Conecte-se conosco

Política

Siderópolis comemora alta no movimento econômico

Publicado

em

Dos municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), Siderópolis apresentou a 3ª maior participação anual no Valor Adicionado (VA) e o 2ª maior participação no crescimento do Índice de Participação Municipal (IPM).

Os números têm como Ano Base de 2022, no Exercício de 2023, e que é válido para retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 2025. A expectativa é que para o ano base de 2023, exercício de 2024, a expectativa do Município é superar a cifra de 1 bilhão de (VA), conforme o assessor especial da prefeitura Romildo Soares.

Ele lembra que o Movimento Econômico não está diretamente relacionado à queda dos repasses governamentais, como o Estado, ou o Governo Federal, mas o Valor Adicionado. “É o resultado alcançado pelas empresas sideropolitanas. É calculado a partir da diferença entre o custo de produção, ou a entradas de mercadorias, e a comercialização de produtos e serviços, ou a saídas de mercadorias, que é a base para definição do índice de repasse do ICMS”, explica.

Os valores apurados no exercício de 2023, se referem ao que foi movimentado no ano base de 2022 e os recursos de distribuição devidos ao município, serão repassados no exercício de 2024.

Conforme análise dos números, nos últimos três anos, o município apresentou um crescimento histórico no VA e no índice de participação, em especial ano base de 2022, exercício de 2023, demonstrado na tabela:

Ano Base    VA Total Ano Base
2021            580.587.659
2022            725.624.158
2023            835.455.230

“É resultado de um trabalho sério implementado pela Administração Municipal, com objetivo de aumentar o Índice de Participação Municipal (IPM), que determina maior valor da Quota Parte do ICMS devida ao Município, dos recursos relativos ao repasse do Estado”, comentou o assessor especial da prefeitura Romildo Soares.

Novos Investimentos

O prefeito Franqui Salvaro reforça que o município vem dando todo o suporte às empresas que queiram investir em Siderópolis. Para esse ano uma área industrial está em andamento, na Vila São Jorge com 10 Hectares, onde estarão disponíveis 27 terrenos. E ainda se projeta outras duas, como estratégia para busca do crescimento econômico e o desenvolvimento industrial.

O local deve gerar novas oportunidades de investimentos e a criação de empregos. “Estamos comprometidos em cumprir todas as etapas desse projeto com celeridade. A meta é entregar essa área industrial aos cidadãos de Siderópolis o mais rapidamente possível, gerando novas oportunidades para todos”, destaca o prefeito.

Política

Vereadoras propõem criação da Clínica da Mulher em Forquilhinha

Publicado

em

As vereadoras Grasi Cravo (União Brasil), Ivone Minatto (PSD) e Laísa Figueredo (PSDB) apresentaram a Indicação nº 020/2025, sugerindo ao Executivo Municipal a criação da Clínica da Mulher em Forquilhinha. O objetivo é oferecer um espaço especializado para a saúde feminina, com serviços como mamografia, ultrassonografia, exames preventivos, acompanhamento pré-natal e suporte à saúde mental.

Atendimento especializado para mulheres

Para a vereadora Grasi Cravo, a implantação da clínica representa um avanço essencial na qualidade de vida das mulheres do município. “Precisamos garantir acesso rápido e eficiente a exames e atendimentos especializados. A Clínica da Mulher será um passo fundamental para fortalecer essa rede de cuidado”, afirmou.

Proposta pode incluir Clínica da Criança

Além do foco na saúde feminina, a vereadora Ivone Minatto defendeu a ampliação da proposta para incluir uma Clínica da Criança. “É fundamental que o município também invista no atendimento especializado para as crianças, garantindo um desenvolvimento saudável para os pequenos”, destacou.

Saúde feminina e políticas públicas

A vereadora Laísa Figueredo enfatizou a importância de políticas públicas voltadas ao bem-estar das mulheres. “A saúde feminina envolve desde a prevenção até o suporte psicológico. Criar um ambiente acolhedor e oferecer atendimento de qualidade são necessidades urgentes”, pontuou.

A proposta está em análise pelo prefeito José Cláudio Gonçalves (Neguinho) e pela Secretaria de Saúde.

Continue Lendo

Política

Aprovada proposta de reforma administrativa em Forquilhinha

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Forquilhinha aprovou, na sessão desta segunda-feira (10), por sete votos a um, o Projeto de Lei do Executivo nº 007/2025, que implementa uma reforma administrativa na Prefeitura. O vereador Felipe Dordete (PP) foi o único voto contrário, rejeitando tanto a emenda corretiva quanto o próprio projeto de lei.

A principal mudança da reforma é a ampliação do número de secretarias, que passará de nove para 12, além da criação de novos departamentos. A reestruturação inclui a criação da Secretaria de Captação de Recursos, da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Esporte, que se desvinculará da atual Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte.

Um dos pontos destacados pela Prefeitura é que as secretarias da Fazenda e de Captação de Recursos serão ocupadas por servidores de carreira, garantindo continuidade e eficiência nos trabalhos. Além das novas pastas, a reforma prevê a criação de departamentos para a gestão do Aeroporto Diomício Freitas, cuja administração será transferida do Governo do Estado para o município, do Porto Seco, cuja construção está prevista para Forquilhinha, e dos parques e praças.

Votação e discussão

O vereador Felipe Dordete (PP) foi o único a votar contra o projeto e a emenda corretiva referente aos cargos de Coordenador de Educação Especial e Coordenador dos Serviços de Segurança e Medicina do Trabalho, alegando falta de debate sobre o tema.

O presidente da Câmara, Célio Elias (PT), defendeu a proposta, argumentando que o crescimento do município justifica a criação dos novos cargos. “Aeroporto, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e uma escola em tempo integral. Isso demanda mais profissionais. Os novos cargos são reflexo do desenvolvimento de Forquilhinha, e em 2025 serão investidos R$ 150 milhões no município”, destacou.

Continue Lendo

Política

Representatividade feminina marca a 5ª Sessão da Câmara de Forquilhinha

Publicado

em

A 5ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Forquilhinha foi realizada excepcionalmente nesta quinta-feira (6), devido ao recesso de Carnaval. Durante a reunião, os parlamentares discutiram e votaram projetos de lei, requerimentos e indicações voltadas para melhorias na infraestrutura e qualidade de vida dos munícipes.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste sábado (8), a Mesa Diretora foi composta exclusivamente por mulheres. As vereadoras Grasiela Camilo Cravo (União Brasil), Ivone Minatto (PSD) e Laísa da Silva Figueiredo (PSDB), juntamente com a adjunta legislativa da casa, Vaudriana Savi, conduziram os trabalhos da sessão, marcando esse momento simbólico de representatividade feminina no Legislativo municipal.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos