Conecte-se conosco

Geral

Unesc celebra as contribuições, a força e a resiliência das mulheres

Publicado

em

A Unesc, que celebra e valoriza as mulheres diariamente, fortaleceu ainda mais o reconhecimento às contribuições e à essência feminina durante toda esta sexta-feira (8/03), ao abraçar a força e a resiliência que caracterizam as mulheres. A data marca conquistas históricas na luta por direitos e igualdade, mas também reaviva o papel vital que elas desempenham na humanização das relações e na construção de um mundo mais justo e igualitário.

Entre as atividades do dia esteve o reconhecimento das vencedoras da segunda edição do Prêmio Mulheres na Ciência, iniciativa da Universidade que visa reforçar o papel fundamental das mulheres na produção de conhecimento e na promoção do avanço científico em diversas áreas. Dividido nas categorias Iniciante, Intermediária e Plena, a ação gera oportunidades para pesquisadoras em diferentes estágios da carreira. 

Pesquisadora, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta reforça a importância do reconhecimento às mulheres que desprendem esforços em torno das pesquisas que, como consequência, contribuem com a sociedade.

“As mulheres desempenham um papel fundamental no âmbito da pesquisa ao promover novas perspectivas, questionar paradigmas estabelecidos e promover a inovação. A contribuição não se limita ao conhecimento acadêmico, mas se estende à forma como ela inspira e motiva as gerações futuras a alcançarem potenciais plenos. Por sabermos da importância que elas têm neste segmento, e na sociedade como um todo, criamos o Prêmio Mulheres na Ciência para reconhecer o trabalho relevante que cada uma destas pesquisadoras realiza”, ressalta.

Aumento no número de inscrições

Ao todo, a edição deste ano contabilizou 57 pesquisadoras inscritas, um aumento de 200% em relação ao ano passado. Sendo 15 na categoria Plena, 21 na Intermediária e 21 na Iniciante. Por área, as inscrições se dividem em 39 em Ciências da Vida, 13 em Ciências Exatas e cinco em Ciências Humanas.

“Reconhecemos as mulheres que fazem a ciência da Unesc acontecer. Uma Universidade que figura em grandes vitrines nacionais e internacionais por intermédio desta área, o que nos dá muitas alegrias porque nós mulheres ocupamos diferentes lugares e papéis na sociedade. Não trata-se simplesmente de um reconhecimento, mas sim um muito obrigada por construírem lindas histórias conosco”, fala a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, que já anunciou a terceira edição da premiação que revelará as vencedoras no dia 8 de março de 2025.

As vencedoras de cada categoria receberam como prêmio o direito de participar de um congresso nacional nas respectivas áreas. Já as segundas e terceiras colocadas terão a participação em congressos Sul brasileiros e estaduais, respectivamente, viabilizadas pela Universidade. As mais bem colocadas, até a 10ª posição, receberam uma Menção Honrosa.

Mulheres que fazem a Unesc

Em um mundo onde as vozes femininas ecoam cada vez mais alto, a maior Universidade Comunitária do Sul catarinense, promoveu programação repleta de eventos destinados a honrar e enaltecer as conquistas e contribuições das mulheres que ajudam a construir a Unesc nestes quase 56 anos de história.

Atualmente, são cerca de 850 colaboradoras e professoras; oito mil estudantes matriculadas na graduação; 1,2 mil na especialização; 360 mestrandas, doutorandas e pós-doutorandas; 170 estudantes nos cursos técnicos e 360 alunas do Ensino Fundamental ao Terceirão. Além disso, a Unesc é gerida por uma mulher: a reitora Luciane Bisognin Ceretta, que também é presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), e membro dos conselhos Nacional e Estadual de Educação.

“O Dia Internacional da Mulher transcende a mera comemoração. É um marco simbólico que ecoa a resiliência, a coragem e a determinação de todas as mulheres que desafiaram convenções, enfrentaram adversidades e traçaram o próprio caminho na história. É um dia para celebrar não apenas as conquistas individuais, mas também para refletir sobre o papel coletivo das mulheres na sociedade contemporânea. Mulheres inspiradoras, não apenas quebram barreiras, mas também redefinem os padrões de excelência por onde passam. Nessa dualidade de coragem e sensibilidade, elas se destacam na superação de desafios ao contribuir para um ambiente mais inclusivo e vibrante”, salienta Luciane.

