Conecte-se conosco

Geral

Unesc abre Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos com reflexões sobre felicidade

Publicado

em

A 19ª edição da Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc iniciou com alto astral em palestra que envolveu a todos os presentes em reflexões sobre a incessante busca pela felicidade. O evento, realizado na noite desta segunda-feira (3/06) no Auditório Ruy Hülse, contou com a palestra da professora Amanda Luiz Maciel, seguida de Roda de Conversa.

“Felicidade como estratégia de bem viver: sua vida profissional e pessoal em equilíbrio”: essa foi a temática norteadora da abordagem da palestrante da noite, que levou ao público dados científicos que comprovam a relevância de alguns caminhos para ser feliz.

Informações e provocações à plateia em torno de assuntos como espiritualidade, contato com a natureza, propósitos de vida, exercícios físicos e práticas do bem ao outro foram ouvidas com atenção por acadêmicos de diferentes cursos.

“Em incontáveis estudos realizados em todo mundo dois fatores têm sido apontados como aqueles que proporcionam felicidade duradoura: fortes laços afetivos com amigos e familiares, o amor que damos e recebemos”, pontuou, acrescentando ainda a importância da sensação de significado à vida, a crença em algo superior a si mesmo, derivado de religião, da espiritualidade ou da profunda filosofia de vida.

Para a professora Flávia Riggo, mediadora da noite e membro da Comissão Meio Ambiente e Valores Humanos, as reflexões em torno das temáticas são de extrema importância até para que a sociedade consiga entender o papel de cada um para um ambiente feliz. “Assim como saúde não é ausência de doença, meio ambiente não é só a natureza, mas sim todo o ambiente de vida. Relacionar a felicidade, o bem-estar, com o meio ambiente faz parte daquilo que a Comissão busca ao realizar encontros semanais para discussão desses assuntos no âmbito acadêmico”, destacou.

Comissão atuante

A atuação da Comissão da Universidade, para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, tem sido intensa, especialmente em 2023, quando foi formulado uma nova Política de Meio Ambiente e Valores Humanos da Instituição.

“Agradeço, em nome de toda a reitoria, pela dedicação de cada um de vocês nessa pauta, que nos é tão emergente. É preciso que haja um despertar para uma nova consciência sobre as questões ambientais de uma forma mais ampla e sistêmica. É preciso despertar para a consciência sobre o ser e o estar nessa plenitude. Qual é o meu papel como ser humano e a minha responsabilidade sobre o uso dos recursos e a qualidade do ambiente de vida? ”, indagou.

A temática, conforme Gisele, muitas vezes não é a que mais atrai os ouvidos, pois requer de cada um o compromisso com a forma como lidamos a respeito sobre tudo aquilo que está a nossa disposição e convida à reflexão sobre a governança de recursos, tempo, prioridades e vida.

“É preciso parar e observar sobre o nosso compromisso como cidadãos e cidadãs. E isso também inclui a forma como eu lido com os meus projetos de vida, meu projeto de felicidade. Esta é uma semana para despertar a consciência. Que não sejamos reativos, mas proativos. A proatividade está junto daquele que é consciente da realidade.  Que possamos olhar pra nós mesmos e percebermos qual é o nosso compromisso enquanto cidadãos nesse estágio da vida: não para o amanhã, mas para hoje!”, acrescentou a pró-reitora.

Após a abordagem de Amanda, foram convidados ao debate os professores Joverson Rogério Costa Reichow, Patrícia de Aguiar Amaral e Cristina Rossa Pereira, que contribuíram, cada qual com sua área de estudo, com pontos de vista diferenciados sobre a busca pela felicidade em paralelo à responsabilidade com o meio ambiente e tudo o que ele significa.

Programação segue até quarta-feira

Nesta terça-feira (4/06) a 19ª Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos contará com o oferecimento de Práticas Integrativas e Complementarem em Saúde (PICS), das 13h30 às 17h30, no Bloco da Reitoria.

À noite, a partir das 19h, será realizada uma Mesa Redonda sob comando do ProFor Águas Unesc com a temática “Gestão e governança adaptativa climática: a experiência do ProFor Águas Unesc e o papel dos comitês de Bacias Hidrográficas”.

O encontro será realizado no Auditório Edson Rodrigues, com entrada aberta ao público.

Na quarta-feira (5/06), sob comando do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, será apresentado um podcast, por meio da Unesc TV, sobre O papel e a importância da Polícia Militar Ambiental na Defesa do Meio Ambiente”.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INSS começa a pagar segunda parcela do 13º de aposentados

Publicado

em

Começa nesta segunda-feira (25) o pagamento da segunda parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS. Ao todo, mais de 35 milhões de benefícios serão pagos antecipadamente. A primeira parcela foi liberada no mês passado.

Para os que recebem o benefício com valor maior que R$ 1.621, os pagamentos começam em 1º de junho.

As datas dos pagamentos do 13º variam conforme o dígito final do cartão de benefício do INSS. Começando pelo final 1.

Têm direito ao pagamento antecipado, segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade.

Continue Lendo

Geral

SC registra 50 mortes por gripe em 2026 e campanha de vacinação encerra no domingo

Apenas um município catarinense atingiu a meta; crianças são o grupo com menor adesão — menos de 25% vacinadas

Publicado

em

O tempo está acabando — e os números preocupam. A campanha de vacinação contra a gripe em Santa Catarina encerra no próximo domingo (31), mas menos de 40% da população prioritária foi imunizada. Em 2026, o estado já registrou 600 hospitalizações, 125 internações em UTI e 50 mortes por influenza.

De todos os 295 municípios catarinenses, apenas São Miguel da Boa Vista, no Extremo Oeste, ultrapassou a meta de 93% de cobertura. No outro extremo, 137 cidades registraram índice inferior a 40%.

O grupo mais vulnerável também é o menos vacinado: entre as crianças de 6 meses a 6 anos, a cobertura não chega a 25%. Entre os idosos, o índice passa de 41% — ainda distante da meta.

“Temos observado aumento dos casos de influenza no estado, além de hospitalizações e óbitos de crianças e idosos. A vacina é fundamental para reduzir os casos graves”, alertou João Augusto Fuck, diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).

Uma nova remessa de 328 mil doses chega ainda esta semana e será distribuída às regiões de saúde — o que deve levar SC a ultrapassar 2 milhões de vacinas recebidas na campanha. Apesar do cenário interno, o estado está acima da média nacional, atualmente em 35%.

A vacina é gratuita e está disponível nas unidades de saúde de todo o estado. O público-alvo inclui idosos, gestantes, crianças, pessoas com comorbidades e outros grupos vulneráveis.

“Reforçamos o pedido para que os municípios façam a busca ativa do público prioritário. Mesmo com o encerramento da campanha, é fundamental que a população continue procurando a vacina”, afirmou o secretário de Saúde, Diogo Demarchi.

Continue Lendo

Geral

Maternidade do Hospital São Donato está superlotada e direção orienta população

Publicado

em

A maternidade do Hospital São Donato está superlotada. O alerta foi feito pela própria direção, que emitiu uma nota oficial durante o fim de semana.” A Maternidade do Hospital São Donato está com superlotação neste momento. A instituição permanece de portas abertas, mas faz um pedido à população: procure o setor apenas em casos de urgência e emergência. O alerta tem como objetivo garantir a segurança das pacientes e dos bebês diante da alta demanda de atendimentos”, diz a nota.

“Em função do Materno Infantil estar com problemas as pessoas acabaram se dirigindo para o São Donato que é um hospital de retaguarda. Abrimos os apartamentos do Hospital para atender todos os casos e as gestantes. Estamos tentando da melhor forma possível atender as pessoas. Fizemos o mesmo no Pronto Socorro em função da superlotação do São José”, explica o diretor Júlio de Lucca.

Ele explicou que o hospital segue de portas abertas, mas lembra que a prioridade é para os casos urgentes. Ele ressaltou também que é fundamental que se coloque mais investimentos no Hospital, em especial na maternidade. “Trabalhamos no vermelho com R$ 374 mil mês. Então precisamos do custeio desta estrutura”.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos