Geral
Unesc com matrículas abertas para o segundo semestre de 2020
Criciúma
O mundo está mudando, o que não muda é a força do conhecimento. Mais do que nunca, ter formação de excelência em uma Universidade avaliada com nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação) faz toda a diferença. Para viver esta experiência, as matrículas para o segundo semestre já estão abertas na Unesc, por meio do Ingresso sem vestibular.
A oportunidade vai contemplar com auxílio de até 100% os ingressantes que optarem pela Nossa Bolsa – licenciaturas, disponível para os cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras – língua português, Matemática e Pedagogia.
Universidade de excelência
O que faz a Unesc ser a mais reconhecida Universidade do Sul de Santa Catarina? Nas diversas áreas do conhecimento, como saúde, ciências sociais e aplicadas, educação, ciências e tecnologias, a Universidade oferece formação profissional e humana. Em seu campus, o ensino, a pesquisa e a extensão norteiam a experiência acadêmica do aluno Unesc.
“Ensino, para formar profissionais capazes de transformar o mundo, por meio da ciência e da humanidade. Pesquisa, para contribuir com a construção do novo mundo, sendo referência dentro e fora do Brasil e assumindo o protagonismo na vida daqueles que depositam na nossa Universidade sua confiança em momento de desafios. Extensão, para seguir impactando a vida de mais de um milhão de pessoas, nas três regiões do Sul de Santa Catarina”, enaltece a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.
Além de um campus com infraestrutura completa, o aluno da Unesc conta com um dos maiores e mais completos parques de pesquisa de Santa Catarina, o Iparque (Parque Científico e Tecnológico). Para viver esta grande experiência, 38 cursos de graduação com início imediato para o segundo semestre de 2020, no dia 24 de agosto, são oferecidos.
As matriculas podem ser feitas por meio do contato com o Setor Comercial, no WhatsApp (48) 9 99150433 ou telefone (48) 3431-2500.

– Histórico e certificado de conclusão do Ensino Médio – original ou cópia autenticada;
– Diploma de conclusão do Ensino Médio – original;
– Certidão de casamento ou nascimento – legível e original;
– Carteira de Identidade – legível e atualizada;
– Título de eleitor (para maiores de 18 anos) – original;
– Certificado de reservista (para o sexo masculino e maiores de 18 anos) – original;
– Atestado de vacina contra rubéola (ou tríplice) para o sexo feminino – original;
– CPF próprio – original;
– Atestado médico com CID (Classificação Internacional de Doenças), para alunos com deficiência;
– Comprovante de residência.

Geral
Nossa Casa promove Feijoada Mágica para arrecadar recursos em prol de crianças acolhidas em Criciúma
O frio do inverno pede aquele tradicional caldinho de feijão. Incorpore isso à solidariedade e você terá a receita de sucesso da Feijoada Mágica, promovida pela Associação Beneficente Nossa Casa, de Criciúma. O evento, que visa arrecadar recursos para manter a instituição, ocorre no dia 2 de agosto, às 12h, no Salão Paroquial da Igreja Santa Bárbara.
Ação integra calendário da instituição há 27 anos
Já parte do calendário de ações da Nossa Casa, a Feijoada é uma oportunidade de divulgar a entidade, que atua há 27 anos no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Todos os anos surgem novos desafios e nosso trabalho é superá-los e sempre buscar o que há de melhor para nossos acolhidos”, ressalta a presidente Jucelane Barbosa Marques.
Os valores arrecadados com o evento são totalmente revertidos para a Casa, melhorando a estrutura física, promovendo ações de atendimento às crianças e ampliando os projetos já desenvolvidos. A culinária especial do dia leva a assinatura do grupo “Os Chefes”, formado por voluntários que há anos cozinham para a Nossa Casa.
Além do prato tradicional, servido com seus acompanhamentos, o evento também contará com música e brinquedos para a diversão das crianças.

Geral
CEIs da Afasc promovem Colônia de Férias de Inverno para crianças durante o recesso escolar
Durante o período de recesso escolar, as crianças que permanecem nos 40 Centros de Educação Infantil (CEIs) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) participam da Colônia de Férias de Inverno, realizada até o dia 31 de julho. A iniciativa garante o atendimento às famílias que necessitam desse serviço, oferecendo uma programação diferenciada, com atividades que promovem convivência, diversão e aprendizado.
Cada unidade define seu próprio tema
Com propostas que valorizam o desenvolvimento integral e a participação ativa de cada criança, a Colônia de Inverno foi organizada para ampliar as experiências dos alunos por meio de vivências lúdicas. Cada CEI definiu um tema principal para nortear as atividades, incentivando a cooperação, o respeito, a criatividade, a socialização, o movimento e o brincar.
Além de oferecer um ambiente seguro e acolhedor durante o recesso, a iniciativa contribui para a continuidade das experiências educativas desenvolvidas ao longo do ano, respeitando o tempo da infância e valorizando o brincar como elemento essencial para o aprendizado.
Programação pensada para cada grupo
A coordenadora pedagógica do Departamento de Educação Infantil (DEI) da Afasc, Alyne Cecília da Silva, explica que a escolha de um tema por unidade torna a programação ainda mais rica. “As equipes organizaram atividades pensando nas necessidades e nos interesses das crianças. A proposta é garantir momentos de descoberta, movimento, criatividade e convivência, sempre por meio de experiências que fazem sentido para cada grupo”, ressaltou.
Com propostas planejadas para cada faixa etária, a Colônia de Férias de Inverno transforma o período de recesso em uma oportunidade de aprendizagem, convivência e diversão, reforçando o compromisso da Afasc em oferecer uma educação que respeita o tempo da infância.
Serviço
- O quê: Colônia de Férias de Inverno
- Onde: 40 CEIs da Afasc, em Criciúma
- Até quando: 31 de julho
- Quem participa: crianças matriculadas cujas famílias necessitam do atendimento durante o recesso

Geral
Unesc leva comunicação, memória e inovação à Feira do Livro de Criciúma
A comunicação em diferentes tempos e formatos será destaque na programação preparada pela Unesc para a 19ª Feira do Livro de Criciúma. Nesta sexta-feira (17/7), das 9h às 17h, a Universidade Comunitária promove atividades gratuitas na Praça Nereu Ramos, em programação que reúne oficinas, podcasts ao vivo e ação voltada à preservação da memória.
A iniciativa envolve a Agência de Comunicação (Agecom), os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda e o Centro de Memória e Documentação (Cedoc), com o objetivo de aproximar a comunidade de temas como produção de conteúdo, inteligência artificial e preservação do patrimônio histórico.
Entre os destaques da programação estão três podcasts transmitidos ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube. Os encontros reunirão profissionais para debater a trajetória da imprensa regional, as mudanças vividas pelas redações ao longo das décadas e os desafios impostos pela inteligência artificial.
A partir das 11h, vai ao ar o podcast “Jornalistas que Marcaram Época” que resgatará histórias e homenageará profissionais que contribuíram para a construção do jornalismo no Sul catarinense. Na sequência, das 12h às 13h, o tema “Redações em Transformação” abordará a experiência de quem acompanhou a revolução digital e as mudanças na produção da notícia. Encerrando a programação de debates, das 13h às 14h, o podcast “Comunicação na Nova Era” irá propor a reflexão sobre os novos desafios para informar, criar e conectar pessoas.

-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades



















