a 10 anos. Será realizada uma oficina de brinquedos utilizando elementos da natureza e ainda uma atividade de observação de pássaros com binóculos. “Será feito plantio de mudas, pintura com tintas naturais e ainda mais algumas surpresas”, afirma a colaboradora do Museu ao Ar Livre, Rosani Hobold Duarte.

Segundo ela, “Sementes do Amanhã” é resultado de um Projeto de Extensão que envolve o tripé “ensino, pesquisa e extensão”, desenvolvido no curso de Pedagogia do Unibave. A oficina a ser realizada no espaço do Museu ao Ar Livre, busca conectar as crianças com a natureza por meio de atividades lúdicas e educativas.

Para a diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, a proposta das Semana Nacionais de Museus é chamar a atenção para o setor museológico e movimentar os museus do Brasil. “É uma semana para incentivar os museus a propor ações diferentes e chamar a atenção do público sobre temas importantes”, destaca Valdirene.

*Sobre*

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

Continue Lendo

Geral

Chuvas causam desabastecimento de água em Sombrio

Publicado

em

A Sombrio Saneamento informa que, em razão das fortes chuvas, ocorreu o rompimento da Lagoa da Guarita, local onde é feita a captação de água bruta para ser tratada e abastecer a população de Sombrio. A consequência é a falta de água em todo o município.

As equipes da concessionária estão trabalhando intensamente para solucionar o problema o mais rápido possível, ao lado da Prefeitura Municipal e Defesa Civil. Essa ação também depende da diminuição da correnteza e do nível da lagoa.

A orientação é para que, neste momento, cada pessoa faça o uso consciente da água, até que o abastecimento seja normalizado.

“Ainda não há previsão para o retorno do abastecimento. Por isso, contamos com a compreensão e a colaboração de todos para enfrentarmos essa dificuldade momentânea causada pelas chuvas, e assim minimizarmos as consequências pela falta de água”, solicitou o superintendente da Sombrio Saneamento, Gian Scandolara.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com