Geral
Unesc celebra as contribuições, a força e a resiliência das mulheres
A Unesc, que celebra e valoriza as mulheres diariamente, fortaleceu ainda mais o reconhecimento às contribuições e à essência feminina durante toda esta sexta-feira (8/03), ao abraçar a força e a resiliência que caracterizam as mulheres. A data marca conquistas históricas na luta por direitos e igualdade, mas também reaviva o papel vital que elas desempenham na humanização das relações e na construção de um mundo mais justo e igualitário.
Entre as atividades do dia esteve o reconhecimento das vencedoras da segunda edição do Prêmio Mulheres na Ciência, iniciativa da Universidade que visa reforçar o papel fundamental das mulheres na produção de conhecimento e na promoção do avanço científico em diversas áreas. Dividido nas categorias Iniciante, Intermediária e Plena, a ação gera oportunidades para pesquisadoras em diferentes estágios da carreira.
Pesquisadora, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta reforça a importância do reconhecimento às mulheres que desprendem esforços em torno das pesquisas que, como consequência, contribuem com a sociedade.
“As mulheres desempenham um papel fundamental no âmbito da pesquisa ao promover novas perspectivas, questionar paradigmas estabelecidos e promover a inovação. A contribuição não se limita ao conhecimento acadêmico, mas se estende à forma como ela inspira e motiva as gerações futuras a alcançarem potenciais plenos. Por sabermos da importância que elas têm neste segmento, e na sociedade como um todo, criamos o Prêmio Mulheres na Ciência para reconhecer o trabalho relevante que cada uma destas pesquisadoras realiza”, ressalta.
Aumento no número de inscrições
Ao todo, a edição deste ano contabilizou 57 pesquisadoras inscritas, um aumento de 200% em relação ao ano passado. Sendo 15 na categoria Plena, 21 na Intermediária e 21 na Iniciante. Por área, as inscrições se dividem em 39 em Ciências da Vida, 13 em Ciências Exatas e cinco em Ciências Humanas.
“Reconhecemos as mulheres que fazem a ciência da Unesc acontecer. Uma Universidade que figura em grandes vitrines nacionais e internacionais por intermédio desta área, o que nos dá muitas alegrias porque nós mulheres ocupamos diferentes lugares e papéis na sociedade. Não trata-se simplesmente de um reconhecimento, mas sim um muito obrigada por construírem lindas histórias conosco”, fala a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, que já anunciou a terceira edição da premiação que revelará as vencedoras no dia 8 de março de 2025.
As vencedoras de cada categoria receberam como prêmio o direito de participar de um congresso nacional nas respectivas áreas. Já as segundas e terceiras colocadas terão a participação em congressos Sul brasileiros e estaduais, respectivamente, viabilizadas pela Universidade. As mais bem colocadas, até a 10ª posição, receberam uma Menção Honrosa.
Mulheres que fazem a Unesc
Em um mundo onde as vozes femininas ecoam cada vez mais alto, a maior Universidade Comunitária do Sul catarinense, promoveu programação repleta de eventos destinados a honrar e enaltecer as conquistas e contribuições das mulheres que ajudam a construir a Unesc nestes quase 56 anos de história.
Atualmente, são cerca de 850 colaboradoras e professoras; oito mil estudantes matriculadas na graduação; 1,2 mil na especialização; 360 mestrandas, doutorandas e pós-doutorandas; 170 estudantes nos cursos técnicos e 360 alunas do Ensino Fundamental ao Terceirão. Além disso, a Unesc é gerida por uma mulher: a reitora Luciane Bisognin Ceretta, que também é presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), e membro dos conselhos Nacional e Estadual de Educação.
“O Dia Internacional da Mulher transcende a mera comemoração. É um marco simbólico que ecoa a resiliência, a coragem e a determinação de todas as mulheres que desafiaram convenções, enfrentaram adversidades e traçaram o próprio caminho na história. É um dia para celebrar não apenas as conquistas individuais, mas também para refletir sobre o papel coletivo das mulheres na sociedade contemporânea. Mulheres inspiradoras, não apenas quebram barreiras, mas também redefinem os padrões de excelência por onde passam. Nessa dualidade de coragem e sensibilidade, elas se destacam na superação de desafios ao contribuir para um ambiente mais inclusivo e vibrante”, salienta Luciane.
“A sensibilidade feminina, aliada à coragem, é uma força motriz que impulsiona a mudança e a evolução. A capacidade de compreender as emoções, de se colocar no lugar do outro, de enxergar além do óbvio, são características que não apenas humanizam as relações, mas também inspiram a construção de um mundo mais justo e igualitário. Neste Dia da Mulher, é essencial reconhecer e celebrar não apenas as conquistas históricas, mas também o impacto positivo e transformador das mulheres em nossa comunidade”, acrescenta.
