Geral
Unesc oferece bolsas do Prouni com inscrições abertas até 4 de julho

A Unesc está com inscrições abertas para o Programa Universidade para Todos (Prouni), do Governo Federal. O processo é gratuito e pode ser feito até o dia 4 de julho, exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: acessounico.mec.gov.br.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 7 de julho. Já a segunda chamada sairá em 28 de julho.
Quem pode se inscrever
Para concorrer a uma bolsa do Prouni, é necessário:
- Ter feito o Enem 2023 ou 2024, com nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação;
- Ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Não possuir diploma de nível superior.
Também podem participar:
- Pessoas com deficiência;
- Professores da rede pública que desejam ingressar em cursos de licenciatura ou Pedagogia, sem exigência de renda.
Para as bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo.
Lista de espera
Candidatos que não forem selecionados nas chamadas regulares poderão manifestar interesse na lista de espera nos dias 18 e 19 de agosto. O resultado será divulgado no dia 22 de agosto.
Unesc: excelência comunitária ao seu alcance
“O Prouni é mais uma oportunidade para quem deseja começar sua graduação em uma Universidade Comunitária reconhecida pela qualidade do ensino, compromisso social e por transformar vidas por meio da educação”, destaca a reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes.

Geral
Criciúma apresenta e inicia funcionamento do serviço Família Acolhedora

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou oficialmente nesta quinta-feira (17) o serviço Família Acolhedora. A política pública já está em vigor e representa uma mudança no modelo de acolhimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida judicial. Em vez de instituições, o serviço oferece acolhimento provisório em lares selecionados, capacitados e acompanhados por profissionais da rede socioassistencial. O objetivo é proporcionar um ambiente mais afetivo, seguro e próximo da estrutura familiar.
Durante o evento de apresentação, o vice-prefeito Salésio Lima destacou o impacto do novo serviço na proteção à infância e à adolescência. “Estamos falando de um serviço que coloca o cuidado no centro das ações. Com o Família Acolhedora, avançamos no compromisso com nossas crianças e adolescentes. Acolher com amor, dignidade e responsabilidade é investir no futuro de Criciúma”, afirmou.
Também presente no ato, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcio Daros, compartilhou sua experiência pessoal com a adoção e reforçou o apoio à iniciativa. “Tenho um filho adotado e sei o quanto o afeto transforma vidas. Políticas como essa mostram que o poder público pode fazer a diferença com sensibilidade e responsabilidade social”, disse.
O serviço passa a integrar a rede de acolhimento já existente no município, que inclui o Lar Azul, Nossa Casa e os abrigos Florescer I e II. Agora, com a nova política, famílias habilitadas poderão acolher temporariamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com suporte contínuo de assistentes sociais e psicólogos.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Dudi Sônego, a medida representa um avanço na humanização do atendimento. “Estamos substituindo estruturas institucionais por lares com afeto, respeito e compromisso. Com o Família Acolhedora, garantimos uma convivência mais próxima da realidade familiar, respeitando o tempo e a história de cada criança”, destacou.
Como funciona
O serviço Família Acolhedora está com inscrições abertas para famílias interessadas em participar do processo de habilitação. A guarda é provisória, concedida por decisão judicial e não tem caráter de adoção. As famílias são previamente cadastradas, passam por capacitação e são acompanhadas por equipe técnica durante todo o período de acolhimento. Além disso, recebem subsídio mensal equivalente a um salário mínimo por criança e/ou adolescente, valor que não é remuneratório, mas destinado ao custeio das necessidades do acolhido.
Quem pode participar
Para se candidatar ao serviço, é necessário atender aos seguintes critérios:

Geral
Criciúma amplia estrutura do Corpo de Bombeiros no Rio Maina

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, autorizou nesta quarta-feira (16) o início das obras de ampliação do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar, localizado no Distrito do Rio Maina. A iniciativa visa reforçar a estrutura da unidade, ampliando sua capacidade de resposta a emergências.
A obra contempla a construção de uma nova garagem com área de 203,25 m², em edificação independente da sede atual. O investimento é de R$ 398,5 mil, com recursos próprios da Administração Municipal.
“O projeto reforça nosso compromisso com a segurança da população. A ampliação tornará o espaço mais funcional, permitindo atendimentos mais ágeis e eficazes”, afirmou o prefeito Vagner Espindola.
O secretário de Infraestrutura e Obras, Claudio Rosso Netto, destacou que a intervenção atende às exigências da corporação para otimizar o tempo de resposta nas ocorrências. “Com a nova estrutura, o posto ganha mais eficiência no atendimento de incêndios e demais sinistros”, disse.
Já o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, ressaltou que a decisão foi tomada com base em dados estatísticos. “Há dois anos, mapeamos as ocorrências em Criciúma e identificamos o Rio Maina como a segunda região com maior demanda, atrás apenas do centro da cidade, onde está o batalhão principal. Com essa ampliação, vamos reduzir ainda mais o tempo de resposta naquela área”, explicou.
A obra será executada pela empresa vencedora da Concorrência Eletrônica nº 055/PMC/2025, com prazo de conclusão de 180 dias.
Obras integram pacote de melhorias no posto do Rio Maina
A ampliação faz parte do segundo lote de investimentos na unidade do Corpo de Bombeiros do Rio Maina. No primeiro semestre deste ano, já havia sido entregue a reforma do prédio principal, com área de 296,65 m².
As melhorias incluíram revisão da parte elétrica, troca de componentes da cobertura, ajustes em esquadrias, instalação de divisórias em gesso acartonado, chuveiros e reestruturação do sistema hidrossanitário.
Com as intervenções, o posto avançado se consolida como um dos mais bem estruturados da região, atendendo às demandas operacionais da corporação com mais segurança e eficiência.

Geral
Unesc lidera ranking internacional em contribuição aos ODS da ONU

Transformar o mundo por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Esse propósito colocou a Unesc no topo do Impact Rankings da Times Higher Education (THE), como a universidade não estatal de Santa Catarina que mais contribui para 15 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O ranking internacional avaliou mais de 1.500 instituições de 112 países e reconheceu o impacto real que a única universidade comunitária do Sul catarinense gera em áreas fundamentais para o futuro, como saúde, educação, inovação, meio ambiente, justiça social e redução das desigualdades.
— A Unesc executa suas políticas institucionais com seriedade e responsabilidade, sempre orientada pelo compromisso com o desenvolvimento regional. Os ODS dialogam diretamente com a essência da nossa Universidade — destaca a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes.
Ela complementa:
— Esse é um movimento importante que sela a identidade comunitária da nossa instituição, pautada por grandes projetos que transformam a vida das pessoas. Essa é a nossa Unesc, a nossa Universidade Comunitária.
Destaques no ranking
Entre os resultados, a Unesc se destacou nos seguintes Objetivos:
- ODS 1 – Erradicação da Pobreza: nota 44,1, colocando a Unesc entre as quatro melhores não estatais do Brasil e como líder em Santa Catarina, graças ao forte apoio financeiro a estudantes em situação de vulnerabilidade.
- ODS 3 – Saúde e Bem-Estar: entre as 14 melhores não estatais do país, com destaque na formação de profissionais da saúde.
- ODS 4 – Educação de Qualidade: 98,5% dos graduados com qualificação docente e alta pontuação em programas de aprendizagem ao longo da vida.
- ODS 5 – Igualdade de Gênero: liderança estadual entre as não estatais, com produção científica relevante sobre o tema (72,7 pontos).
- ODS 6 – Água Potável e Saneamento: entre as cinco melhores não estatais do Brasil, com boas práticas de reuso da água.
- ODS 7 – Energia Limpa e Acessível: destaque em pesquisas desenvolvidas sobre o tema.
A Universidade também lidera entre as não estatais de Santa Catarina nos ODS:
- 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
- 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
- 10 – Redução das Desigualdades
- 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
- 12 – Consumo e Produção Responsáveis
- 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima
- 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
- 17 – Parcerias para os Objetivos
No ODS 17, que avalia parcerias e meios de implementação, a Unesc obteve nota 100 em Educação para os ODS e 95,6 em relacionamentos institucionais, reforçando a integração do tema aos currículos, projetos e articulações com instituições locais, nacionais e internacionais.
Sobre a THE
A Times Higher Education é uma das mais respeitadas publicações sobre ensino superior do mundo, filiada ao jornal The Times, do Reino Unido. O Impact Rankings é considerado um dos rankings mais equilibrados e confiáveis, pois avalia não apenas ações institucionais, mas também a produção científica relacionada aos ODS.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia5 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia5 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades