Conecte-se conosco

Geral

Unesc Brilha no Ranking Universidades Empreendedoras 2023: Santa Catarina no Topo da Inovação Acadêmica

Unesc conquista lugar de destaque como uma das 10 universidades mais empreendedoras do Brasil e lidera empreendedorismo em Santa Catarina.

Publicado

em

A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) acaba de alcançar uma posição de prestígio no recém-divulgado Ranking Universidades Empreendedoras (RUE) de 2023, elaborado pela Brasil Júnior, a Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Não apenas entre as dez universidades mais empreendedoras do país, a Unesc também se destaca como a instituição mais empreendedora de Santa Catarina, reafirmando seu compromisso com a inovação, o empreendedorismo e a excelência educacional.

Comprometimento com a Cultura Empreendedora:

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a posição no ranking vai além da qualidade do ensino, refletindo o empenho em promover uma cultura empreendedora abrangente. “O empreendedorismo e a inovação estão no nosso DNA. Esta conquista é reflexo do esforço contínuo em elevar a qualidade do ensino, integrando uma abordagem empreendedora em todos os aspectos da formação acadêmica”, destaca a reitora.

Formação Holística e Mentalidade Empreendedora:

A Unesc não apenas incentiva a criação de negócios, mas também promove uma mentalidade empreendedora que permeia a carreira dos acadêmicos. A instituição enfatiza o conceito de “a carreira como o maior negócio”, concentrando-se em proporcionar aos estudantes uma formação holística, orientada para a resolução de problemas e a capacidade de inovar em diversas áreas profissionais, por meio da Graduação Multi.

“A conquista é um testemunho da abordagem multidisciplinar da Universidade, que valoriza a experiência prática e a resolução de problemas como componentes essenciais da formação acadêmica”, reforça a reitora.

Metodologia do Ranking:

O RUE é considerado o maior ranking brasileiro sobre universidades empreendedoras, sendo um indicador meticulosamente desenvolvido a partir de uma ampla coleta de dados. O ranking analisa as instituições em seis eixos principais: Cultura Empreendedora, Inovação, Extensão, Internacionalização, Infraestrutura e Capital Financeiro. A Unesc se destaca em cada um desses pilares, consolidando seu papel como referência em empreendedorismo acadêmico.

Movimento de Empresas Juniores (MEJ):

O MEJ define uma universidade empreendedora como uma comunidade acadêmica inserida em um ecossistema favorável ao desenvolvimento da sociedade por meio de práticas inovadoras. Isso requer uma postura empreendedora, caracterizada pela proatividade na resolução de problemas, disposição para assumir riscos e aproveitar oportunidades.

Santa Catarina no Topo:

Na edição de 2023, foram analisadas 108 Instituições de Ensino Superior do país, e a Unesc se destaca como um farol de inovação em Santa Catarina. A Brasil Júnior produz o Ranking desde 2016, proporcionando uma representação abrangente da situação empreendedora na Educação Superior.

A Unesc reforça seu papel como líder empreendedora, impulsionando o cenário acadêmico e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade por meio de práticas inovadoras.

Geral

SC: Zanin suspende normas que dispensam vacina para matrícula escolar

Publicado

em

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, por meio de liminar, suspendeu todas as normas e decretos de 20 municípios de Santa Catarina que dispensam a apresentação de comprovante de vacinação contra a covid-19 para matrícula de alunos na rede municipal de ensino.

Com as voltas as aulas, Zanin entendeu como sendo urgente a concessão da liminar.

Segundo o ministro, todos os brasileiros e brasileiras têm direito de conviver num ambiente sanitariamente seguro, e isso se sobrepõe a eventuais pretensões individuais de não se vacinar.

No caso de crianças e adolescentes, a necessidade de proteção está reforçada pelo ECA, que é o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O ministro cita ainda que, no caso das vacinas contra a covid-19, já há decisões do STF que dizem ser constitucional a obrigatoriedade da vacina para crianças e adolescentes.

Entre os municípios atingidos pela decisão estão: a capital Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Criciúma, Brusque e Blumenau.

A decisão atende a pedido apresentado pelo Psol e ainda será julgada pelo plenário do STF.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura lança campanha que orienta como acolher as pessoas em situação de rua

Publicado

em

A Secretaria de Ação Social do município de Cocal do Sul percebeu a necessidade de dar início à campanha ”Não dê esmola”, tendo em vista o aumento de pessoas em situação de rua, que na verdade estão de passagem pela cidade. “Muitas vezes, essas pessoas vêm de vários municípios e se instalam aqui, e como o povo sul-cocalense é muito solícito, acaba tendo a prática de dar esmola”, explica o secretário da pasta, Luis Caros de Melo.

Consequentemente, tal atitude contribui para que estas pessoas comprem bebidas alcoólicas e drogas, por isso o apelo do governo municipal de orientar as pessoas a não darem esmolas. A orientação é encaminhar ao Creas (Centro De Referência Especializado De Assistência Social), que fica localizado no Bairro Jardim Itália, na rua Jaime Elias. Contato também pode ser feito pelo número (48) 3444-6034.

A campanha se estende também a orientar as pessoas quanto aos pedidos de forma virtual. “Hoje em dia existem muitos golpes através da internet de pessoas que dizem estar passando por necessidade e pedem um pix com determinado valor, é importante salientar que a esmola também se estende a situações como esta”, afirma Luis.

Além disso, por meio de distribuição de cartazes e placas pela cidade, a campanha vai ampliar a divulgação sobre o atendimento oferecido pela Prefeitura às pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa visa desestimular os munícipes a dar esmolas, pois essa prática faz com que essas pessoas recusem o acolhimento e permaneçam na rua.

Continue Lendo

Geral

Clínicas Integradas da Unesc realizam quase 178 mil atendimentos em 2023

Publicado

em

A Unesc celebrou, durante o evento do Clínicas Integradas Talk, os notáveis números de atendimentos realizados em 2023 nas Clínicas Integradas, totalizando quase 178 mil. O encontro ocorreu no auditório Ruy Hulse, reunindo colaboradores, professores, estudantes, bolsistas e coordenadores de cursos, proporcionando uma tarde de significativa troca de conhecimentos e motivação durante o evento.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta, expressou seu desejo de que as Clínicas continuem desempenhando um trabalho notável, tanto para os colaboradores, que consideram o local o melhor para trabalhar, quanto para os que buscam atendimento, reconhecendo a excelência do serviço. Ela destacou a importância da relação com os cursos de graduação e programas inovadores.

“Nosso objetivo principal do encontro de hoje foi reforçar a importância de cada indivíduo na construção de um ambiente com atendimento excepcional para a população. Estamos unidos na busca pela excelência em benefício do bem-estar de nossa comunidade”, disse a reitora.

A pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, ressaltou a importância de todos conhecerem os serviços oferecidos, criando um ambiente acolhedor e promovendo avanços significativos para acadêmicos e colaboradores.

“Queremos que todos tenham um entendimento abrangente do que acontece internamente, não apenas para obterem mais conhecimento, mas para capacitá-los a orientar outras pessoas sobre onde podem encontrar assistência quando necessário”, disse Graziela.

Já a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Unesc, Gisele Coelho Lopes, enfatizou a transformação evidente na sociedade ao vivenciar os serviços oferecidos pela Universidade. “É essencial compreender que cada espaço nesta Universidade desempenha um papel significativo, sendo as Clínicas um símbolo representativo da coesão e união de esforços para promover uma nobre causa: a área da saúde. O impacto positivo é visível na atenção dedicada a cada indivíduo que busca assistência, reforçando a importância crucial deste espaço na comunidade acadêmica”, mencionou.

A coordenadora das Clínicas Integradas, Carine Cardoso, ao apresentar o Manual Instrutivo do Colaborador, refletiu sobre os atendimentos realizados. “Nossa intenção, com esse encontro, é de iniciar o ano de maneira integradora, buscando continuamente a excelência no cuidado. A tarde também foi enriquecida com depoimentos inspiradores, reforçando a importância de cada indivíduo no coletivo”, sublinhou Carine.

“A abordagem inovadora para conhecer os serviços das Clínicas visou criar um momento descontraído, não apenas promovendo a integração, mas também buscando motivar os colaboradores, residentes, bolsistas, professores, coordenadores de curso e coordenadores de serviço presentes na clínica”, complementou Carine.

A condução do evento continuou com rodas de conversa sobre diversos temas.

Produção das Clínicas Integradas em 2023:

  • Serviço de Medicina: 13.092 atendimentos
  • Serviço de Odontologia: 8.435 atendimentos
  • Serviço de Enfermagem: 38.153 atendimentos
  • Serviço de Fisioterapia: 8.322 atendimentos
  • Serviço de Nutrição: 1.395 atendimentos
  • Serviço de psicologia: 7.492 atendimentos
  • Serviço de Biomedicina: 198 atendimentos
  • Farmácia escola: 50.546 atendimentos
  • Farmácia Solidária: 25.521 atendimentos
  • Valor de medicamentos doados: R$ 1.608.526,52
  • SOS: 1.352 atendimentos
  • Nupac-ST: 2.711 atendimentos
  • SERC: 6.683 atendimentos
  • CER II: 11.430 atendimentos
  • Amasf: 2.510 atendimentos.
Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com