Palestra reforça potencial das mulheres
O dia, que começou com atividades em todo o campus da Instituição em Criciúma e na unidade de Araranguá, encerrou com a palestra “Rota Oculta: o potencial das redes e comunidades”, conduzida pela integrante do Comitê de Tecnologia dos Amigos do Bem do Grupo Mulheres do Brasil, Silvia Lamanna, e promoveu reflexões sobre o papel das mulheres na construção e fortalecimento de redes e comunidades, ressaltando o poder transformador que emana de suas ações.
“Quando você equilibra as suas relações e compreende que existem diferentes linguagens, o seu futuro muda. Qual é o tipo de relação que você mantém? As teias de relacionamento que criamos são muito importantes. Nós criamos estas redes dia após dia na faculdade, em casa, e elas podem fortalecer ou enfraquecer cada um de nós. Está me fortalecendo, me levando para frente, ou me derrubando?”, foi uma das reflexões feitas por Silvia ao público que lotou o Auditório Ruy Hülse.
Prêmio de Jornalismo homenageia Maria Dal Farra
O evento ainda marcou o lançamento do 3º Prêmio Unesc de Jornalismo, que em 2024 presta homenagem à ex-professora da Universidade, Maria Dal Farra Naspolini, que dedicou 40 anos à Instituição.
Devido a compromissos pessoais, a homenageada não pode comparecer ao evento, mas enviou uma mensagem em vídeo e confirmou presença na cerimônia de premiação. “Ser Unesc não tem prazo de validade. Uma vez Unesc, sempre Unesc. Estou no Rio de Janeiro, a 1,5 mil quilômetros, mas com o coração em Criciúma. Parabenizo a todos pela instituição do Prêmio de Jornalismo e expresso a minha gratidão. É uma linda homenagem que a Universidade presta aos seus colaboradores e torna evidente a sensibilidade em reconhecer e valorizar pessoas”, relata.
Além da homenagem à ex-professora Maria Dal Farra, que terá o nome estampado no troféu, a cerimônia também revelou uma série de novidades que podem ser conferidas no regulamento que está disponível no link: www.noticias.unesc.net. Já as dúvidas podem ser sanadas pelo prêmiodejornalismo@unesc.net.
Um dia inteiro de atividades
As ações, que ocorreram de forma paralela, iniciaram cedo na Unesc. A Clínica Escola de Enfermagem, por exemplo, realizou a aferição dos Sinais Vitais; distribuição de materiais informativos e orientações sobre saúde da mulher. O Projeto Amora, por sua vez, fez atividade de sensibilização para a prevenção da violência doméstica e familiar contra as mulheres.
Outra ação que chamou atenção foi “Palavras de Poder: Autoras Negras e Indígenas no Centro do Debate”, uma divulgação e exposição de produções literárias de mulheres negras e indígenas, exposição física e virtual. Promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi).
Já o Programa de Atenção Materno-infantil e Familiar (PAMIF) repassou orientações nutricionais sobre alimentação, tipos de alongamento e outras atividades. As mulheres que passaram pelo campus ainda puderam receber massagem facial, craniana, nos pés e nas costas com pedras quentes.
Vencedoras do 2º Prêmio Mulheres na Ciência da Unesc:
- Ciências da Vida (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde):
Categoria Plena:
1º lugar: Fabrícia Cardoso Petronilho
2º lugar: Samira da Silva Valvassori e Josiane Budni
3º lugar: Alexandra Ioppi Zugno e Jaqueline da Silva Generoso
Categoria Intermediária:
1º lugar: Vitória Oliveira Silva da Silva
2º lugar: Taise de Souza Possamai Della
3º lugar: Carla Damasio Martins
Categoria Iniciante:
1º lugar: Beatriz Brandão Lima e Maria Luísa Machado Laureano
2º lugar: Lidiane Anastácio Cruz
3º lugar: Rafaela de Sousa Anastácio
- Humanidades (Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes):
Categoria Plena:
1º lugar: Andréia Cittadin
2º lugar: Morgana Bada Caldas
3º lugar: Zélia Medeiros Silveira
Categoria Intermediária:
1º lugar Liziane Acordi Rocha
2º lugar: Daiana Ramos Martins
- Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar (Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e
Multidisciplinar):
Categoria Plena
1º lugar: Sabrina Arcaro
2º lugar: Anarela Bernardi Vassen
Categoria Intermediária:
1º lugar: Lara Vasconcellos Ponsoni
2º lugar: Jordana Mariot Inocente
3º lugar: Eduarda Fraga Olivo e Mariana de Souza Pereira
Categoria Iniciante:
1º lugar: Cibele da Silva de Brito
2º lugar: Renata Bochanoski da Costa
3º lugar: Januara Rodrigues
Geral
Criciúma intensifica cronograma de limpeza de rios e bocas de lobo
A Prefeitura de Criciúma segue intensificando, ao longo desta semana, as frentes de trabalho voltadas à limpeza de rios e manutenção da rede de drenagem urbana. As ações integram um esforço conjunto entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e a Defesa Civil de Criciúma, focado na mitigação de riscos decorrentes das fortes chuvas e das previsões atreladas ao fenômeno El Niño. Mobilizadas em três frentes diárias de atuação, as equipes já atenderam oito bairros em diferentes regiões da cidade.
“Nossas equipes estão coordenadas para minimizar os impactos das ações climáticas previstas. Desde o ano passado, intensificamos a atuação preventiva nos rios e no sistema de drenagem para minimizar riscos, proteger a nossa população e garantir a trafegabilidade e a segurança em todas as regiões de Criciúma”, ressalta o prefeito Vagner Espindola.
Nesta semana, a manutenção de bocas de lobo concentrou-se nos bairros Centro, Universitário, Rio Maina, Boa Vista e Monte Castelo. Paralelamente, os trabalhos de desassoreamento e limpeza de rios — executados com o auxílio de escavadeiras de braço longo — avançaram pelas comunidades do Wosocris, Rio Maina e Loteamento Anthurium, com a remoção de sedimentos e materiais acumulados no leito e nas margens dos cursos d’água.
“Na semana passada, foi realizada a limpeza do curso d’água no bairro Santa Luzia. Mesmo com as fortes chuvas registradas nos últimos dias, o trabalho preventivo se mostrou eficiente na contenção de cheias naquela localidade”, destaca o vice-prefeito, Salésio Lima.
Cronograma contínuo e conscientização
As equipes mantêm um fluxo contínuo de trabalho, resultando na desobstrução de 50 a 60 bocas de lobo por dia. A programação é adaptada conforme o surgimento de novas demandas e as condições meteorológicas identificadas em campo.
Para o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, João Paulo Casagrande, apesar do avanço das operações, o acúmulo inadequado de resíduos em vias públicas permanece como um dos principais obstáculos para o escoamento pleno das águas pluviais.
“Identificamos, nesta semana, em parceria com a Defesa Civil, alguns pontos críticos nos bairros Primeira Linha e Boa Vista. Avançamos com o cronograma e com o mapeamento estratégico. Porém, precisamos da colaboração de todos para evitar o descarte irregular de lixo nas ruas e a consequente obstrução das bocas de lobo identificadas em alguns locais”, afirma.
Geral
Últimas vagas para o segundo semestre nos Cursos Técnicos Noturnos da SATC
Quem busca uma qualificação profissional com rápida inserção no mercado de trabalho ainda tem tempo para garantir uma vaga nos Cursos Técnicos Noturnos do Colégio SATC. As matrículas seguem abertas até sexta-feira (24), oferecendo oportunidades de formação em áreas com alta demanda por profissionais qualificados.
As vagas estão disponíveis para os cursos presenciais de Mecânica, Eletromecânica, Manutenção Automotiva, Eletrotécnica e Projetos Mecânicos, novidade desta edição no período noturno. A instituição também oferece as opções de Eletrotécnica e Eletromecânica na modalidade de Ensino a Distância (EAD). As aulas iniciam no dia 3 de agosto.
Com duração de dois anos, divididos em quatro fases e estágio curricular, os cursos unem conhecimento teórico e atividades práticas em laboratórios modernos, preparando os estudantes para atuar diretamente na indústria.
Para o coordenador dos Cursos Técnicos do Colégio SATC, Adelor Felipe da Costa, a formação representa uma oportunidade concreta para quem deseja ingressar ou crescer no mercado de trabalho.
“Os cursos técnicos do período noturno oferecem uma formação completa. Muitos estudantes chegam sem experiência na área, mas, ao longo do curso desenvolvem conhecimentos técnicos, participam de atividades práticas e constroem uma base sólida para atuar profissionalmente. Grande parte dos alunos consegue ingressar no mercado de trabalho ainda durante o curso, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula no dia a dia das empresas”, destaca o coordenador.
Além da qualificação técnica, um dos diferenciais da SATC é a forte conexão com a indústria, fator que contribui para os elevados índices de empregabilidade dos alunos. Entre os destaques deste semestre está o retorno do curso de Projetos Mecânicos no período noturno, desenvolvido para atender à crescente demanda das empresas por profissionais especializados em desenho técnico, metrologia, processos de fabricação e ferramentas CAD.
Outro diferencial durante o período de matrículas é a possibilidade de realizar uma visita guiada com o coordenador dos cursos. Durante o encontro, os interessados conhecem a estrutura da instituição, visitam os laboratórios, esclarecem dúvidas sobre a matriz curricular e recebem orientações sobre as oportunidades de atuação profissional em cada área.
As inscrições podem ser feitas pelo site da SATC ou presencialmente no Núcleo de Atendimento Integrado (NIA). Quem realizar a matrícula até o dia 24 de julho garante 25% de desconto durante todo o curso, conforme disponibilidade de vagas.
Geral
Siderópolis investe na formação continuada de professores e recursos para incentivo à leitura
Com o compromisso de investir na formação continuada dos profissionais da educação, a Secretaria Municipal de Educação de Siderópolis iniciou nesta terça-feira, dia 22, a Formação Pedagógica 2026.
O momento de aprendizado e reflexão, reúne professores e auxiliares de ensino da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em uma programação voltada ao aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e ao fortalecimento da qualidade do ensino. O encontro foi dividido em três partes, ocorrendo também nos dias 23 e 24 de julho.
Educação Infantil
Nesta terça, a programação da Educação Infantil está sendo realizada no Centro de Eventos São Luiz Orione, com a formação em Contação de Histórias, intitulada “Quem conta um conto, aumenta um ponto”, ministrada pela professora e contadora de histórias Ana Maria Manaus Teixeira.
No primeiro dia é destacado a importância da literatura infantil e da contação de histórias como ferramentas para o desenvolvimento da imaginação, da linguagem e da aprendizagem das crianças.
Além dos estudos e reflexões sobre o tema, os participantes também vivenciarão uma oficina prática, com técnicas, estratégias e recursos que poderão ser aplicados no cotidiano escolar, tornando as experiências com a leitura ainda mais significativas.
Escolas serão contempladas com caixas de contação de histórias
As nove escolas da Rede Municipal de Ensino de Siderópolis serão contempladas com caixas de contação de histórias, um recurso pedagógico que tornará as atividades ainda mais lúdicas e envolventes. Cada kit é composto por avental, luva, livros e caixa de som, oferecendo aos professores diferentes ferramentas para estimular a imaginação, a criatividade e o interesse dos estudantes pela leitura.
Seguindo a programação
Nesta quarta-feira, dia 23, também no Centro de Eventos São Luiz Orione, os profissionais participarão da formação sobre BNCC Computação, conduzida pela formadora Juliana Domit, abordando os princípios da computação previstos na Base Nacional Comum Curricular e suas possibilidades de aplicação no cotidiano escolar.
Encerrando a programação da Educação Infantil, no dia 24 de julho, na Câmara de Vereadores, a formadora Luciana Melo Corrêa conduzirá estudos sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI) e o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), reforçando o compromisso da rede municipal com uma educação inclusiva e de qualidade.
Ensino Fundamental
Já os profissionais do Ensino Fundamental participarão de uma programação específica. Nesta terça, na Câmara de Vereadores, é realizada a formação sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI) e o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), com Luciana Melo Corrêa.
Amanhã, no Centro de Eventos São Luiz Orione, acontece a formação sobre BNCC Computação, ministrada por Juliana Domit. A programação será concluída no dia 24 de julho, também no Centro de Eventos São Luiz Orione, com orientações metodológicas sobre a BNCC Computação, contemplando, no período matutino, os anos finais e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, no período vespertino, os anos iniciais.
Para o secretário municipal de Educação, Méricles Rossa, o Meck, a formação continuada é um dos pilares para o fortalecimento da educação no município. “Educar é um processo que exige aprendizado constante. Quando investimos na formação dos nossos professores e auxiliares de ensino, estamos investindo diretamente no futuro dos nossos estudantes. Queremos que cada profissional volte para sua escola inspirado, com novos conhecimentos e novas estratégias para transformar a aprendizagem. Nosso compromisso é seguir valorizando quem faz a educação acontecer todos os dias e construir, juntos, uma rede de ensino cada vez mais forte, inovadora e acolhedora”, enfatizou.
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação de Siderópolis com a valorização dos profissionais da educação, promovendo momentos de estudo, reflexão, troca de experiências e atualização pedagógica, sempre com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes e no fortalecimento da educação pública municipal.
-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades

















