Conecte-se conosco

Geral

Santos óleos são abençoados em Araranguá

Publicado

em

Na noite desta quarta-feira santa, 28, a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá, acolheu mais de 1,5 mil fiéis de toda a Diocese de Criciúma, que participaram da Missa do Crisma, com a tradicional bênção dos santos óleos. A solene celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada por cerca de 60 padres diocesanos e religiosos.

Na ocasião, representantes da Pastoral do Batismo levaram até o altar o óleo dos catecúmenos; ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, idosos e profissionais da área da saúde pública levaram o óleo da unção dos enfermos, e o diácono Samuel Pirola, acompanhado por jovens crismandos, levou o óleo do santo Crisma.

Em sua homilia, Dom Jacinto falou da importância e do sentido da celebração diocesana e sua ligação com o tema da Campanha da Fraternidade. “Para mim, é um dos momentos mais importantes do ano, quando toda a Diocese se faz presente. Este momento tão sagrado, onde nós também preparamos os santos óleos que durante o ano serão usados para os sacramentos. Ouvindo as leituras e tendo presente o tema da Campanha da Fraternidade, somos chamados a construir um mundo de paz, de fraternidade, pois somos todos irmãos e irmãs em Cristo. E é justamente pelo Batismo que somos, em Cristo, tornados filhos e filhas de Deus (…) Os santos óleos abençoados vão ser usados durante todo o ano, para ungir os novos filhos e filhas, para que se tornem irmãos e irmãs em Cristo conosco, que a Campanha da Fraternidade tanto insistiu neste ano. Somos irmãos e irmãs. Se não partirmos deste princípio, nada irá justificar o resto”.

Em sua reflexão, ainda, Dom Jacinto exortou a todos para que conservem seu amor à Igreja, como membros do corpo místico de Cristo, mesmo diante de notícias que escandalizam e convidou-os à oração para que tudo seja esclarecido. “O crisma nos envia em missão onde também é muito importante dar o testemunho (…) Seja na primeira leitura de hoje ou também no Evangelho, esta é a resposta para a humanidade, esta é a resposta que todo coração espera e busca, em Jesus: Ele é que abre nossos olhos, Ele deve abrir nossos ouvidos, Ele deve ser a resposta de tudo aquilo que está no íntimo de nosso coração”, acrescentou o epíscopo.

O Bispo destacou ainda o serviço dos padres, que entregam sua vida pelo amor ao Reino que Deus os confiou e pediu a oração do povo, para que sejam perseverantes e fiéis em sua missão. Na celebração, Dom Jacinto também dedicou sua oração a todos os idosos e doentes que não puderam estar presentes na missa.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Óculos com IA vão dar mais autonomia a deficientes visuais em Cocal do Sul

Equipamento vai identificar preços, apontar obstáculos e ajudar até a escolher a cor da roupa

Publicado

em

Que a Inteligência Artificial e a Inovação estão em todos os lugares não é mais novidade. Mas e esse essa tecnologia pudesse se transformar nos olhos de quem nasceu ou adquiriu ao longo da vida uma deficiência visual. É com esse foco que o Governo de Cocal do Sul encaminhou ao Poder Legislativo um projeto de lei que pretende comprar óculos com inteligência artificial.

O objetivo é repassar o equipamento para seis deficientes visuais que são atendidos pelo município. Na prática o óculos vai capitar as imagens dos ambientes. A informação é enviada a um smartphone e transformada em áudio. “Ele vai criar uma áudiodescrição de todos os ambientes. Isso vai garantir mais segurança para as pessoas e vai dar mais autonomia. Ela vai saber que obstáculos tem no caminho, vai saber o valor dos produtos, vai saber qual o cardápio do restaurante e vai até dizer que cor de roupa você está escolhendo”, explica a Secretária de Saúde Giovanna Galatto.

Ela lembra que a tecnologia permite inclusive registrar imagens previamente no equipamento. “Para que ele reconheça alguns rostos. É sem dúvidas um ganho de qualidade de vida e de autonomia. Esse projeto já nasceu no ano passado quando compramos os Iphones e já entregamos aos pacientes e agora vamos comprar os óculos. Só precisamos da aprovação do legislativo, o que deve ocorrer em breve”, projeta.

Continue Lendo

Geral

Nova Veneza reforça ações preventivas contra cheias

Preocupação é com efeitos do Super El Niño na cidade

Publicado

em

O Governo de Nova Veneza, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, intensificou as ações de prevenção para a chegada do El Niño. Os trabalhos vêm sendo desenvolvidos no município desde os primeiros alertas sobre o fenômeno climático. 

Conforme o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Carlos Luciano Savi, o El Niño já está atuando na região Sul do Brasil, provocando aumento no volume de chuvas no Oeste de Santa Catarina e, principalmente, no Rio Grande do Sul. No entanto, os impactos mais significativos são esperados entre meados de agosto e o início de 2027. 

“O El Niño é um fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, que já ultrapassou 1,2°C. Essa alteração interfere na circulação atmosférica e modifica os padrões de chuva e temperatura em diversas regiões do planeta, incluindo o Brasil”, explicou. 

Iniciativas de prevenção

O coordenador destacou que o município realiza a limpeza e a desobstrução de córregos e rios, além da recuperação da capacidade de drenagem das bocas de lobo e das redes de drenagem urbana. As obras seguem em andamento, com investimentos que já ultrapassam R$ 1,5 milhão. 

“São ações de preparação para a chegada desse evento climático e para minimizar os possíveis danos à população. Os serviços de limpeza, desobstrução e desassoreamento contribuem para reduzir a sobrecarga do sistema de escoamento durante os períodos de chuvas intensas”, ressaltou Savi. 

Continue Lendo

Geral

Estudante de Içara conquista ouro na OBMEP e é homenageada pela Prefeitura

Manuela Inácio Figueira, de 14 anos, também foi medalha de prata na etapa internacional na França e no Português; aluna da Escola Quintino Rizzieri celebra conquista coletiva

Publicado

em

Manuela Inácio Figueira, de 14 anos, colocou Içara no mapa da matemática nacional ao conquistar medalha de ouro na 21ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas) 2026.

Aluna da Escola Quintino Rizzieri, orientada pelos professores Robson Cechinel e Daiane de Freitas Dalmolin, Manuela foi além das fronteiras do país: representou o Brasil na Olimpíada Matemática Sem Fronteiras, na França, onde levou a prata. Também conquistou prata na Olimpíada de Português — desempenho multidisciplinar que reforça a trajetória de excelência da estudante.

“Reconhecimento coletivo”, diz professora

Para a professora Daiane, acompanhar a conquista de perto é motivo de orgulho: “Ser sua professora e poder contribuir com o seu processo de aprendizagem me alegra e me motiva na profissão docente.”

O coordenador pedagógico Ismael Dagostin Gomes reforça que o resultado é fruto de um trabalho conjunto: “Alcançar uma premiação nacional é resultado coletivo das oportunidades que oferecemos aos nossos estudantes.”

Homenagem da Prefeitura

Em reconhecimento à conquista, Manuela recebeu da Prefeitura de Içara a Medalha Comemorativa dos 65 anos do município — homenagem que celebra tanto o mérito da aluna quanto o trabalho da rede municipal de ensino.

“Não estaria aqui se não fosse por Içara”, diz aluna

Para a estudante, o reconhecimento abre portas para o futuro acadêmico: “Eu não estaria aqui onde estou hoje se não fosse pelo meu município, pela minha comunidade, pela minha escola e por todos que me apoiam diariamente.”

Próximos passos da OBMEP

Os classificados para a 2ª fase da olimpíada serão divulgados em 3 de agosto, com prova marcada para 17 de outubro. Medalhistas ganham acesso ao PIC (Programa de Iniciação Científica Junior), com bolsa do CNPq e aulas avançadas com professores universitários — currículo acadêmico de peso ainda no Ensino Fundamental.

Continue Lendo

Mais vistos