Conecte-se conosco

Geral

Unesc tem acadêmicos premiados no México

Publicado

em

Criciúma

Trabalhos acadêmicos desenvolvidos em parceria entre a Secretaria de Saúde e o curso de Nutrição da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) foram premiados nesta semana em Guadalajara, no México. Os artigos ‘I Chamada Nutricional de Criciúma’ e ‘Avaliações de Ações Educativas com Escolares’ foram apresentados no XVIII Congresso Latino-americano de Nutrição – Alimentação Saudável para um Planeta Sustentável.

De acordo com a coordenadora de alimentação e nutrição da Secretaria de Saúde, Ana Paula Aguiar Milanez, a secretaria ficou responsável pela logística e a capacitação dos acadêmicos para participarem I Chamamento Nutricional de Criciúma. “Durante o dia ‘D’ de vacinas, em 2016, a secretaria aproveitou também para realizar o chamamento, que é a medição, pesagem e o inquérito alimentar das crianças de 0 a 5 anos. Os estudantes participaram dessa iniciativa voluntariamente e antes receberam uma capacitação para essa coleta de dados”, explica.

Dois trabalhos acadêmicos foram desenvolvidos a partir dos dados dessa iniciativa. Consumo de Alimentos Ultra Processados por Crianças de 2 a 5 anos participantes da I Chamada Nutricional do Município de Criciúma, das alunas Laura Vieira de Oliveira e Luma Peres, e Avaliação do Consumo Alimentar de Crianças Menores de 5 anos em Criciúma, da acadêmica Suelen Martins. Outro artigo, apresentado no congresso, foi do estudante Roni Henrique, sobre Avaliação de Ações Educativas com Escolares.

A coordenadora Ana Paula e a nutricionista da vigilância alimentar e nutricional, Cristiane Santos da Rosa também contribuíram para os artigos. A iniciativa de inscrever os projetos no congresso partiu das orientadoras Rita Ribeiro e Paula Guimarães. “É uma visibilidade mundial e um reconhecimento passar entre tantos trabalhos, além de um incentivo para realizar cada vez mais pesquisas no nosso município. É de extrema importância dar condições aos trabalhos acadêmicos, só assim podemos ter uma solução científica assertiva nos problemas diários”, enfatiza.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Criciúma lança campanha contra violência sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

A Prefeitura de Criciúma, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Polícia Civil (PC) e Polícia Científica (PCI), iniciou, nesta semana, a campanha “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, em alusão ao Maio Laranja, mês dedicado ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa foi lançada em solenidade realizada no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Conforme o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, é fundamental que a Administração Municipal esteja aberta e receptiva para a realização de palestras que foquem na prevenção de violências. Salvaro destaca, ainda, que Criciúma é uma das cidades mais seguras de todo o território nacional. “Eu tenho a certeza de que o debate realizado aqui vai nos deixar mais preparados para enfrentar os desafios relacionados ao enfrentamento à violência sexual contra criança e adolescentes”, conta.

O presidente do CMDCA de Criciúma, Vladimir Teixeira, celebrou a parceria entre o governo municipal e os órgãos de segurança para a realização da campanha. “Ao unir esforços, podemos investigar de forma mais eficiente casos de abuso, exploração, além de outras formas de violência que afetam os jovens em nossa comunidade”, pontua.

Na solenidade de lançamento da iniciativa, profissionais da PCI compartilharam informações sobre as campanhas e os projetos de conscientização sobre os riscos à segurança e ao bem-estar das crianças. Movimentos como “Operação Caminhos Seguros, Combate Violência Sexual” e “Minha Voz Tem Vez” foram listados durante a cerimônia. Deste modo, a delegada e coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIS), Patrícia Maria Zimmermann D’Avila, reforçou o papel da polícia no combate à violência sexual infantojuvenil.

No decorrer do ato, foram apresentados, também, os índices criminais, o funcionamento do procedimento do exame de anamnese e a importância do tema. “Por isso que nós, além da nossa função de investigação, temos partido para programas preventivos”, frisa Patrícia. Segundo ela, as discussões visam apresentar informações que muitas pessoas não possuem acesso ou entendimento.

Omissão é crime

“É um crime muito intenso, porque aquilo vai impactar a vida da criança ou do adolescente como um todo”, reforça o médico perito legista e psiquiatra forense da PCI, Rafael Gusmão Rocha. Desta forma, o profissional, durante a solenidade, destacou que as pessoas precisam ficar atentas às mudanças bruscas nas atitudes e comportamentos de crianças e adolescentes.

Continue Lendo

Geral

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

Publicado

em

Mulheres dos clubes de mães de Nova Veneza realizaram uma ação para contribuir com os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Como é a Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, oito mulheres dos clubes de mães do município, colocaram a mão na massa e produziram mais de seis mil bolachas caseiras para destinar para as cidades de Canoas, Eldorado do Sul, Gravataí e Sapucaia do Sul.

Uma das voluntárias, Guiomar Bortolotto, destaca que a iniciativa foi uma forma de contribuir com algo mais que as doações que já estão sendo realizadas no município. “Essa é uma pequena forma de levar afeto às pessoas que estão passando por este momento difícil. Queremos passar para eles que todos nós, vamos estar junto com eles para que tudo isso passe e que eles possam retomar as suas vidas o mais rápido possível”, comenta.

As doações para o estado vizinho em Nova Veneza continuam, tanto no prédio da Prefeitura, na Travessa Osvaldo Búrigo, 44, como na sede da Associação Feminina de Assistência Veneziana (AFAVE), na rua Antônio Remor, 335, no centro. 

Continue Lendo

Geral

Unesc promove Semana Acadêmica Conecta Saberes com programação Multidisciplinar

Publicado

em

Os 30 cursos da Unesc Virtual ganham neste ano um evento especialmente pensado para contribuir com cada área de atuação. O Conecta Saberes, programado para acontecer entre 3 e 6 de junho, é um novo modelo da Semana Acadêmica Integrada da Unesc Virtual.

Com mais de 15 atividades ao longo dos dias, o evento, que promete uma abordagem inovadora e multidisciplinar, ocorrerá de forma síncrona e ao vivo, promovendo a participação ativa dos estudantes. As atividades programadas incluem palestras, oficinas, webinários e mesas redondas.

Para a coordenadora dos cursos de gestão da Unesc Virtual, Michele Domingos Schneider, os estudantes e profissionais das quatro áreas do conhecimento não podem deixar de aproveitar essa oportunidade de aprendizado.

“Este é um movimento muito bacana protagonizado pela Unesc Virtual para motivar e qualificar ainda mais os estudantes. Percebendo a relevância da temática, a Instituição abre também para acadêmicos dos cursos presenciais e comunidade externa para que possam participar gratuitamente e, literalmente, conectar saberes”, pontua.

Conforme a diretora de Educação a Distância da Unesc, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, ao promover o Conecta Saberes, a Unesc Virtual abre um novo momento em eventos. “Realizar uma semana de intenso aprendizado dessa forma mostra a força que tem a Educação a Distância na Unesc e a constante evolução do projeto”, acrescenta.

Além do conteúdo acadêmico e das atividades práticas, os participantes do Conecta Saberes terão a oportunidade de obter um certificado de 20 horas complementares.

As inscrições podem ser feitas por meio do link https://www.unesc.net/semana-academica-integrada-2024.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com