Conecte-se conosco

Geral

Saúde em Cores: Fevereiro Laranja é o mês de prevenção às doenças respiratórias

Durante as noites deste mês, Mirante Realdo Santos Guglielmi, em Criciúma, estará iluminado com a cor laranja, em alusão à campanha

Publicado

em

O segundo mês do ano é dedicado à campanha Fevereiro Laranja, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção às doenças respiratórias. Desta forma, durante este mês, o Mirante Realdo Santos Guglielmi, em Criciúma, estará iluminado com a cor laranja durante as noites, conforme o cronograma do Programa Saúde em Cores, lançado pela Administração Municipal. “A proposta deste programa é aproveitar os equipamentos públicos para divulgar o trabalho feito pela Secretaria Municipal de Saúde e conscientizar a população sobre a importância da prevenção das doenças”, ressalta o prefeito Clésio Salvaro.

Durante todo o ano de 2024, as cores relacionadas às campanhas de prevenção de cada mês iluminarão a estrutura localizada no alto do Morro Cechinel. “As três premissas do Sistema Único de Saúde (SUS) são: prevenção, promoção em saúde e tratamento. Com as cores, aumentamos o alcance da campanha e reforçamos a importância da prevenção para que, assim, possamos melhorar a qualidade de vida e a saúde das pessoas”, reforça o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

No decorrer deste mês, em 50 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Criciúma, serão realizadas ações educativas em saúde, como distribuição de materiais informativos, palestras educativas em escolas, Clubes de Mães e Grupos de Idosos, entre outras, para orientar os moradores e ressaltar a importância da prevenção às doenças respiratórias: gripe, sarampo, meningite, tuberculose, etc. “A prevenção de doenças infecciosas respiratórias é de extrema importância para manter a saúde individual e coletiva. Aproveitaremos o mês de fevereiro para intensificar as ações e informar a comunidade sobre os cuidados preventivos, como lavar bem as mãos, usar álcool em gel e manter a vacinação em dia, porque prevenir é a melhor forma de não transmitir as doenças”, destaca a gerente de Educação Permanente em Saúde e Humanização da Secretaria Municipal de Saúde, Daiane Mendes de Assis Réus.

UBSs atenderam mais de 8 mil pacientes com doenças respiratórias em 2023

Em 2023, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde atenderam, nas UBSs, 8,7 mil pacientes com alguma doença respiratória. Há, ainda, 2,7 mil pessoas cadastradas no sistema básico de saúde municipal com doenças respiratórias. Os postos de saúde oferecem diversos atendimentos, como consultas médicas, encaminhamentos para especialistas, vacinação, atendimentos multiprofissional, testes rápidos (Covid-19), tratamentos medicamentosos, exames diagnósticos, entre outros.

Programa Sentinela é diferencial

O Ministério da Saúde (MS) iniciou, em 2000, a implantação de um Sistema de Vigilância Epidemiológica da Influenza em âmbito nacional, incluindo a Vigilância de Síndrome Gripal (SG) em Unidades Sentinelas. O principal objetivo da iniciativa é identificar os vírus respiratórios em circulação no país, além de permitir o monitoramento da demanda de atendimentos por SG, obtidos pelo Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe).

Criciúma foi elencada pelo Governo Federal para ser o município sentinela dos vírus respiratórios. A Unidade Sentinela faz parte do setor de Investigação Epidemiológica da Vigilância e está implantada na UBS Pinheirinho. As coletas são realizadas em pacientes com sintomas gripais, encaminhados tanto pela rede pública quanto pela rede privada de saúde. Depois, é realizado o exame URT-PCR para identificar o vírus que está provocando a gripe. Existe, ainda, o grupo das influenzas A e B, além de outros vírus respiratórios, como rinovírus, vírus sincicial respiratório e o Covid-19.

A enfermeira Janice Della Giustina, responsável pelo Programa Sentinela em Criciúma, explica que o MS faz verificações dos vírus circulantes em todo o Brasil e, a partir disso, programa as vacinas no ano seguinte. “Em 2024, a vacina contra a influenza será com os principais vírus que acometeram as pessoas no ano de 2023, e assim sucessivamente. Em 2023, por exemplo, foi identificado uma grande quantidade de casos de vírus sincicial respiratório e rinovírus”, comenta.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Andréa Goulart de Oliveira, relata que, com a coleta de amostras e a realização de testes, é possível detectar quais os vírus estão circulando, além do alcance territorial. “O objetivo principal do Programa Sentinela é monitorar os atendimentos por Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e avaliarmos a circulação dos principais vírus responsáveis por infecções agudas do sistema respiratório na população”, finaliza.

