Conecte-se conosco

Geral

Sem prever licitação, Governo de Criciúma discutir alternativa para o Transporte

Publicado

em

Responsável pela análise dos dados que foram responsáveis pela definição da nova tarifa do Transporte em Criciúma o presidente do Comitê Gestor Celito Cardoso afirmou nesta manhã que o novo valor foi fruto de um esforço extra feito pelo Governo.

“Foi um meio termo importante porque ele não deixa tudo sobre as costas do usuário. Conseguimos uma tarifa interessante diante do que apontava os cálculos. É razoável diante do que era solicitado pelas empresas”, comenta o Presidente do Comitê Gestor Celito Cardoso.

Agora uma equipe vai buscar uma alternativa para o sistema. “Temos que garantir o serviço diferenciado, ofertar alguma facilidade para que o sistema de transporte volte a ser atrativo. Na quarta-feira já vamos conhecer prazos e datas”.

Outro dado importante revelado por Celito Cardoso em entrevista com a Difusora. Ele indica que o governo de Criciúma não cogita uma nova licitação do Transporte Coletivo, ainda que ela tenha sido determinada pela Justiça. “Não trabalhamos com essa ação porque para nós há 13 anos de vigência do atual contrato”.

Geral

Estadunidense Prevost é o novo Papa. Franciscano escolhe o nome Leão 14

Publicado

em

O cardeal norte-americano Robert Prevost foi eleito nesta quinta-feira (8) como novo líder da Igreja Católica. Ao assumir o cargo, ele adotou o nome de papa Leão XIV, tornando-se o primeiro pontífice da história vindo dos Estados Unidos.

A tradicional fumaça branca foi vista saindo da chaminé da Capela Sistina por volta das 13h07 (horário de Brasília), indicando que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso sobre o sucessor do papa Francisco, falecido em 21 de abril.

Após a eleição, Leão XIV passou pela chamada Sala das Lágrimas, local reservado para momentos de oração e onde ocorre a troca das vestes comuns pelas roupas pontifícias.

Em sua primeira aparição como papa, Leão XIV surgiu na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e saudou a multidão reunida na Praça, marcando oficialmente o início de seu pontificado.

Continue Lendo

Geral

Criciúma recebe Caminhada de Conscientização sobre Doença Celíaca e 1ª Feira Sem Glúten no dia 17 de maio

Publicado

em

No próximo dia 17 de maio, Criciúma será palco de um importante evento voltado à saúde e inclusão alimentar: a Caminhada de Conscientização sobre a Doença Celíaca e a 1ª Feira Sem Glúten da cidade. A iniciativa é promovida pela Acelbra Criciúma e Região Sul Catarinense, em parceria com a Sociedade Catarinense de Gastroenterologia (SCG), e integra a campanha nacional do Maio Verde — mês dedicado à conscientização sobre a condição.

As atividades acontecerão na Praça do Congresso, das 9h às 13h, com caminhada simbólica até a Praça Nereu Ramos. O evento tem como objetivo informar a população sobre a doença celíaca — uma condição autoimune que afeta o intestino delgado e exige a exclusão total do glúten da alimentação — e outras desordens relacionadas, como a sensibilidade ao glúten não celíaca e a dermatite herpetiforme.

A presidente da Acelbra Criciúma, Fernanda de Oliveira, destaca a importância da mobilização. “A conscientização é a base do diagnóstico precoce e da inclusão. Muitas pessoas ainda desconhecem a gravidade da doença celíaca e os riscos do consumo de glúten para quem convive com ela. Essa campanha é um convite à empatia, à informação e ao cuidado coletivo”, afirma.

A programação contará com distribuição de panfletos, brindes e troca de informações. A caminhada sairá da Praça do Congresso, seguirá pela Rua Lauro Müller até a Praça Nereu Ramos e retornará pela Rua Coronel Pedro Benedet. Simultaneamente, ocorrerá a Feira Sem Glúten, que reunirá ao menos dez expositores com produtos 100% livres de glúten, valorizando produtores regionais e o empreendedorismo inclusivo.

A médica Gabriele Braz, presidente da SCG, reforça o alerta: “Durante o Maio Verde, ressaltamos a importância do diagnóstico precoce e do acolhimento aos pacientes. A doença celíaca é uma condição autoimune que provoca inflamação intestinal e afeta diretamente a qualidade de vida. Queremos ampliar o debate sobre tratamento adequado e inclusão”.

A ação também integra o cronograma nacional de mobilizações da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). Segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), 80% dos brasileiros com doença celíaca ainda não sabem que têm a condição. O tema da campanha nacional deste ano é: “Doença celíaca: diagnóstico salva vidas”.

A Caminhada de Conscientização e a 1ª Feira Sem Glúten de Criciúma contam com o apoio do Complexo Médico Provida, Clinigastro Hospital Dia e Unesc.

Continue Lendo

Geral

Segundo dia de Conclave começa com fumaça preta em Roma

Publicado

em

Os 133 cardeais eleitores voltam a se reunir nesta quarta-feira (8) na Capela Sistina, em Roma, para dar continuidade ao conclave que escolherá o sucessor do papa Francisco, falecido em 21 de abril, aos 88 anos, vítima de AVC e insuficiência cardíaca.

Na primeira rodada de votações, realizada ontem, a fumaça preta liberada pela chaminé da Capela Sistina após 3h20min indicou que nenhum candidato alcançou os dois terços dos votos necessários para a eleição.

Hoje, na primeira rodada, mais uma vez não houve consenso e a fumaça preta voltou a brotar do telhado. Especialistas apostam que novo Papa pode ser conhecido até amanhã.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos