Conecte-se conosco

Geral

Rádio do Sul de Santa Catarina perde o gênio Milioli Neto

Publicado

em

O Rádio do Sul de Santa Catarina acaba de perder um dos maiores nomes de sua história. Morreu aos 77 anos, Francisco Milioli Neto. Quis a ironia do destino que o último suspiro deste ícone da imprensa fosse dado justamente no aniversário do primeiro título do Criciúma, conquistado em 1986, quando Milioli deixou os microfones para assumir o papel de dirigente. Chico estava internado havia pelo menos uma semana, mas seu quadro de saúde era delicado havia quase um ano.

Em 2017, depois de um procedimento cardíaco o quadro se agravou e os médicos descobriram que Milioli estava com Esclerose Lateral Amiotrófica. Por mais uma destas ironias do destino, um dos primeiros sentidos afetados pela doença foi a fala. Milioli resistiu, lutou, mas mês após mês foi sendo afetado pela doença e hoje aos 12he30min ele entrou para a história e deixa um legado de amor e paixão ao Rádio.

Abaixo trecho de uma entrevista feita com Milioli Neto quando ele estreou na Transamérica, sua primeira experiência em FM.

Quando era apenas um estudante do Colégio Lapagesse, foi convidado pelo amigo Clésio Búrigo (já falecido) para trabalhar na Rádio Eldorado, de Criciúma. Tinha 15 anos. Mais de meio século depois, é impossível falar da história da imprensa e do rádio sul-catarinense sem mencionar Francisco Milioli Neto.

Em 1956, eu estudava e o Clésio me convidou para trabalhar em rádio. Aceitei e nunca mais parei. Nestes 50 anos, passei pela Eldorado, pela Difusora e agora estou aqui na Transamérica”, conta Milioli, 65 anos, que também dedicou boa parte da carreira ao jornal e à televisão. “Comandei a primeira transmissão da extinta TV Eldorado, mas também fui funcionário público e atuei em outras áreas da iniciativa privada, sempre de forma paralela às minhas atividades na imprensa”, recorda.
A ligação de Milioli com o rádio surgiu graças ao futebol. Fanático pelo esporte, sintonizava as rádios cariocas para saber do Bangu, o primeiro time do coração. A ligação com o Comerciário e o Criciúma surgiu depois. “O Bangu decidiu o título carioca de 51, tinha uma equipe fantástica. Ouvia as notícias do time pelas rádios cariocas, e tomei gosto pela coisa”, destaca.
A união entre o comentarista e o futebol foi tão intensa que em 1986 Milioli deixou a cabine de transmissão para assumir um posto de diretor no Criciúma Esporte Clube. A parceria deu certo. Milioli ajudou o clube a conquistar o primeiro título catarinense (a equipe havia sido campeã em 69, mas ainda com o nome de Comerciário). “Senti que poderia ajudar o clube e abracei o time. Esse elo se mantém até hoje, e sempre vai existir. Antes de ser dirigente, juiz ou profissional de imprensa, somos torcedores. Não tem como separar”, avalia.

Apesar de ter ajudado o Criciúma a engordar a galeria de títulos, Milioli mantém com a torcida do clube uma relação de amor e ódio. Essa relação conturbada está explícita na rede mundial de computadores. Duas comunidades do Orkut dividem os que amam (“Eu amo Milioli Neto”) e os que odeiam o comentarista (“Te aposenta Milioli Neto”). “Isso é natural. Todos que emitem opinião, criticam ou elogiam alguém ou alguma entidade provocam naturalmente estes dois sentimentos”, ameniza.

Aos 50 anos de carreira e estreando em FM, Milioli Neto faz uma crítica à sua trajetória profissional: “Acho que podia ter sido mais organizada. Sofri muito em função de toda a turbulência provocada pelos momentos políticos vividos pelo País.” Mas está satisfeito com a atual fase da vida: “Neste momento, estou provando uma nova sensação, que é trabalhar em FM. Está sendo uma experiência interessante, que colocou minha versatilidade à prova.”

As últimas homenagens serão prestadas no crematório em Içara, mas o horário ainda não foi detalhado pela Família. Prefeito de Criciúma e o Tigre devem decretar luto oficial de três dias.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

3º Criciúma Rock Festival será em Maio no Criciúma Shopping

Publicado

em

Músicas, comidas, bebidas e tempo de lazer: é assim que a maioria das pessoas gosta de apreciar uma tarde de sábado. Nesse sentido, para incrementar e dar um toque especial na programação dos fins de semana, o Criciúma Shopping promoverá a 3ª edição do tradicional “92FM Criciúma Rock Festival” no dia 11 de maio, a partir das 12h, no estacionamento do estabelecimento.

Com entrada gratuita, o evento reunirá bandas covers de famosos grupos internacionais do rock para todos os gostos, juntamente com a gastronomia típica do estilo musical.Para receber todo público da região, o estacionamento contará com 2.500m² de área coberta, com espaços para o bar e comidas. O local será monitorado e contará com brinquedos infláveis para garantir momentos de diversão para a criançada. Na parte da gastronomia, em parceria com a praça de alimentação do shopping, o público visitante poderá consumir alguns quitutes durante o evento que relembram e combinam com o gênero musical, alguma das opções são os pastéis, sushi e calzones. Em relação as bebidas, haverá a venda de cerveja, para maiores de 18 anos.


