Conecte-se conosco

Sem Categoria

Unesc e Sebrae realizam reunião de planejamento da Jornada Empreendedora

Publicado

em

Uma iniciativa inédita no Brasil com o objetivo de potencializar ações das instituições de Ensino Superior com foco no empreendedorismo será desenvolvida por meio de uma parceria entre a Unesc e o Sebrae Santa Catarina. O programa Jornada Empreendedora

será lançado oficialmente na Universidade no dia 6 de agosto, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, e uma equipe formada por profissionais das duas instituições já trabalham no planejamento das atividades.

 Na tarde desta quarta-feira (1º/8), ocorreu uma reunião de planejamento do programa que busca implantar a cultura do empreendedorismo dentro do meio acadêmico, através do lema “Estimular, inspirar e capacitar”.

“O objetivo é de estimular que o empreendedorismo seja pauta em toda a Universidade, trazendo metodologias, eventos e programas que envolvam o assunto. Inspirar os participantes para que a comunidade tenha uma fonte de inspiração para pensar o empreendedorismo e por fim capacitar, ou seja, dar suporte para que as pessoas desenvolvam suas atividades empreendedoras”, explica o consultor do Sebrae na articulação do Jornada Empreendedora, Timóteo Farias.

De acordo com a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, o programa envolverá todas as áreas de conhecimento da Unesc. “Ele irá auxiliar na formação de um ecossistema único na Universidade. Serão realizadas várias atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a prática do empreendedorismo”, afirma.

Compromisso

Para a assessora do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, Cristiane Dias, o que mais se destaca a relevância de levar o assunto para outras áreas da Unesc. “É muito importante que a temática do empreendedorismo entre em outras áreas do conhecimento da Universidade”, comenta.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego, o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus e as assessoras pedagógicas da Unesc, Michele Gonçalves Cardoso e Daniela Silveira Arns também participaram do encontro.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem Categoria

Adolescente de 15 anos morre em acidente de moto na BR-101, em Maracajá

Publicado

em

Um adolescente de 15 anos morreu após um grave acidente de motocicleta registrado por volta das 23h, na via marginal da BR-101, sentido Norte, em Maracajá. Outro adolescente, que estava na garupa, ficou ferido e foi encaminhado ao hospital.

De acordo com as informações apuradas, os dois jovens, ambos moradores de Maracajá, estavam na motocicleta quando, por motivos que ainda serão investigados, o condutor perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu contra uma estrutura metálica.

Equipes da CCR ViaCosteira, Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal foram acionadas para atender a ocorrência. Apesar dos esforços das equipes de resgate, o adolescente que conduzia a motocicleta não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

O passageiro, também menor de idade e morador de Maracajá, recebeu atendimento pré-hospitalar e foi encaminhado a uma unidade hospitalar. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre seu estado de saúde.

A Polícia Rodoviária Federal realizou os procedimentos no local, e a dinâmica do acidente será investigada para esclarecer as circunstâncias que levaram à saída da motocicleta da pista e à colisão.

Continue Lendo

Sem Categoria

Prefeitura de Criciúma assinará Ordem de Serviço para restauração do Museu Augusto Casagrande

Publicado

em

A Prefeitura de Criciúma assinará, nesta terça-feira (7), a Ordem de Serviço para a restauração do Museu Histórico e Geográfico Augusto Casagrande. O ato será no próprio museu, localizado no bairro Comerciário, a partir das 10 horas. A reforma visa garantir melhores condições de preservação do acervo histórico, segurança, funcionalidade e atendimento ao público. O investimento para a execução dos serviços é de R$ 882 mil.

“A restauração do Museu Augusto Casagrande representa o nosso compromisso com a preservação da história de Criciúma. Estamos investindo em um patrimônio que guarda a memória da nossa cidade e das famílias que ajudaram a construir o município. A obra vai oferecer uma estrutura ainda mais preparada para conservar esse acervo e receber os visitantes pelas próximas gerações”, ressalta o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

O projeto de restauro do museu contempla a recuperação do telhado e do assoalho, elaboração e execução de projetos arquitetônico e hidrossanitário, adequações sanitárias, implantação de acessibilidade conforme as normas técnicas vigentes, instalação de sistema de climatização, além da adequação e melhoria do mobiliário interno.

Segundo a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Maccari Uliana Zappelini, a restauração garantirá mais qualidade ao espaço e contribuirá para ampliar o acesso da população ao patrimônio histórico. “Essa obra vai proporcionar uma estrutura mais adequada para o funcionamento do museu, permitindo que o espaço continue sendo uma referência para a pesquisa, a educação e a valorização da história de Criciúma. É um investimento que beneficia toda a comunidade”, afirma.

A medida faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o Município de Criciúma. O projeto integra as ações previstas no acordo e prevê uma intervenção ampla e integral no imóvel, contemplando a recuperação completa da edificação e de sua estrutura funcional.

O TAC também inclui o tombamento de seis novos bens, incluindo a Casa do Agente Ferroviário Mário Ghisi, a parte interna da Mina de Visitação Octávio Fontana e o Monumento das Etnias, garantindo a preservação física e proteção ao patrimônio histórico desses espaços.

Continue Lendo

Saúde

Palestra gratuita em Nova Veneza esclarece causas e tratamentos de dores crônicas

Publicado

em

As causas das dores crônicas e as opções de tratamento serão trabalhadas em uma palestra em Nova Veneza. O evento ocorre nesta sexta-feira (3), às 19 horas, no Palazzo Delle Acque, na área central da cidade. A iniciativa é gratuita, não requer inscrição prévia e é aberta a profissionais da saúde e à população em geral. 

A palestra será ministrada pelo neurocirurgião Dr. Franklin Reis, especialista em tratamento da dor. Durante o encontro, o profissional abordará as principais causas das dores crônicas, como as que afetam a cabeça, a coluna e os nervos, além de apresentar as opções de tratamento e destacar os avanços da medicina nessa área. 

Conforme o secretário de Saúde de Nova Veneza, Kristian Mazzucco, a ação tem como objetivo levar informação de qualidade à população, incentivar o cuidado com a saúde e orientar sobre as possibilidades de tratamento. A iniciativa também busca aproximar a comunidade dos profissionais da saúde e esclarecer dúvidas. 

“A dor crônica impacta diretamente a qualidade de vida de muitas pessoas e, muitas vezes, pode ser controlada ou minimizada com diagnóstico, tratamento adequado e mudanças de hábitos. Queremos reforçar a importância da prevenção e do acompanhamento contínuo”, afirmou o secretário. 

Continue Lendo

Mais vistos