Geral
Procon de Içara alerta para os golpes em alta
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Içara, preocupado com a recorrência de golpes praticados de forma principalmente virtual, divulgou as ocorrências mais comuns durante 2023 para alertar os consumidores. O órgão orienta a prezar apenas por sites confiáveis no momento de efetuar uma compra online.
“Quando se trata da internet, todo cuidado é pouco. Desconfie de perfis que vendem produtos com preços muito abaixo do valor de mercado, seja através de ofertas pelo e-mail ou até mesmo pelo Instagram. Verifique se a loja tem site e leia as considerações deixadas por outros clientes”, afirma o coordenador municipal do Procon, José Silvano.
Outro cuidado a ser tomado é, em hipótese alguma, repassar informações pessoais ao telefone. Jamais obedecer às ordens de alguém que vier a se apresentar como um representante ou gerente do banco ou instituição financeira. “Pesquise sobre o modus operandi. Na maior parte das vezes o golpe já está manjado e existem diversas matérias na internet alertando. Desconfie sempre de links suspeitos também. Dinheiro fácil não existe”, pontua Silvano.
Os golpes mais comuns de 2023:
- – Recebimento de e-mail do Procon;
- – WhatsApp com mensagem de empréstimo consignado e sua devolução;
- – Venda de veículos com antecipação de valores via PIX ou depósito;
- – Venda por aplicativo (Facebook, Instagram, etc);
- – Impressão de boletos de sites piratas;
- – Pedido de ajuda, com doações via PIX ou vaquinha virtual;
- – Ligações recebidas de golpistas, se passando pelo gerente do banco;
- – Golpe da violação do aplicativo do banco.
Fui vítima, e agora?
Caso você tenha sido vítima de uma fraude – o produto não foi entregue, ou esteja com qualidade inferior ao descrito pelo vendedor – procure os canais de proteção ao consumidor. O Procon de Içara fica localizado no Paço Municipal Ângelo Lodetti, com atendimento presencial das 8h às 12h e das 13h às 17h. Há a possibilidade de entrar em contato com o órgão pelo telefone – (48) 3432-5299 -, ou pelo e-mail – procon@icara.sc.gov.br.
Geral
Prefeitura de Morro da Fumaça abre processo seletivo emergencial para contratação de motorista
Inscrições ocorrem de 8 a 14 de setembro, na sede da Secretaria do Sistema de Saúde, no Centro
A Prefeitura de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria do Sistema de Saúde e Desenvolvimento Social, abriu Processo Seletivo Simplificado Nº 011/2026 para contratação temporária e emergencial de motorista. O edital prevê uma vaga para contratação imediata, além da formação de reserva técnica.
A função possui carga horária de 40 horas semanais. Para participar, o candidato deve atender aos requisitos estabelecidos no edital, entre eles ter as Séries Iniciais completas, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria D ou superior, em plena validade, e apresentar qualificação para o exercício da função de motorista.
As inscrições ocorrem de 8 a 14 de setembro de 2026, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede da Secretaria do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça, localizada na Rua Inocente Pagnan, nº 20, Galeria San Valentin, térreo, Centro.
Para efetuar a inscrição, o candidato deve preencher a ficha de inscrição disponível no edital ou na própria Secretaria e entregá-la no local indicado dentro do prazo estabelecido.
Mais informações sobre requisitos, documentação, critérios de seleção e demais condições estão disponíveis no edital do Processo Seletivo Simplificado.
Geral
Alunos de Urussanga prestam homenagens ao Brasil durante a Semana da Pátria
A Semana da Pátria foi marcada por momentos de civismo e homenagens ao Brasil, em Urussanga. Os estudantes das redes municipal, estadual e particular estiveram na Prefeitura, ao longo da semana, para participar das atividades que antecedem as celebrações do Dia da Independência.
Durante as solenidades, as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Urussanga foram hasteadas ao som do Hino Nacional. Os alunos também realizaram apresentações e declamaram poemas que destacaram os valores de cidadania, respeito e amor à pátria.
A prefeita Stela De Agostin Talamini acompanhou as apresentações e parabenizou os alunos. “É muito bonito ver nossas crianças e adolescentes participando desses momentos que valorizam a nossa história, os nossos símbolos e o sentimento de pertencimento. A Semana da Pátria é uma oportunidade de fortalecer a cidadania e os valores que queremos para o futuro”, disse.
O Desfile Cívico em Urussanga acontece na próxima segunda-feira, dia 7 de Setembro, no Centro Histórico. A solenidade de abertura começa às 8h30, na Praça Anita Garibaldi, com mais de 40 grupos confirmados nesse evento.
Geral
Afabess promove tarde de conscientização sobre prevenção ao Alzheimer
A Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess) promoveu, nesta sexta-feira, dia 4, uma tarde de conscientização e aprendizado sobre a prevenção ao Alzheimer. A atividade destacou a importância dos cuidados com a saúde e da adoção de hábitos que contribuem para uma melhor qualidade de vida.
Durante o encontro, o médico Dr. Álvaro Alberto Barcelos Junior abordou fatores relacionados ao estilo de vida que podem contribuir para a redução do risco de desenvolvimento da doença. Entre os pontos destacados estão a prática de atividade física, alimentação saudável, sono adequado, convivência em comunidade, prevenção da depressão e a busca por uma vida com propósito.
Segundo o médico, cerca de 45% do risco de Alzheimer está relacionado a fatores que podem ser modificados ao longo da vida. Por isso, a adoção de hábitos mais saudáveis pode contribuir para prevenir ou retardar o surgimento da doença. Ele também reforçou que nunca é tarde para começar a cuidar da saúde e promover mudanças no estilo de vida.
A presidente de honra da Afabess, Rosa Susana Salvaro Fernandes, destacou a importância de proporcionar momentos de informação e cuidado à comunidade. “A sensação de oferecer uma tarde como essa é de dever cumprido. Foi uma tarde de muito aprendizado, em que aprendemos, mais uma vez, que nunca é tarde para cuidar da nossa saúde e da nossa vida. A grande lição é que nunca é tarde para nos cuidarmos e buscarmos viver mais e melhor”, afirmou.
-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades
