O festival contará com cinco tributos, sendo eles: Metallica, Van Halen, Bon Jovi, Queen e Guns N’Roses. “Sabemos que Criciúma é uma cidade que respira rock e esta edição não será diferente. Preparamos um evento de grande proporção e convidamos toda a região a se juntar conosco para um dia repleto de diversão em família. Pensamos em todos os detalhes para que todos, independentemente da idade, aproveitem ao máximo este tempo de qualidade junto da família e amigos”, enfatiza o gerente de marketing do Criciúma Shopping, Erick Schmit Gregório.Para iniciar as apresentações no palco, às 12h30, a banda Black Stone Grinder interpretará as famosas músicas de Pearl Jam. Em seguida, às 13h45, Metallica será interpretada pelos artistas da Motorbreath. Às 15h, para os amantes das músicas mais clássicas do rock, será a vez do Underdogs cantar as melodias de Van Halen & Bon Jovi. Depois, às 17h, a Freddie-Verso e Banda interpretará Queen. Por fim, para encerrar o Festival de Rock, às 18h45, Reverendo John Paul tocará os famosos sons de Guns N’Roses. 

Continue Lendo

Geral

Diretora da APAE Cocal do Sul participa do FIFE 2024, em Minas Gerais

Publicado

em

Interamericano de Filantropia Estratégica – FIFE 2024, realizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento reuniu líderes e profissionais para discutir os principais desafios e estratégias na gestão de organizações sem fins lucrativos.

O FIFE 2024 abordou vários temas essenciais para a gestão do Terceiro Setor, desde questões legais e contábeis até estratégias de captação de recursos e comunicação inclusiva. Com uma programação diversificada, o evento ofereceu palestras, workshops e debates que proporcionaram aos participantes uma visão abrangente das melhores práticas e tendências emergentes no setor filantrópico.

Rosiclei destacou a importância da participação no FIFE como uma oportunidade única de aprimoramento profissional e networking. “A participação no FIFE proporcionou dias especiais, de conhecimento e reflexões, com excelentes oportunidades para ampliar conhecimentos e trocar experiências. Acredito que o trabalho em rede fortalece o terceiro setor, e o FIFE, com certeza, contribui para refletir na organização da captação de recursos na APAE, construindo uma cultura de colaboração e cooperação cada vez mais forte”, ressaltou a diretora. Sua presença nas palestras e workshops do evento demonstra o compromisso da APAE de Cocal do Sul em buscar constantemente novos conhecimentos e estratégias para fortalecer sua atuação e impacto social.

Durante o FIFE 2024, Rosiclei participou ativamente de diversas palestras e workshops, abordando temas como captação internacional de recursos, gestão de parcerias com entes públicos, estratégias de captação de recursos via incentivos fiscais e desenvolvimento institucional com recursos limitados, entre outros. Além disso, ela teve a oportunidade de aumentar o conhecimento em questões fundamentais para a governança e sustentabilidade das organizações sociais, como o papel do conselho fiscal, a importância do relacionamento com investidores e a necessidade de uma comunicação inclusiva e alinhada com os valores da instituição.

O Terceiro Setor é um termo utilizado para descrever o conjunto de organizações e iniciativas que têm como objetivo promover o bem-estar social, ambiental ou cultural da comunidade, sem visar o lucro financeiro como principal objetivo. Ele se diferencia dos setores público e privado, sendo uma esfera intermediária que engloba organizações não governamentais (ONGs), entidades filantrópicas, associações, fundações, cooperativas, entre outras formas de organização.

Continue Lendo

Geral

Bairro da Juventude lança seu primeiro torneio de robótica

Publicado

em

O Bairro da Juventude apresentou às crianças, durante toda esta semana, o seu primeiro torneio de robótica denominado: Envolve in Robotics. A iniciativa visa inspirar e promover o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras que contribuam para a inclusão e a acessibilidade na instituição. Os trabalhos vão ocorrer ao longo dos próximos meses com encerramento previsto para o dia 3 de agosto, em um evento no Centro Multiuso Angela Elda Venditti da instituição, das 13h  às 17h. 

“É gratificante presenciar crianças e adolescentes sendo protagonistas do seu processo de aprendizagem. Educadoras se desafiando ao promoverem um evento dessa natureza e se colocando no lugar de quem não só ensina, mas aprende diariamente. A robótica alia teoria e prática, amplia repertório por meio dos diferentes saberes e consequentemente ressignifica o processo de aprendizagem”, lembrou a coordenadora pedagógica e administrativa do Bairro da Juventude, Schirlei Gomes Broch Heleodoro. 

A iniciativa foi desenvolvida pelas instrutoras Jéssica de Aguiar Feghera e Micaela França de Oliveira Pacheco. “A palavra chave deste torneio é evoluir, evoluir em todos os parâmetros que a robótica educacional nos proporciona, além da oportunidade de promover a inclusão e a acessibilidade das crianças, adolescentes e profissionais do Bairro da Juventude. Este projeto foi desenvolvido com muita dedicação e amor”, reforçou Jéssica. 

O torneio foi dividido em dois níveis, o primeiro para 4º e 5º anos e o segundo para 6º, 7º e 8º anos.  As equipes vão ser compostas por no mínimo 3 e no máximo 4 estudantes. Ao todo são cinco etapas e dentro delas existem inúmeras metas para serem cumpridas até a banca final. Os três finalistas receberão premiações como certificado e um mimo especial. 

“O torneio interno de robótica vai dar oportunidade para todas as crianças. Será muito mais que construir e programar robôs, o principal objetivo é compartilhar experiências e conhecimentos no desenvolvimento dos estudantes e a diversão que tudo isso traz, pois sabemos que o que aprendemos é mais importante do que vencer o torneio”, finalizou Micaela.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com