Conecte-se conosco

Geral

Unesc celebra as contribuições, a força e a resiliência das mulheres

Publicado

em

A Unesc, que celebra e valoriza as mulheres diariamente, fortaleceu ainda mais o reconhecimento às contribuições e à essência feminina durante toda esta sexta-feira (8/03), ao abraçar a força e a resiliência que caracterizam as mulheres. A data marca conquistas históricas na luta por direitos e igualdade, mas também reaviva o papel vital que elas desempenham na humanização das relações e na construção de um mundo mais justo e igualitário.

Entre as atividades do dia esteve o reconhecimento das vencedoras da segunda edição do Prêmio Mulheres na Ciência, iniciativa da Universidade que visa reforçar o papel fundamental das mulheres na produção de conhecimento e na promoção do avanço científico em diversas áreas. Dividido nas categorias Iniciante, Intermediária e Plena, a ação gera oportunidades para pesquisadoras em diferentes estágios da carreira. 

Pesquisadora, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta reforça a importância do reconhecimento às mulheres que desprendem esforços em torno das pesquisas que, como consequência, contribuem com a sociedade.

“As mulheres desempenham um papel fundamental no âmbito da pesquisa ao promover novas perspectivas, questionar paradigmas estabelecidos e promover a inovação. A contribuição não se limita ao conhecimento acadêmico, mas se estende à forma como ela inspira e motiva as gerações futuras a alcançarem potenciais plenos. Por sabermos da importância que elas têm neste segmento, e na sociedade como um todo, criamos o Prêmio Mulheres na Ciência para reconhecer o trabalho relevante que cada uma destas pesquisadoras realiza”, ressalta.

Aumento no número de inscrições

Ao todo, a edição deste ano contabilizou 57 pesquisadoras inscritas, um aumento de 200% em relação ao ano passado. Sendo 15 na categoria Plena, 21 na Intermediária e 21 na Iniciante. Por área, as inscrições se dividem em 39 em Ciências da Vida, 13 em Ciências Exatas e cinco em Ciências Humanas.

“Reconhecemos as mulheres que fazem a ciência da Unesc acontecer. Uma Universidade que figura em grandes vitrines nacionais e internacionais por intermédio desta área, o que nos dá muitas alegrias porque nós mulheres ocupamos diferentes lugares e papéis na sociedade. Não trata-se simplesmente de um reconhecimento, mas sim um muito obrigada por construírem lindas histórias conosco”, fala a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, que já anunciou a terceira edição da premiação que revelará as vencedoras no dia 8 de março de 2025.

As vencedoras de cada categoria receberam como prêmio o direito de participar de um congresso nacional nas respectivas áreas. Já as segundas e terceiras colocadas terão a participação em congressos Sul brasileiros e estaduais, respectivamente, viabilizadas pela Universidade. As mais bem colocadas, até a 10ª posição, receberam uma Menção Honrosa.

Mulheres que fazem a Unesc

Em um mundo onde as vozes femininas ecoam cada vez mais alto, a maior Universidade Comunitária do Sul catarinense, promoveu programação repleta de eventos destinados a honrar e enaltecer as conquistas e contribuições das mulheres que ajudam a construir a Unesc nestes quase 56 anos de história.

Atualmente, são cerca de 850 colaboradoras e professoras; oito mil estudantes matriculadas na graduação; 1,2 mil na especialização; 360 mestrandas, doutorandas e pós-doutorandas; 170 estudantes nos cursos técnicos e 360 alunas do Ensino Fundamental ao Terceirão. Além disso, a Unesc é gerida por uma mulher: a reitora Luciane Bisognin Ceretta, que também é presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), e membro dos conselhos Nacional e Estadual de Educação.

“O Dia Internacional da Mulher transcende a mera comemoração. É um marco simbólico que ecoa a resiliência, a coragem e a determinação de todas as mulheres que desafiaram convenções, enfrentaram adversidades e traçaram o próprio caminho na história. É um dia para celebrar não apenas as conquistas individuais, mas também para refletir sobre o papel coletivo das mulheres na sociedade contemporânea. Mulheres inspiradoras, não apenas quebram barreiras, mas também redefinem os padrões de excelência por onde passam. Nessa dualidade de coragem e sensibilidade, elas se destacam na superação de desafios ao contribuir para um ambiente mais inclusivo e vibrante”, salienta Luciane.