Geral

Governo autoriza 3,5 milhões em obras de infraestrutura em Criciúma

Publicado

em

Com o objetivo de garantir a mobilidade de pessoas com dificuldade de locomoção, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, implantará acessibilidade em ruas de três bairros da cidade. As comunidades contempladas serão: São Defende, Metropol e Quarta Linha. A assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das melhorias aconteceu na tarde desta segunda-feira (22), na Sala de Atos, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

“A Administração Municipal tem o compromisso de garantir acessibilidade e qualidade de vida para todos os cidadãos, independente da idade, estrutura física, limitações de mobilidade ou percepções. Esse não é um simples investimento em ruas da cidade, mas em oportunidade para que todos possam se deslocar com segurança e dignidade, sem impedimentos”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

As obras serão executadas nos seguintes pontos: ruas Lucas Peruchi, Manoel João Machado e Rodovia Luiz Rosso. Em toda a extensão das vias, serão implantadas calçadas acessíveis com piso tátil, responsável por orientar e guiar, principalmente, pessoas com deficiência visual ou baixa visão, rampas de acesso, essenciais para pessoas com dificuldade de locomoção e que dependem de cadeira de rodas, além de ciclofaixas. O investimento para a execução dos serviços é de mais de R$ 3,5 milhões, proveniente de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Geovania de Sá.

“Criciúma terá um projeto de acessibilidade referência para os municípios. Me sinto feliz em poder contribuir para o desenvolvimento das comunidades criciumenses”, comentou a deputada federal. O prazo de execução das obras é de 180 dias.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Jóri Ramos Pereira, a empresa contratada terá seis meses para executar os serviços, que contemplam a execução de terraplanagem, base e sub-base, aterro, pavimentação asfáltica, drenagem, meio-fio e calçadas com paver e lajotas. “Com a implantação dessas melhorias, estamos construindo uma cidade mais inclusiva e acessível para todos os moradores. Contamos com a compreensão de todos durante o período de execução dos serviços”, reforçou Pereira.

Continue Lendo

Geral

Professores da Rede Estadual iniciam greve nesta terça-feira

Publicado

em

Nesta quinta-feira (4), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE) realizará uma assembleia estadual para discutir as demandas prioritárias da categoria. Entre os pontos em destaque estão a valorização da carreira, com a aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis e a descompactação da tabela salarial; a revogação integral do confisco de 14% das aposentadorias; e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com a luta pela sua extensão a todos os profissionais da educação.

A expectativa do Conselho Deliberativo do SINTE-SC é que aproximadamente 5 mil trabalhadores da educação estejam presentes para fortalecer o apelo coletivo. O evento será aberto ao público e terá início às 14 horas na Praça Tancredo Neves, em Florianópolis. O objetivo é decidir se a categoria seguirá em negociações ou iniciará uma greve.

Segundo o coordenador do SINTE, Evandro Accadrolli, para intensificar essa iniciativa, os membros do sindicato visitaram mais de 400 escolas em todas as regiões do estado, convidando os trabalhadores/as da educação a participarem da assembleia.

“Estamos extremamente motivados e percebemos um alto nível de união entre os membros, o que nos leva a afirmar, sem hesitação, que estamos mais coesos e fortes do que nunca”, avalia. “Consideramos o ano de 2024 como o ano da carreira e a nossa agenda prioritária reflete as necessidades essenciais da nossa categoria”, conclui.

Continue Lendo

Geral

Criciúma oferece cursos profissionalizantes para alunos da Educação de Jovens e Adultos

Aulas são gratuitas e buscam oportunizar maior integração entre os estudantes e o mercado de trabalho

Publicado

em

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Ensino, iniciou as aulas de cursos profissionalizantes destinados aos estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas são destinadas às pessoas maiores de 15 anos que pretendem se qualificar profissionalmente enquanto concluem a alfabetização e/ou Ensino Fundamental através da EJA.

A qualificação é gratuita e ocorre nos períodos vespertino e noturno, de maneira paralela às aulas da EJA. “Ao integrar esses cursos à EJA, possibilitamos às pessoas que, por algum motivo não puderam concluir seus estudos formais, tenham acesso a uma formação profissional que os permita ingressar no mercado de trabalho. É uma grande oportunidade que oferecemos”, relata a secretária municipal de Educação, Alexsandra Stols Pelegrim. No total, os cursos já contam com 215 inscritos.

A iniciativa tem como objetivo oportunizar uma melhor integração ao mercado de trabalho a partir da qualificação profissional dos estudantes, por meio de uma parceria com instituições do município: Abadeus, Satc, Senai e Bairro da Juventude. “Os cursos profissionalizantes oferecem aos jovens e adultos a oportunidade de adquirir habilidades específicas para o mercado de trabalho, os tornando mais preparados para as demandas das empresas”, afirma a coordenadora da EJA de Criciúma, Joice Poerschke.

Confira abaixo os cursos disponibilizados:

Eletricista instalador Industrial, Assistente Administrativo, Padeiro e Confeiteiro, Mecânico de Automóveis, Estética Básica, Costura Básica, Soldador Mecânico, Vendas com informática, Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado.

Educação de Jovens e Adultos

A modalidade EJA é destinada às pessoas que tenham interesse em iniciar ou concluir a alfabetização e Ensino Fundamental. A inscrição é gratuita e pode ser feita a partir dos 15 anos de idade, entrando em contato com uma unidade de ensino (confira a lista de escolas abaixo).

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com