Conecte-se conosco

Variedades

Unesc celebra 150ª exposição e 25 anos do Toque de Arte com mostra coletiva

Publicado

em

A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) celebrou, na noite desta quarta-feira (2), a abertura da 150ª exposição do Espaço Cultural Toque de Arte, que também marca os 25 anos do local dedicado à promoção da arte e cultura na instituição. Intitulada “Somos Todos os Sentidos”, a mostra reúne obras de mais de 170 artistas que passaram pelo espaço desde o ano 2000.

A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig (Lenita), explica que a exposição presta homenagem a todos que contribuíram com o acervo artístico da Universidade, que hoje conta com 311 peças. “Apresentamos obras do acervo e também inéditas, que foram doadas e agora ganham novo olhar”, destacou.

A pró-reitora de Extensão, Vanessa Andrade, também participou da abertura e enfatizou a importância do espaço para a Universidade. “Essa mostra é um convite à memória e à escuta. É mais do que um número — é uma construção coletiva de sentidos e identidade”, afirmou.

Durante o evento, foi oficializada a doação de uma obra de sete metros de largura por três de altura, assinada por Edi Balod, Jussara Guimarães e Gilberto Pegoraro, e doada pela empresa Forauto. A peça integrou por anos o showroom da empresa e agora fará parte do acervo da Unesc.

Além da exposição, também foram lançados dois novos projetos culturais da Universidade: o Acapella Unesc, voltado ao canto vocal, e o Cordas Unesc, com foco em instrumentistas de cordas.

A mostra pode ser visitada até 20 de agosto, nos três turnos, inclusive ao meio-dia. A próxima exposição da galeria será aberta no dia 26 de agosto: trata-se da 5ª Coletiva de Artistas do Sul, com edital já disponível para inscrições.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variedades

Paula Fernandes fará show gratuito durante a CocalFest 2025

Publicado

em

A cantora Paula Fernandes será a atração nacional da XII CocalFest, que acontece de 24 a 28 de setembro. O show será realizado no sábado, 27 de setembro, com entrada gratuita, no Centro de Eventos do município.

A CocalFest é promovida pela Administração de Cocal do Sul e terá programação voltada à valorização das tradições locais, com shows, feira multissetorial, gastronomia típica e atividades culturais.

Neste ano, o evento também passa a integrar a I Festa do Colono e do Caminhoneiro, voltada à valorização de setores que movimentam a economia do município.

O prefeito Ademir Magagnin ressalta a importância do evento para a cidade.

“Estamos preparando uma festa acolhedora, pensada para todas as famílias. Ter um show gratuito da Paula Fernandes em Cocal do Sul é um presente para a nossa população e para quem nos visita. Queremos que a CocalFest seja um espaço de celebração da nossa história e de encontro da comunidade com a nossa cultura e identidade”, disse.

Continue Lendo

Variedades

Cocal do Sul entra no clima da festa julina com sábado especial e comércio aberto até às 17h

Publicado

em

O centro de Cocal do Sul será tomado pelo clima de festa julina neste sábado (12), durante mais uma edição do Sábado Especial.

Realizado pela Administração de Cocal do Sul, com apoio da CDL, o evento contará com programação que conta com cultura, serviços e diversão nas praças Cônego João Dominoni e Mariza Terezinha Búrigo Pagnan, além de lojas abertas das 8h às 17h, com ambientação temática e ações para os clientes.

Para o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Juarez Fogaça, o evento é uma forma de unir lazer, tradição e valorização da economia local.

“Temos buscado, junto à CDL, tornar esses momentos experiências completas para as famílias. Além de movimentar o centro e aquecer as vendas, é uma forma de celebrar a cultura popular, envolver os empreendedores e proporcionar lazer para a comunidade. É isso que faz Cocal do Sul pulsar com alegria e identidade”, ressalta.

A programação começa às 9h30 e inclui atividades do SESC, como jogos de mesa e bocha, exposições, ações do Clube de Mães, além de serviços de saúde em alusão ao Julho Amarelo, com orientações sobre a prevenção das hepatites virais, auriculoterapia e até a presença da Fada do Dente.

Um dos destaques será a apresentação do grupo Teatro Jonatas João, com a peça “Casamento na Roça”, e, à tarde, o concurso de danças típicas julinas. A música fica por conta da dupla Léo e Alisson, que promete animar o público com repertório sertanejo e forró.

Nas ruas e vitrines, o comércio também entra no clima caipira. De acordo com a presidente da CDL de Cocal do Sul, Cristiane Ceron Possamai, as lojas associadas estão se preparando com roupas típicas, decoração temática e até guloseimas para os clientes.

“Tem loja com funcionários de chapéu de palha, camisa xadrez, calça com remendo… sempre tem um quentãozinho, uma paçoquinha ou algo especial para marcar o dia. A ideia é transformar o sábado num momento acolhedor para quem vier comprar e curtir a festa”, conta.

Cristiane ressalta ainda a importância da parceria com a administração municipal. “Sem a atuação direta da Prefeitura, desde março, seria inviável movimentar o centro dessa forma. Os sábados especiais são resultado dessa união”, afirma.

A expectativa da CDL é de que o frio ajude a impulsionar as vendas, especialmente nos setores de roupas e calçados. 

Continue Lendo

Variedades

Festa da Tainha começa no Balneário Rincão e deve atrair mais de 70 mil pessoas

Publicado

em

A 28ª edição da Festa da Tainha começou na noite desta quinta-feira (10), em Balneário Rincão. Com expectativa de público superior a 70 mil pessoas até domingo (13), o evento celebra a tradição da pesca artesanal e movimenta a economia do município durante a baixa temporada.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades locais e estaduais, além do show nacional com o grupo Tchê Garotos. Um dos destaques da festa é a praça de alimentação com mais de 20 restaurantes, onde os visitantes podem saborear pratos típicos, como a tainha na taquara, carro-chefe do evento gastronômico.

Para o prefeito Luiz Laurindo, a Festa da Tainha reforça o potencial turístico do município também fora da temporada de verão. “Estamos investindo em estrutura e atrações para manter o movimento na cidade o ano todo, fortalecendo o comércio, os restaurantes e o turismo”, afirmou.

Nesta sexta-feira (11), o público poderá degustar gratuitamente um tradicional pirão, servido ao meio-dia para mais de 200 pessoas. À noite, a principal atração musical será a Família Lima, que sobe ao palco às 22h. A programação segue no sábado com shows regionais.

No domingo, a agenda começa cedo, às 8h, com a primeira Corrida da Tainha, com percursos de 3 e 5 quilômetros. Ao meio-dia, a Orquestra da Igreja Assembleia de Deus se apresenta no palco principal.

A programação completa pode ser conferida nas redes sociais da Prefeitura de Balneário Rincão: @prefeiturarincao.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos