Geral
Universidade Gratuita: Centac Unesc orienta sobre período de renovação e novas inscrições
O Programa Universidade Gratuita (UG), do Governo do Estado de Santa Catarina, abre, nesta quinta-feira (1º/08), o período de renovação dos documentos dos estudantes já beneficiados, garantindo a continuidade da bolsa. Já as inscrições para novos candidatos ao Programa, estarão disponíveis a partir do dia 20 de agosto. Neste semestre, a Unesc terá até mil novas vagas disponíveis para aqueles que querem realizar o sonho de cursar o ensino superior.
Para concorrer a uma das vagas disponíveis nos mais de 40 cursos da Unesc, o estudante precisa já estar matriculado em um dos cursos de graduação presenciais. Na página unesc.net/graduacao é possível acessar todas as opções disponíveis e os diferenciais de cada uma delas. Já no http://www.ensinosuperior.sed.sc.gov.br/index.php/universidade-gratu/cronograma-menu-unigratuita estão disponíveis todas as informações sobre o Programa do governo, bem como os critérios para cadastramento, cronograma e requisitos para participar do processo de concessão.
Conforme a reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta, além de ser um mecanismo de permanência para o estudante, o Programa também oportuniza, a cada virada de semestre, o acesso de novos acadêmicos.
“Ter um Programa que oportuniza acesso e permanência na graduação é algo fantástico. Isso confere significado a cada dia de luta que enfrentamos. O projeto está cada vez mais maduro e ajustado à demanda de Santa Catarina, o que dá ainda mais segurança aos nossos estudantes”, observou Luciane.
Além de oferecer a oportunidade de acesso aos estudantes, de acordo com Luciane, o Programa beneficia a comunidade em geral, já que a Instituição realiza a contrapartida, no caso da Unesc, por meio do Programa de Formação para Professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina.
“A contrapartida do UG representa uma oportunidade de fortalecer a relação entre a Universidade e a sociedade, impactando diretamente a formação e o desenvolvimento dos educadores que atuam nas escolas da região. Ao investir na formação desses profissionais, estamos contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino oferecido às crianças e jovens, o que, por sua vez, gera um impacto positivo em toda a comunidade. A Unesc acredita que a educação é a chave para o desenvolvimento sustentável e a transformação social, e é com esse espírito que continuamos a trabalhar para construir um futuro melhor para todos”, acrescentou a reitora.
Luciane também mencionou que, por meio do UG, quase três mil estudantes da Unesc foram beneficiados entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro semestre deste ano.
Cronograma
Renovações – 1º a 7 de agosto. Os estudantes terão até as 19h do dia 7 de agosto para realizar os procedimentos de renovação no sistema e entregar os documentos comprobatórios solicitados pela Instituição de Ensino Superior (IES) na qual estão matriculados. Haverá um novo período para recadastramento, indicado para realizar correções ou finalizações, do dia 15 ao dia 16 de agosto, até às 19h.
Novos candidatos ao Programa – 20 de agosto até o dia 30 do mesmo mês. Para participar do Programa Universidade Gratuita, o estudante deve estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial nas instituições universitárias cadastradas.
Geral
Alunos de Urussanga prestam homenagens ao Brasil durante a Semana da Pátria
A Semana da Pátria foi marcada por momentos de civismo e homenagens ao Brasil, em Urussanga. Os estudantes das redes municipal, estadual e particular estiveram na Prefeitura, ao longo da semana, para participar das atividades que antecedem as celebrações do Dia da Independência.
Durante as solenidades, as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Urussanga foram hasteadas ao som do Hino Nacional. Os alunos também realizaram apresentações e declamaram poemas que destacaram os valores de cidadania, respeito e amor à pátria.
A prefeita Stela De Agostin Talamini acompanhou as apresentações e parabenizou os alunos. “É muito bonito ver nossas crianças e adolescentes participando desses momentos que valorizam a nossa história, os nossos símbolos e o sentimento de pertencimento. A Semana da Pátria é uma oportunidade de fortalecer a cidadania e os valores que queremos para o futuro”, disse.
O Desfile Cívico em Urussanga acontece na próxima segunda-feira, dia 7 de Setembro, no Centro Histórico. A solenidade de abertura começa às 8h30, na Praça Anita Garibaldi, com mais de 40 grupos confirmados nesse evento.
Geral
Afabess promove tarde de conscientização sobre prevenção ao Alzheimer
A Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess) promoveu, nesta sexta-feira, dia 4, uma tarde de conscientização e aprendizado sobre a prevenção ao Alzheimer. A atividade destacou a importância dos cuidados com a saúde e da adoção de hábitos que contribuem para uma melhor qualidade de vida.
Durante o encontro, o médico Dr. Álvaro Alberto Barcelos Junior abordou fatores relacionados ao estilo de vida que podem contribuir para a redução do risco de desenvolvimento da doença. Entre os pontos destacados estão a prática de atividade física, alimentação saudável, sono adequado, convivência em comunidade, prevenção da depressão e a busca por uma vida com propósito.
Segundo o médico, cerca de 45% do risco de Alzheimer está relacionado a fatores que podem ser modificados ao longo da vida. Por isso, a adoção de hábitos mais saudáveis pode contribuir para prevenir ou retardar o surgimento da doença. Ele também reforçou que nunca é tarde para começar a cuidar da saúde e promover mudanças no estilo de vida.
A presidente de honra da Afabess, Rosa Susana Salvaro Fernandes, destacou a importância de proporcionar momentos de informação e cuidado à comunidade. “A sensação de oferecer uma tarde como essa é de dever cumprido. Foi uma tarde de muito aprendizado, em que aprendemos, mais uma vez, que nunca é tarde para cuidar da nossa saúde e da nossa vida. A grande lição é que nunca é tarde para nos cuidarmos e buscarmos viver mais e melhor”, afirmou.
Geral
Prefeitura de Criciúma reúne sociedade civil para ampliar preparação diante de El Niño
A Prefeitura de Criciúma promove, na próxima terça-feira (8), uma reunião ampliada com representantes de diferentes setores da sociedade para discutir a preparação do município diante da possibilidade de chuva acima da média em decorrência do fenômeno El Niño. O encontro será realizado às 19h, no auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC).
A reunião terá como foco o Plano Municipal de Contingência, as medidas preventivas já desenvolvidas pelo Município e as ações previstas para os próximos meses. A proposta é compartilhar informações, alinhar estratégias e aproximar poder público, instituições e sociedade civil na preparação para situações de emergência.
“Quanto mais gente estiver informada e souber como agir, mais preparada estará a cidade. Temos um planejamento, equipes mobilizadas e uma série de ações preventivas em andamento, mas essa preparação precisa envolver toda a sociedade. Queremos apresentar o que estamos fazendo, ouvir as instituições e fortalecer essa rede”, afirma o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
O encontro integra a preparação municipal para possíveis impactos de eventos associados ao El Niño e reunirá representantes de diferentes setores da sociedade para a apresentação das ações previstas pelo Município.
Para o vice-prefeito, Salésio Lima, a articulação entre diferentes setores é fundamental principalmente nos momentos em que uma resposta rápida se torna necessária. “Um Plano de Contingência precisa funcionar na prática. Isso depende de planejamento e de cada instituição conhecer o seu papel. Essa reunião serve justamente para ampliar esse diálogo e fazer com que Criciúma esteja cada vez mais preparada”, ressalta.
-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades

















