Geral
Professores da Unesc transformam vidas por meio da educação
o Dia do Professor, comemorado nesta terça-feira (15/10), a Unesc celebra a dedicação e o compromisso de quem transforma vidas por meio da educação. Mais do que ensinar, esses profissionais moldam o futuro ao superar desafios diários com criatividade e paixão. Em um cenário em constante mudança, os professores são pilares fundamentais no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e consciente.
Na Unesc e no Colégio Unesc, os mais de 800 profissionais da educação desempenham papel essencial na formação de mais de 16 mil estudantes. Esses educadores são mais do que transmissores de conhecimento, eles atuam como mentores ao inspirar o pensamento crítico, a inovação e o compromisso social, com abordagem que valoriza o desenvolvimento integral, assim como o protagonismo dos estudantes.
Seja na sala de aula, em projetos de Pesquisa ou em atividades de Extensão, os professores se dedicam a fomentar o aprendizado contínuo e contribuem com o crescimento pessoal e acadêmico.
“Neste dia, celebramos os educadores da Unesc e do Colégio Unesc que, com dedicação, paixão e criatividade, superam os desafios de uma realidade em constante transformação e fazem da educação um instrumento de mudança e esperança. Cada professor não apenas transmite conhecimento, mas inspira, orienta e forma cidadãos comprometidos com um futuro mais justo e sustentável. A missão desses profissionais vai além da sala de aula, eles moldam vidas e preparam nossos estudantes para serem protagonistas das próprias histórias, seja por meio do Ensino, da Pesquisa ou da Extensão. A eles, a nossa eterna gratidão e reconhecimento”, enfatiza a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
Prazer em ensinar
A docente Andréa Rabelo Marcelino faz parte da Unesc desde 2009 e, para ela, ser professora na Instituição significa estar em constante evolução. “Sempre quis ser professora. Eu já ensinava minhas bonecas e meus irmãos mais velhos, e, ao concluir a oitava série, atual nono ano, fui para o magistério para seguir meu sonho. Antes mesmo de me formar, já estava estagiando na Educação Infantil de um dos colégios da cidade, onde trabalhei por muitos anos”, relembra.
Com 36 anos de experiência na docência, Andréa também atuou como pedagoga no Ensino Fundamental. “Depois, me formei em Geografia e passei a lecionar no Ensino Médio, no curso de magistério e na formação de professores”, comentou. Ela destaca que a Unesc transformou sua trajetória como professora e gestora. “Aprendo com tudo e todos que encontro aqui. Amo este espaço de diversidade”, conclui a coordenadora do curso de Pedagogia.
Para o professor Richarles Souza de Carvalho, ser docente na Unesc é uma experiência fantástica e recompensadora. “Aqui, temos a oportunidade de conviver, trabalhar e aprender com pessoas de diferentes áreas e culturas, o que enriquece muito a nossa trajetória”, afirma. Ele destaca que o papel do professor universitário hoje envolve diversas atividades, como Pesquisa e, em alguns casos, gestão. “Contudo, para mim, o Ensino continua sendo a principal e mais gratificante tarefa. Sinto-me realizado como professor na Universidade”, pontuou.
Com 26 anos de carreira, dos quais 24 dedicados à Unesc, Carvalho começou a jornada em 2000 no Colégio Unesc, então chamado Colégio de Aplicação (CAP). Após o mestrado, em 2006, passou a lecionar na graduação. Ao longo dos anos, ele atuou em diversos cursos, ministrando disciplinas relacionadas às linguagens, e atualmente integra os cursos de Letras, Pedagogia, Escola de Comunicação Criativa (Ecocria) e Escola de Idiomas.
“A Unesc tem um papel fundamental na minha vida pessoal e profissional. A Universidade não é apenas o meu local de trabalho, mas também parte da minha história. Eu estudei aqui, minha esposa se formou aqui, e agora nossos filhos estudam no Colégio Unesc”, diz.
Ciclo sem fim
Para a professora Adriane Bandeira Rodrigues, ser professor na Unesc é muito mais do que o profissional que transmite conhecimento na área da sua formação. “É aquele que exerce o papel de facilitador no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo, com a sua experiência e valores humanos, na formação dos estudantes, sempre preocupado em acolhê-los, inspirado nos princípios e valores tão prestigiados pela nossa Universidade”, disse, ela que está na Universidade desde 2005, como professora no Curso de Direito. Ela também já lecionou as disciplinas de Direito no Curso Superior de Marketing, Gestão de Pessoas e Administração de Empresas.
Para o coordenador da Ecocria, Marcos Dalmoro, ser professor é compreender como o outro aprende, e dar suporte para este alcançar seus objetivos. “É compartilhar saberes e aprender em um ciclo sem fim. É, por vezes, sair de uma sala de aula com a certeza de que naquela noite você conseguiu fazer algo por outro ser humano. Lecionar na Unesc é estar realizado com a ascensão dos seus estudantes”, mencionou.
Constante atualização
Preocupada com a atualização constante dos professores, a gestão da Unesc promove a Formação Permanente, que inclui palestras com convidados externos, entre outras atividades. Na Universidade desde 2012, a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Elaine Guglielmi Pavei Antunes, enfatiza que a Instituição lhe proporciona um ambiente de crescimento que lhe permite compartilhar a paixão pela Engenharia Civil com centenas de estudantes.
“Transmitir o conhecimento e acompanhar o desenvolvimento dos acadêmicos é algo que me motiva diariamente. A Unesc me ofereceu a oportunidade de expandir o meu trabalho, tanto em sala de aula, quanto em projetos de Pesquisa e Extensão. Ser professora e coordenadora do curso tem sido uma experiência enriquecedora. A Unesc valoriza o conhecimento e a inovação, o que me permite crescer junto com os estudantes e a Instituição. A cada dia, confirmo que ser professora na Universidade vai além de uma simples profissão; é uma realização pessoal e profissional, além de uma oportunidade de contribuir significativamente para a formação de futuros engenheiros”, ressalta.
Para o professor Jacks Soratto, que leciona nos cursos de Enfermagem, Medicina, além do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), estar no campus da Unesc lhe possibilita construir o caminho da felicidade por meio do trabalho. “É uma fonte de satisfação pois me sinto parte do processo. Estar em uma Instituição que nos reconhece e nos dá liberdade para criar, inovar, pesquisar e fazer a diferença na vida das pessoas é fantástico”, reconhece.
Já a professora Neiva Junkes Hoepers frequenta as salas da Unesc há 22 anos, com atuação no curso de Enfermagem, além da coordenação de estágios e do grupo de Extensão. “Lecionar na Unesc significa ajudar a transformar seres humanos melhores e se reinventar constantemente”, comenta.
Tanto para aqueles com anos de experiência, como Neiva, quanto para os que iniciaram a trajetória na Unesc recentemente, como Tiago Bender Wermuth, que passou a lecionar na Universidade em fevereiro de 2024, a docência se revela como uma missão de transformação.
“Na Universidade, tenho a oportunidade de participar ativamente da formação de futuros profissionais em um ambiente que valoriza o conhecimento prático e teórico. A Instituição me permite não apenas ensinar, mas também aprender, em um processo constante de troca e evolução junto aos acadêmicos. Acompanhar o crescimento e a evolução de cada um é o que me motiva todos os dias a seguir nessa jornada de ser professor na Unesc”, ressalta.
Geral
Sombrio decreta situação de emergência após vendaval da noite de quarta
A prefeita Gislaine Cunha decretou Situação de Emergência em Sombrio. A decisão foi tomada nesta quinta-feira depois de um levantamento prévio dos danos provocados por um vendaval registrado na noite da última quarta-feira. Participaram do encontro representantes da Defesa Civil, Celesc, secretários municipais, servidores e autoridades estaduais, como André Fernandes, chefe de gabinete da Casa Civil de Santa Catarina, e o vereador Jonas D’Ávila. Foram definidas ações prioritárias para atender a população e recuperar os danos estruturais.
Impactos e assistência
Os bairros mais atingidos foram Sanga Negra, São Pedro, Guarita, Januária e São Francisco, com mais de 50 residências danificadas, além de indústrias, prédios públicos e o quartel do Corpo de Bombeiros. Um veículo da Secretaria de Educação também sofreu avarias. Apesar dos danos, não há registro de desabrigados.
A tempestade afetou o fornecimento de energia elétrica em cerca de 30 mil residências em Sombrio, Balneário Gaivota e Santa Rosa do Sul. Em Sombrio, 28 postes foram danificados, e equipes da Celesc estão atuando para normalizar o abastecimento.
As famílias afetadas podem buscar assistência no Corpo de Bombeiros e no CRAS do bairro São Pedro, onde estão sendo distribuídas lonas e realizados cadastros para o fornecimento de telhas.
“Já solicitamos a Defesa Civil do Estado as telhas necessárias para atender as famílias impactadas e agora com a situação de emergência decretada vamos ter mais agilidade para fazer os investimentos necessários para devolver a normalidade à cidade”, argumenta o coordenador da Defesa Civil de Sombrio, Alessandro Tavares.
Geral
Doa Criciúma e Região terá Dia D nesta sexta-feira
Uma grande manifestação de solidariedade está marcada para esta sexta-feira, 29, quando será celebrado o Dia de Doar em Criciúma. A campanha Doa Criciúma e Região terá o Dia D, com ações especiais de arrecadação lideradas pelo Núcleo do Terceiro Setor da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
Todos os donativos e o dinheiro arrecadado serão revertidos em favor das diversas causas sociais representadas pelas 24 nucleadas, que com seu trabalho impactam diretamente na vida de mais de 40 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos, idosos e suas famílias.
Podem ser doados desde materiais de higiene e limpeza até itens de alimentação, além de recursos financeiros, nesse caso, por meio do Pix, chave [email protected].
As ações de arrecadação ocorrerão nos supermercados: Giassi (Bairro Santa Bárbara – Criciúma), Lino Supermercado (Balneário Rincão), Supermercado Beira-Mar (Balneário Rincão), Supermercado Santa Bárbara (Balneário Rincão), Abimar Supermercado (Balneário Rincão), Rosso Supermercados (Centro-Criciúma), Moniari Supermercados (Bairro São Luiz- Criciúma), Althoff Supermercados (Bairro Pinheirinho-Criciúma), Althoff Supermercados (Bairro Michel-Criciúma), Supermercados Manentti (Bairro Próspera – Criciúma), Supermercados Manentti (Bairro Santa Luzia – Criciúma), Combo Atacadista (Centro-Criciúma), Supermercados Manentti (Distrito do Rio Maina-Criciúma), Rosso Supermercados (Bairro Comerciário- Criciúma), Rosso Supermercados (Bairro São Luiz) e Combo Atacadista (Içara).
As doações também podem ser entregues nos pontos de coleta instalados na Acic, na Afasc, na Associação Vida Ativa São José, no Instituto de Educação Especial Diomício Freitas, na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara e na Unesc.
Importância da doação
“Queremos transformar nossa região em um exemplo de compaixão e apoio mútuo. Com esse movimento, pretendemos alcançar um impacto de solidariedade e altruísmo, em que as pessoas vão se sentir melhor. Queremos gerar essa consciência sobre a importância da doação, do amor ao próximo”, afirma Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, coordenadora do Núcleo.
“A cultura de doação já está muito presente em Criciúma, mas é preciso fortalecê-la, para que as organizações sociais possam manter e ampliar os serviços que são tão relevantes, seja na educação, no esporte, na qualificação profissional, na assistência social, na saúde ou na inovação. O Terceiro Setor promove a inclusão, a sustentabilidade, a melhora na qualidade de vida das pessoas”, considera o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
Geral
Inscrições abertas para a Corrida do Cooperativismo 2025
As inscrições para a Corrida do Cooperativismo 2025 já estão abertas. O evento acontece no domingo, 12 de janeiro de 2025, na orla do Balneário Esplanada, em Jaguaruna. A largada será às 7h30, na arena do CooperVerão, localizada na direção da rua Antônio Lima. A prova é aberta ao público geral, com inscrições gratuitas para associados e descontos especiais para dependentes.
A corrida contará com distâncias de 7 km e 14 km, que podem ser realizadas de forma individual ou em duplas (do mesmo gênero ou mistas). Para quem prefere um ritmo mais leve, haverá uma caminhada de 3,5 km. Todos os participantes que completarem suas provas dentro do regulamento receberão uma medalha de participação. Além disso, os três primeiros colocados nas categorias 7 km individual e 14 km individual e duplas serão premiados com troféus.
O presidente da Cermoful, Rudy Recco, adianta que a edição deste ano traz uma novidade: a categoria de participação. “A corrida de 7 km pode ser feita em dupla. Criamos essa categoria para que pessoas que nunca participaram possam se inscrever acompanhadas de familiares ou amigos, vivenciando a experiência de cruzar a linha de chegada. Nosso objetivo é promover o desafio e a superação”, destacou Recco.
A garotada também terá vez na Corrida Kids, que será realizada depois das provas principais. As inscrições das crianças serão realizadas exclusivamente no sábado, dia 11/01, na arena do CooperVerão. A participação infantil é gratuita e os pequenos que completarem a prova também vão receber medalhas de participação.
Os kits serão entregues no sábado, dia 11 de janeiro, a partir das 14h, na arena do CooperVerão. Cada kit incluirá uma camiseta de corrida personalizada do evento, confeccionada em material de alta qualidade; pulseira de suor; caixa ecológica e brindes dos patrocinadores. Além disso, o kit contará com os itens obrigatórios para a participação na prova: número de peito e chip de identificação.
Inscrições pelo site: www.trichip.com.br/evento/corrida-do-cooperativismo-2025. Mais informações pelo telefone/WhatsApp: (48) 99955-4381.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades