Conecte-se conosco

Geral

Teoria e prática na semana de tecnologia da Unesc

Publicado

em

Criciúma

Ciência, tecnologia, conscientização, diversão e criatividade. Assim foi a Feira de Ciências da Unesc nesta quarta-feira (24/10). O evento, que faz parte da 9ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia), contou com dez exposições de diferentes escolas do Ensino Fundamental de Sombrio, Turvo, Içara e Criciúma e recebeu a visita de mais de 700 pessoas.

De acordo com o coordenador da comissão organizadora da Feira, Eduardo Ricco, o evento está sendo organizado há seis meses e segue o foco principal da Feira ligado ao tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”. “É uma oportunidade de os participantes terem relações do meio escolar com o acadêmico, além de as escolas interagirem entre si”, comenta.

Entre os trabalhos apresentados, esteve o “Água: um banho de consciência”, dos alunos do 9º ano da Escola Maria da Glória da Silva, de Içara, Thiago Duarte Cardoso e Luís Gustavo Pedro Miguel. No trabalho, os estudantes apresentaram o projeto de capacitação e filtração da água. Conforme explicaram os alunos, por meio de uma bomba de pressão de ar a água suja era bombeada e armazenada em um reservatório. Após a captação, eles passavam a água por um funil, que servia de método de filtragem. O filtro continha cinco camadas, formado por pedras maiores, menores, areia grossa, fina e algodão. A água passada pelo filtro não serve para consumo, porém pode ser utilizada para lavar carros, calçadas e uso em vasos sanitários.

O projeto visa a conscientização, pois, de acordo com Miguel, estudos afirmam que até 2050, dois terços da população será afetada pela escassez de água. “Estamos cuidando e ajudando o meio ambiente, com um custo benefício ótimo”, comenta. “É muito legal poder passar a conscientização, trocando experiências com outras pessoas”, acrescenta Cardoso.

Conforme a professora da disciplina de Ciências que acompanhou os estudantes, Lisete de Souza, o projeto foi desenvolvido dentro da escola, através de uma feira sobre a água e, dentre os trabalhos, este se destacou. “Os alunos fizeram diversas atividades sobre o assunto, como visitas a córregos e limpeza dos entornos. Agora eles vieram aqui mostrar o conhecimento obtido em sala”, afirma.

Pequenos também se destacam

Entre os projetos, um que se destacou foi o da pequena Mariah Trevisol e de Johny Soza, ambos de cinco anos. Eles estudam no Centro de Educação Infantil Paraíso de Crianças, de Sombrio, e trouxeram o projeto “O Girassol”. O trabalho busca apresentar a plantação de Girassol feita na escola pelos alunos. Segundo Mariah, os alunos plantaram três sementes de girassol. “Precisa pegar Sol e colocar água, mas a água é só quando não chove, porque quando está chovendo já está molhado”, explica.

Além da explicação dos alunos, uma história sobre a plantação do girassol foi apresentada. O professor de ciências, Devidi Vaz, afirma que o objetivo foi trabalhar a autonomia. “Por isso a importância da história, pois os alunos viram na história como funcionava o cultivo da planta e colocaram em prática isso”, explica. “Nossa intenção foi tentar trabalhar a sustentabilidade, o respeito e o cuidado com a natureza. Por isso resolvemos estimular o projeto de jardinagem com os alunos”, completa a coordenadora da escola, Janaina Souza.

_________

5ª Feira de Inovação será atração nesta quinta e sexta-feira

Ainda durante a programação da 9ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, nesta quinta e sexta-feira (25 e 26/10) ocorrerá na Unesc a 5ª Feira de Inovação. O evento se destina a exposição de soluções inovadoras desenvolvidas pelo público em geral, oferecendo oportunidade de trocas de experiências para inovação no campo da ciência e da tecnologia.

O evento tem o objetivo estimular o interesse para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação entre os participantes, além de expor o resultado dos projetos voltados a soluções inovadoras para as comunidades internas e externas à Universidade, com ênfase em propiciar espaços para a troca de experiências.

“Os participantes vêm com uma ideia para avaliarmos e esse contato é o diferencial, pois em alguns deles nós já vemos a possibilidade de viabilização aqui dentro da Universidade”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo e representante da equipe de organização da Feira, Cristiane Dias.

Ao todo, 13 projetos serão apresentados na feira. Os trabalhos estão divididos em três categorias: comunidade, empresas e escolas de Ensino Médio. Um dos temas principais é a reutilização de alimentos. Eles serão avaliados por três profissionais, um da área dos alimentos e dois da área de inovação.

_____

Estudantes e residentes contribuem com a programação

Acadêmicos e residentes da Unesc estão movimentando os bastidores da 9ª SCT. Eles são monitores e, até sexta-feira (24/10), estarão atuando como supervisores em minicursos, apresentações de pôsteres e auxiliando a coordenação.

A professora do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e coordenadora das monitorias, Jade de Oliveira, destaca a contribuição dos participantes e considera fundamental o empenho dos estudantes. “Eles estão contribuindo desde o pré-evento. Se disponibilizaram a atender nos pontos de informação, orientaram interessados e visitaram as salas para divulgar a Semana. Agora, durante o evento, estão novamente presentes em papeis importantes da organização. Eles são a essência da Semana de Ciência e Tecnologia. São fundamentais”, afirma.

A equipe de 120 monitores é formada por estudantes de pós-graduação, iniciação cientifica e participantes do Programa de Residência Multiprofissional, que atuam em escalas das 7h às 22h.