“A sensibilidade feminina, aliada à coragem, é uma força motriz que impulsiona a mudança e a evolução. A capacidade de compreender as emoções, de se colocar no lugar do outro, de enxergar além do óbvio, são características que não apenas humanizam as relações, mas também inspiram a construção de um mundo mais justo e igualitário. Neste Dia da Mulher, é essencial reconhecer e celebrar não apenas as conquistas históricas, mas também o impacto positivo e transformador das mulheres em nossa comunidade”, acrescenta.

Palestra reforça potencial das mulheres  

O dia, que começou com atividades em todo o campus da Instituição em Criciúma e na unidade de Araranguá, encerrou com a palestra “Rota Oculta: o potencial das redes e comunidades”, conduzida pela integrante do Comitê de Tecnologia dos Amigos do Bem do Grupo Mulheres do Brasil, Silvia Lamanna, e promoveu reflexões sobre o papel das mulheres na construção e fortalecimento de redes e comunidades, ressaltando o poder transformador que emana de suas ações.

“Quando você equilibra as suas relações e compreende que existem diferentes linguagens, o seu futuro muda. Qual é o tipo de relação que você mantém? As teias de relacionamento que criamos são muito importantes. Nós criamos estas redes dia após dia na faculdade, em casa, e elas podem fortalecer ou enfraquecer cada um de nós. Está me fortalecendo, me levando para frente, ou me derrubando?”, foi uma das reflexões feitas por Silvia ao público que lotou o Auditório Ruy Hülse.

Prêmio de Jornalismo homenageia Maria Dal Farra

O evento ainda marcou o lançamento do 3º Prêmio Unesc de Jornalismo, que em 2024 presta homenagem à ex-professora da Universidade, Maria Dal Farra Naspolini, que dedicou 40 anos à Instituição. 

Devido a compromissos pessoais, a homenageada não pode comparecer ao evento, mas enviou uma mensagem em vídeo e confirmou presença na cerimônia de premiação. “Ser Unesc não tem prazo de validade. Uma vez Unesc, sempre Unesc. Estou no Rio de Janeiro, a 1,5 mil quilômetros, mas com o coração em Criciúma. Parabenizo a todos pela instituição do Prêmio de Jornalismo e expresso a minha gratidão. É uma linda homenagem que a Universidade presta aos seus colaboradores e torna evidente a sensibilidade em reconhecer e valorizar pessoas”, relata.

Além da homenagem à ex-professora Maria Dal Farra, que terá o nome estampado no troféu, a cerimônia também revelou uma série de novidades que podem ser conferidas no regulamento que está disponível no link: www.noticias.unesc.net. Já as dúvidas podem ser sanadas pelo prê[email protected].

Um dia inteiro de atividades

As ações, que ocorreram de forma paralela, iniciaram cedo na Unesc. A Clínica Escola de Enfermagem, por exemplo, realizou a aferição dos Sinais Vitais; distribuição de materiais informativos e orientações sobre saúde da mulher. O Projeto Amora, por sua vez, fez atividade de sensibilização para a prevenção da violência doméstica e familiar contra as mulheres. 

Outra ação que chamou atenção foi “Palavras de Poder: Autoras Negras e Indígenas no Centro do Debate”, uma divulgação e exposição de produções literárias de mulheres negras e indígenas, exposição física e virtual. Promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi).

Já o Programa de Atenção Materno-infantil e Familiar (PAMIF) repassou orientações nutricionais sobre alimentação, tipos de alongamento e outras atividades. As mulheres que passaram pelo campus ainda puderam receber massagem facial, craniana, nos pés e nas costas com pedras quentes.