“A sensibilidade feminina, aliada à coragem, é uma força motriz que impulsiona a mudança e a evolução. A capacidade de compreender as emoções, de se colocar no lugar do outro, de enxergar além do óbvio, são características que não apenas humanizam as relações, mas também inspiram a construção de um mundo mais justo e igualitário. Neste Dia da Mulher, é essencial reconhecer e celebrar não apenas as conquistas históricas, mas também o impacto positivo e transformador das mulheres em nossa comunidade”, acrescenta.

Palestra reforça potencial das mulheres  

O dia, que começou com atividades em todo o campus da Instituição em Criciúma e na unidade de Araranguá, encerrou com a palestra “Rota Oculta: o potencial das redes e comunidades”, conduzida pela integrante do Comitê de Tecnologia dos Amigos do Bem do Grupo Mulheres do Brasil, Silvia Lamanna, e promoveu reflexões sobre o papel das mulheres na construção e fortalecimento de redes e comunidades, ressaltando o poder transformador que emana de suas ações.

“Quando você equilibra as suas relações e compreende que existem diferentes linguagens, o seu futuro muda. Qual é o tipo de relação que você mantém? As teias de relacionamento que criamos são muito importantes. Nós criamos estas redes dia após dia na faculdade, em casa, e elas podem fortalecer ou enfraquecer cada um de nós. Está me fortalecendo, me levando para frente, ou me derrubando?”, foi uma das reflexões feitas por Silvia ao público que lotou o Auditório Ruy Hülse.

Prêmio de Jornalismo homenageia Maria Dal Farra

O evento ainda marcou o lançamento do 3º Prêmio Unesc de Jornalismo, que em 2024 presta homenagem à ex-professora da Universidade, Maria Dal Farra Naspolini, que dedicou 40 anos à Instituição. 

Devido a compromissos pessoais, a homenageada não pode comparecer ao evento, mas enviou uma mensagem em vídeo e confirmou presença na cerimônia de premiação. “Ser Unesc não tem prazo de validade. Uma vez Unesc, sempre Unesc. Estou no Rio de Janeiro, a 1,5 mil quilômetros, mas com o coração em Criciúma. Parabenizo a todos pela instituição do Prêmio de Jornalismo e expresso a minha gratidão. É uma linda homenagem que a Universidade presta aos seus colaboradores e torna evidente a sensibilidade em reconhecer e valorizar pessoas”, relata.

Além da homenagem à ex-professora Maria Dal Farra, que terá o nome estampado no troféu, a cerimônia também revelou uma série de novidades que podem ser conferidas no regulamento que está disponível no link: www.noticias.unesc.net. Já as dúvidas podem ser sanadas pelo prê[email protected].

Um dia inteiro de atividades

As ações, que ocorreram de forma paralela, iniciaram cedo na Unesc. A Clínica Escola de Enfermagem, por exemplo, realizou a aferição dos Sinais Vitais; distribuição de materiais informativos e orientações sobre saúde da mulher. O Projeto Amora, por sua vez, fez atividade de sensibilização para a prevenção da violência doméstica e familiar contra as mulheres. 

Outra ação que chamou atenção foi “Palavras de Poder: Autoras Negras e Indígenas no Centro do Debate”, uma divulgação e exposição de produções literárias de mulheres negras e indígenas, exposição física e virtual. Promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi).

Já o Programa de Atenção Materno-infantil e Familiar (PAMIF) repassou orientações nutricionais sobre alimentação, tipos de alongamento e outras atividades. As mulheres que passaram pelo campus ainda puderam receber massagem facial, craniana, nos pés e nas costas com pedras quentes.

Vencedoras do 2º Prêmio Mulheres na Ciência da Unesc:

  • Ciências da Vida (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde):

Categoria Plena:

1º lugar: Fabrícia Cardoso Petronilho

2º lugar: Samira da Silva Valvassori e Josiane Budni 

3º lugar: Alexandra Ioppi Zugno e Jaqueline da Silva Generoso 

Categoria Intermediária:

1º lugar: Vitória Oliveira Silva da Silva

2º lugar: Taise de Souza Possamai Della

3º lugar: Carla Damasio Martins 

Categoria Iniciante:

1º lugar: Beatriz Brandão Lima e Maria Luísa Machado Laureano 

2º lugar: Lidiane Anastácio Cruz

3º lugar: Rafaela de Sousa Anastácio

  • Humanidades (Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes):

Categoria Plena:

1º lugar: Andréia Cittadin

2º lugar: Morgana Bada Caldas 

3º lugar: Zélia Medeiros Silveira 

Categoria Intermediária:

1º lugar Liziane Acordi Rocha 

2º lugar: Daiana Ramos Martins 

  • Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar (Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e

Multidisciplinar):

Categoria Plena

1º lugar: Sabrina Arcaro

2º lugar: Anarela Bernardi Vassen 

Categoria Intermediária:

1º lugar: Lara Vasconcellos Ponsoni 

2º lugar: Jordana Mariot Inocente

3º lugar: Eduarda Fraga Olivo e Mariana de Souza Pereira

Categoria Iniciante:

1º lugar: Cibele da Silva de Brito

2º lugar: Renata Bochanoski da Costa

3º lugar: Januara Rodrigues

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secretaria de Saúde alerta para faltas nas consultas agendadas com psicólogos

Publicado

em

Tendo em vista a crescente demanda em saúde mental, a Secretaria de Saúde de Cocal do Sul ampliou o número de profissionais de psicologia – atualmente são sete psicólogos que atendem em diversos locais e em horários alternativos, para contemplar os pacientes que têm dificuldades de comparecer em horário comercial. Porém, mesmo com a ampliação de profissionais e carga horária diferenciada as faltas estão sendo frequentes.

“As ausências desperdiçam tempo e recursos do profissional de saúde, que poderiam ser direcionados para outros pacientes ou atividades clínicas. A falta de comprometimento do paciente pode prejudicar a confiança e a eficácia da relação entre paciente e profissional de saúde, afetando negativamente a qualidade do atendimento”, explica a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, enfermeira Emanuele Cristina Cecatto. Além disso, as faltas inesperadas também podem interferir na gestão do tempo do profissional de saúde, causando transtornos na agenda e atrasos para outros pacientes.

De acordo com Emanuele, na última semana, uma psicóloga que atende em horário noturno das 17h às 21h aguardou por quatro horas em vão, pois todos os pacientes que estavam agendados não compareceram e não comunicaram que não poderiam comparecer, mesmo tendo sido confirmado pela responsável do setor suas consultas no mesmo dia. “Esse comportamento cada vez mais frequente tem prejudicado o serviço, temos muitos pacientes na fila que anseiam em ser ouvidos. Uma simples mensagem ou ligação comunicando a ausência abre vaga para outro usuário, e faz com que a fila ande mais rápido”, relata.

A Secretaria divulgou um balanço que registra 41 faltas para atendimento psicológico somente neste mês, até o dia de hoje (22/04). “Pedimos que todos tenham responsabilidade em comunicar a sua ausência em consultas, assim será possível contemplar mais pacientes e aliviar o sofrimento de muitas pessoas que estão aguardando”, finaliza Emanuele.

Continue Lendo

Geral

Saúde de Cocal do Sul tem projeto de vacinação reconhecido a nível nacional

Município ganhou destaque com a ação ‘Verificação da Situação Vacinal de Estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental na Rede Pública Estadual e Municipal’

Publicado

em

O município de Cocal do Sul, por meio da Vigilância Epidemiológica, foi selecionado para participar do Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), maior evento de saúde pública do mundo, que acontecerá em Porto Alegre, no período de 30 de junho a 03 de julho. A cidade foi classificada na etapa regional e agora segue para a nacional, isso por causa de uma ação desenvolvida dentro da Secretaria de Saúde, cujo tema foi a Verificação da Situação Vacinal de Estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental na Rede Pública Estadual e Municipal.

O case de sucesso ganha, a partir de agora, notoriedade a nível estadual. “Essa ação foi realizada em 2023 devido à baixa cobertura vacinal no município, por isso surgiu a ideia de realizar uma ação de verificação de cadernetas vacinais no âmbito escolar, para assim identificarmos crianças e adolescentes com a situação vacinal em atraso e procedermos com a devida atualização”, explica a vacinadora Rosiane de Almeida Possamai.

O projeto tem como objetivo verificar e promover a regularização da situação vacinal dos estudantes de 0 a 14 anos 11 meses e 29 dias, matriculados nas escolas particulares, estaduais e municipais do município de Cocal do Sul. Por meio de ações de sensibilização, orientação e regularização, busca-se conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da vacinação na prevenção de doenças, bem como promover a busca ativa nos casos em que há vacinas em atraso.

“No ano de 2023 conseguimos elevar nossa cobertura vacinal. O Ministério da Saúde classifica os municípios por prioridades 1, 2 e 3. E o município de Cocal do Sul conseguiu elevar a classificação que era 1 para 2.3”, relata Rosiane.

Além disso, a ação também serve para fortalecer a parceria entre os setores de Saúde e Educação. “A colaboração entre essas áreas é essencial para promover a saúde e o bem-estar da comunidade escolar e o projeto demonstra como essa integração pode ser eficaz na promoção da vacinação e na prevenção de doenças”, finaliza a imunizadora.

Continue Lendo

Geral

SEI 2024 vai além das fronteiras com Emilim Schmitz

Publicado

em

O SEI vai além das fronteiras em 2024. O evento de sinergia, empreendedorismo e inovação da Associação Empresarial de Içara em parceria com o Município de Içara e o Sebrae vai percorrer diferentes lugares do planeta para apresentar tendências de carreira, transformações de negócio e muito conteúdo a quem deseja estar conectado, atualizado e inspirado a empreender. E para concluir essa jornada, contará com Emilim Schmitz na noite de 22 de maio.

Especialista em conteúdo de viagens e considerada uma das criadoras de conteúdos mais relevantes do segmento, Emilim é jornalista, travel influencer e empresária. Desde 2015, explora os melhores destinos para viajar sozinha, a dois, em família ou com amigos, e registra tudo em seu canal do YouTube e perfil no Instagram.

Com mais de 350 vlogs de viagens, Emilim soma meio milhão de seguidores em suas mídias sociais, e, com muito carisma, espontaneidade e dicas valiosíssimas, mantêm um público fiel que planeja suas viagens com muita praticidade com dicas de companhias aéreas, salas VIP, hotéis, passeios turísticos, restaurantes e lugares fora das rotas turísticas tradicionais.

“Com minha expertise no mercado de turismo durante esses anos, vou entregar insights valiosos sobre empreender além das fronteiras pelo ponto de vista de alguém que abriu mão de uma carreira promissora na TV para arriscar tudo no meu sonho: viver de viagens!”, ressalta a empreendedora.

Programação completa

O SEI 2024 acontecerá em duas noites. Terá arena de negócios, jantar de networking e muito conteúdo em 21 e 22 de maio no Rhóis Centro de Eventos. A abertura acontecerá com os cases de sucesso de Adria Felipe Weber (Áurea Alimentos) com governança corporativa, Adriana Mara de Oliveira (Tabelionato de Içara) com gestão da qualidade e Eduardo Freitas (Dugas Delivery) com o modelo de franquias.

No mesmo palco, subirá Lasaro do Carmo Júnior como palestrante-âncora com O que Importa é Seu Resultado. São mais de 25 anos de experiência empresarial. CEO, referência em inovação e transformação no mundo dos negócios, como presidente da Jequiti, elevou uma empresa com faturamento de R$ 20 milhões em 2018 a uma gigante de vendas com R$ 523 milhões em 2015.

Na segunda noite, além de Emilim, também estarão no evento Francigiano Cercena com a trajetória do Mirante 12 na experiência dos clientes, Cloudo Rocha com a Rocha Alimentos e o processo de desenvolvimento de novos produtos, além de Ruan Carlos de Souza com a inteligência digital do ND Connect. A venda dos passaportes será realizada em www.seinovacao.com.br com desconto especial aos 100 primeiros participantes.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com