Conecte-se conosco

Geral

Reta final para matrículas de novos alunos na rede municipal de Criciúma

Publicado

em

As novas matrículas para as unidades de ensino da rede municipal de Criciúma têm prazo até quarta-feira (15). A pré-matrícula deve ser realizada online, através do site da Prefeitura de Criciúma (shre.ink/UxQE). Durante o processo, é crucial fornecer os dados pessoais do estudante e seu endereço para que a vaga mais próxima de sua residência seja oferecida. A confirmação ou não da matrícula dependerá da entrega e comprovação dos documentos exigidos no edital, disponível no site da Administração Municipal (criciuma.sc.gov.br).

A matrícula abrange a Educação Infantil, o Ensino Fundamental regular e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Somente os residentes em Criciúma ou provenientes de municípios conveniados, mediante autorização da Secretaria Municipal de Educação, podem realizar a pré-matrícula nas escolas da rede municipal de ensino. O secretário municipal de Educação, Celito Cardoso, destaca o compromisso da Secretaria em proporcionar uma educação acessível e de qualidade para os moradores de Criciúma, reconhecendo a importância da educação na descoberta e construção de talentos para a sociedade.

No caso da Escola Municipal de Educação Básica Polo de Surdos (EMEPS) Profª. Maria de Lourdes Carneiro, as vagas e o período a ser frequentado pelos estudantes surdos serão organizados pela unidade de ensino em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, levando em consideração a disponibilidade dos professores bilíngues.

É fundamental observar o cronograma de entrega dos documentos nas unidades escolares, pois esse é o processo que determinará se o aluno estará efetivamente matriculado.

Lista de Documentos:

  • Certidão de Nascimento (cópia impressa)
  • Carteira de Identidade (cópia impressa)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF) (cópia impressa)
  • Cartão Nacional de Saúde (SUS) (cópia impressa)
  • Comprovante de Residência (atualizado)
  • Cartão Auxilio Brasil (cópia impressa, se aplicável)
  • CPF e Carteira de Identidade dos pais ou responsáveis legais (cópia impressa)
  • Declaração de trabalho dos pais ou responsáveis legais
  • Declaração de Guarda (para crianças convivendo com responsáveis legais)
  • Atestado médico para necessidade de alimentação especial
  • Laudo médico com CID (para crianças com deficiência)
  • Declaração de vacinas atualizada

Cronograma de Documentos para Matrícula nos CEIMs:

  • 20 e 21 de Novembro: Grupo Multi A e Grupo Multi B
  • 22 de Novembro: Grupo III
  • 23 de Novembro: Grupo IV
  • 24 de Novembro: Grupo V
  • 27 e 28 de Novembro: Grupo VI

Cronograma de Documentos para Matrícula nas Escolas:

  • 20 e 21 de Novembro: Grupo Multi B, Grupo Multi C e Grupo V
  • 22 de Novembro: Grupo VI e 1º ano
  • 23 de Novembro: 2º, 3º e 4º ano
  • 24 de Novembro: 5º e 6º ano
  • 27 e 28 de Novembro: 7º, 8º, 9º ano e EJA

Geral

Bairro da Juventude lança seu primeiro torneio de robótica

Publicado

em

O Bairro da Juventude apresentou às crianças, durante toda esta semana, o seu primeiro torneio de robótica denominado: Envolve in Robotics. A iniciativa visa inspirar e promover o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras que contribuam para a inclusão e a acessibilidade na instituição. Os trabalhos vão ocorrer ao longo dos próximos meses com encerramento previsto para o dia 3 de agosto, em um evento no Centro Multiuso Angela Elda Venditti da instituição, das 13h  às 17h. 

“É gratificante presenciar crianças e adolescentes sendo protagonistas do seu processo de aprendizagem. Educadoras se desafiando ao promoverem um evento dessa natureza e se colocando no lugar de quem não só ensina, mas aprende diariamente. A robótica alia teoria e prática, amplia repertório por meio dos diferentes saberes e consequentemente ressignifica o processo de aprendizagem”, lembrou a coordenadora pedagógica e administrativa do Bairro da Juventude, Schirlei Gomes Broch Heleodoro. 

A iniciativa foi desenvolvida pelas instrutoras Jéssica de Aguiar Feghera e Micaela França de Oliveira Pacheco. “A palavra chave deste torneio é evoluir, evoluir em todos os parâmetros que a robótica educacional nos proporciona, além da oportunidade de promover a inclusão e a acessibilidade das crianças, adolescentes e profissionais do Bairro da Juventude. Este projeto foi desenvolvido com muita dedicação e amor”, reforçou Jéssica. 

O torneio foi dividido em dois níveis, o primeiro para 4º e 5º anos e o segundo para 6º, 7º e 8º anos.  As equipes vão ser compostas por no mínimo 3 e no máximo 4 estudantes. Ao todo são cinco etapas e dentro delas existem inúmeras metas para serem cumpridas até a banca final. Os três finalistas receberão premiações como certificado e um mimo especial. 

“O torneio interno de robótica vai dar oportunidade para todas as crianças. Será muito mais que construir e programar robôs, o principal objetivo é compartilhar experiências e conhecimentos no desenvolvimento dos estudantes e a diversão que tudo isso traz, pois sabemos que o que aprendemos é mais importante do que vencer o torneio”, finalizou Micaela.

Continue Lendo

Geral

Governo de Cocal do Sul já investiu R$ 273 mil reais no programa de castração de animais

Publicado

em

Com o objetivo controlar o crescimento da população de animais e reduzir riscos de doenças para os cães e gatos, e também para os seres humanos, o Governo de Cocal do Sul desenvolve um programa de castração, totalmente gratuito. Até o momento, já foram castrados 1.481 animais, entre eles 52% caninos e 48% felinos.

Toda quinta-feira os animais são levados para a Unibave, onde é realizada a castração, de forma alternada – em uma semana são levados 15 cães e na outra semana 15 gatos, totalizando 60 por mês.

Até o momento, o governo do município já investiu R$ 273 mil reais, referente ao período de maio de 2021 a março de 2024. Entre os critérios para o programa de castração, estão: animais que foram adotados; de pessoas de baixa renda; o solicitante deve ser morador de Cocal do Sul; animais resgatados por Ongs ou ser animal de rua.

O programa prioriza a castração de animais errantes e por isso, a cada semana, os grupos voluntários Rede do Bem e Amor Animal possuem três vagas cada, as quais são destinadas à castração destes animais. Os protetores voluntários são: Edsania Tavares (Rede do Bem); Luciane Cardoso Piva, Ledair Inês Muttini e Maria Zita Furlan (Amor Animal).

Para obter mais informações sobre como fazer para participar do programa, basta ligar para (48) 3444-606035.

Continue Lendo

Geral

Com inspirações e soluções, Feira CasaPronta chega a Tubarão em junho

Publicado

em

A contagem regressiva para a 12ª edição da Feira CasaPronta Tubarão já começou. A nova edição acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, e traz opções de negócios nos setores da construção, mobiliário e decoração.

Com acesso gratuito, esta edição contará com a participação de 80 empresas, oferecendo uma ampla variedade de produtos e serviços. “Os visitantes poderão explorar as últimas tendências em materiais de construção, móveis modernos e acessórios de decoração para transformar qualquer espaço. Além disso, terão a oportunidade de interagir diretamente com os expositores, obter conselhos especializados e aproveitar ofertas exclusivas”, ressalta a diretora comercial da Nossa Casa Feiras e Eventos e organizadora da CasaPronta, Jaqueline Backes.

O grande diferencial da Feira deste ano é a diversidade de opções disponíveis, desde soluções econômicas a até produtos de alta qualidade e tecnologia avançada. “Independentemente do estilo ou do orçamento, os visitantes encontrarão algo que atenda às suas necessidades e preferências”, adianta Jaqueline.

Neste ano, a Feira CasaPronta Tubarão contará com empresas de diversas regiões de Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul. “Participar da Feira CasaPronta Tubarão é essencial para quem busca construir, reformar ou decorar, pois oferece uma experiência única de descoberta, além da oportunidade de fazer negócios diretamente com os melhores fornecedores do mercado”, acrescenta.

Durante a 12ª edição da feira, também acontecerá o Farol Conecta, que apresentará conteúdos para empresários, profissionais, voltados para o mundo dos negócios.

A edição da Feira CasaPronta em Tubarão já acontece há 12 anos. O evento contará com um espaço de mais de 4 mil metros quadrados e não é cobrado ingresso para visitar a feira. Além disso, a entrada de pets é autorizada, já que o evento é totalmente pet friendly.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com