Vencedoras do 2º Prêmio Mulheres na Ciência da Unesc:

  • Ciências da Vida (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde):

Categoria Plena:

1º lugar: Fabrícia Cardoso Petronilho

2º lugar: Samira da Silva Valvassori e Josiane Budni 

3º lugar: Alexandra Ioppi Zugno e Jaqueline da Silva Generoso 

Categoria Intermediária:

1º lugar: Vitória Oliveira Silva da Silva

2º lugar: Taise de Souza Possamai Della

3º lugar: Carla Damasio Martins 

Categoria Iniciante:

1º lugar: Beatriz Brandão Lima e Maria Luísa Machado Laureano 

2º lugar: Lidiane Anastácio Cruz

3º lugar: Rafaela de Sousa Anastácio

  • Humanidades (Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes):

Categoria Plena:

1º lugar: Andréia Cittadin

2º lugar: Morgana Bada Caldas 

3º lugar: Zélia Medeiros Silveira 

Categoria Intermediária:

1º lugar Liziane Acordi Rocha 

2º lugar: Daiana Ramos Martins 

  • Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar (Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e

Multidisciplinar):

Categoria Plena

1º lugar: Sabrina Arcaro

2º lugar: Anarela Bernardi Vassen 

Categoria Intermediária:

1º lugar: Lara Vasconcellos Ponsoni 

2º lugar: Jordana Mariot Inocente

3º lugar: Eduarda Fraga Olivo e Mariana de Souza Pereira

Categoria Iniciante:

1º lugar: Cibele da Silva de Brito

2º lugar: Renata Bochanoski da Costa

3º lugar: Januara Rodrigues

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Criciúma inicia obras de revitalização da rua Leonardo Bialeck

Publicado

em

A Administração Municipal de Criciúma, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, iniciou na última semana as obras de revitalização da pavimentação asfáltica da rua Leonardo Bialeck, uma das principais vias de acesso ao bairro Linha Batista. O trecho contemplado possui 1,3 km de extensão. O investimento para a execução das obras é de aproximadamente R$ 1 milhão, provenientes de recursos próprios do município.

“Essa é mais uma obra que vai trazer mais conforto e segurança aos moradores do bairro Linha Batista. Esse investimento reforça o compromisso da gestão em proporcionar qualidade de vida e bem-estar a todos os bairros da nossa cidade, cuidando das vias públicas”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Cláudio Rosso Netto, os trabalhos contemplam a limpeza de bocas de lobo, aplicação de uma nova capa asfáltica sobre a via e sinalização. “Essa é uma importante via de acesso ao bairro Linha Batista, que merece atenção. Estamos comprometidos em levar melhorias para todos os bairros de Criciúma”, afirmou o secretário.

UBS Linha Batista

Ainda no bairro Linha Batista, as obras na nova Unidade Básica de Saúde (UBS), de 354,68 m², estão 80% concluídas. A unidade de porte I atenderá aproximadamente 2,7 mil pacientes cadastrados e contará com uma Equipe de Saúde da Família (ESF) e oferecerá consultas médicas, odontológicas, pré-natal, enfermagem e imunização. O espaço será equipado com consultórios, salas de espera, triagem e imunização, banheiros e áreas de circulação. O investimento para a execução das obras é de R$ 1.350.000,00.

Continue Lendo

Geral

Janeiro Branco: campanha de conscientização sobre Saúde Mental

Ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde buscam informar e orientar população sobre a importância e os cuidados com a saúde mental

Publicado

em

Pensando em ampliar a promoção de saúde para a população, e também a prevenção, o Governo de Criciúma dará continuidade ao programa Saúde em Cores neste ano. A iniciativa, lançada em janeiro de 2024 por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ações de conscientização e prevenção de diversos temas relacionados à saúde nas UBSs do município com base em um calendário programado pela pasta. De acordo com a programação do Programa, cada mês do ano alerta sobre uma ou mais campanhas de conscientização que serão trabalhadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

As cores relacionadas ao tema das campanhas mensais de prevenção iluminarão prédios públicos, como a Prefeitura e também o Mirante Realdo Santos Guglielmi, localizado no ponto mais alto da cidade, dando destaque às ações do Programa. “O Programa Saúde em Cores reforça o compromisso do nosso Governo com a saúde dos criciumenses, e a mudança na iluminação do mirante municipal destaca ainda mais as campanhas realizadas pela secretaria municipal de Saúde”, ressalta o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

