Conecte-se conosco

Geral

Tradicional “Imposto de Renda na Praça” ocorre em abril

Publicado

em

Mais uma vez, o curso de Ciências Contábeis da Unesc leva informações à população por meio do projeto “Imposto de Renda na Praça”, ação de Extensão com o foco de orientar a comunidade sobre a  Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). Em 2024, a iniciativa será promovida mais uma vez na Praça Nereu Ramos, no dia 6 de abril, das 8h30min às 12h. 

Para esclarecer os contribuintes e levá-los ao entendimento para garantir que todos estejam aptos a cumprir as obrigações fiscais de forma correta, o evento abordará diversos aspectos relacionados à declaração, como procedimentos para preenchimento e envio da declaração; documentação necessária; deduções permitidas; prazos e penalidades; novidades e atualizações para este ano.

“A iniciativa reforça o compromisso da Instituição com a educação financeira e a responsabilidade social ao proporcionar à comunidade local a oportunidade de esclarecer as dúvidas e cumprir suas obrigações fiscais de maneira consciente e segura. Além disso, é uma oportunidade para os nossos estudantes praticarem tudo que aprendem na sala de aula”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Parcerias

A iniciativa é realizada em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI), Rede do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), Sindicato dos Contabilistas de Criciúma (Sindicont), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Sul de Santa Catarina (Sescon Sul SC) e Associação Empresarial Empresarial de Criciúma (Acic). 

Conforme o coordenador do NAF da Unesc, Manoel Vilsonei Menegali, mais uma vez, a estrutura contará com uma grande estrutura na qual serão realizadas apresentações ao longo de toda a manhã, transmissão ao vivo de programas de rádio, além, é claro, das orientações sobre a declaração do Imposto de Renda. 

“Todas as ações são gratuitas e contarão com acadêmicos e professores à disposição para esclarecer dúvidas e dar direcionamento a todos que tiverem dúvidas sobre a declaração”, ressalta o professor.

Uma novidade para este ano é a realização do “Imposto de Renda no Paço Municipal”, ação que acontece no dia 4 de abril, das 13h às 17h. Além disso, no dia 2, ocorre o Imposto de Renda na Unesc, a partir das 19h30min, no campus da Instituição. Já no dia 13 de abril, a atividade acontece na Praça Hercílio Luz, em Araranguá, das 8h30min às 12h.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Andréia Cittadin, ressalta que a iniciativa foca em diversos objetivos. “Para os acadêmicos é uma grande possibilidade de colocar os conteúdos em prática. Já para as instituições é a chance de captar recursos e para a comunidade é ter conhecimento e esclarecer dúvidas”, fala.

Destinação

Durante o “Imposto de Renda na Praça” a população ainda receberá informações sobre como contribuir com crianças, adolescentes e idosos no ato da declaração. Os contribuintes podem destinar até 6% do imposto para os fundos municipais.

Quem optar pelo modelo completo da declaração pode destinar até 3% do imposto ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e outros 3% ao Fundo do Idoso. As doações são feitas por meio do pagamento de uma guia (DARF) com o valor informado, que será abatido do imposto a ser pago.

Entretanto, quem tem direito à restituição também pode contribuir. Nesse caso, o total doado será posteriormente acrescido ao montante a restituir.

“A Unesc, por meio do Curso de Ciências Contábeis, une-se aos parceiros para informar a todos os contribuintes sobre a importância de realizarem a doação de parte do Imposto de Renda. Os professores e acadêmicos vão receber na praça os contribuintes para tirar dúvidas e orientar as doações para os fundos. É importante deixar estes recursos na nossa região para contribuir com o desenvolvimento. Temos a grande satisfação de, nos últimos 15 anos, contribuir com nossas crianças, adolescentes e pessoas idosas”, cita Menegali.

Atendimentos na Unesc

Quem tiver dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda pode entrar em contato diretamente com o NAF. O núcleo é voltado a atender gratuitamente a população com menor poder aquisitivo, prestando orientações sobre assuntos das áreas contábeis e fiscais.

O NAF está localizado no segundo andar do Bloco do Estudante, na Universidade. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Os interessados podem entrar em contato por meio do WhatsApp (48) 3431-2678, do e-mail [email protected] ou, ainda, pelo Instagram @naf.unesc.

Geral

Prefeitura de Criciúma inicia obras de revitalização da rua Leonardo Bialeck

Publicado

em

A Administração Municipal de Criciúma, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, iniciou na última semana as obras de revitalização da pavimentação asfáltica da rua Leonardo Bialeck, uma das principais vias de acesso ao bairro Linha Batista. O trecho contemplado possui 1,3 km de extensão. O investimento para a execução das obras é de aproximadamente R$ 1 milhão, provenientes de recursos próprios do município.

“Essa é mais uma obra que vai trazer mais conforto e segurança aos moradores do bairro Linha Batista. Esse investimento reforça o compromisso da gestão em proporcionar qualidade de vida e bem-estar a todos os bairros da nossa cidade, cuidando das vias públicas”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Cláudio Rosso Netto, os trabalhos contemplam a limpeza de bocas de lobo, aplicação de uma nova capa asfáltica sobre a via e sinalização. “Essa é uma importante via de acesso ao bairro Linha Batista, que merece atenção. Estamos comprometidos em levar melhorias para todos os bairros de Criciúma”, afirmou o secretário.

UBS Linha Batista

Ainda no bairro Linha Batista, as obras na nova Unidade Básica de Saúde (UBS), de 354,68 m², estão 80% concluídas. A unidade de porte I atenderá aproximadamente 2,7 mil pacientes cadastrados e contará com uma Equipe de Saúde da Família (ESF) e oferecerá consultas médicas, odontológicas, pré-natal, enfermagem e imunização. O espaço será equipado com consultórios, salas de espera, triagem e imunização, banheiros e áreas de circulação. O investimento para a execução das obras é de R$ 1.350.000,00.

Continue Lendo

Geral

Janeiro Branco: campanha de conscientização sobre Saúde Mental

Ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde buscam informar e orientar população sobre a importância e os cuidados com a saúde mental

Publicado

em

Pensando em ampliar a promoção de saúde para a população, e também a prevenção, o Governo de Criciúma dará continuidade ao programa Saúde em Cores neste ano. A iniciativa, lançada em janeiro de 2024 por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ações de conscientização e prevenção de diversos temas relacionados à saúde nas UBSs do município com base em um calendário programado pela pasta. De acordo com a programação do Programa, cada mês do ano alerta sobre uma ou mais campanhas de conscientização que serão trabalhadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

As cores relacionadas ao tema das campanhas mensais de prevenção iluminarão prédios públicos, como a Prefeitura e também o Mirante Realdo Santos Guglielmi, localizado no ponto mais alto da cidade, dando destaque às ações do Programa. “O Programa Saúde em Cores reforça o compromisso do nosso Governo com a saúde dos criciumenses, e a mudança na iluminação do mirante municipal destaca ainda mais as campanhas realizadas pela secretaria municipal de Saúde”, ressalta o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

Janeiro Branco

O início de um ano é marcado por momentos de reflexão, novas metas e recomeços. Pensando nisso, para o primeiro mês de 2025, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma campanha focada em informativos digitais e impressos de conscientização sobre Saúde Mental e Emocional, com orientações para identificação de situações mentais prejudiciais e os canais de atendimento à população, como os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs), Postos de Saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Para além da informação, a campanha do Janeiro Branco também busca quebrar estigmas em relação à doenças mentais, incentivar a busca por ajuda profissional quando necessário e estimular atividades que contribuam para o bem-estar mental. “O calendário do Programa Saúde em Cores foi elaborado para fazer alusão às enfermidades que mais atingem a população brasileira”.

Confira a programação para os demais meses do Programa Saúde em Cores:

Fevereiro – Orientação sobre mudança de estilo de vida
Março – Conscientização sobre neoplasias
Abril – Conscientização sobre Autismo e Doenças Crônicas não transmissíveis
Maio – Combate às violências
Junho – Doenças Respiratórias
Julho – conscientização sobre Hepatites virais
Agosto – Incentivo ao aleitamento materno
Setembro – Valorização da vida
Outubro – Conscientização sobre saúde da mulher com ênfase no câncer de mama
Novembro – Conscientização sobre a saúde do homem com ênfase no câncer de próspera e combate à Prematuridade
Dezembro – Conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis com ênfase na prevenção do HIV e AIDS e Combate ao Câncer de Pele.

Continue Lendo

Geral

Secretaria de Educação de Criciúma prorroga prazo da Consulta Pública do Plano de Gestão Escolar

Formulários podem ser preenchidos de forma online pela comunidade escolar até 31 de janeiro

Publicado

em

A Administração Pública, por meio da Secretaria Municipal de Educação, prorrogou a data de encerramento da Consulta Pública do plano de gestão das Escolas Municipais. Os formulários da pesquisa estão disponíveis online e são destinados à comunidade escolar das Unidades de Ensino da Rede Municipal e aceitarão respostas até o dia 31 de janeiro.

A Consulta Pública, elaborada pela Secretaria Municipal de Educação, é realizada em conformidade com a Lei nº 441/2021, que institui a gestão democrática nas escolas municipais e tem como objetivo analisar os resultados obtidos a partir do plano de gestão proposto pelo diretor de cada Unidade de Ensino. “Essa pesquisa visa aprimorar a qualidade do ensino, atender às necessidades dos estudantes e garantir a melhoria constante dos resultados educacionais a partir de um planejamento mais estratégico”, declara a secretária de Educação, Geovana Zanette.

Para os CEIMs e escolas que possuem turmas somente até o 5º ano, o público-alvo da consulta são os profissionais, estagiários e os pais ou responsáveis legais pelos estudantes matriculados na unidade. Já nas que possuem turmas até o 9º ano, o formulário pode ser respondido por profissionais da unidade, estagiários, pais/responsáveis, estudantes matriculados do 6º ao 9º ano e estudantes da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Cada Unidade de Ensino da Rede Municipal possui um formulário individual. A pesquisa
deve ser preenchida de forma on-line e as respostas serão mantidas em sigilo pela
Secretaria Municipal de Educação. Os gráficos indicadores do desempenho do plano de
gestão escolar serão encaminhados às Escolas da Rede Municipal de Ensino até o final de fevereiro. “É por meio do acompanhamento contínuo do plano de gestão
escolar e dos resultados obtidos a partir da consulta pública que a Secretaria de
Educação ajusta ações e planeja um ano letivo mais eficaz, além de cada Gestor avaliar o trabalho desenvolvido e se atende as expectativas da comunidade escolar”, comenta a Orientadora Pedagógica Geral, Gislene Sala.

Acesse o link abaixo para responder à Consulta Pública:

https://decomcriciuma.notion.site/Secretaria-de-Educa-o-177277ac240580b4bf4ac3390c61359d

Continue Lendo

ADSAAA

ADS1

Mais vistos