Novas experiências

A enfermeira Fernanda Evaldt Bertoti faz parte do Programa de Residência Multiprofissional e desde o primeiro dia de evento está atuando como monitora. Para ela, estar na SCT é uma oportunidade de aprender. “É uma experiência que agrega. Acabei conhecendo áreas e aprendendo sobre economia, matemática e outros assuntos aqui presentes. Conseguimos expandir conhecimentos e ter um olhar multidisciplinar”, avalia Fernanda.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bairro da Juventude lança seu primeiro torneio de robótica

Publicado

em

O Bairro da Juventude apresentou às crianças, durante toda esta semana, o seu primeiro torneio de robótica denominado: Envolve in Robotics. A iniciativa visa inspirar e promover o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras que contribuam para a inclusão e a acessibilidade na instituição. Os trabalhos vão ocorrer ao longo dos próximos meses com encerramento previsto para o dia 3 de agosto, em um evento no Centro Multiuso Angela Elda Venditti da instituição, das 13h  às 17h. 

“É gratificante presenciar crianças e adolescentes sendo protagonistas do seu processo de aprendizagem. Educadoras se desafiando ao promoverem um evento dessa natureza e se colocando no lugar de quem não só ensina, mas aprende diariamente. A robótica alia teoria e prática, amplia repertório por meio dos diferentes saberes e consequentemente ressignifica o processo de aprendizagem”, lembrou a coordenadora pedagógica e administrativa do Bairro da Juventude, Schirlei Gomes Broch Heleodoro. 

A iniciativa foi desenvolvida pelas instrutoras Jéssica de Aguiar Feghera e Micaela França de Oliveira Pacheco. “A palavra chave deste torneio é evoluir, evoluir em todos os parâmetros que a robótica educacional nos proporciona, além da oportunidade de promover a inclusão e a acessibilidade das crianças, adolescentes e profissionais do Bairro da Juventude. Este projeto foi desenvolvido com muita dedicação e amor”, reforçou Jéssica. 

O torneio foi dividido em dois níveis, o primeiro para 4º e 5º anos e o segundo para 6º, 7º e 8º anos.  As equipes vão ser compostas por no mínimo 3 e no máximo 4 estudantes. Ao todo são cinco etapas e dentro delas existem inúmeras metas para serem cumpridas até a banca final. Os três finalistas receberão premiações como certificado e um mimo especial. 

“O torneio interno de robótica vai dar oportunidade para todas as crianças. Será muito mais que construir e programar robôs, o principal objetivo é compartilhar experiências e conhecimentos no desenvolvimento dos estudantes e a diversão que tudo isso traz, pois sabemos que o que aprendemos é mais importante do que vencer o torneio”, finalizou Micaela.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura de Cocal do Sul lança edital de concurso público

Publicado

em

O município de Cocal do Sul, lançou nesta quarta-feira, dia 24, o edital de concurso público nº 01/2024, para ingresso no quadro permanente. O edital, bem como inscrição, já está disponível para acesso no link: https://unesc.selecao.net.br.

A inscrição deverá ser feita exclusivamente via internet, conforme link do site da Unesc, solicitada no período entre 10 horas do dia 25 de abril de 2024 até às 16 horas do dia 21 de maio de 2024 (horário oficial de Brasília). Não será deferida a inscrição cujo pagamento da taxa tenha sido efetuado após esse período. A participação neste Concurso Público terá início pela inscrição, que deverá ser efetuada no prazo e condições estabelecidas neste edital.

A prova (objetiva) irá acontecer no dia 6 de junho e a publicação dos locais da prova ocorrerá no dia 28 de maio. Já o resultado final dos classificados na prova objetiva e prova de títulos está previsto para o dia 21 de junho.

O cronograma é uma previsão, portanto poderá sofrer alterações dependendo do número de inscritos e de recursos, intempéries e por decisão da Comissão de Supervisão e Fiscalização do concurso público e/ou da Comissão Executora. É de responsabilidade do candidato acompanhar suas alterações nos meios de divulgação do certame.

Confira quais são as vagas:

Assistente Administrativo;

Assistente Social;

Fonoaudiólogo;

Orientador Social;

Pedagogo;

Professor de Artes;

Professor de Educação Física;

Professor de Educação Infantil;

Professor de Língua Inglesa;

Professor Séries Iniciais;

Psicólogo;

Continue Lendo

Geral

Governo de Cocal do Sul já investiu R$ 273 mil reais no programa de castração de animais

Publicado

em

Com o objetivo controlar o crescimento da população de animais e reduzir riscos de doenças para os cães e gatos, e também para os seres humanos, o Governo de Cocal do Sul desenvolve um programa de castração, totalmente gratuito. Até o momento, já foram castrados 1.481 animais, entre eles 52% caninos e 48% felinos.

Toda quinta-feira os animais são levados para a Unibave, onde é realizada a castração, de forma alternada – em uma semana são levados 15 cães e na outra semana 15 gatos, totalizando 60 por mês.

Até o momento, o governo do município já investiu R$ 273 mil reais, referente ao período de maio de 2021 a março de 2024. Entre os critérios para o programa de castração, estão: animais que foram adotados; de pessoas de baixa renda; o solicitante deve ser morador de Cocal do Sul; animais resgatados por Ongs ou ser animal de rua.

O programa prioriza a castração de animais errantes e por isso, a cada semana, os grupos voluntários Rede do Bem e Amor Animal possuem três vagas cada, as quais são destinadas à castração destes animais. Os protetores voluntários são: Edsania Tavares (Rede do Bem); Luciane Cardoso Piva, Ledair Inês Muttini e Maria Zita Furlan (Amor Animal).

Para obter mais informações sobre como fazer para participar do programa, basta ligar para (48) 3444-606035.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com