Sem Categoria
Siderópolis inicia decoração de Natal da Piazza Nova Belluno
As equipes do Governo de Siderópolis iniciaram a semana decorando a Piazza Nova Belluno para o “Natal da Esperança”, evento que tem abertura marcada para a próxima sexta-feira, dia 6, às 19h. O trabalho é realizado em conjunto com o setor de iluminação pública da Secretaria de Obras e a Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess).
Estão sendo instaladas luzes de led e pisca-pisca nas árvores e ao longo de toda a Praça Coberta. A Casa do Papai Noel já está decorada, e na manhã desta terça-feira, dia 3, foram colocadas as guirlandas e os enfeites do palco. A abertura oficial contará com acendimento das luzes de Natal, apresentações artísticas e culturais das escolas e entidades do município e a chegada do “bom velhinho”.
A programação se estende ao longo do mês, com shows regionais, missa em Ação de Graças pelos 66 anos de Emancipação Político – Administrativo de Siderópolis, sorteio de prêmios e a formatura dos cursos realizados em parceria com o Instituto Mix.
“O Natal da Esperança não é apenas uma celebração, é um momento de união, renovação e alegria para todas as famílias de Siderópolis”, destacou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.
Comércio
O comércio terá horário especial neste mês de dezembro, proporcionando mais tempo para as compras de fim de ano. Confira os horários:
Dias 5 e 6: lojas abertas até às 19h; no sábado, até às 14h.
De 9 a 13: funcionamento até às 20h.
Sábados, dias 14 e 21: abertas até às 17h.
Domingos, dias 15 e 22: abertas das 17h às 21h.
De 16 a 20: lojas abertas até às 21h, com o mesmo horário na segunda-feira, dia 23.
Véspera de Natal, dia 24: funcionamento até às 17h.
As lojas estarão fechadas no Natal, dia 25, e também no dia 26, devido ao feriado municipal.

Sem Categoria
Museu do Carvão de Siderópolis recebe exposição “Pessoas como Patrimônio”
Nessa segunda-feira, dia 6, iniciou a exposição “Pessoas como Patrimônio”, no Museu do Carvão, no antigo escritório da CSN, em Siderópolis. Ela celebra a memória viva e a identidade cultural na região sul-catarinense. A exposição é uma parceria entre o Museu Ferroviário de Tubarão e o Museu do Carvão de Siderópolis, e ficará em cartaz até o dia 3 de novembro de 2025.
Conforme o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabrício Nunes, destaca que será a quarta exposição temporária que o Museu do Carvão recebe este ano. “Isso fortalece o papel do espaço como ponto de encontro entre memória, arte e comunidade. Nosso objetivo é que o Museu seja cada vez mais um espaço vivo, que receba diferentes manifestações culturais e esteja sempre próximo da comunidade”, destacou.
A mostra, que reúne obras de 11 artistas contemporâneos, propõe uma reflexão sobre a memória, a história e a identidade cultural das comunidades do Sul de Santa Catarina, destacando a importância das pessoas como guardiãs do patrimônio imaterial ligado à história da Ferrovia Tereza Cristina e suas comunidades.
A exposição faz parte do Projeto Curadoria Artística realizado pelo Museu Ferroviário de Tubarão e nessa terceira edição fará inerência em Araranguá, Criciúma, Tubarão, além de Siderópolis.

Saúde
Profissionais da Educação e da Saúde participam de formação na Casa Guido
Na noite desta segunda-feira, 29 de setembro, profissionais da Educação e da Saúde de Morro da Fumaça participaram de uma formação promovida em parceria com a Casa Guido, de Criciúma. O encontro aconteceu no Salão de Festas da Capela de Santa Luzia, no bairro Jussara, e teve como foco o fortalecimento do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.
O secretário do Sistema de Educação de Morro da Fumaça, Marcos Silveira de Jesus, ressaltou a relevância do encontro para qualificar o olhar das equipes que atuam diariamente com crianças e adolescentes. “Esse momento de formação é essencial para que nossos profissionais estejam preparados não apenas tecnicamente, mas também com sensibilidade para perceber sinais que muitas vezes passam despercebidos. A parceria com a Casa Guido reforça nosso compromisso com o cuidado, a prevenção e a proteção integral das nossas crianças e adolescentes”, afirma.
A atividade contou com a presença do assistente do Programa de Diagnóstico Precoce da Casa Guido, Schneider Neves, que destacou a importância de encerrar o Setembro Dourado com ações educativas e de sensibilização. “O mês de setembro é dedicado à prevenção do câncer infantojuvenil. Com esse encontro de formação, temos um alcance maior para distribuir materiais gráficos de alerta e fornecer orientações essenciais. Nossa expectativa é sensibilizar as pessoas para que estejam atentas aos sinais e ajudar na construção de uma consciência preventiva”, ressaltou Schneider.
Além dele, também participaram a biomédica Ana Caroline Francisco e a fisioterapeuta Edilene Rocha, da Casa Guido. As especialistas apresentaram o trabalho desenvolvido pela instituição e orientaram como os profissionais da Educação e da Saúde fumacense podem colaborar na identificação precoce dos sinais da doença.
Casa Guido realiza trabalho de referência na região
O câncer infantojuvenil é hoje a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A Casa Guido atua em 45 municípios das microrregiões da AMESC, AMREC e AMUREL, oferecendo acolhimento às famílias e apoio durante o tratamento. Além da assistência direta, a instituição desenvolve ações educativas, justamente pela dificuldade no diagnóstico precoce, já que os sintomas iniciais costumam se confundir com doenças comuns da infância.

Sem Categoria
Gesto de amor: HSJosé de Criciúma realiza 24ª captação de órgãos do ano
O Hospital São José (HSJosé) de Criciúma realizou, na madrugada desta terça-feira (30), sua 24ª captação de órgãos do ano. A ação incluiu a terceira captação de coração de 2025.
O doador foi um homem de 38 anos que teve morte encefálica após um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A captação ocorreu um dia após a celebração do Dia Mundial do Coração.
A generosidade da família, ao autorizar a doação, possibilitou uma nova chance de vida para pacientes que aguardam na fila de transplante.
Emoção durante o procedimento
Durante o procedimento, um momento de forte emoção marcou a equipe. O médico responsável pela captação do coração fez uma pausa e pediu um minuto de silêncio em homenagem e agradecimento à família doadora.
“Foi um gesto de respeito e humanidade que nos deixou extremamente emocionados e agradecidos por poder estar ali naquele momento”, relatou a enfermeira da Central Hospitalar de Transplantes do HSJosé, Morgana Carboni.
A enfermeira da CHT, Jaqueline Martins, reforçou o apelo para a discussão em família. “Cada decisão de doar representa vidas que continuam, sonhos que seguem e famílias que se renovam. Por isso, é fundamental conversar sobre a doação de órgãos em família”, finalizou.

-



Geral5 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política4 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens8 anos atrásCidades


