Janeiro Branco

O início de um ano é marcado por momentos de reflexão, novas metas e recomeços. Pensando nisso, para o primeiro mês de 2025, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma campanha focada em informativos digitais e impressos de conscientização sobre Saúde Mental e Emocional, com orientações para identificação de situações mentais prejudiciais e os canais de atendimento à população, como os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs), Postos de Saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Para além da informação, a campanha do Janeiro Branco também busca quebrar estigmas em relação à doenças mentais, incentivar a busca por ajuda profissional quando necessário e estimular atividades que contribuam para o bem-estar mental. “O calendário do Programa Saúde em Cores foi elaborado para fazer alusão às enfermidades que mais atingem a população brasileira”.

Confira a programação para os demais meses do Programa Saúde em Cores:

Fevereiro – Orientação sobre mudança de estilo de vida
Março – Conscientização sobre neoplasias
Abril – Conscientização sobre Autismo e Doenças Crônicas não transmissíveis
Maio – Combate às violências
Junho – Doenças Respiratórias
Julho – conscientização sobre Hepatites virais
Agosto – Incentivo ao aleitamento materno
Setembro – Valorização da vida
Outubro – Conscientização sobre saúde da mulher com ênfase no câncer de mama
Novembro – Conscientização sobre a saúde do homem com ênfase no câncer de próspera e combate à Prematuridade
Dezembro – Conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis com ênfase na prevenção do HIV e AIDS e Combate ao Câncer de Pele.

Continue Lendo

Geral

Secretaria de Educação de Criciúma prorroga prazo da Consulta Pública do Plano de Gestão Escolar

Formulários podem ser preenchidos de forma online pela comunidade escolar até 31 de janeiro

Publicado

em

A Administração Pública, por meio da Secretaria Municipal de Educação, prorrogou a data de encerramento da Consulta Pública do plano de gestão das Escolas Municipais. Os formulários da pesquisa estão disponíveis online e são destinados à comunidade escolar das Unidades de Ensino da Rede Municipal e aceitarão respostas até o dia 31 de janeiro.

A Consulta Pública, elaborada pela Secretaria Municipal de Educação, é realizada em conformidade com a Lei nº 441/2021, que institui a gestão democrática nas escolas municipais e tem como objetivo analisar os resultados obtidos a partir do plano de gestão proposto pelo diretor de cada Unidade de Ensino. “Essa pesquisa visa aprimorar a qualidade do ensino, atender às necessidades dos estudantes e garantir a melhoria constante dos resultados educacionais a partir de um planejamento mais estratégico”, declara a secretária de Educação, Geovana Zanette.

Para os CEIMs e escolas que possuem turmas somente até o 5º ano, o público-alvo da consulta são os profissionais, estagiários e os pais ou responsáveis legais pelos estudantes matriculados na unidade. Já nas que possuem turmas até o 9º ano, o formulário pode ser respondido por profissionais da unidade, estagiários, pais/responsáveis, estudantes matriculados do 6º ao 9º ano e estudantes da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Cada Unidade de Ensino da Rede Municipal possui um formulário individual. A pesquisa
deve ser preenchida de forma on-line e as respostas serão mantidas em sigilo pela
Secretaria Municipal de Educação. Os gráficos indicadores do desempenho do plano de
gestão escolar serão encaminhados às Escolas da Rede Municipal de Ensino até o final de fevereiro. “É por meio do acompanhamento contínuo do plano de gestão
escolar e dos resultados obtidos a partir da consulta pública que a Secretaria de
Educação ajusta ações e planeja um ano letivo mais eficaz, além de cada Gestor avaliar o trabalho desenvolvido e se atende as expectativas da comunidade escolar”, comenta a Orientadora Pedagógica Geral, Gislene Sala.

Acesse o link abaixo para responder à Consulta Pública:

https://decomcriciuma.notion.site/Secretaria-de-Educa-o-177277ac240580b4bf4ac3390c61359d

Continue Lendo

ADSAAA

ADS1

Mais vistos