Conecte-se conosco

Geral

Unesc terá primeira
Dupla Diplomação e Titulação em nível de Mestrado

Publicado

em

A Unesc, ancorada em sua política de internacionalização, formalizou na tarde dessa segunda-feira (04/03) um significativo marco ao estabelecer o primeiro Acordo de Cooperação Internacional para Dupla Diplomação/Titulação, conhecido como Cotutela, no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado). 

Esta parceria foi estabelecida com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e envolve os cursos de Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais do Programa de Pós-graduação (PPGCEM) e Mestrado em Engenharia Mecânica, Energia e Materiais (MEMEM) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG/IPVC).

A iniciativa de dupla diplomação proporcionará aos estudantes a obtenção simultânea de seus diplomas tanto no Brasil quanto em Portugal, automaticamente reconhecidos pelos países membros da União Europeia

O Programa de Dupla Diplomação/Titulação (PDDT) destina-se aos estudantes dos cursos de Mestrado das duas Instituições de Ensino Superior (IES) que estejam matriculados no primeiro ano. Somente os acadêmicos previamente classificados nos processos seletivos específicos serão contemplados com o respectivo diploma luso-brasileiro. O acordo visa a colaboração mútua para a atribuição da diplomação, com base num conjunto de atividades que serão desenvolvidas simultaneamente entre as duas IES.

A solenidade de assinatura do acordo contou com a presença da reitora Luciane Bisognin Ceretta, da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propriex), Gisele Coelho Lopes, e das coordenadora e assessora do Escritório de Relações Internacionais, Vanessa Moraes de Andrade, e Cinara Ludvig Gonçalves, respectivamente. Além disso, estiveram presentes o coordenador do PGCEM, Eduardo Junca, e o professor e idealizador da proposta, Fabiano Raupp Pereira. Do lado português, marcaram presença na sala de reuniões da reitoria da Unesc o professor Manuel Ribeiro, e, de forma remota, o presidente e a vice-presidente do IPVC, Carlos Rodrigues e Ana Paula Vale.

Visão da Unesc

Entusiasmada com a parceria e pelo início do programa Cotutela na Unesc, a reitora expressou seu entusiasmo pela assinatura deste pioneiro Acordo de Dupla Diplomação/Titulação. “Estamos dedicados a promover vigorosamente a internacionalização de nossa Universidade Comunitária, buscando acordos que resultem em uma participação efetiva dos estudantes. Com a formalização deste acordo, empenharemos todos os esforços institucionais possíveis para garantir que nossos estudantes possam usufruir plenamente desta oportunidade, assim como estamos abertos para contribuir de maneira recíproca com o progresso dos estudantes do IPVC”, afirmou a reitora.

A reitora também ressaltou que o PPGCEM, na sua área de atuação, é uma referência no estado de Santa Catarina. “Acredito que esta parceria será duradoura e trilharemos uma trajetória promissora, construindo juntos um programa de mestrado de excelência. Comprometo-me a assegurar que o que foi acordado e assinado será rigorosamente cumprido. Mantemos como princípio que aquilo que precisa ser feito deve ser realizado com a máxima qualidade”, concluiu.

“Este acordo para dupla certificação com Portugal é muito importante para o fortalecimento da excelência na formação pela experiência. Somos uma Universidade comprometida com uma formação conectada com o mundo para o aumento das competências profissionais e para o desenvolvimento regional. Essa parceria possibilitará além da dupla diplomação, outros projetos conjuntos com a instituição parceira, mas também a possibilidade de desenvolver a inovação, a ciência e a tecnologia para prover novas soluções para agregar valor ao setor produtivo de ambos os países e da Europa”, mencionou a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.

Conforme relatou o professor Fabiano, um programa como este, de mestrado no modelo PDDT, vai impactar em muito o currículo do acadêmico e o nome da Universidade. “Esta iniciativa é extremamente importante e aumenta significativamente as relações institucionais e a internacionalização é fundamental para o Programa de Pós-Graduação. Este caminho que se abre vai ser uma tendência cada vez maior em várias áreas do conhecimento”, mencionou.

Parecer do IPVC

Participando de forma remota, o presidente do Instituto e a vice-presidente também contribuíram com seus pareceres sobre este importante momento. “Há de se dizer também que, de alguns anos para cá, temos feito um grande esforço nesta internacionalização, e as duplas diplomações têm sido uma aposta do nosso Instituto. Estamos estabelecendo parcerias importantes, porque essas relações são sempre entre pessoas, representantes da Instituição, e isso é efetivamente a segurança e o sucesso que almejamos. Nossos acordos de internacionalização são sempre de grande valia, pois valorizam as formações de nossos estudantes, que são nossa fonte de inspiração. Obviamente, uma das nossas missões e responsabilidades é formar e capacitar da melhor maneira possível. Desejo sucesso a este acordo e a outras relações que eventualmente possam se estabelecer futuramente entre nós”, declarou o presidente Carlos.

Assinando a cooperação para essa dupla diplomação, em nome do IPVC, o professor Manuel, idealizador da proposta, afirmou que é um acordo de extrema importância para ambas as instituições. “Este ato representa um marco para as duas IES, sendo a primeira parceria para Dupla Diplomação/Titulação de ambas. Será uma oportunidade de troca de experiências e conhecimento de outra realidade, de um país diferente e europeu. Quero destacar que muitos desses trabalhos de mestrado, pelo menos em Portugal, estão frequentemente vinculados a parcerias com empresas, proporcionando um conhecimento da realidade empresarial no setor de energia e mecânica”, avaliou.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bairro da Juventude lança seu primeiro torneio de robótica

Publicado

em

O Bairro da Juventude apresentou às crianças, durante toda esta semana, o seu primeiro torneio de robótica denominado: Envolve in Robotics. A iniciativa visa inspirar e promover o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras que contribuam para a inclusão e a acessibilidade na instituição. Os trabalhos vão ocorrer ao longo dos próximos meses com encerramento previsto para o dia 3 de agosto, em um evento no Centro Multiuso Angela Elda Venditti da instituição, das 13h  às 17h. 

“É gratificante presenciar crianças e adolescentes sendo protagonistas do seu processo de aprendizagem. Educadoras se desafiando ao promoverem um evento dessa natureza e se colocando no lugar de quem não só ensina, mas aprende diariamente. A robótica alia teoria e prática, amplia repertório por meio dos diferentes saberes e consequentemente ressignifica o processo de aprendizagem”, lembrou a coordenadora pedagógica e administrativa do Bairro da Juventude, Schirlei Gomes Broch Heleodoro. 

A iniciativa foi desenvolvida pelas instrutoras Jéssica de Aguiar Feghera e Micaela França de Oliveira Pacheco. “A palavra chave deste torneio é evoluir, evoluir em todos os parâmetros que a robótica educacional nos proporciona, além da oportunidade de promover a inclusão e a acessibilidade das crianças, adolescentes e profissionais do Bairro da Juventude. Este projeto foi desenvolvido com muita dedicação e amor”, reforçou Jéssica. 

O torneio foi dividido em dois níveis, o primeiro para 4º e 5º anos e o segundo para 6º, 7º e 8º anos.  As equipes vão ser compostas por no mínimo 3 e no máximo 4 estudantes. Ao todo são cinco etapas e dentro delas existem inúmeras metas para serem cumpridas até a banca final. Os três finalistas receberão premiações como certificado e um mimo especial. 

“O torneio interno de robótica vai dar oportunidade para todas as crianças. Será muito mais que construir e programar robôs, o principal objetivo é compartilhar experiências e conhecimentos no desenvolvimento dos estudantes e a diversão que tudo isso traz, pois sabemos que o que aprendemos é mais importante do que vencer o torneio”, finalizou Micaela.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura de Cocal do Sul lança edital de concurso público

Publicado

em

O município de Cocal do Sul, lançou nesta quarta-feira, dia 24, o edital de concurso público nº 01/2024, para ingresso no quadro permanente. O edital, bem como inscrição, já está disponível para acesso no link: https://unesc.selecao.net.br.

A inscrição deverá ser feita exclusivamente via internet, conforme link do site da Unesc, solicitada no período entre 10 horas do dia 25 de abril de 2024 até às 16 horas do dia 21 de maio de 2024 (horário oficial de Brasília). Não será deferida a inscrição cujo pagamento da taxa tenha sido efetuado após esse período. A participação neste Concurso Público terá início pela inscrição, que deverá ser efetuada no prazo e condições estabelecidas neste edital.

A prova (objetiva) irá acontecer no dia 6 de junho e a publicação dos locais da prova ocorrerá no dia 28 de maio. Já o resultado final dos classificados na prova objetiva e prova de títulos está previsto para o dia 21 de junho.

O cronograma é uma previsão, portanto poderá sofrer alterações dependendo do número de inscritos e de recursos, intempéries e por decisão da Comissão de Supervisão e Fiscalização do concurso público e/ou da Comissão Executora. É de responsabilidade do candidato acompanhar suas alterações nos meios de divulgação do certame.

Confira quais são as vagas:

Assistente Administrativo;

Assistente Social;

Fonoaudiólogo;

Orientador Social;

Pedagogo;

Professor de Artes;

Professor de Educação Física;

Professor de Educação Infantil;

Professor de Língua Inglesa;

Professor Séries Iniciais;

Psicólogo;

Continue Lendo

Geral

Governo de Cocal do Sul já investiu R$ 273 mil reais no programa de castração de animais

Publicado

em

Com o objetivo controlar o crescimento da população de animais e reduzir riscos de doenças para os cães e gatos, e também para os seres humanos, o Governo de Cocal do Sul desenvolve um programa de castração, totalmente gratuito. Até o momento, já foram castrados 1.481 animais, entre eles 52% caninos e 48% felinos.

Toda quinta-feira os animais são levados para a Unibave, onde é realizada a castração, de forma alternada – em uma semana são levados 15 cães e na outra semana 15 gatos, totalizando 60 por mês.

Até o momento, o governo do município já investiu R$ 273 mil reais, referente ao período de maio de 2021 a março de 2024. Entre os critérios para o programa de castração, estão: animais que foram adotados; de pessoas de baixa renda; o solicitante deve ser morador de Cocal do Sul; animais resgatados por Ongs ou ser animal de rua.

O programa prioriza a castração de animais errantes e por isso, a cada semana, os grupos voluntários Rede do Bem e Amor Animal possuem três vagas cada, as quais são destinadas à castração destes animais. Os protetores voluntários são: Edsania Tavares (Rede do Bem); Luciane Cardoso Piva, Ledair Inês Muttini e Maria Zita Furlan (Amor Animal).

Para obter mais informações sobre como fazer para participar do programa, basta ligar para (48) 3444-606035.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com